Velas??
Moderador: Staff
Re: Velas??
Posso saber porque não aconselham iridium que tem óptima duração (OK, menos que platina) e mais condutividade que a platina?
Eu estou satisfeito com NGK Iridium e passei para vela de um pólo muito fino. Em vez dos 4 pólos, que esconde a faísca da combustão...
Eu estou satisfeito com NGK Iridium e passei para vela de um pólo muito fino. Em vez dos 4 pólos, que esconde a faísca da combustão...

- tiagoghost
- Membro Gold
- Registado: 27 jan 2008, 19:41
- O meu Carro:: E36 Coupe S50
JOFIMO Escreveu:
NGK BKR6EQUP =velas 4 polos com electrodo central em platina
NGK BKR6EK = velas 4 polos com electrodo central normal
NGK BKR6EIX= velas 4 polos com electrodo central em iridium
Eu aconselho as primeiras pois têm menor desgaste e mantêm o electrodo sempre com a mesma distancia dos polos para optimização da faísca, e daí com resultados na queima da mistura gasosa do combustível e melhor rendimento.
JOFIMO, as EK sao só de 2 polos, e velas em iridium só teem um polo, todas elas.
Navigator, n é bem n aconcelhar, para mim pelo preço n compensa, e a expriencia que tive tb n me deixou muito contente.
como disses-te, sao menos resistivas que as de platina, mas em termos de duração, o site da ngk diz que sao as que fazem + km's
Paguei cerca de 55€ por umas ik20 (denso) para o meu carro (barato para umas iridium), rodaram cerca de 12000mil kms.
o mes passado o carro começou a falhar ocasionalmente, fui logo directo as bobines, e aproveitei para ver as velas tb, e o que vi n me agradou. O electrodo central, que numa vela iridium é bastante fino, estava rombo, e a folga, que deve rondar os 0.9, tinha cerca de 1.3, isto em velas que supostamente fazem uma porrada de kms.
Pode ter sido ocasional, ou até uma mistura pobre e seca do meu carro, mas n gostei.
Voltando a resistencia, nem sempre menos resistencia é melhor ou igual a melhor performance. Cada letra ou conjunto de letras na ref da vela incida uma caracteristica sua, e a letra R que aparece, é mesmo isso, resistiva. Mas a volta desta assunto a uma grande discução...
Abraço
E36 S50 Coupe
- Dudex
- Membro Gold
- Registado: 29 mai 2009, 16:17
- O meu Carro:: BMW 325i E36
As 6EK são de 2 polos, os materiais usados são esses mesmo que dizes :fixeJOFIMO Escreveu:NGK BKR6EQUP =velas 4 polos com electrodo central em platinaDudex Escreveu:Básicamente, as 6EQUP são as velas long life enquanto as 6EK são as normais, uma espécie de high performance up grade que passou a sair como as velas normais lá para 98 ou algo assim. Duram mais tempo, são de 4 polos e bem mais caras. Alguém sabe onde se arranjam as 6EQUP a preços de gente sem ser ebay?
Eu aconselho as primeiras pois têm menor desgaste e mantêm o electrodo sempre com a mesma distancia dos polos para optimização da faísca, e daí com resultados na queima da mistura gasosa do combustível e melhor rendimento.
Li por aí, que isso do polo fino é muito bonito mas em carros novos, em carros antigos e devido ao seu consumo de óleo acabam por falhar cedo.navigator Escreveu:Posso saber porque não aconselham iridium que tem óptima duração (OK, menos que platina) e mais condutividade que a platina?
-
- Membro Gold
- Registado: 28 dez 2005, 19:13
- O meu Carro:: BMW G 31 09/20
Peço desculpa, tens razão sabes o que é, preguiça de escrever, "copiar,colar e alterar" depois dá nistotiagoghost Escreveu:JOFIMO Escreveu:
NGK BKR6EQUP =velas 4 polos com electrodo central em platina
JOFIMO, as EK sao só de 2 polos, e velas em iridium só teem um polo, todas elas.
Navigator, n é bem n aconcelhar, para mim pelo preço n compensa, e a expriencia que tive tb n me deixou muito contente.
como disses-te, sao menos resistivas que as de platina, mas em termos de duração, o site da ngk diz que sao as que fazem + km's
Paguei cerca de 55€ por umas ik20 (denso) para o meu carro (barato para umas iridium), rodaram cerca de 12000mil kms.
o mes passado o carro começou a falhar ocasionalmente, fui logo directo as bobines, e aproveitei para ver as velas tb, e o que vi n me agradou. O electrodo central, que numa vela iridium é bastante fino, estava rombo, e a folga, que deve rondar os 0.9, tinha cerca de 1.3, isto em velas que supostamente fazem uma porrada de kms.
Pode ter sido ocasional, ou até uma mistura pobre e seca do meu carro, mas n gostei.
Voltando a resistencia, nem sempre menos resistencia é melhor ou igual a melhor performance. Cada letra ou conjunto de letras na ref da vela incida uma caracteristica sua, e a letra R que aparece, é mesmo isso, resistiva. Mas a volta desta assunto a uma grande discução...
Abraço

INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder
- tiagoghost
- Membro Gold
:lol1 :lol1 :lol1 , acontece bem mais vezes do que tamos a espera....
Dudex, isso dos carros velhos e novos n sei se é bem por ai... n vejo isso como desculpa, oleo isola qq tipo de vela...
Abraço
Dudex, isso dos carros velhos e novos n sei se é bem por ai... n vejo isso como desculpa, oleo isola qq tipo de vela...
Abraço
E36 S50 Coupe
-
- Membro Iniciado
- Registado: 04 jun 2011, 01:54
- O meu Carro:: BMW 318i E36 - 1993/04
Continuo sem saber bem o que fazer ... mas parece ke as de 4 polos sao as melhores ... ou nao ... LOOL
- Dudex
- Membro Gold
- Registado: 29 mai 2009, 16:17
- O meu Carro:: BMW 325i E36
Foi o que li por aí, que em motores mais gastos, o consumo de óleo era um problema maior para as velas de polos finos.tiagoghost Escreveu::lol1 :lol1 :lol1 , acontece bem mais vezes do que tamos a espera....
Abraço
Estou a precisar de mudar as minhas e estava a pensar nas EQUP

-
- Membro Gold
- Registado: 28 dez 2005, 19:13
- O meu Carro:: BMW G 31 09/20
x2 nem mais.....desde que haja óleo nas camaras de combustão qualquer vela isola, sendo assim abram os motores e metam no minimo segmentos novos e não só.tiagoghost Escreveu::lol1 :lol1 :lol1 , acontece bem mais vezes do que tamos a espera....
Abraço
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder
- tiagoghost
- Membro Gold
se quizerem um pouquinho muito pequenino mais, metam equp, se n tao para gastar 2x mais dinheiro em velas, metam as ek..
Abraço
Abraço
E36 S50 Coupe
- power-full
- Membro Juvenil
- Registado: 04 ago 2009, 19:50
- O meu Carro:: BMW 316I E36 12/1994
- Contacto:
galo_abt Escreveu:em que site procuraste? são as mesmas para o meu 316i e devem ser para maioria dos motores a gasolina suponho eu..
estranho..lol para o meu indica bkr6ek..lol 2 polos.. que por acaso é a mesma 2288
meti umas ngk de platina "quando chegar a casa ja vos digo a ref." e o carro só andava bem acima das 4 mil rpms.... disseram-me que provavelmente os cabos das velas nao se aguentavam..e de facto aqueciam um pouco...
neste momento tenho as que recomendam e esta fixe...
ja experimentei as de 4 polos e o carro em altas falhava embrulhava e eu sei la.....
mas desde que troquei os cabos das velas nao tive mais problemas,mas tamnem nao testei mas velas nenhumas..lol
- power-full
- Membro Juvenil
- Contacto:
Pesquisar produtos:
Seu veículo
Modelo Tipo ano modelo Potência de saída Cc / gar.
BMW 3 Compact (E36) 316 i 03,1994 - 08,2000 75 kW / 102 PS 1596 / 4
pode ser equipado com o produto de marca original BERU seguinte (s)
Produto Tipo designação Código Designação do tipo Despacho n. º.
A vela de ignição Ultra Dos 14 14 F-7 LDUR4 0 001 335 732
A vela de ignição Ultra X 79 UXF - 0 002 335 601
A vela de ignição Titan Ultra X UGT 1 - 0 002 335 606
A vela de ignição Ultra X Platin 79 UXF P - 0 002 335 906 " ESTAS AO AS MELHORES NESTE CARRO "
A vela de ignição Ultra Z 116 14 FR-6 acreditavam 0 002 340 500
Seu veículo
Modelo Tipo ano modelo Potência de saída Cc / gar.
BMW 3 Compact (E36) 316 i 03,1994 - 08,2000 75 kW / 102 PS 1596 / 4
pode ser equipado com o produto de marca original BERU seguinte (s)
Produto Tipo designação Código Designação do tipo Despacho n. º.
A vela de ignição Ultra Dos 14 14 F-7 LDUR4 0 001 335 732
A vela de ignição Ultra X 79 UXF - 0 002 335 601
A vela de ignição Titan Ultra X UGT 1 - 0 002 335 606
A vela de ignição Ultra X Platin 79 UXF P - 0 002 335 906 " ESTAS AO AS MELHORES NESTE CARRO "
A vela de ignição Ultra Z 116 14 FR-6 acreditavam 0 002 340 500
Última edição por power-full em 09 jun 2011, 06:40, editado 1 vez no total.
- power-full
- Membro Juvenil
- Contacto:
quem quiser ver as velas indicadas da beru para o seu carro aqui fica o link... em geral consigo 40 a 50% de desconto em peças nao origianis "bmw" se alguem precisar..
http://www.beru.com/pt/comercio/pesquisar-produtos
http://www.beru.com/pt/comercio/pesquisar-produtos