Check-up ao Sedan - Casquilho Diferencial

Secção para modelos Série 3

Moderador: Staff

Patrick McDrift
Membro Iniciado
Registado: 24 fev 2005, 15:07
O meu Carro:: BMW 320d E46 - 2000/07

Check-up ao Sedan - Casquilho Diferencial

Mensagem por Patrick McDrift »

Ora bem,

Sem estar convicto em absoluto de ter feito realmente um bom negócio, não resisti e fui levar o gajo a fazer um teste à BMW.

Passou com distinção, embora precise apenas de trocar casquilho do diferencial. Com sorte faz umas boas milhas sem stress.

Já alguém passou por trocar este casquilho em particular?

Ufffaa :rezar
Ptk

Imagem

JOFIMO
Membro Gold
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20

Re: Check-up ao Sedan - Casquilho Diferencial

Mensagem por JOFIMO »

Patrick McDrift Escreveu:Ora bem,

Sem estar convicto em absoluto de ter feito realmente um bom negócio, não resisti e fui levar o gajo a fazer um teste à BMW.

Passou com distinção, embora precise apenas de trocar casquilho do diferencial. Com sorte faz umas boas milhas sem stress.

Boas de qual casquliho do diferencial falas? :think e qual o carro em questão? :think para podermos opinar :lol1
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

Patrick McDrift
Membro Iniciado

JOFIMO Escreveu:

Boas de qual casquliho do diferencial falas? :think e qual o carro em questão? :think para podermos opinar :lol1
Opppsss... :oops:

Do 320d 136cv. Falo do maior que fica ao meio, quase central ao diferencial.

Thks! :lovebmw
Ptk

Imagem

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

Patrick McDrift Escreveu:
JOFIMO Escreveu:

Opppsss... :oops:

Do 320d 136cv. Falo do maior que fica ao meio, quase central ao diferencial.

Thks! :lovebmw
Ok, no problem, diz-me aqui no link qual o nº da peça que falas (faz barulho ao meter/arrancar só em 1ª e MA?)
http://bmwfans.info/parts/catalog/E46/T ... l_joint-2/
Cumps.
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

Patrick McDrift
Membro Iniciado

Creio que se trata do 9, Grooved ball bearing. Posso no entanto estar a dizer um disparate tremendo, não estou particularmente à vontade com 2D explodido.

No entanto, acertaste em cheio no sintoma. Faz um pequeno "clank" ao meter, mas faz um pouco mais ao arrancar... Pode-se considerar desgaste "normal"?

Mto mto obrigado!
Ptk

Imagem

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

Patrick McDrift Escreveu:Creio que se trata do 9, Grooved ball bearing. Posso no entanto estar a dizer um disparate tremendo, não estou particularmente à vontade com 2D explodido.

No entanto, acertaste em cheio no sintoma. Faz um pequeno "clank" ao meter, mas faz um pouco mais ao arrancar... Pode-se considerar desgaste "normal"?

Mto mto obrigado!
Não é nessa ilustração que está a peça, é nessa zona mas esse rolamento não origina esse "clanck" mas sim aqui http://bmwfans.info/parts/catalog/E46/T ... sal_joint/ peça parecida com a nº 12, chamada "prato de protecção de poeiras" que se monta atrás do parafuso de aperto do cardã.
Cumps.

joaoraposo
Membro Iniciado
Registado: 05 out 2008, 14:43
O meu Carro:: BMW 320d E90 - 12\\2007

Mensagem por joaoraposo »

Boas
Eu tambem ando com o problema num desses apoios do meu, que é ao arrancar se puchar mais um pouco por ele parece que se sente o veio a bater por baixo o carro.

Mas tenho 2 duvidas, se para resolver isso e so trocar o rolamento ou é preciso trocar mais alguma coisa do conjunto do apoio?

E outra é para desencaixar o veio, que tive a ver no TIS e la diz que é preiso uma chave propria para dsapertar uma porca no inicio do veio para ele recolher, e era para saber se é mesmo necessario essa chave ou ha outra forma de a desapertar?

cumps
320d touring E90 177cv

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

joaoraposo Escreveu:Boas
Eu tambem ando com o problema num desses apoios do meu, que é ao arrancar se puchar mais um pouco por ele parece que se sente o veio a bater por baixo o carro.

Mas tenho 2 duvidas, se para resolver isso e so trocar o rolamento ou é preciso trocar mais alguma coisa do conjunto do apoio?

E outra é para desencaixar o veio, que tive a ver no TIS e la diz que é preiso uma chave propria para dsapertar uma porca no inicio do veio para ele recolher, e era para saber se é mesmo necessario essa chave ou ha outra forma de a desapertar?

cumps
Não, é necessário uma chave inglesa que abre aquela medida, chve bem grande, mais de 70mm, mas de certeza que o teu o teu problema é o mesmo, pelo que descreves, será o cardã de borracha que une a caixa de velocidades ao veio de transmissão, e o rolamento não gripa é uma anilha guarda-pó que se intercala entre o cardã metálico de articulação e o veio as seguir ao parafuso, não tem nda a ver com o apoio, esse não dá problemas se estiver equilibrado senão faz ressonância.
Cumps.
l

joaoraposo
Membro Iniciado
Registado: 05 out 2008, 14:43
O meu Carro:: BMW 320d E90 - 12\\2007

Mensagem por joaoraposo »

JOFIMO Escreveu:

cumps
Não, é necessário uma chave inglesa que abre aquela medida, chve bem grande, mais de 70mm, mas de certeza que o teu o teu problema é o mesmo, pelo que descreves, será o cardã de borracha que une a caixa de velocidades ao veio de transmissão, e o rolamento não gripa é uma anilha guarda-pó que se intercala entre o cardã metálico de articulação e o veio as seguir ao parafuso, não tem nda a ver com o apoio, esse não dá problemas se estiver equilibrado senão faz ressonância.
Cumps.
l
Mas é estranho porque esse cardan da caixa foi trocado a pouco tempo, e o bater quando se sente é atras dos banco da frente,secalhar tambem nao me tou a explicar bem,que so se puxar mais é que parece que sente bater, mas realmente o que se sente mais vezes é ali na zona dos 40/50km uma ressonancia naquela zona.

cumps
320d touring E90 177cv

Patrick McDrift
Membro Iniciado

Boas

Às tantas também não me expliquei bem e para ajudar nem tenho estado com o carro para ver "ao vivo" e explicar melhor depois através de um esquema.

O que o meu faz é trepidar ao arrancar, marcha-atrás ou um ligeiro "clank" ao meter 1ª (mais até em marcha-atrás). A rodar anda bem sem vibrações ou trepidações, pelo menos até aos 180, daí ainda não passei.

No check-up feito na BWM, disseram que o que havia a fazer era trocar o casquilho de apoio do diferencial. Embora estivesse a ver, não estava próximo o suficiente para perceber o sítio ao certo.

Amanhã já estou com o carro e tiro umas fotos e depois posto por aqui.
Ptk

Imagem

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

joaoraposo Escreveu:
JOFIMO Escreveu:

cumps
Cumps.
l
Mas é estranho porque esse cardan da caixa foi trocado a pouco tempo, e o bater quando se sente é atras dos banco da frente,secalhar tambem nao me tou a explicar bem,que so se puxar mais é que parece que sente bater, mas realmente o que se sente mais vezes é ali na zona dos 40/50km uma ressonancia naquela zona.

cumps
Sim, então pode ser o primeiroa apoio do diferencial que não esteja bem alinhado (em carga deve estar) é uma questão de retirarem os resgurados num elevador para terem acesso ao veio e aliviarem as porcas e tentarem alinhá-lo normalmente sem flectir e apertar tudo outra vez , sei que assim é um pouco difícil de explicar, mas se abrierem os links que enviei e lerem talvez compreendam o que vos tentei comunicar...
Última edição por JOFIMO em 10 nov 2011, 10:06, editado 1 vez no total.

Patrick McDrift
Membro Iniciado

Ora bem,

Experimentando outro concessionário BMW, e desta vez onde trabalha gente amiga, que fizeram questão de olhar para ele com olhos de ver (pelos vistos).

Resumo da história: fui convidado a ver de perto e uma explicação para leigos veio mesmo a calhar, pelo que só tenho de agradecer ao JOFIMO, pois acertaste à primeira! :wall

Assunto ultrapassado.

JOFIMO, mais uma vez obrigado! :fixe
Ptk

Imagem

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

Experimentando outro concessionário BMW, e desta vez onde trabalha gente amiga, que fizeram questão de olhar para ele com olhos de ver (pelos vistos).

Resumo da história: fui convidado a ver de perto e uma explicação para leigos veio mesmo a calhar, pelo que só tenho de agradecer ao JOFIMO, pois acertaste à primeira! :wall

Assunto ultrapassado.

JOFIMO, mais uma vez obrigado! :fixe
Não é uma questão de acertar ou não é anomalia conhecida por todos os concessionários BMW, só que nuns trabalham mecânicos e noutros "sapateiros" que se põem a inventar para arranjarem meiso de facturar e não resolver os problema, poisse fossem substituir o rolamento do apoio central (não há registos de avarias são quase eternos) o barulho continuaria sempre que arrancasses ou fizesses marcha-atrás.
E para isso cá estou no fórum para ajudar no que sei.
Cumps

hdof
Membro Iniciado
Registado: 25 mai 2007, 19:55

Mensagem por hdof »

Boas,
Estive a pesquisar aqui no fórum um problema parecido com o do meu e46 e tudo indica que será este problema mas precisava da vossa ajuda.
Já algum tempo e cada vez mais com frequência que ao arrancar o carro vibra por todos os lados e tenho mesmo de voltar a meter o a fundo na embraiagem e voltar arrancar pois parece que se vai desmontar e o clack no diferencial também bastante notório. Mas agora nos últimos tempos tenho ficado ainda mais preocupado pois ao curvar principalmente nas rotundas faz um tom tom tom na roda de trás até agora só me apercebi na roda direita.
Já fui ao mecânico para ver esse tom tom e não encontra nada de especial no carro diz que não tem quase folgas nenhumas a não ser uma pequena folga num casquilho junto ao disco traseiro mas que para o substituir terá de desmontar a suspensão toda. Mas como não me convenceu não deixei mexer até ver.

mircobio
Membro Juvenil
Registado: 25 jan 2012, 21:35
O meu Carro:: BMW 320d E46 - 2000/08
Contacto:

Mensagem por mircobio »

Boas, pessoal

O meu por xs tb tem este sintoma, mas afinal o q tem de levar é o prato de proteção de poeiras para deixar de fazer o clank ao meter marcha-atrás ou 1ª?

Se bem q dum momento para o outro deixou de fazer, talvez seja melhor substituir.

É uma reparação cara?

Cumps

Responder

Voltar para “Série 3”