Xenon em E46
Moderador: Staff
Xenon em E46
Gostava de saber se é legal e não trás problemas nas IPO, instalar faróis Xenon num 320 D de 99. Faço esta pergunta porque o meu não tem e vi agora um do mesmo ano que o meu e tinha.
-
- Membro Juvenil
- Registado: 25 mai 2010, 19:46
- O meu Carro:: BMW 520d e61 2006/11
Re: Xenon em E46
Boas,
esse assunto já aqui foi muito debatido e se fizeres uma pesquisa pela net encontras muita informação sobre isso, contudo o que há a saber é que xenon só é legal se instalares também niveladores automáticos e lava faróis, sem estes componentes o xenon é ilegal. Agora o que podes fazer é colocar o kit de xenon e sempre que fores à inspecção retiras e colocas as lâmpadas normais. Daqui podes ter outro problema que é a policia implicar contigo. De qualquer das formas existe uma potência máxima permitida por lei e há muitos kits com valores bem acima.. cuidado..
Espero ter ajudado
Cumprimentos
esse assunto já aqui foi muito debatido e se fizeres uma pesquisa pela net encontras muita informação sobre isso, contudo o que há a saber é que xenon só é legal se instalares também niveladores automáticos e lava faróis, sem estes componentes o xenon é ilegal. Agora o que podes fazer é colocar o kit de xenon e sempre que fores à inspecção retiras e colocas as lâmpadas normais. Daqui podes ter outro problema que é a policia implicar contigo. De qualquer das formas existe uma potência máxima permitida por lei e há muitos kits com valores bem acima.. cuidado..
Espero ter ajudado
Cumprimentos
BMW 520D E61

- NunesTiago
- Membro Gold
- Registado: 06 jun 2011, 16:02
- O meu Carro:: Z4 23i E89 09 - 328ci e46 99
Nem mais :fixeKalitri Escreveu:Boas,
Espero ter ajudado
Cumprimentos
Obrigado,mas não fiquei esclarecido. O meu tem uma roda dentada no tablier e sempre que ligo os faróis, eles nivelam-se automaticamente. No livro de instruções é referido que aquele modelo pode ou não trazer xenon de origem. Quanto à questão dos lava faróis não sei até que ponto será obrigatório. Digo isto porque no prédio onde moro há uma pessoa que tem um carro de 2 lugares, diesel que se pode conduzir sem carta e tem faróis xenon, mas estive a ver e não tem lava farois, já vinha assim de fábrica. Salvo erro é um Ligier. Esses carros não tem que fazer a IPO também?NunesTiago Escreveu:Nem mais :fixeKalitri Escreveu:Boas,
Espero ter ajudado
Cumprimentos
Esses carros nem deviam andar na estrada quanto mais inspecções 

- Luizão_Z
- Membro Iniciado
- Registado: 08 out 2011, 01:55
- O meu Carro:: 320D E46 '00/12 Kit ///M-Tech I
É impossível vir de origem com faróis xénon e sem lava faróis. Como sabes que tem xénon? viste o olho de boi?
Senhor dai-me sabedoria
Para suportar certas pessoas.
Por que se me dais força...
Parto-lhes o focinho!!!!
My Projekt
Nova conta em utilização
LouieNT is out... And returns as Luizão_Z
Parto-lhes o focinho!!!!
My Projekt
Nova conta em utilização
- Irony
- Membro Junior
- Registado: 19 nov 2007, 13:47
- O meu Carro:: BMW 320d E46 - 1999/02
Amigo, o que o Kalitri disse está correctíssimo...
Eu tenho xénon no meu carro com opticas aftermarket com olho de boi e ja me reprovaram o carro no IPO alegando ausencia de lava-farois.
Quanto ao nivelamento, nem foram ver pk ja tava reprovado.
O "nivelamento" que ves as opticas a fazer quando ligas o carro, não é bem um nivelamento... É mais uma espécie de "check-up" aos sistemas eléctricos (motores de elevação, estado das lampadas, etc.) da iluminação dianteira. Há um fusível que se removido anula esses testes por isso podes ver que não é um nivelamento.
Espero ter ajudado.
Cumps
Eu tenho xénon no meu carro com opticas aftermarket com olho de boi e ja me reprovaram o carro no IPO alegando ausencia de lava-farois.
Quanto ao nivelamento, nem foram ver pk ja tava reprovado.
O "nivelamento" que ves as opticas a fazer quando ligas o carro, não é bem um nivelamento... É mais uma espécie de "check-up" aos sistemas eléctricos (motores de elevação, estado das lampadas, etc.) da iluminação dianteira. Há um fusível que se removido anula esses testes por isso podes ver que não é um nivelamento.
Espero ter ajudado.
Cumps
- Luizão_Z
- Membro Iniciado
Irony, uma pequena correcção. Esse tal nivelamento que falas também acontece em carros sem xénon, portanto não é tanto por aí. Digo isto porque um amigo meu tem um e46 150cv sem xénon e esse ''check up'' é tb feito. Penso que uma boa forma de ver se tem nivelamento é ligar o xénon, sentar 3 gajos na bagageira com ela aberta, e os faróis têm de mexer. Caso contrário, uma nota sempre resolve para passar na IPO:D
Eu há pouco perguntei se foi pelo olho de boi que viste que tinha xénon, atenção que anda por aí muito carro com olho de boi mas com lâmpada de halogéneo, portanto não te deixes enganar
Abraço e força com isso.
Eu há pouco perguntei se foi pelo olho de boi que viste que tinha xénon, atenção que anda por aí muito carro com olho de boi mas com lâmpada de halogéneo, portanto não te deixes enganar

Abraço e força com isso.
Senhor dai-me sabedoria
Parto-lhes o focinho!!!!
My Projekt
Nova conta em utilização
Parto-lhes o focinho!!!!
My Projekt
Nova conta em utilização
- Irony
- Membro Junior
Pois, isso eu sei... As opticas originais no meu carro nao tinham olho de boi e faziam esse teste. Claro k isso tb acontece em modelos sem xenon. Era o caso do meu.Luizão_Z Escreveu:Irony, uma pequena correcção. Esse tal nivelamento que falas também acontece em carros sem xénon, portanto não é tanto por aí. Digo isto porque um amigo meu tem um e46 150cv sem xénon e esse ''check up'' é tb feito. Penso que uma boa forma de ver se tem nivelamento é ligar o xénon, sentar 3 gajos na bagageira com ela aberta, e os faróis têm de mexer. Caso contrário, uma nota sempre resolve para passar na IPO:D
Abraço e força com isso.
Quanto ao nivelamento automatico, é mto facil de veres isso: se no modulo das luzes TENS botão de ajuste em altura das luzes, então NAO tem nivelamento automatico. É também o caso do meu carro...
- Luizão_Z
- Membro Iniciado
Ya... Nem me lembrei disso -.- Realmente um botão faz o lugar de 3 gajos LOLIrony Escreveu:Pois, isso eu sei... As opticas originais no meu carro nao tinham olho de boi e faziam esse teste. Claro k isso tb acontece em modelos sem xenon. Era o caso do meu.Luizão_Z Escreveu:Irony, uma pequena correcção. Esse tal nivelamento que falas também acontece em carros sem xénon, portanto não é tanto por aí. Digo isto porque um amigo meu tem um e46 150cv sem xénon e esse ''check up'' é tb feito. Penso que uma boa forma de ver se tem nivelamento é ligar o xénon, sentar 3 gajos na bagageira com ela aberta, e os faróis têm de mexer. Caso contrário, uma nota sempre resolve para passar na IPO:D
Abraço e força com isso.
Quanto ao nivelamento automatico, é mto facil de veres isso: se no modulo das luzes TENS botão de ajuste em altura das luzes, então NAO tem nivelamento automatico. É também o caso do meu carro...
Senhor dai-me sabedoria
Parto-lhes o focinho!!!!
My Projekt
Nova conta em utilização
Parto-lhes o focinho!!!!
My Projekt
Nova conta em utilização
- NunesTiago
- Membro Gold
- Registado: 06 jun 2011, 16:02
- O meu Carro:: Z4 23i E89 09 - 328ci e46 99
O xenon para estar legal tem de ter lava faróis como também o nivelamento automático como já foi referido aqui no fórum.
Nem mais! :fixeIrony Escreveu: Quanto ao nivelamento automatico, é mto facil de veres isso: se no modulo das luzes TENS botão de ajuste em altura das luzes, então NAO tem nivelamento automatico. É também o caso do meu carro...
- ByB
- Membro Juvenil
- Registado: 28 fev 2010, 03:03
- O meu Carro:: BMW 320D E46 Touring
Há carros de origem com xenon e sem lava-farois. O polo GTI, modelo anterior é um exemplo.
Cumps
ByB
Cumps
ByB
- Luizão_Z
- Membro Iniciado
Se formos a ver o laguna tb tem xenon de origem e nem olho de boi tem,, Mas isso são excepções..
Senhor dai-me sabedoria
Parto-lhes o focinho!!!!
My Projekt
Nova conta em utilização
Parto-lhes o focinho!!!!
My Projekt
Nova conta em utilização
- Irony
- Membro Junior
Bem, pelo que já vi da carta enviada para os centros de inspecção, os requisitos mínimos para um carro ser aprovado com Xénon num IPO são os já mencionados....
As coisas não são duma forma para umas marcas e diferente para outras. Os requisitos europeus são esses. São Normas Europeias!
As coisas não são duma forma para umas marcas e diferente para outras. Os requisitos europeus são esses. São Normas Europeias!
- ByB
- Membro Juvenil
- Registado: 28 fev 2010, 03:03
- O meu Carro:: BMW 320D E46 Touring
Tanto o Volkswagem como a Renault são marcas europeias.... No entanto, eu acho que os centros de inspecção não estão muito rigorosos quanto a isso pelo que eu tenho notado. Já são dois anos consecutivos que vou com o meu Mazda, de 91, com xénon, sem qualquer das coisas descritas e passa. Talvez por não estarem para testar tudo (nivelamento e lava-faróis), ou por compreenderem que algumas vezes mesmo os carros equipados com xénon de origem não vêem totalmente equipados, ou simplesmente por não ligarem. Acho que actualmente o xénon é algo tão banal, que simplesmente passa...
Cumps
ByB
Cumps
ByB