CONSUMO IMEDIATO - depois de desligar EGR

Secção para modelos Série 3

Moderador: Staff

JOFIMO
Membro Gold
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20

Re: CONSUMO IMEDIATO - depois de desligar EGR

Mensagem por JOFIMO »

radamanto Escreveu:Suponho que de uma maneira ou de outra nao aconteça nada, ambas parecem obter o mesmo efeito que é fechar a EGR, a questão é saber qual das duas é melhor. Passo a tentar explicar - é que parece que tapando o tubo (conversor de pressão) CP-EGR e se a membrana do CP tiver rompida (o que mais cedo ou mais tarde acaba por acontecer e não há forma de saber sem danificar o CP irreversivelmente) há perdas de ar para o deposito de vacuo pois o CP também tem um filtro de ar. Por outro lado tapando o tubo CP-Deposito de vacuo essas perdas de ar já não aconteceriam e a EGR continuaria na mesma fechada.

Aqui ficam alguns links de um forum ingles sobre o assunto, mas existem mais foruns na net sobre o assunto

http://www.bmwland.co.uk/forums/viewtop ... &start=280
https://www.bmwland.co.uk/forums/viewto ... =4&t=77685
Amigo, explica-me as siglas CP= Conversor de pressão (não tem membrana nem filtro de ar :assubiar) e não te vou contrariar, as tuas ideias e que foste buscar aos links que nem me dei ao trabalho de abrir, quanto mais ler :lol1 tapa (anula) depressa o tubo do conversor de pressão ao deposito de vácuo e vem depressa dizer o que está a contecer....mas tens de ir andar com o carro e normalmente mas se quiseres puxar por ele melhor.
Cumps.
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

radamanto
Membro Juvenil
Registado: 17 jan 2006, 01:36

Mensagem por radamanto »

Bom, a membrana do conversor é o que cria vacuo que faz abrir a EGR. Não querendo contrariar a tuas ideias, nesse forum alguem abriu um conversor e mostra uma membrana rasgada portanto, julgo eu, que existe mesmo, mas isso só vi em foruns.

Agora o respiro de ar do Conversor, e mais uma vez não querendo contrariar as tuas ideias, posso-te garantir que existe pois já o vi à minha frente. Limpei o filtro do conversor do turbo, que é exatamente igual ao da EGR. E olha que nota-se diferenças, garanto-te.

Só não consegui limpar o respiro de ar do conversor da EGR pois no E46 de 150cv fica num sitio muito dificil, e na altura que o fiz não consegui tirar aquilo fora e tive medo de o partir e acho que tinha que desmontar alguma coisa também, mas qualquer dia, quando fôr preciso fazer ali alguma coisa podes crer que o hei-de limpar. Alias essa é a razão porque ainda não experimentei tapar o tubo do conversor - deposito de vacuo. O acesso é dificil. já o da EGR é fácil na parte da extremidade da EGR.

Já agora quanto à tua sugestão de vir aqui depressa dizer-te o que acontece tapando o referido tubo, já podes ficar mais descansado que a tua demanda acabou, é que foi exatamente isso que acabei de fazer publicando os links de cima onde não falta pessoal que experimentou isso, de resto há muitos foruns a dizer que tapando um tubo ou outro o efeito na EGR é exatamente o mesmo. O que ainda não percebi é como passa ar para o circuito de vacuo e uma forma e da outra não.

Apesar de interessado sou apenas um leigo na materia e por isso humildemente deixei a pergunta aos entendidos. Nunca disse para ninguem experimentar assim ou assado e vir aqui contar.

Quanto a este assunto não tenho "as minhas ideias" como dizes, eu quando não sei leio, quanto tenho duvidas pergunto.
Cumps.

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

radamanto Escreveu:Bom, a membrana do conversor é o que cria vacuo que faz abrir a EGR. Não querendo contrariar a tuas ideias, nesse forum alguem abriu um conversor e mostra uma membrana rasgada portanto, julgo eu, que existe mesmo, mas isso só vi em foruns.

Agora o respiro de ar do Conversor, e mais uma vez não querendo contrariar as tuas ideias, posso-te garantir que existe pois já o vi à minha frente. Limpei o filtro do conversor do turbo, que é exatamente igual ao da EGR. E olha que nota-se diferenças, garanto-te.

Só não consegui limpar o respiro de ar do conversor da EGR pois no E46 de 150cv fica num sitio muito dificil, e na altura que o fiz não consegui tirar aquilo fora e tive medo de o partir e acho que tinha que desmontar alguma coisa também, mas qualquer dia, quando fôr preciso fazer ali alguma coisa podes crer que o hei-de limpar. Alias essa é a razão porque ainda não experimentei tapar o tubo do conversor - deposito de vacuo. O acesso é dificil. já o da EGR é fácil na parte da extremidade da EGR.

Já agora quanto à tua sugestão de vir aqui depressa dizer-te o que acontece tapando o referido tubo, já podes ficar mais descansado que a tua demanda acabou, é que foi exatamente isso que acabei de fazer publicando os links de cima onde não falta pessoal que experimentou isso, de resto há muitos foruns a dizer que tapando um tubo ou outro o efeito na EGR é exatamente o mesmo. O que ainda não percebi é como passa ar para o circuito de vacuo e uma forma e da outra não.

Apesar de interessado sou apenas um leigo na materia e por isso humildemente deixei a pergunta aos entendidos. Nunca disse para ninguem experimentar assim ou assado e vir aqui contar.

Quanto a este assunto não tenho "as minhas ideias" como dizes, eu quando não sei leio, quanto tenho duvidas pergunto.
Cumps.
Boas Rodrigues, os conversores tem um "respirador" que tem uma tampa com duas patilhas, mas não ganham sujidade (se quiseres vê-los sem desmontares os teus eu tenho alguns meio avariados) e não tentes fazer isso sem tirar fora os conversores e estão todos no mesmos sítios seja nos 136 ou 150cv; (o do turbo dos 136cv apanha mais calor que os do 150) e mesmo na mão as patilhas partem por estarem ressequidas ; quanto ao assunto de tapares o tubo do depósito de vácuo, nem precisas de o tapar desliga-o à saída do depósito o tubo que passa por cima da tampa das valvulas e vais ver que o motor perde a força toda e faz fumo quando acelarares, por isso te disse faz e vem depressa dizer o que se passou :lol1 , uma coisa é teoria dos "videos" outra é a pratica onde se constatam factos reais, e eu estou aqui para ajudar naquilo que sei e quando não sei faço o mesmo que tu pergunto a quem sabe e mexe todos os dias e mais do que eu, ou "rapo", se quiseres anular a EGR como eu tenho a minha anulada e com os tubos tudos ligados diz que eu informo-te por mail como é smlples e sem se ter de gastar dinheiro em supressores de EGR sostificados......
Cumps.
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

cap
Membro Gold
Registado: 14 ago 2008, 18:10
O meu Carro:: 320td 02/02

Mensagem por cap »

Um a falar do circuito da egr e outro a responder como se o primeiro tivesse a falar do circuito de controlo de geometria.

jofimo se te tens dado ao trabalho de abrir os links que o rapaz passou, mt rapidamente percebias que ele apenas queria dizer que ia bloquear o vácuo para a egr antes da válvula electrónica, ao invés de depois. O que como é mais que óbvio tem o mesmo resultado que bloquear depois, havendo a referida vantagem de não entrar ar pela válvula em situação alguma.

Em última análise podem fazer como eu, tudo o que era relativo à egr saltou fora, onde estava a saída no colector de escape está uma junta cega com sonda de EGT, a válvula está aqui em casa, o tubo que passava à frente do motor anda aí algures noutro carro, etc. :lol:
Imagem

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

cap Escreveu:Um a falar do circuito da egr e outro a responder como se o primeiro tivesse a falar do circuito de controlo de geometria.

jofimo se te tens dado ao trabalho de abrir os links que o rapaz passou, mt rapidamente percebias que ele apenas queria dizer que ia bloquear o vácuo para a egr antes da válvula electrónica, ao invés de depois. O que como é mais que óbvio tem o mesmo resultado que bloquear depois, havendo a referida vantagem de não entrar ar pela válvula em situação alguma.

Em última análise podem fazer como eu, tudo o que era relativo à egr saltou fora, onde estava a saída no colector de escape está uma junta cega com sonda de EGT, a válvula está aqui em casa, o tubo que passava à frente do motor anda aí algures noutro carro, etc. :lol:
cap tens mais maneiras de fazer isso nos 136cv, (eu tenho tudo ligado e ela está lá a fzer as funções na mesma, só que não entarm gases nehums na EGR nem no colector :assubiar ) mas bloquear o circuito à entrada da EGR e não entra vácuo não é bom sinal pois ela não vai ter informação e não deixa atingir a velocidade máxima... e não sei se sabes esse circuito de vácuo alimenta também a valvula de ar da capsula de comando das persianas da ventoinha electrica,e nos 150cv ainda comanda mais coisas, qual a razão de "capar" o circuito?
Cumps.

cap
Membro Gold

Mensagem por cap »

Não estás a ver bem a coisa.. O tubo largo principal que vai directo do depressor (ou "bomba de vácuo") ao servo-ao-freio tem vários tubos pequenos ligados, tais como o que vai para o controlo de turbo, persianas do radiador, borboletas (no caso dos motores que tenham) e egr. O que o radamento referia era junto à válvula electrónica da egr, bloquear o vácuo à entrada, em vez de o bloquear depois da mesma. Ora isto não interfere com mais nada no circuito de vácuo porque apenas é bloqueado o "ramo" da egr.

No meu caso em concreto como n tenho nem peças de egr nem de sistema das borboletas, acabo por ter essas 2 saídas do tubo principal logo bloqueadas, tendo apenas vácuo no tubo principal largo, para o controlo de turbo e persianas do radiador.

Em relação à ecu "não ter informação" e não fazer vel máx, esquece isso.. A partir do momento em que a egr é desligada seja de que forma for, a ecu detecta a sua falta pela leitura de massa de ar e sabe que a egr não está funcional mas não tem qq influência na performance, registando apenas o erro e acendendo luz de motor nos produzidos a partir de cerca de meio de 2003.
Imagem

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

cap Escreveu:Não estás a ver bem a coisa.. O tubo largo principal que vai directo do depressor (ou "bomba de vácuo") ao servo-ao-freio tem vários tubos pequenos ligados, tais como o que vai para o controlo de turbo, persianas do radiador, borboletas (no caso dos motores que tenham) e egr. O que o radamento referia era junto à válvula electrónica da egr, bloquear o vácuo à entrada, em vez de o bloquear depois da mesma. Ora isto não interfere com mais nada no circuito de vácuo porque apenas é bloqueado o "ramo" da egr.

No meu caso em concreto como n tenho nem peças de egr nem de sistema das borboletas, acabo por ter essas 2 saídas do tubo principal logo bloqueadas, tendo apenas vácuo no tubo principal largo, para o controlo de turbo e persianas do radiador.

Em relação à ecu "não ter informação" e não fazer vel máx, esquece isso.. A partir do momento em que a egr é desligada seja de que forma for, a ecu detecta a sua falta pela leitura de massa de ar e sabe que a egr não está funcional mas não tem qq influência na performance, registando apenas o erro e acendendo luz de motor nos produzidos a partir de cerca de meio de 2003.
Estva a ver mal a coisa, estava a ver ele tapar o tubo que vem do depósito de vácuo para o tubo principal...de alimentação, assim sendo peço desculpa por ter visto e elucidado mal, já agora a história da DDE sim ela detecta e acusa o erro 06-desvio negativo de recirculação de gases e também no sensor de pressão do colector!!! (no meu caso faz isso) e nos mais modernos acende a luz da DDE, mas há quem diga que elimina electronicamente e não dá erro no BE :think será verdade? conseguir reduzir a relação percentual do Ar/Gases isso consegue-se com o DIS até um certo parâmetro, agora o resto......
Cumps.

cap
Membro Gold

Mensagem por cap »

Sim, é possível eliminar o erro na electrónica, desde que se mantenha a válvula electrónica ligada para n despoletar o erro de falta de condutividade. Eu nem me dei ao trabalho de fazer isso, no entanto.. Se o meu fosse dos que acende luz lá teria que fazer uns testes nesse sentido. No sensor de pressão do colector não poderá aparecer erro derivado do desligar de egr, terá que ser provocado por algo mais.

Desligando o vácuo principal nem travões se tinha com assistência, era complicado. :)
Imagem

Crow
Membro Gold
Registado: 05 jun 2007, 10:49
O meu Carro:: Bmw 320td

Mensagem por Crow »

JOFIMO: Qual depósito de vácuo? A unica reserva ou depósito de vacuo que existe é na alimentação de vácuo para o turbo. O resto é um tubo directo da bomba de vácuo para o servo-freio.

Electrónicamente o que acontece é que a massa de ar medida aumenta assim que se desliga a EGR. Presumo que o erro passe pela ECU detectar que o valor de massa de ar ao relanti é superior ao que devia. No caso dos 20d 150cv o valor passa de 3xx para 5xx.

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

Crow Escreveu:JOFIMO: Qual depósito de vácuo? A unica reserva ou depósito de vacuo que existe é na alimentação de vácuo para o turbo. O resto é um tubo directo da bomba de vácuo para o servo-freio.

Electrónicamente o que acontece é que a massa de ar medida aumenta assim que se desliga a EGR. Presumo que o erro passe pela ECU detectar que o valor de massa de ar ao relanti é superior ao que devia. No caso dos 20d 150cv o valor passa de 3xx para 5xx.
O depósito de vácuo senão estiver enganado está situado após o conversor de pressão e não antes, e daí sai para conectar no tubo de vácuo (flauta) da bomba exaustora para o servo-freio se eu não estiver a errar.
Cumps.
Imagem

Crow
Membro Gold
Registado: 05 jun 2007, 10:49
O meu Carro:: Bmw 320td

Mensagem por Crow »

Mas esse deposito serve apenas para "assegurar um melhor vácuo" no controlo da geometria do turbo.

Responder

Voltar para “Série 3”