Problema Filtro de Oleo 320D e46

Secção para modelos Série 3

Moderador: Staff

Babaloo
Membro Iniciado
Registado: 04 jul 2005, 00:32

Problema Filtro de Oleo 320D e46

Mensagem por Babaloo »

Boas a todos.
Venho aqui expor uma situação acontecida com o filtro de oleo de um 320d e46 de 2000 (136CV). Não posso comparar pois o meu tem ido a marca e pensava começar a fazer eu os serviços mas fiquei com duvidas.
No carro dele utilizou filtro de oleo da UFI. Como poderam ver nas fotos, o filtro saiu "amassado" (parte de baixo), como se fosse mais alto do normal e comparando alguns dados retirados na net, parece haver alguma diferença de altura / formato em comparação aos da Mahle, por exemplo.

Imagem
Imagem

Alguem aqui pode dar fe se realmente os da Mahle tem essa forma?
Alguem já utilizou os da UFI com os mesmos resultados?
Já andei a ver muitos DIY na net e não me parece exista nenhum processo especifico para a colocação do filtro.

Aguardo alguns comentarios e obrigado a todos.

JOFIMO
Membro Gold
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20

Re: Problema Filtro de Oleo 320D e46

Mensagem por JOFIMO »

Existir até existe o filtro para ser trocado como devido deve ser inserido na tampa e entra tudo junto..........
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

fiuinha
Membro Iniciado
Registado: 13 abr 2012, 20:37
O meu Carro:: BMW 320d E46 - 1998/11

Mensagem por fiuinha »

boas companheiro, como vendedor de peças pode ter acontecido o filtro vir mal embalado. o que ja me aconteceu. pk qualquer das ref estao certas.ou entao quem montou o filtro nao o montou correctamente. ja apanhei varios filtros virem enganado de varias marcas...

:lovebmw
Imagem :D

Babaloo
Membro Iniciado

Mensagem por Babaloo »

Boas.
A primeira vez que aconteceu pensa-mos que seria montagem incorrecta e eu mesmo ajudei quando se mudou, bem encaixado na tampa e depois colocado com o maximo cuidado... mas retirado o segundo filtro, mesma situação.
Fomos hoje comprar da Mahle (OX153D2) e tal como encontrei no catalogo online e postei na 2da foto, sim existe diferença nas medidas. O "elemento" de papel do Mahle é mais curto ou por assim dizer, o UFI tem 116mm de altura geral do filtro, o Mahle tem 105mm no exterior (elemento de papel) e 115mm de altura no furo interior.
Resumidas contas, esses 10 ou 11mm de diferença é mais ou menos o que foi amassado no filtro UFI.
Não sei se pra já será mudado o que foi instalado a uma semana para meter o Mahle e verificar que o UFI está novamente amassado ou se ficara a fazer os Kms ate a proxima muda.
Fica aqui a dica caso alguem esteja pra mudar... atenção ao filtro pois se realmente o UFI foi o filtro certo, bem embalado e tudo, por segunda vez ficou em mau estado e so pode ser por causa do tamanho não ser o correcto.
Espero isto possa ajudar outros como a mim, que quando fizer serviço ao meu e46, UFi nem pensar :scary

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

Babaloo Escreveu:Boas.
A primeira vez que aconteceu pensa-mos que seria montagem incorrecta e eu mesmo ajudei quando se mudou, bem encaixado na tampa e depois colocado com o maximo cuidado... mas retirado o segundo filtro, mesma situação.
Fomos hoje comprar da Mahle (OX153D2) e tal como encontrei no catalogo online e postei na 2da foto, sim existe diferença nas medidas. O "elemento" de papel do Mahle é mais curto ou por assim dizer, o UFI tem 116mm de altura geral do filtro, o Mahle tem 105mm no exterior (elemento de papel) e 115mm de altura no furo interior.
Resumidas contas, esses 10 ou 11mm de diferença é mais ou menos o que foi amassado no filtro UFI.
Não sei se pra já será mudado o que foi instalado a uma semana para meter o Mahle e verificar que o UFI está novamente amassado ou se ficara a fazer os Kms ate a proxima muda.
Fica aqui a dica caso alguem esteja pra mudar... atenção ao filtro pois se realmente o UFI foi o filtro certo, bem embalado e tudo, por segunda vez ficou em mau estado e so pode ser por causa do tamanho não ser o correcto.
Espero isto possa ajudar outros como a mim, que quando fizer serviço ao meu e46, UFi nem pensar :scary
Agora por acaso estou a lembrar-me, o filtro de óleo dos 150cv é um pouco maior que os dos 136cv, não estará aí a confusão? terem comprado o filtro errado a pensar que estava correcto, parece igual mas não é....como para mim prefiro o material da MANN nunca tive esses problemas nem com o filtro de ar da KNECHT/MAHLE, que dá cabo da cabeça para montar por ter a parte traseira rígida e não flexivel como os de origem (MAN) da bmw, mas como o membro "fiuinha" é vendedor de peças e tem acesso ao TECDOC (o meu está off) pode ver se a refª da UFI está correcta para o motor 100kw.
Cumps.
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

Babaloo
Membro Iniciado

Mensagem por Babaloo »

Agora por acaso estou a lembrar-me, o filtro de óleo dos 150cv é um pouco maior que os dos 136cv, não estará aí a confusão? terem comprado o filtro errado a pensar que estava correcto, parece igual mas não é....como para mim prefiro o material da MANN nunca tive esses problemas nem com o filtro de ar da KNECHT/MAHLE, que dá cabo da cabeça para montar por ter a parte traseira rígida e não flexivel como os de origem (MAN) da bmw, mas como o membro "fiuinha" é vendedor de peças e tem acesso ao TECDOC (o meu está off) pode ver se a refª da UFI está correcta para o motor 100kw.
Cumps.
Jofimo: Tens razão e tambem verificamos isso, mas o do 150CV (25.021.00) tem 155mm de altura ao contrario dos 116mm do 136CV, e isto são quase 4cm mais, o que fazia que a tampa nem chega-se perto da rosca. :tellme O que retiramos do carro esta amasado por baixo e nota-se que não será por muito que ficou apertado... a volta de 1 cm se medir a olho do furo central, que não amassou pra baixo, ate a parte mais deformada.

Babaloo
Membro Iniciado

Mensagem por Babaloo »

Cumps.
Jofimo: Tens razão e tambem verificamos isso, mas o do 150CV (25.021.00) tem 155mm de altura ao contrario dos 116mm do 136CV, e isto são quase 4cm mais, o que fazia que a tampa nem chega-se perto da rosca. :tellme O que retiramos do carro esta amassado por baixo e nota-se que não será por muito que ficou apertado... a volta de 1 cm se medir a olho do furo central, que não amassou pra baixo, ate a parte mais deformada.

anatolpiupiu
Membro Senior
Registado: 10 set 2007, 18:24
O meu Carro:: Bmw 325tds

Mensagem por anatolpiupiu »

Fiaam ref :FA5572ECO compra um destes que não tens qualquer tipo de problema, vendo disso todos dias, compras em qualquer casa de peças ;)
BMW 325tds ´93

mlg
Membro Gold
Registado: 03 abr 2008, 09:38
O meu Carro:: 320td

Mensagem por mlg »

Isso não é da má qualidade do filtro ? Que fica deformado ?
Já vi tb a sair de um 136 no mm estado que esse
Imagem
Castrol SLX Powerflow 0w30 LL04 - 12€/L
Total Quartz 9000 5W40 LL01 -10€/L

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

mlg Escreveu:Isso não é da má qualidade do filtro ? Que fica deformado ?
Já vi tb a sair de um 136 no mm estado que esse
Nop é de entrar forçado e assim sendo as funções que deve realizar não devem ficar a 100%, pois exiset o perigo de rasgar e deixar passar impurezas, só saem assim os inapropriados ou então de muita má qualidade....

fiuinha
Membro Iniciado

Mensagem por fiuinha »

boas tardes rapaziada, assim eu vendo sofima mahle ufi mann etc.. o que aparece lool. e das varias marcas ja apareceu virem mal embalados. ou seja ref da cx certa e o filtro vir mal. ou vice versa. dizem por ai que os filtros da mahle sao os mais fiaveis, ate ai nada contra, mas ja mandei vir um de ar para os e49 100kw e o filtro na cabia la, mandei vir um da fiamm e deu la na boa. nestes tipos de "mecanicas/revisões" em casa, sugiro que comparem smp com o material velho.

cumps a todos

fiuinha
Membro Iniciado

Mensagem por fiuinha »

boas tardes rapaziada, assim eu vendo sofima mahle ufi mann etc.. o que aparece lool. e das varias marcas ja apareceu virem mal embalados. ou seja ref da cx certa e o filtro vir mal. ou vice versa. dizem por ai que os filtros da mahle sao os mais fiaveis, ate ai nada contra, mas ja mandei vir um de ar para os e49 100kw e o filtro na cabia la, mandei vir um da fiamm e deu la na boa. nestes tipos de "mecanicas/revisões" em casa, sugiro que comparem smp com o material velho.

cumps a todos

anatolpiupiu
Membro Senior

fiaam é de confiança garantidamente ;)
BMW 325tds ´93

fiuinha
Membro Iniciado

Mensagem por fiuinha »

loool. concordo e discordo. é como tudo na vida, se o pessoal so gosta se de uma marca as outras fechava as portas. como vendedor de peças, aparece me aki com cada filme.. enfim..

anatolpiupiu
Membro Senior

sim aparece alguns, mas com Fiaam em 12 anos de peças não tive qualquer problema... só com sofima uiiiiiiiiiiiii
BMW 325tds ´93

Responder

Voltar para “Série 3”