VNT15 no 318tds
Moderador: Staff
-
- Membro Junior
- Registado: 09 abr 2005, 23:36
- xanato
- Membro Juvenil
- Registado: 22 jul 2010, 19:41
- O meu Carro:: bmw 318tds e36- 1997/01
Re: VNT15 no 318tds
chip??? se queres uma coisa em condiçoes tem de ser uma repro,novo mapa,felizmeente a unica coisa que nao curto e a bomba nao conseguir debitar gasoleo em 4a as 4300 rpm o carro faz safe mode,mas tambem ja vi que nao e o unico e a mais 3 em portugal aplicados como o meu e tem todos o mesmo problema,nanico quando puderes mostra me um video do teu a puxar sff,porque pelos comentarios noutro forum bmw o meu 18 ta e rapido de mais...
- Rui_318TDS
- Membro Senior
- Registado: 11 nov 2004, 00:34
- O meu Carro:: BMW E36 318TDS 1995
Chip e repro no 318 são a mesma coisa. O 318 não dá para reprogramar por OBD, apenas retirando o chip original e metendo outro com o software alterado.xanato Escreveu:chip??? se queres uma coisa em condiçoes tem de ser uma repro,novo mapa,felizmeente a unica coisa que nao curto e a bomba nao conseguir debitar gasoleo em 4a as 4300 rpm o carro faz safe mode,mas tambem ja vi que nao e o unico e a mais 3 em portugal aplicados como o meu e tem todos o mesmo problema,nanico quando puderes mostra me um video do teu a puxar sff,porque pelos comentarios noutro forum bmw o meu 18 ta e rapido de mais...
Já agora o teu 318tds (xanato) está a andar muito bem, relativamente a fumo como está?
Tem atenção às temperaturas na cabeça do motor.

Cump
Mais uma vez me dás razão. Tens pressão a mais no colector, esse carro n tem safe mode, isso é mesmo o motor que não pode mais. Mas digo te mais, não há só 3 com vnt, eu já preparei 7, fora os que tb montaram por fora. Por isso devem de haver uma duzia deles com esse turbo. E todos eles tb têm chip. Se te acende a luz da injecçao então a repro está mal feita, mas resolves pondo um diodo 1n4148 no sensor de pressão, isso vai fazer uma queda de tensão de 1,2v e em vez de teres 5v a 1.2bar tens 3,8v á mesma pressão. Entendeste?
Electromecânico BMW
- xanato
- Membro Juvenil
Isso e muito confuso pa mim nanico,faz safe mode mas nao acende nada e so faz no maximo esforço a subir em 4a as 4300rpm,ta a fazer muito menos fumo pk o outro turbo tava completamente roto,continuo a dizer q gostava de ver um video teu nanico=D
Neste momento não posso fazer um video só pela razão de que o quadrante e o ac foram foi á vida(porque rebentou a bateria e fez alguns estragos electricos) e ainda não tive tempo para o reparar.
Mas no final do mês vou tratar dele e vou por um 17 e depois ponho aqui um video e um gráfico com os valores.
Se não te acende a luz da injecção então tens aí outro problema. O que sentes? Fica abafado ou perde potencia? Podes precisar de trocar o sensor de pressão, ou se tiveres algum que possas exprimentar era melhor. Mas tenho quase a certeza de que é o motor que já não pode mais, deve de ficar com tanta pressão no colector que trava o motor(até sairem os gases de escape) e esse é um dos problemas de o turbo trabalhar com uma valvula de pressao, porque se ficar demasiado fechada, as alhetas do turbo não abrem o suficiente para a exaustão de gases, mas por outro lado se estiver muito aberta, fica sem backpressure e perde potencia.
Mas no final do mês vou tratar dele e vou por um 17 e depois ponho aqui um video e um gráfico com os valores.
Se não te acende a luz da injecção então tens aí outro problema. O que sentes? Fica abafado ou perde potencia? Podes precisar de trocar o sensor de pressão, ou se tiveres algum que possas exprimentar era melhor. Mas tenho quase a certeza de que é o motor que já não pode mais, deve de ficar com tanta pressão no colector que trava o motor(até sairem os gases de escape) e esse é um dos problemas de o turbo trabalhar com uma valvula de pressao, porque se ficar demasiado fechada, as alhetas do turbo não abrem o suficiente para a exaustão de gases, mas por outro lado se estiver muito aberta, fica sem backpressure e perde potencia.
Electromecânico BMW
Isto deve resumir a minha opinião sobre o assunto deste topico:
No motor do 318tds, quando aplicado um turbo com geometria variavel, não sera mais seguro ter pouco pressão de admissão em baixa rotação e passar a faixa de utilização do motor para um regime de rotação mais elevado? É que a backpressure é "inimiga" dos motores.
Quanto ao safe mode que falam atras, é muito facil de explicar: não tem nada a ver com sensores nem com diodos. Esta tudo relacionado com o calculador de combutivel. Se ja viu alguma eletronica de um 318tds e percebe como ela trabalha, deve saber ao que me refiro.
Não, eu não percebi. Pode explicar melhor? O xanato diz que na admissão faz 1.2bar. No escape tem que fazer mais? Se bloquear a geometria na posição com menos volume ate é capaz de conseguir 1.2bar no coletor de escape. Isso não sera prejudicial para o motor?O problema aí que ficas com muita pressao dentro do colector de admissao e pouca no escape(backpressure) e deveria ser ao contrário, já percebeste?
No motor do 318tds, quando aplicado um turbo com geometria variavel, não sera mais seguro ter pouco pressão de admissão em baixa rotação e passar a faixa de utilização do motor para um regime de rotação mais elevado? É que a backpressure é "inimiga" dos motores.
Quanto ao safe mode que falam atras, é muito facil de explicar: não tem nada a ver com sensores nem com diodos. Esta tudo relacionado com o calculador de combutivel. Se ja viu alguma eletronica de um 318tds e percebe como ela trabalha, deve saber ao que me refiro.
ToXico.
Acho que estás enganado, mas percebeste a coisa mal, mas tens razão em que se a geometria estiver mais fechada que prejudica ainda mais, a ideia é precisamente o contrário, ele precisa é de mais extração dos gases. A backpressure que falo fica entre o colector de escape e o proprio turbo e não propriamente nos tubos de escape onde aí sim é perigoso e letal para os motores. Mas o problema principal é que o turbo está a ser comandado com válvula de pressão e assim ele nunca vai funcionar direito. Tens alguma solução para isso? Se sim somos todo ouvidos. Como disse esta ecu não tem safe mode e daí ter falado no sensor de pressao, mas o xanato ainda não se explicou direito no que sente. E sim conheço o funcionamento de cada componente da ecu e compreendo como funciona e sei "onde mexer" se for necessário. Mas mesmo assim eu deixo que as pessoas aprendam com os seus erros.
Acho que estás enganado, mas percebeste a coisa mal, mas tens razão em que se a geometria estiver mais fechada que prejudica ainda mais, a ideia é precisamente o contrário, ele precisa é de mais extração dos gases. A backpressure que falo fica entre o colector de escape e o proprio turbo e não propriamente nos tubos de escape onde aí sim é perigoso e letal para os motores. Mas o problema principal é que o turbo está a ser comandado com válvula de pressão e assim ele nunca vai funcionar direito. Tens alguma solução para isso? Se sim somos todo ouvidos. Como disse esta ecu não tem safe mode e daí ter falado no sensor de pressao, mas o xanato ainda não se explicou direito no que sente. E sim conheço o funcionamento de cada componente da ecu e compreendo como funciona e sei "onde mexer" se for necessário. Mas mesmo assim eu deixo que as pessoas aprendam com os seus erros.
Electromecânico BMW
- xanato
- Membro Juvenil
Isto e a coisa mais simples de resolver mas eu nao quero,vai me tirar andamento o carro,o carro ta a andar tao pouco que a bomba nao consegue dar debito aquela rotaçao em 4a,a soluçao e facil,,e tirar gasoleo na repro mas eu nao quero pois se nao em 5a nao vai dar o salto que da,inda este sabado vinha do encontro bmw e dei 215km em recta plana,levantei pe porque a rotaçao ia um bocado elevada,eu quando fiz a repro pedi pa deslimitalo todo e ele assim ta... :fixenanico Escreveu:ToXico.
- xanato
- Membro Juvenil
Nanico neste video dei 200 ceros ta aqui http://www.youtube.com/watch?v=dhvoWrgL9Pg
Ele dá 220 já lá fui 3 vezes sem problema e quando lá chega fica mesmo em cima do red line. :fixe
O teu não tem limitador de rotação? O meu corta ás 5500rpm só por segurança, e o limitador de velocidade é aos 250....mas isso queria eu, eh eh
O teu não tem limitador de rotação? O meu corta ás 5500rpm só por segurança, e o limitador de velocidade é aos 250....mas isso queria eu, eh eh
Electromecânico BMW
Não estou enganado, se ler novamente o que escrevi, vai ver que me refiro à pressão no coletor de escape. A seguir ao turbo, sera sempre inferior. Basta perceber um pouco de termodinamica para compreender o meu comentario.nanico Escreveu:ToXico.
Quanto ao control da geometria no carro do xanato, claro que não é o ideal. O ideal era com um controlador eletrico como o do assunto deste topico. Mas nunca a fazer 1.2bar as 1500rpm como referiu atras. Basta consultar o flowchart do turbo para saber o porque.
A minha intervenção neste topico não foi com o objetivo de criticar o controlador eletrico. Ate sou a favor da utilização de soluções desse tipo. Apenas comentei porque achei pouco profissional as criticas feitas ao trabalho feito no carro do xanato quando na realidade quem o estava a criticar parece não estar muito dentro do assunto de turbos de geometria, ou mesmo motores, devido à forma como apresenta as criticas.
Um turbo de geometria para fazer 1.2bar, não precisa obrigatoriamente de fazer picos de pressão. Tudo tem uma afinação. A unidade de control do motor não tem a função de modo de segurança para o control do turbo. Mas esse famoso "safe mod" esta ativo na unidade. Exemplo disso é o desvio no inicio de injeção. Até lhe explicava o motivo do corte do carro do xanato, mas visto dizer atras que conhece o funcionamento da unidade, não precisa de explicação porque deve saber como funciona o calculador de combustivel.
É muito facil criticar o que é feito pelos outros dizendo que esta tudo mal feito, mas é dificil fazer criticas construtivas.
Desculpa outra vez amigo, mas penso que está a destorcer o que foi dito, e nunca ninguem falou[ou não me apercebi] em ter 1.2bar ás 1500rpm, até porque não é possivel. E se quer saber o desvio de injecção não tem nada a ver com o problema dele até porque se fosse esse o caso a luz de avaria de injecção iria acerder por breve periodo de tempo. Eu nunca entrei nem entro em detalhes tecnicos, porque a maioria das pessoas não iriam compreender e portanto devemos cingirmo-nos a uma linguagem mais leiga e banal. Mas se for para discutir tecnica então vamos abrir um novo topico na secção de electrónica assim sim podemos falar como profissionais e de todas as duvidas relativamente a este assunto. Até porque muita gente não destingue carga de pressão, se é que me faço entender.
Electromecânico BMW