VNT15 no 318tds
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Re: VNT15 no 318tds
chip??? se queres uma coisa em condiçoes tem de ser uma repro,novo mapa,felizmeente a unica coisa que nao curto e a bomba nao conseguir debitar gasoleo em 4a as 4300 rpm o carro faz safe mode,mas tambem ja vi que nao e o unico e a mais 3 em portugal aplicados como o meu e tem todos o mesmo problema,nanico quando puderes mostra me um video do teu a puxar sff,porque pelos comentarios noutro forum bmw o meu 18 ta e rapido de mais...
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Re: VNT15 no 318tds
Chip e repro no 318 são a mesma coisa. O 318 não dá para reprogramar por OBD, apenas retirando o chip original e metendo outro com o software alterado.xanato Escreveu:chip??? se queres uma coisa em condiçoes tem de ser uma repro,novo mapa,felizmeente a unica coisa que nao curto e a bomba nao conseguir debitar gasoleo em 4a as 4300 rpm o carro faz safe mode,mas tambem ja vi que nao e o unico e a mais 3 em portugal aplicados como o meu e tem todos o mesmo problema,nanico quando puderes mostra me um video do teu a puxar sff,porque pelos comentarios noutro forum bmw o meu 18 ta e rapido de mais...
Já agora o teu 318tds (xanato) está a andar muito bem, relativamente a fumo como está?
Tem atenção às temperaturas na cabeça do motor.

Cump
Re: VNT15 no 318tds
Mais uma vez me dás razão. Tens pressão a mais no colector, esse carro n tem safe mode, isso é mesmo o motor que não pode mais. Mas digo te mais, não há só 3 com vnt, eu já preparei 7, fora os que tb montaram por fora. Por isso devem de haver uma duzia deles com esse turbo. E todos eles tb têm chip. Se te acende a luz da injecçao então a repro está mal feita, mas resolves pondo um diodo 1n4148 no sensor de pressão, isso vai fazer uma queda de tensão de 1,2v e em vez de teres 5v a 1.2bar tens 3,8v á mesma pressão. Entendeste?
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- xanato
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Re: VNT15 no 318tds
Isso e muito confuso pa mim nanico,faz safe mode mas nao acende nada e so faz no maximo esforço a subir em 4a as 4300rpm,ta a fazer muito menos fumo pk o outro turbo tava completamente roto,continuo a dizer q gostava de ver um video teu nanico=D
Re: VNT15 no 318tds
Neste momento não posso fazer um video só pela razão de que o quadrante e o ac foram foi á vida(porque rebentou a bateria e fez alguns estragos electricos) e ainda não tive tempo para o reparar.
Mas no final do mês vou tratar dele e vou por um 17 e depois ponho aqui um video e um gráfico com os valores.
Se não te acende a luz da injecção então tens aí outro problema. O que sentes? Fica abafado ou perde potencia? Podes precisar de trocar o sensor de pressão, ou se tiveres algum que possas exprimentar era melhor. Mas tenho quase a certeza de que é o motor que já não pode mais, deve de ficar com tanta pressão no colector que trava o motor(até sairem os gases de escape) e esse é um dos problemas de o turbo trabalhar com uma valvula de pressao, porque se ficar demasiado fechada, as alhetas do turbo não abrem o suficiente para a exaustão de gases, mas por outro lado se estiver muito aberta, fica sem backpressure e perde potencia.
Mas no final do mês vou tratar dele e vou por um 17 e depois ponho aqui um video e um gráfico com os valores.
Se não te acende a luz da injecção então tens aí outro problema. O que sentes? Fica abafado ou perde potencia? Podes precisar de trocar o sensor de pressão, ou se tiveres algum que possas exprimentar era melhor. Mas tenho quase a certeza de que é o motor que já não pode mais, deve de ficar com tanta pressão no colector que trava o motor(até sairem os gases de escape) e esse é um dos problemas de o turbo trabalhar com uma valvula de pressao, porque se ficar demasiado fechada, as alhetas do turbo não abrem o suficiente para a exaustão de gases, mas por outro lado se estiver muito aberta, fica sem backpressure e perde potencia.
Electromecânico BMW
Re: VNT15 no 318tds
Isto deve resumir a minha opinião sobre o assunto deste topico:
No motor do 318tds, quando aplicado um turbo com geometria variavel, não sera mais seguro ter pouco pressão de admissão em baixa rotação e passar a faixa de utilização do motor para um regime de rotação mais elevado? É que a backpressure é "inimiga" dos motores.
Quanto ao safe mode que falam atras, é muito facil de explicar: não tem nada a ver com sensores nem com diodos. Esta tudo relacionado com o calculador de combutivel. Se ja viu alguma eletronica de um 318tds e percebe como ela trabalha, deve saber ao que me refiro.
Não, eu não percebi. Pode explicar melhor? O xanato diz que na admissão faz 1.2bar. No escape tem que fazer mais? Se bloquear a geometria na posição com menos volume ate é capaz de conseguir 1.2bar no coletor de escape. Isso não sera prejudicial para o motor?O problema aí que ficas com muita pressao dentro do colector de admissao e pouca no escape(backpressure) e deveria ser ao contrário, já percebeste?
No motor do 318tds, quando aplicado um turbo com geometria variavel, não sera mais seguro ter pouco pressão de admissão em baixa rotação e passar a faixa de utilização do motor para um regime de rotação mais elevado? É que a backpressure é "inimiga" dos motores.
Quanto ao safe mode que falam atras, é muito facil de explicar: não tem nada a ver com sensores nem com diodos. Esta tudo relacionado com o calculador de combutivel. Se ja viu alguma eletronica de um 318tds e percebe como ela trabalha, deve saber ao que me refiro.
Re: VNT15 no 318tds
ToXico.
Acho que estás enganado, mas percebeste a coisa mal, mas tens razão em que se a geometria estiver mais fechada que prejudica ainda mais, a ideia é precisamente o contrário, ele precisa é de mais extração dos gases. A backpressure que falo fica entre o colector de escape e o proprio turbo e não propriamente nos tubos de escape onde aí sim é perigoso e letal para os motores. Mas o problema principal é que o turbo está a ser comandado com válvula de pressão e assim ele nunca vai funcionar direito. Tens alguma solução para isso? Se sim somos todo ouvidos. Como disse esta ecu não tem safe mode e daí ter falado no sensor de pressao, mas o xanato ainda não se explicou direito no que sente. E sim conheço o funcionamento de cada componente da ecu e compreendo como funciona e sei "onde mexer" se for necessário. Mas mesmo assim eu deixo que as pessoas aprendam com os seus erros.
Acho que estás enganado, mas percebeste a coisa mal, mas tens razão em que se a geometria estiver mais fechada que prejudica ainda mais, a ideia é precisamente o contrário, ele precisa é de mais extração dos gases. A backpressure que falo fica entre o colector de escape e o proprio turbo e não propriamente nos tubos de escape onde aí sim é perigoso e letal para os motores. Mas o problema principal é que o turbo está a ser comandado com válvula de pressão e assim ele nunca vai funcionar direito. Tens alguma solução para isso? Se sim somos todo ouvidos. Como disse esta ecu não tem safe mode e daí ter falado no sensor de pressao, mas o xanato ainda não se explicou direito no que sente. E sim conheço o funcionamento de cada componente da ecu e compreendo como funciona e sei "onde mexer" se for necessário. Mas mesmo assim eu deixo que as pessoas aprendam com os seus erros.
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Re: VNT15 no 318tds
Isto e a coisa mais simples de resolver mas eu nao quero,vai me tirar andamento o carro,o carro ta a andar tao pouco que a bomba nao consegue dar debito aquela rotaçao em 4a,a soluçao e facil,,e tirar gasoleo na repro mas eu nao quero pois se nao em 5a nao vai dar o salto que da,inda este sabado vinha do encontro bmw e dei 215km em recta plana,levantei pe porque a rotaçao ia um bocado elevada,eu quando fiz a repro pedi pa deslimitalo todo e ele assim ta... :fixenanico Escreveu:ToXico.
Acho que estás enganado, mas percebeste a coisa mal, mas tens razão em que se a geometria estiver mais fechada que prejudica ainda mais, a ideia é precisamente o contrário, ele precisa é de mais extração dos gases. A backpressure que falo fica entre o colector de escape e o proprio turbo e não propriamente nos tubos de escape onde aí sim é perigoso e letal para os motores. Mas o problema principal é que o turbo está a ser comandado com válvula de pressão e assim ele nunca vai funcionar direito. Tens alguma solução para isso? Se sim somos todo ouvidos. Como disse esta ecu não tem safe mode e daí ter falado no sensor de pressao, mas o xanato ainda não se explicou direito no que sente. E sim conheço o funcionamento de cada componente da ecu e compreendo como funciona e sei "onde mexer" se for necessário. Mas mesmo assim eu deixo que as pessoas aprendam com os seus erros.
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Re: VNT15 no 318tds
Nanico neste video dei 200 ceros ta aqui http://www.youtube.com/watch?v=dhvoWrgL9Pg
Re: VNT15 no 318tds
Ele dá 220 já lá fui 3 vezes sem problema e quando lá chega fica mesmo em cima do red line. :fixe
O teu não tem limitador de rotação? O meu corta ás 5500rpm só por segurança, e o limitador de velocidade é aos 250....mas isso queria eu, eh eh
O teu não tem limitador de rotação? O meu corta ás 5500rpm só por segurança, e o limitador de velocidade é aos 250....mas isso queria eu, eh eh
Electromecânico BMW
Re: VNT15 no 318tds
Não estou enganado, se ler novamente o que escrevi, vai ver que me refiro à pressão no coletor de escape. A seguir ao turbo, sera sempre inferior. Basta perceber um pouco de termodinamica para compreender o meu comentario.nanico Escreveu:ToXico.
Acho que estás enganado, mas percebeste a coisa mal, mas tens razão em que se a geometria estiver mais fechada que prejudica ainda mais, a ideia é precisamente o contrário, ele precisa é de mais extração dos gases. A backpressure que falo fica entre o colector de escape e o proprio turbo e não propriamente nos tubos de escape onde aí sim é perigoso e letal para os motores. Mas o problema principal é que o turbo está a ser comandado com válvula de pressão e assim ele nunca vai funcionar direito. Tens alguma solução para isso? Se sim somos todo ouvidos. Como disse esta ecu não tem safe mode e daí ter falado no sensor de pressao, mas o xanato ainda não se explicou direito no que sente. E sim conheço o funcionamento de cada componente da ecu e compreendo como funciona e sei "onde mexer" se for necessário. Mas mesmo assim eu deixo que as pessoas aprendam com os seus erros.
Quanto ao control da geometria no carro do xanato, claro que não é o ideal. O ideal era com um controlador eletrico como o do assunto deste topico. Mas nunca a fazer 1.2bar as 1500rpm como referiu atras. Basta consultar o flowchart do turbo para saber o porque.
A minha intervenção neste topico não foi com o objetivo de criticar o controlador eletrico. Ate sou a favor da utilização de soluções desse tipo. Apenas comentei porque achei pouco profissional as criticas feitas ao trabalho feito no carro do xanato quando na realidade quem o estava a criticar parece não estar muito dentro do assunto de turbos de geometria, ou mesmo motores, devido à forma como apresenta as criticas.
Um turbo de geometria para fazer 1.2bar, não precisa obrigatoriamente de fazer picos de pressão. Tudo tem uma afinação. A unidade de control do motor não tem a função de modo de segurança para o control do turbo. Mas esse famoso "safe mod" esta ativo na unidade. Exemplo disso é o desvio no inicio de injeção. Até lhe explicava o motivo do corte do carro do xanato, mas visto dizer atras que conhece o funcionamento da unidade, não precisa de explicação porque deve saber como funciona o calculador de combustivel.
É muito facil criticar o que é feito pelos outros dizendo que esta tudo mal feito, mas é dificil fazer criticas construtivas.
Re: VNT15 no 318tds
Desculpa outra vez amigo, mas penso que está a destorcer o que foi dito, e nunca ninguem falou[ou não me apercebi] em ter 1.2bar ás 1500rpm, até porque não é possivel. E se quer saber o desvio de injecção não tem nada a ver com o problema dele até porque se fosse esse o caso a luz de avaria de injecção iria acerder por breve periodo de tempo. Eu nunca entrei nem entro em detalhes tecnicos, porque a maioria das pessoas não iriam compreender e portanto devemos cingirmo-nos a uma linguagem mais leiga e banal. Mas se for para discutir tecnica então vamos abrir um novo topico na secção de electrónica assim sim podemos falar como profissionais e de todas as duvidas relativamente a este assunto. Até porque muita gente não destingue carga de pressão, se é que me faço entender.
Electromecânico BMW