Barulho irritante na sofagem

Secção para modelos Série 3

Moderador: Staff

JOFIMO
Membro Gold
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20

Re: Barulho irritante na sofagem

Mensagem por JOFIMO »

bmluis Escreveu:boas...
Acho normal depois de desligar a sofagem ficar um zumbido durante uns +/-10segundos e parece-me ser de um servo-motor que esta fechar uma comporta de ar.

Depois, um dia destes com o frio, e acabar de ligar o aquecimento fez um ruido novo durante +/-10seg, e parecia ser de origem eléctrica ou do motor da ventoinha, ou novamente de um servo-motor. Entretanto numca mais voltou.

Perto dos 3ºC temp. exterior é normal ouvir-se o zunido da bomba de aquecimento auxiliar, localizada no compartimento do motor lado direito junto ao pisca lateral. Mais conhecida por sofagem de parque, esta é util nos paises frios, para fazer mais rapidamente a descongelação da agua no circuito refrigeração do motor e aquecimento do habitaculo. Quando é accionada automaticamente, funciona ininterruptamente durante 15 minutos.
Esse barulho que se ouve depois de se desligar a ignição é normalíssimo, (são as portinholas da ventilação a fechar) e nos que tem a opcção de "calor latente residual" pode ficar muito mais tempo a funcionar a "chaufagem" mesmo depois de se desligar tudo, e não tem a ver com a sofagem de parque que é exactamente (pode ser ou não progamável €€€) para aquecer o habitáculo antes de o motor entrar em funcionamento, já agora só uma nota; se o liquido do sistema de arrefeciemnto do motor congelasse o bloco motor e não só estalava :lol1 daí se usar anticongelante, a sofagem de parque não é para essa função mas sim para o que referi.
Cumps.
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

luiscvtomas
Membro Iniciado
Registado: 20 abr 2012, 13:48
O meu Carro:: BMW 320d E46 - 2002/07

Mensagem por luiscvtomas »

Boas, no meu caso já detectei qual é o problema.

A ventoinha que está a fazer o barulho, que se prolonga por uns minutos mesmo depois de desligar o carro. É a ventoinha do sistema de refrigeração da módulo do Ar Condicionado.

Essa ventoinha encontra-se na parte de trás do módulo do ar condicionado. Basta o retirar para fora que fica logo vísivel. Para o fazer tem de se retirar os frisos, depois retirar o rádio, e depois com um bocado de força, com as mãos puxar para fora o módulo do A/C.

Vou resolver o problema com uma assopradela com o compressor, para retirar a sujidade.

Espero que isto ajude outros membros.

capvaz
Membro Iniciado
Registado: 30 dez 2009, 13:48
O meu Carro:: BMW 320d E46 - 2003/06

Mensagem por capvaz »

luiscvtomas Escreveu:Boas, no meu caso já detectei qual é o problema.

A ventoinha que está a fazer o barulho, que se prolonga por uns minutos mesmo depois de desligar o carro. É a ventoinha do sistema de refrigeração da módulo do Ar Condicionado.

Essa ventoinha encontra-se na parte de trás do módulo do ar condicionado. Basta o retirar para fora que fica logo vísivel. Para o fazer tem de se retirar os frisos, depois retirar o rádio, e depois com um bocado de força, com as mãos puxar para fora o módulo do A/C.

Vou resolver o problema com uma assopradela com o compressor, para retirar a sujidade.

Espero que isto ajude outros membros.
Eu já sofri do mesmo :lol1
Mas para ficares com o problema bem resolvido, faz como eu. Tira o módulo fora e desmonta-o, é necessário umas chaves que parecem uma estrela (não sei o nome :lol1 , comprei de prepósito para o efeito) e depois de desmontado, vais ver que a tal ventoinha esta colocada num eixo e consequentemente muito pó... Limpa tudo com um pano seco e põe um pouco de lubrificante nesse eixo, vais ver que é problema resolvido por uns bons tempos.
BMW FOREVER

BarreiraMix
Membro Junior
Registado: 07 mai 2011, 17:53
O meu Carro:: Saxo cup/ bmw 320 e46 touring

Mensagem por BarreiraMix »

Bem tive mesmo que desenterrar o tópico, para evitar criar um novo.!!
Tenho o mesmo problema com o barulho irritante que parece me vir por de traz dos botões do ac.!
Será a tal ventoinha que tem por traz dos mesmo é isso ou entendi mal?
Como tiro o modulo dos botões do ac? Já uma vez tentei e não consigo.!
Aguardo ajuda pessoal.!!!!!!

JOFIMO
Membro Gold
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20

Mensagem por JOFIMO »

BarreiraMix Escreveu:Bem tive mesmo que desenterrar o tópico, para evitar criar um novo.!!
Tenho o mesmo problema com o barulho irritante que parece me vir por de traz dos botões do ac.!
Tens duas hipóteses:
1-tiras o rádio fora e puxas o módulo para fora
2- metes uma lâmina na lateral do módulo e puxas sem desmontar mais nada, (eu como eu faço até com uma navalha)
Já tens a ajuda que aguardavas :lol1
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

BarreiraMix
Membro Junior
Registado: 07 mai 2011, 17:53
O meu Carro:: Saxo cup/ bmw 320 e46 touring

Mensagem por BarreiraMix »

JOFIMO Escreveu:
BarreiraMix Escreveu:Bem tive mesmo que desenterrar o tópico, para evitar criar um novo.!!
Tens duas hipóteses:
1-tiras o rádio fora e puxas o módulo para fora
2- metes uma lâmina na lateral do módulo e puxas sem desmontar mais nada, (eu como eu faço até com uma navalha)
Já tens a ajuda que aguardavas :lol1
Obrigado
Estranho ja ter feito força e aquilo não ter saído.!!

NightShade_PT
Membro Juvenil
Registado: 13 nov 2007, 15:08
O meu Carro:: BMW E90 320d 2005

Mensagem por NightShade_PT »

Eu tive mesmo que substituir a ventoinha da sofagem. já fazia um barulho irritante..
Se eu podia viver sem um BMW? Podia, mas não era a mesma coisa!!

Responder

Voltar para “Série 3”