BMW E46 320d - problema instabilidade no chassis

Secção para modelos Série 3

Moderador: Staff

Responder
deltaboy
Membro Juvenil
Registado: 28 out 2010, 23:12
O meu Carro:: BMW 320d E46 - 2003/07

BMW E46 320d - problema instabilidade no chassis

Mensagem por deltaboy »

Boa tarde companheiros,

Venho mais uma vez pedir ajuda para este problema que atormenta-me à mais de um ano....

Sou portador de um 320d 150cv de 06/2003.

À pouco mais de um ano o meu carro em estrada começou com um comportamento estranho, conforme passava pelas irregularidades da estrada o chassis do carro ficava aos "pulos", de tal forma que ficamos dentro do carro a ser completamente "achocalhados" e a bater com a cabeça no banco, super mas super desconfortável.
Pensei logo o mais óbvio, o carro já contava com quase 8 anos deveria de ser amortecedores.

Comprei uns bilstein B6 e apreveitei coloquei umas molas Eibach Pro-kit (para dar um ar diferente ao bicho e outra estabilidade).
Pois bem que na altura da troca, o mecânico que fez o trabalho até disse que os amortecedores antigos ainda estavam muito bons, à exceção dos traseiros que já estavam com o percurso um pouco estranho, mas pronto já tinha o material comprado e assim ficou colocado os B6 com molas eibach, infelizmente o problema não ficou por aqui...

Apesar de já não se notar tanto (porque o carro ficou um sepo) o problema dos "pulos em estrada ainda lá estava", segunda alternativa, troquei sinoblocos e lá continuava o problema.

Mandei verificarem as jantes e pneus, lá tinha umas jantes réplicas todas empenadas, fiquei contente por um lado pois pensei que finalmente tinha resolvido o problema, despachei aquelas jantes e comprei umas novas mas aproveitei os pneus pois estavam quase novos.

Ainda não foi desta, o problema permanecia.
Este sábado, após quase um ano de andar com os B6, coloquei os amortecedores de origem no carro permanecendo com o segundo kit de molas Eibach Pro-Kit (sim porque até isto já troquei) e o carro ficou muito mais confortável, mas continua com o problema estúpido de andar aos saltos na estrada e mais curioso, agora notasse mais.....

Tenho um amigo com um carro igual ao meu e com a mesma configuração de suspensão (Bilsteins B4 + molas Eibach) e este Sábado ao conduzir o dele só apetecia a seguir mandar o meu por um penhasco.... o dele não faz nada mas nada disto, ele próprio foi conduzir o meu e notou logo.

Alguém consegue por favor ajudar-me nisto?

Obrigado pessoal e desculpem o testamento mas nada melhor que explicar tudo certinho.

navigator
Membro Gold
Registado: 09 set 2009, 10:25
O meu Carro:: 328ci E46

Re: BMW E46 320d - problema instabilidade no chassis

Mensagem por navigator »

Mandaste alinhar bem as rodas da frente e de trás? São vários parâmetros a influenciar o comportamento do carro só por ai...também podes ter braços de suspensão empenados...tenta meter o carro no elevador e comparar medidas entre pontos dos triângulos e outros pontos pivotantes...alguma coisa tem de ser.

Consegues ver se o carro teve algum acidente assim maiorzito, pela info da BMW ou da seguradora?

Boa sorte e quando deres com o problema, reporta aqui ao pessoal.
Imagem

sarrico320
Membro Junior
Registado: 08 jul 2011, 18:14
O meu Carro:: e91 20d

Mensagem por sarrico320 »

Tive o meu carro numa situação semelhante, fui alinhar a direcção a uma casa recomendada pelo meu mecanico e problema resolvido

Rik Str
Membro Junior
Registado: 19 set 2009, 02:40
O meu Carro:: Audi TT

Mensagem por Rik Str »

Apesar de quase novos exprimenta trocar de pneus.

deltaboy
Membro Juvenil

Mensagem por deltaboy »

Boa noite pessoal.

Antes de mais obrigado pelas dicas.

Na sexta-feira o meu amigo que tem o 320d igual ao meu vai trocar as rodas do dele para o meu para testar o carro na estrada logo de seguida, uma coisa é certa, a única coisa que veio das outras jantes foram os pneus michelin, vamos lá ver era bom que fosse só isso.

Depois dou feedback.

Obrigado

germanii
Membro Gold
Registado: 15 jun 2007, 23:56
O meu Carro:: M6 .325d E93 .320i E36 .Mob 50

Mensagem por germanii »

estou a pensar que sim e espero tambem, diz coisas depois :fixe
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+

hugo_ti
Membro Gold
Registado: 20 ago 2009, 12:13
O meu Carro:: Bmw 325 Ti

Mensagem por hugo_ti »

tens pneus RFT??

ou demasiado largos atras??

por vezes isso conta tambem...cumps
Imagem

deltaboy
Membro Juvenil

Mensagem por deltaboy »

Não, tenho atrás o normal para jante 17, 225/45zr17

deltaboy
Membro Juvenil

Mensagem por deltaboy »

Boas rapaziada,
Infelizmente não consigo mesmo perceber o que se está a passar com o carro para ter este problema.
Na passada Sexta-feira combinei então com o meu amigo, que tem um E46 igualzinho ao meu e lá trocámos as rodas dele para o meu carro, só para tentar despistar se poderia ser ou não algum pneu ou jante.
Infelizmente mesmo com as rodas dele o meu carro faz o mesmo problema e o dele com as minhas está impecável....
Não vejo mesmo o que possa ser... alguém consegue dar-me mais alguma dica?

Obrigado

sarrico320
Membro Junior

Já alinhaste a direcção?
Estes carros tambem alinhao as rodas de trás.

deltaboy
Membro Juvenil

Mensagem por deltaboy »

Sim desde que tenho este problema já mandei alinhar duas vezes sendo a ultima só à frente, mas de toda a forma o desalinhamento atras faria estes sintomas?

Rui Ribeiro 13
Membro Gold
Registado: 12 out 2007, 00:12
O meu Carro:: *

Mensagem por Rui Ribeiro 13 »

O melhor e saber história do carro, se teve algum acidente grave.

Por vezes estão muito bonitos por fora e o chAssi estão empenados.
A terra vista da lua é azul e branca!

Son3ca
Membro Iniciado
Registado: 28 nov 2010, 08:39
O meu Carro:: BMW 320d E46

Mensagem por Son3ca »

deltaboy,

caso nao consigas junto da tua seguradora,
diz-me a matricula do teu carro e o nº da apolice por pm, para ver se eu consigo ver se o carro teve acidentes.
sou mediador de seguros, caso tenha tido, a unica coisa que nao te consigo ver é o valor das reparaçoes.

abraço

sarrico320
Membro Junior

deltaboy Escreveu:Sim desde que tenho este problema já mandei alinhar duas vezes sendo a ultima só à frente, mas de toda a forma o desalinhamento atras faria estes sintomas?
Sim, quando tive um acidente com o meu o meu mecanico mandou alinhar no sitio que tratou da chaparia, ficou com a traseira a "saltar" sempre que passava por um buraco, queixei_me disso e ele disse para ir a uma casa com que ele já trabalha á muitos anos e o carro voltou a colar ao chão. Tenta saber onde é que a malta dos bmw ai da tua zona manda alinhar, e se estiverem satisfeitos vai lá. Depois á outra questão, como são carros um pouco pesados qualquer folga por mais pequena que seja nota-se muito.

Responder

Voltar para “Série 3”