320d 136cv Chipado vs 320d 150cv

Secção para modelos Série 3

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fireblade
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Re: 320d 136cv Chipado vs 320d 150cv

Mensagem por fireblade »

R3v3rs3, desde obrigado por me esclarecer, mas sabes que tipo de hardware devo meter para ficar com mais cavalos?
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cap
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Re: 320d 136cv Chipado vs 320d 150cv

Mensagem por cap »

É um cocktail simples.

- Turbo (da versão de 150cv ou qq coisa maior).
- InterCooler maior (opcional mas dá sempre uma ajudinha a produzir potência).
- Bicos de injector de maior fluxo.
- Repro
- Embraiagem porque a de origem não se vai aguentar quase nada.
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fireblade
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Re: 320d 136cv Chipado vs 320d 150cv

Mensagem por fireblade »

cap Escreveu:É um cocktail simples.

- Turbo (da versão de 150cv ou qq coisa maior).
- InterCooler maior (opcional mas dá sempre uma ajudinha a produzir potência).
- Bicos de injector de maior fluxo.
- Repro
- Embraiagem porque a de origem não se vai aguentar quase nada.
boas...


mas com o turbo do de 150 ja renderia alguma coisa?sao iguais?
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JMGP
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Re: 320d 136cv Chipado vs 320d 150cv

Mensagem por JMGP »

O turbo do 150cv é um vnt 17 e o de 136 é um 15.

Com o conjunto que o cap referenciou os 200cvs são perfeitamente possiveis :evil:

Eman...3
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Re: 320d 136cv Chipado vs 320d 150cv

Mensagem por Eman...3 »

fireblade, com o turbo por si só não... (ou melhor, n te compensaria alterar turbo sem mudar bicos). Aki a maior prioridade é mesmo os famosos bicos . .. (claro k posteriorment terias k mudar turbo e embreagem etc etc . . pois o "nosso" turbo de origem n aguenta grandes pressoes :s

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R3v3rs3
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Re: 320d 136cv Chipado vs 320d 150cv

Mensagem por R3v3rs3 »

Só com turbo e repro os ganhos são muito pouco significativos, pois o meu setup ainda é repro + turbo do 150 (GT1749v) e já testei 1001 electróncias nisto e por experiência não há mesmo milagre que safe isto lol. Apenas se nota que o carro mantém a potência em altas até mais tarde mas a linha de potência estabiliza na mesma, só acho que o gt15 perdia um bocado mas atinge a potência, com este a coisa prolonga-se e ajuda ligeiramente mas acreditem que para este carro, se não quiserem meter bicos, não valerá a pena trocar turbo (pelos ganhos) mas obviamente que é mais fiável, é como tudo :D . Se calhar pode fazer um pouquinho mais de pressão do que o GT15 e fiável mas os ganhos podem até só ser de 3 ou 4 cavalos... A partir de X pressão não há mais ganhos, e começa-se a perder. Portanto não há grande necessidade disto, porque com essa pressão (mais alta) e com bicos tiram mais 40 ou mais cavalos!
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fireblade
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Re: 320d 136cv Chipado vs 320d 150cv

Mensagem por fireblade »

R3v3rs3, desculpa pela minha ignorancia mas entao o que devo fazer?
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R3v3rs3
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Re: 320d 136cv Chipado vs 320d 150cv

Mensagem por R3v3rs3 »

Se pretendes meter cavalos a sério nisso, metes o "cocktail" que o cap acima refere (turbo + bicos + embreagem como hardware prioritário) e IC para ficar perfeito.

No teu lugar, se calhar preparava o carro para poder levar com os bicos de forma adequada, fiável e eficaz de uma vez, porque afinal os bicos são a "magia" desta modificação toda, é o que te vai fazer o carro andar. Podes sempre começar por trocar já o turbo e reforçar a embreagem, e aí sim acho que está preparado para levar bicos com fiabilidade... Acho de facto desajustado começar pelos bicos porque não podes puxar a sério pelo carro pelo menos sem ajustares a reprogramação (fazer "downgrade") e por dois grandes motivos:
-o turbo original é "fraco" para tamanha carga de injecção (parte num instante por excesso de pressão ou por temperatura talvez);
-embreagem não aguenta muito mais carga que o que já tens, ou seja, só com repro, está mais que estudada a situação.

Acho que era o ideal, e mais tarde metias um IC porque ainda é mais um investimento mas não tem logo necessidade de se fazer, é bom que o coloques mas por causa dos € tens já muito em que gastar.

Eu como ainda ando a estudar e o hobby (música) de momento não está a dar grandes lucros, vou ter de me contentar para já só com os bicos (turbo já está montado há muito) e ter de fazer uma electrónica ajustada à embreagem stock, não patina mas já tem muitos km's e nem sei se em altas rpm isto não se queixará com alguma carga, mas até a reforçar vai ter de ser ajustado. Também decidi assim porque dá-me imenso gozo afinar isto senão os bicos vinham em último lugar.

OK? :D qualquer dúvida a malta tira-te.
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JMGP
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Re: 320d 136cv Chipado vs 320d 150cv

Mensagem por JMGP »

Eu por acaso estou na fase intermédia de dar fogo à peça!!

Repro já a tenho à muito, embreagem reforçada é montada esta semana, logo fica a faltar turbo, bicos e IC.

Por uma questão monetária tinha pensado em começar primeiro pelo IC XL que se vende aqui pelo fórum e só mais tarde investir primeiro no turbo (para não rebentar com o 15) do 150cv e por último meter os bicos.

Em situação muito especial meter ao mesmo tempo turbo e bicos, mas isso depende um pouco das finanças da altura.

Acham que esta "ordem cronológica" está correcta ou devo começar por outro hardware?
R3v3rs3 tenho que trocar umas pm's contigo acerca desta temática que pelo que o pedrosousa indica tás lá :fixe

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fireblade
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Re: 320d 136cv Chipado vs 320d 150cv

Mensagem por fireblade »

R3v3rs3 Escreveu:Se pretendes meter cavalos a sério nisso, metes o "cocktail" que o cap acima refere (turbo + bicos + embreagem como hardware prioritário) e IC para ficar perfeito.

No teu lugar, se calhar preparava o carro para poder levar com os bicos de forma adequada, fiável e eficaz de uma vez, porque afinal os bicos são a "magia" desta modificação toda, é o que te vai fazer o carro andar. Podes sempre começar por trocar já o turbo e reforçar a embreagem, e aí sim acho que está preparado para levar bicos com fiabilidade... Acho de facto desajustado começar pelos bicos porque não podes puxar a sério pelo carro pelo menos sem ajustares a reprogramação (fazer "downgrade") e por dois grandes motivos:
-o turbo original é "fraco" para tamanha carga de injecção (parte num instante por excesso de pressão ou por temperatura talvez);
-embreagem não aguenta muito mais carga que o que já tens, ou seja, só com repro, está mais que estudada a situação.

Acho que era o ideal, e mais tarde metias um IC porque ainda é mais um investimento mas não tem logo necessidade de se fazer, é bom que o coloques mas por causa dos € tens já muito em que gastar.

Eu como ainda ando a estudar e o hobby (música) de momento não está a dar grandes lucros, vou ter de me contentar para já só com os bicos (turbo já está montado há muito) e ter de fazer uma electrónica ajustada à embreagem stock, não patina mas já tem muitos km's e nem sei se em altas rpm isto não se queixará com alguma carga, mas até a reforçar vai ter de ser ajustado. Também decidi assim porque dá-me imenso gozo afinar isto senão os bicos vinham em último lugar.

OK? :D qualquer dúvida a malta tira-te.
oki doki...entao sendo assim vou ja procurar um turbo, sabes me dizer qual é o preço normal deles usados.


obrigado
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R3v3rs3
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Re: 320d 136cv Chipado vs 320d 150cv

Mensagem por R3v3rs3 »

JMGP, tás à vontade ;) . O 15 só com repro (se não estiver a fazer grandes pressões) aguenta... com bicos é que aconselharia já com o turbo novo ou montar as 2 coisas em conjunto, como fez o ricardoguedes. E não esquecer de trocar o sensor MAP também...

fireblade, preços não sei exactamente mas parece ser relativo, eu arranjei o meu baratinho mas necessitou de reparação. Ficou por volta de 350 euros o tacho do turbo + reparação + adaptação. Pode ser que arranjes um usado em óptimo estado pelo mesmo preço ou por menos um bocadito que já era óptimo negócio! Depende mesmo do estado da peça. Se arranjares um muito muito barato como eu (sorte!) é sempre preferível deixar isso numa boa casa de turbos para o analisarem e se acharem que necessita de reparação, mais vale reparar para teres garantia que está pronto para aguentar com o aço :lol: . Podes sempre abrir um tópico de compra do mesmo aqui no forum ou até ligar pa uma casa de turbos que na altura que deixei o meu para reparar, até tinham lá do 150cvs usados, é questão de apanhares o melhor preço.
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wurth
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Re: 320d 136cv Chipado vs 320d 150cv

Mensagem por wurth »

Tenho um amigo k tem um 17 a venda.
350€ turbo como novo. Fez 30.000km's era de um alfa 156 1.9JTD.
O turbo foi calibrado e geometria virada pa cima.

Interessa?

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varader0zs
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Re: 320d 136cv Chipado vs 320d 150cv

Mensagem por varader0zs »

Será que a evoluçao de um 15, para um 17 e esses euros gastos compensam no resultado final?
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wurth
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Re: 320d 136cv Chipado vs 320d 150cv

Mensagem por wurth »

Tambem tenho ic adequado

luisgodinho33
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Re: 320d 136cv Chipado vs 320d 150cv

Mensagem por luisgodinho33 »

Boas pll eu tenho uma 320 d 136cv com uma repro desde os 50000km agora tem 220000km numca teve problemas.mas o motor de 136 nada tem a ver com o d 150 esse chega facilmente aos 200cv e o outro ño maximo aos 155cv .quem dizer ke mete mais so com repro gotava de ver no banco de potencia.xau pll

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