Trocar motores 318Tds por 325Tds para esquecer

Secção para modelos Série 3

Moderador: Staff

andre21
Membro Iniciado
Registado: 04 jun 2007, 20:54

Mensagem por andre21 »

Rui_318TDS Escreveu:Viva tal como tu tenho um 318tds mas sedan. Os 318tds não têm 96cv mas sim 90cv.
Realmente os 318tds são um pouco lentos, contudo se colocares um chip de potência ficas com um carro bem melhor.

O meu 318tds foi alterado pelo Eng Manuel Pedro da Vilauto e só tenho a dizer bem do serviço, foi feito à 2 e meio +- e fez desde então 30 mil klms+- e até ao momento não tive problemas, contudo tenho bastantes cuidados com a manutenção preventiva do carro.

Quanto à ideia de trocares o motor, é possível mas é mt caro para além de que nunca conseguirás legalizar isso. O E36 compact nunca teve o motor 325tds.

Cump

Penso que seja possivel na alemanha existe o 325 compact porque é que em portugal não poderia ser legalizado

SuperSonico
Membro Senior
Registado: 08 mar 2004, 18:02
O meu Carro:: Porsche Boxster 2.5

Mensagem por SuperSonico »

na alemanha não existe 325tds compact!!

na versão do nosso o maximo que existe é 323ti (gasolina)

com o dinheiro do motor dum 325tds podes colocar o teu bichico com 120/130 cvs.

Tera de levar uma alteração dos mapas de centralina e um turbo novo, a acompanhar essa situação decerteza que teras de reforcar a embraiagem.
O ideal seria ainda meter uma linha de escape um pouco mais larga.

melhores cumprimentos...
Sócio Nº6

luispaz
Membro Juvenil
Registado: 01 jun 2007, 15:31
O meu Carro:: BMW 316i/318i cabrio E36 - 92/94

Mensagem por luispaz »

Vais ter problemas com, veio de transmissão, caixa de velocidades (o escalonamento é diferente), diferencial, sistema de travagem (discos atrás + bomba central de travões) isto para se ele anda poder parar convenientemente, OBD (centralina e respectiva cablagem), e bem uma série de questões que me escapam de momento. Além de (penso eu) não poderes passar um carro registado e matriculado a diesel, passá-lo p gasolina, salvo se passares para um 325tds. Mas boa sorte!
Abraço!
Imagem

luispaz
Membro Juvenil

Mensagem por luispaz »

Ah, outra coisa, cuidado com os 325tds, são os motores que equiparam durante algum tempo os Land Rovers 2500tds, e não aprovaram lá muito bem. Não se esqueçam, este motor não tem geometria variável, nem é multiponto. Não é um 320D... Evitem problemas.
Abraço!
Imagem

SuperSonico
Membro Senior

luispaz Escreveu:Vais ter problemas com, veio de transmissão, caixa de velocidades (o escalonamento é diferente), diferencial, sistema de travagem (discos atrás + bomba central de travões) isto para se ele anda poder parar convenientemente, OBD (centralina e respectiva cablagem), e bem uma série de questões que me escapam de momento. Além de (penso eu) não poderes passar um carro registado e matriculado a diesel, passá-lo p gasolina, salvo se passares para um 325tds. Mas boa sorte!
Abraço!
os compacts +98 teem disco no eixo traseiro...

os diferenciais e caixa penso que sejam iguais.

centralina diferente

E ele quer passar de diesel, para diesel, dum 318tds para 325tds

Cumps
Sócio Nº6

m compact
Membro Gold
Registado: 05 out 2004, 23:56
O meu Carro:: BMW M3 E36 sedan

Mensagem por m compact »

andre21, isso nunca existiu,325tds compact :roll:
E30 324td by VCpower
E36 ///M3
Suzuki Grand Vitara 1.6 Gpl
Opel astra cosmo cdti

"Quem trabalha muito, erra muito.
Quem trabalha pouco, erra pouco.
Quem não trabalha não erra.
E quem não erra é promovido."

luispaz
Membro Juvenil

Mensagem por luispaz »

As caixas são iguais nos E36, desde o 316i até ao 320i, acima disto, o escalonamento de caixa (323i para cima) é diferente seja diesel ou gasolina. Se ainda o tiverem, o manual de instruções das vossas viaturas tem uma tabela com o escalonamento destas. O meu tem. O eixo traseiro se já tem discos atrás, menos mal, o diferencial não tem é autoblocante de certeza, e garanto que faz falta acima dos 150cv... Atenção num pormenor, um 325tds pode custar cerca de 8000€ se for por exemplo de 1996, não sei se por este dinheiro não valerá a pena adquirir logo um que já tenha sido assemblado de fábrica como tal. Os problemas não devem justificar o esforço. Mas pronto, é uma opinião. :roll:
Abraços!
Imagem

[email protected]
Membro Junior
Registado: 23 mar 2007, 21:40

Mensagem por [email protected] »

mas alguma vez se da 8 mil euros por um motor, o motor 25tds no maximo para ai 1500,a 2000€.... se gastar mais mil na montagem
Imagem

SuperSonico
Membro Senior

luispaz Escreveu:As caixas são iguais nos E36, desde o 316i até ao 320i, acima disto, o escalonamento de caixa (323i para cima) é diferente seja diesel ou gasolina. Se ainda o tiverem, o manual de instruções das vossas viaturas tem uma tabela com o escalonamento destas. O meu tem. O eixo traseiro se já tem discos atrás, menos mal, o diferencial não tem é autoblocante de certeza, e garanto que faz falta acima dos 150cv... Atenção num pormenor, um 325tds pode custar cerca de 8000€ se for por exemplo de 1996, não sei se por este dinheiro não valerá a pena adquirir logo um que já tenha sido assemblado de fábrica como tal. Os problemas não devem justificar o esforço. Mas pronto, é uma opinião. :roll:
Abraços!
Os 325tds não trazem autoblocante e teem menos de 150 cvs :D
Sócio Nº6

luispaz
Membro Juvenil

Mensagem por luispaz »

Eu sei disso, estava só a dar um exemplo. De todo o modo, façam como entenderem, acho que os carros quando são concebidos, são projectados por uma série de engenheiros, que lhe atribuem uma série de características técnicas, que os projectam no mercado num sentido. Os carros tipo Frankenstein também são válidos, os problemas começam é a surgir em fila atrás uns dos outros, conforme temos de alterar mais e mais uma coisinha. Para mim o que caracteriza um BMW, é precisamente a qualidade de construção, a fiabilidade de condução, a potência, segurança e prestígio que o enaltece face a qualquer outro carro, por mais novo que seja. Colocar isso em questão, na minha óptica, desprestigia a marca. Mas, quem tem tempo, dinheiro e paciência para gastar, força, é um desafio, e aprende-se muito com estes desafios. O meu também está alterado, mas apenas no sentido de explorar ainda mais o que ele já possuía de origem. Acho que se eu algum dia pretender um ferrari, junto algum € e compro, não compraria um fiat e alterava para um ferrari. Não me levem a mal por favor, estou apenas a dar a minha opinião. Já aprendi convosco por exemplo que o 325tds não tem autoblocante ;)
Abraços pessoal!
Imagem

andre21
Membro Iniciado

Mensagem por andre21 »

luispaz Escreveu:Eu sei disso, estava só a dar um exemplo. De todo o modo, façam como entenderem, acho que os carros quando são concebidos, são projectados por uma série de engenheiros, que lhe atribuem uma série de características técnicas, que os projectam no mercado num sentido. Os carros tipo Frankenstein também são válidos, os problemas começam é a surgir em fila atrás uns dos outros, conforme temos de alterar mais e mais uma coisinha. Para mim o que caracteriza um BMW, é precisamente a qualidade de construção, a fiabilidade de condução, a potência, segurança e prestígio que o enaltece face a qualquer outro carro, por mais novo que seja. Colocar isso em questão, na minha óptica, desprestigia a marca. Mas, quem tem tempo, dinheiro e paciência para gastar, força, é um desafio, e aprende-se muito com estes desafios. O meu também está alterado, mas apenas no sentido de explorar ainda mais o que ele já possuía de origem. Acho que se eu algum dia pretender um ferrari, junto algum € e compro, não compraria um fiat e alterava para um ferrari. Não me levem a mal por favor, estou apenas a dar a minha opinião. Já aprendi convosco por exemplo que o 325tds não tem autoblocante ;)
Abraços pessoal!
Por eu gostar deste modelo da bmw devido a fiabilidade conforto, materiais de construção e tambem devido a ser um compact M que tem uma linha desportiva, e assima de tudo, sei que posso fazer certas coisas em que não poderia fazer com o meu antigo opel strada que ja tinha 16 anos.
Penso que não vou trocar de motores devido aos € que iria gastar dava para comprar um bmw compact da nova serie e mais recente vou talvez alterar um pouco a estetica e vamos ver como vai ficar

Áttila
Membro Juvenil
Registado: 03 nov 2006, 12:10

Mensagem por Áttila »

penso que seja possível legalizar o carro, mas isso necessitava de pedir uma homologação à marca, pedir um projecto de mudança de cilindrada a um engenheiro mecânico, papeladas de DGV e depois as despesas de mecânica.

Só para uma ideia, a papelada toda para a mudança de cilindrada num carro é de cerca de 2000 euros... portanto nao deverá compensar..

luispaz
Membro Juvenil

Mensagem por luispaz »

Depois se puderes, mostra umas fotos ou assim.
Abraço!
Imagem

andre21
Membro Iniciado

Mensagem por andre21 »

[email protected] Escreveu:nao metas chip
vai a box, 75 euros ficas com regulaçao, e on/off, o meu prime tem no compct dele e 5 estrelas
Onde posso encontrar essa box

_picaman_
Membro Senior
Registado: 03 jul 2004, 14:52
O meu Carro:: bmw 325i coupé e36

Mensagem por _picaman_ »

há para aqui algumas coisas engraçadas neste tópico...
primeiro, o motor do 318 para o do 325 nao é nada parecido... lol
so tem mais 2 cilindros e é parecido??? ja viste um ao lado do outro???
não precisa nada de trocar de travoes, nem de veios de transmissao que penso ser iguais. e caixa tambem penso que sejam iguais. e diferencial...
o 2.5tds teve nos range rover... é como qualquer motor: uns dizem bem, outros queixam-se... eu pessoalmente nao teria qualquer problema em adquirir um 325tds...
depois ha 325i's sem autoblocante, por isso um 325tds nao necessariamente é coisa que faça muita falta...
ficava engraçado com autoblocante mas nao é nada que faça falta...
ex:
E30 320i
E36 318is preto
E36 318is azul
E36 325 tds verde
E36 325 tds bordeaux
E46 320ia
E34 524td
E36 M3

actualmente:
E36 320i
E36 325i coupé