E36 318IS vs E36 320I

Secção para modelos Série 3

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tiagoghost
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Mensagem por tiagoghost »

bimmer pms Escreveu:epa pensa bem e fala kom tecnicos da bmw ke logo te dizem o melhor deels todos e arranajs ao mesmo preços .... 325i gasolina 6 cilindros, o 318is na minha opinião deixa o 320i de lado pois e tipo um motor sapalhão por assim dizer agora o 325i esses sim tem jarda ja exeperimentei um e aconselho, agora tens de ver os gastos ai ke bebe, bebe
O 325I já é mais carote, ainda por cima a versão coupé ( sim, porque quer seja um ou outro, tem de ser coupé :D )
Anusko Escreveu:tiagoghost, se tens capacidade técnica para fazer/arranjar tu mesmo tudo para um kit turbo melhor! Referi q há muito material na ebay pq para pessoas como eu q pouco percebem de mecânica e de poucos recursos dispõem é um método fácil, não deixando de concordar ctg na questão da fiabilidade, não se até q ponto ela vai.
O M42 parece-me uma excelente escolha para turbinar até pq quanto sei, grande parte do motor já é forjado.
Também já tinha ouvido dizer isso do M42 ter muitos reforços, mas mesmo assim, vai levar pistons, bielas, e cambota a maneira! Tenho de fazer as contas á taxa de compressão que ficará com uma cambota do 320d! Quero uma coisa potente, mas que não encoste asism que meter a 2ª!
luispaz Escreveu:Existem kits para o 320i cuja finalidade é precisamente retirar peso ao motor. Tenho conhecimento de causa que é um motor excepcional (especialmente com sistema vanos) no débito dos seus 150cv. Mas o motor 318is é muito mais leve e rápido por isso mesmo, são 140cv para 1200kg (aproximadamente 1 CV para cada 9 Kg de peso), além do binário ser bem melhor no 318is. A relação peso potência é muito importante.
Abraço!
falas-te numa coisa muito importante, a relação peso potencia, e o binario.

O 318Is tem 140Cv as 6000 e 175nm as 4500Rpm com uma taxa de compressão de 10:1 e pesa 1200Kg com o deposito cheio
Enquanto o 320I tem 150Cv as 5900 e 190Nm as 4700Rpm com uma taxa de compressao de 10,5:1 e pesa 1270Kg com o depósito cheio tb!

Embora todas estes dados vão ser alterados com a instalação do turbo, tb há que os ter em conta!


Espero que daqui a 2 anos mais ou menos já esteja a bombar!
So para o ano é que tenho a carta. Dinheiro para o carro já falta pouco, depois é derreter os 1ºs ordenados no bicho!

E se Deus quizer, juntar-me a voces em muitos encontros, e muitos cafés na costa!


Abraço, e obrigado pela ajuda de todos!
E36 S50 Coupe

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frazaorB
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Mensagem por frazaorB »

Boas

já agora deixo te as minhas impressões :)

tenho um 320i e gosto muito. Como anda a mesma coisa que o 18, escolhia o meu por causa do som que faz ( 6 cilindros ). Os consumos são quase a mesma coisa.

Mas se queres mesmo power, precisas de um 325i !!!! bem sei que é mais caro, mas como estás a pensar em fazer mods, vais gastar dinheiro, e assim começavas o teu projecto já com 190 e tal cavalos !!!! e num motor muito fiável.. Bloco maior, atmosferico para não teres chatices...

E o 325i em portugal trazia LSD......... pensa bem :)

Em relação ao curvar, os E36 tem de ter a borrachada das suspensões boa, e geralmente não tem ! Mas não é assim tanto dinheiro e podes afinar o carro a teu gosto. Se estiverem bacanos, são giros e divertidos ( embora não me pareçam muito rapidos a curvar )


Boa sorte !

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EliseLotus
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Mensagem por EliseLotus »

convem, antes de mais, delineares o que queres fazer ao carro.
isto de dizer "uns pozinhos" e muito giro, mas ha tanto "po" por ai que convem que decidas que tipo de po queres. coca? :D

pondo as coisas de um modo o mais simplificado possivel:
- se queres algo para fazer rotacoes "sem fim", N/A, 318is
- se queres algo para turbinar, para ter a maior potencia que a carteira deixar, 318is
- se quiseres algo para ter forca (seja compressor, turbo ou N/A) e que de para andar razoavelmente no dia-a-dia, a base ideal e o 320i

tem atencao que a parte mais barata de meter um turbo num carro e mesmo o turbo e o colector. tudo o que e interno normalmente tem que ser mudado por componentes mais resistentes, vais ficar surpreendido com o preco de algumas pecas para essas alteracoes.

um colega meu turbinou um 325i e, sem grandes detalhes, gastou 30mil euros no motor. outros 20mil iram eventualmente para o por a 100% (fiavel, sem falhas, etc). ah, e mao de obra foi "zero", ele fez tudo ate as modificacoes a cabeca.

esquece as diferencas de comportamento, porque vais ter que alterar tudo! substituir por material do M3 nao chega 8)
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David
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Mensagem por David »

Boas,

Tiago,
Reparei que referiste 1200kg para o 318is, o meu tem 1310kg no livrete(em vazio), para o 320 acrescenta mais uns 50/60kg.

Parece-me que o livrete não estará certo, na inspecção, lembro-me, de ter visto na balança 660/670 á frente e mais 640/650kg atras. Deposito quase vazio mas uma pessoa de 60/70kg no interior(não era eu :D ).

Estes carros estão afinados para terem distribuição de pesos em 50/50 mas quando têm o deposito cheio.
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tiagoghost
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Mensagem por tiagoghost »

A ideia é mesmo turbinar, isso de rotações sem fim, não me agrada, e ao motor tb n! Sei bem quanto é que pode custar essa alteração, nesta altura do campeonato já não ando propriamente as cegas! Cames, touches, valvulas, pistons, bielas, volnte do motor, injectores, etc etc!

O que me esta a dar mais a volta a cabeça, é mesmo o comportameto/estabilidade em curva, quero mesmo saber se o 320I ou mesmo o 325 Curva tão bem como o 318IS!

Eu referi esse peso porque foi o que encontrei na net! nesta altura do campeonato ter o deposito cheio tá dificil!
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frazaorB
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Mensagem por frazaorB »

Nunca conduzi um 318is, mas creio que as diferenças para os outros era motor e escape. ( conduzi um 325 e era identico ao meu )
Por isso devem ser todos parecidos.
Com LSD muda tudo, claro mas é mais à saida das curvas.

Definitivamente tens de conduzir varios, mas vais ver que o que vai mudar é o "estado" da suspensão e não o "tipo".

Em relação ao motor e fazer muita rotação, entendo o que queres dizer. Eu vim de um carro a diesel para este e no inicio fazia-me confusão esticar as mudanças, mas o 6 cilindros parece que gosta ! E basta conduzires um para ouvires o motor , que vês logo que ele foi feito para isso.

A verdade é que se não deres um pouco de rotação, ele não se mexe :)

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tiagoghost
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Mensagem por tiagoghost »

Eu não tenho problema nenhum em esticalas, mas dentro dos valores de origem, não vou por um carro que corta as 7000, a cortas as 9000, isso sim faz-me confusão!

Por agora acho que vou acalmar um bocado na procura, e qd chegar a altura vou exprimenta-los!

Muito obrigado pela ajuda de todos! ;)

Abraço!
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David
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Mensagem por David »

Pode ser que durante este periodo de tempo ainda andes em alguns aqui da malta... :D

Mas tens um e36 316i correcto? Em termos de peso será equivalente aos 318is. A curvar tambem deve ser semelhante, salvo a diferenças na afinação das suspenções dos coupe para sedan(diferentes desde origem).

AB
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Mensagem por tiagoghost »

Sim, o meu a curvar neste momento tá tipo um barco, os amortecedores a frente, têm no minimo 10 anos (são os que vinham com o carro qd o comprei) e a tras tenho a maior M*rda que pode haver em relação a amortecedores: Monroe! Não consigo imaginar onde é que o meu pai estava com a cabeça a 2 anos atras qd comprou aquilo!

E já que vou ter de trocar, aproveito e meto uns coils baratos, visto que de momento, não há €€ para mais nenhum, e este tem de se aguentar até chegar o 318 ou o 320!
E é bem melhor solucionar os problemas qd sao pequenos, para n ter uma despesa bem maior por causa do "deixa andar".


Tirando isso, até a bem pouco tempo atras, qd estava em condições, até faz umas curvas engraçadas!
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EliseLotus
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Mensagem por EliseLotus »

tiagoghost Escreveu:A ideia é mesmo turbinar, isso de rotações sem fim, não me agrada, e ao motor tb n! Sei bem quanto é que pode custar essa alteração, nesta altura do campeonato já não ando propriamente as cegas! Cames, touches, valvulas, pistons, bielas, volnte do motor, injectores, etc etc!

O que me esta a dar mais a volta a cabeça, é mesmo o comportameto/estabilidade em curva, quero mesmo saber se o 320I ou mesmo o 325 Curva tão bem como o 318IS!

Eu referi esse peso porque foi o que encontrei na net! nesta altura do campeonato ter o deposito cheio tá dificil!
rotacoes sem fim nao agrada ao motor, mas turbinar e menos mau? :lol:

em relacao ao comportamento de origem, o 318is e ligeiramente mais incisivo...de resto, so notas com um cronometro e muito tempo passado em pista.
nao te esquecas e que o comportamento base nao vai servir de nada quando alterares o motor....
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tiagoghost
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Mensagem por tiagoghost »

É verdade, mas se compararmos os ganhos com os "danos", turbinar compensa muito mais!
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_picaman_
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Mensagem por _picaman_ »

isto ja foi discutido aqui varias vezes e volto a dizer a minha opiniao: 320i sempre, é uma conducao diferente da do 318is. o motor responde mais tarde mas responde melhor. e só o ronco acho que ja vale a pena. agora se fosse a ti, esquecia isso dos turbos e aumentar cavalos prque quase toda a gente tem essa ideia e depois o que faz é trocar o carro... com o que vais gastar num 318is para por turbo e ficar com uns 200cavalos mais ou menos, compra um 325i, e ate ja traz autoblocante e ficas com um carro todo original!!!
ex:
E30 320i
E36 318is preto
E36 318is azul
E36 325 tds verde
E36 325 tds bordeaux
E46 320ia
E34 524td
E36 M3

actualmente:
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Lsebas
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Mensagem por Lsebas »

Eu tenho um 320i. Modificações à parte, quando o m52 saiu, foi considerado um dos melhores motores da epoca. Estou muito satisfeito com o meu e tens a garantia d um motor muito fiavel, e até há pessoal que pensa que o vanos é turbo...LOOOOL
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tiagoghost
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Mensagem por tiagoghost »

Lsebas Escreveu:Eu tenho um 320i. Modificações à parte, quando o m52 saiu, foi considerado um dos melhores motores da epoca. Estou muito satisfeito com o meu e tens a garantia d um motor muito fiavel, e até há pessoal que pensa que o vanos é turbo...LOOOOL

Há com cada um....
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Lsebas
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Mensagem por Lsebas »

nunca te aconteceu?LOL
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