FAmosas borboletas

Secção para modelos Série 3

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Crow
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Re: FAmosas borboletas

Mensagem por Crow »

Eu retirei as minhas borboletas e não notei nenhuma perda de potencia nem aumento de consumo!
E sim...ando muito mais descansado não tendo a borboletas la...

Cumps.

diogogl
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Re: FAmosas borboletas

Mensagem por diogogl »

lude Escreveu:Se os Engenheiros da BMW se deram ao trabalho de as meter lá, foi por algum motivo.
Sim, concordo plenamente, os engenheiros são de respeitar. ;)

O que se passa é que de facto existe o problema de as borboletas se soltarem, entrarem no cilindro e danificar o motor, e é isso que eu quero evitar.

O meu mecânico trabalhou cerca de 30 anos na BMW e quando lhe levei o carro a primeira vez disse-me que os grandes problemas destes modelos eram:
-O turbo (nos modelos mais antigos, nos recentes já foi rectificado)
-O dito problema das borboletas
lude Escreveu:Eu nunca vi o motor de um ///M em detalhe, mas de ceteza que tem borboletas.
Sim têm... mas a qualidade de construção é outra... também são modelos mais caros...

Só por estas imagens dá para ver a diferença:
As do M3:
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As do 320:
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lude Escreveu:No entanto, não há relatos de ///M's que tenham aspirado as borboletas!
Sim, assim como outras marcas também as têm e não têm problemas... em todos os motores de todas as marcas certamente existem coisas menos boas...

...A BMW poderia era ter assumido isto como defeito e ter criado uma nova versão do colector de admissão, se criou ou não, não sei, é isso que estou a tentar descobrir.
Se criou uma nova versão melhorada prefiro não arriscar e substituir o colector.

-- Quarta Fev 04, 2009 11:33 am --
JOFIMO Escreveu:
diogogl Escreveu:Viva...

Tenho um 320d de 2002/08 e esse problema das borboletas assusta-me um pouco...
Alguém sabe se existe alguma versão melhorada da admissão para este modelo?
Quando o utilizador tauber diz que o alertaram para a substituição do colector de admissão, será que seria por um igual ou por uma nova versão melhorada? Alguma ideia do preço do colector?
O facto de retirar as ditas borboletas será prudente mas terá algum inconveniente?


Cumprimentos
Viva o colector novo anda à volta de 500 euros, o unico incoveniente em retirar as borboletas será "dormir" descansado e ter o incoveniente de não gastar dinheiro a reparar o motor, o que se diz que aumenta o consumo, perde potência, etc. são "balelas" que se pronunciem os membros que já as retiraram e alguns que eu retirei, acho que existem posts sobre o tema.é uma questão de procurar que eles aparecem com muita explicação. Cumps.
Ok, então existe mesmo um colector novo... tenho de ponderar retirá-las ou comprar o colector novo... antes que tenha problemas sérios... :desconfiado

Obrigado.
Cumprimentos.

serial
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Re: FAmosas borboletas

Mensagem por serial »

O colector novo vem na mesma com as ditas borboletas la espetadas...2º dizem com o veio reforçado...depois do que vi e conheço....não voltava a meter la borboletas nenhumas nem c veio reforçado nem sem veio reforçado.
Na minha opiniao a remoção é mesmo a melhor e mais fiavel soluçao para o dito problema.
Tirei as minhas não notei nada no consumo(nao digo q nao haja apenas q nao notei) e em relaçao a perda de potencia...bem antes pelo contrario...notei um ligeiro aumento de binario...agora é possivel fazer as rotundas da recta do autodromo do estoril em 4ª antes tinha que levar uma 3ª pa sair das rotundas senao ficava la a morrer.

Estou bastante contente...o Crow é um especialista e um perfecionista neste tipo de trabalhos. O meu concelho é que quem tiver interessado lhe mande uma PM para falar

Abraço
sErIAl

cap
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Re: FAmosas borboletas

Mensagem por cap »

Pedindo desde já desculpa pela sinceridade, comparar borboletas do motor *20d com qq borboleta de motor a gasolina é ridículo. Quando as do *20d fecham, é para o ar entrar todo pelos outros 4 canais do colector de admissão, quando uma (ou as) borboleta(s) de um carro a gasolina fecham, é para bloquear o fluxo de ar e criar vácuo entre ela(s) e os cilindros. Posto isto, é óbvio que as borboletas dos carros a gasolina têm obrigatoriamente que ser 100x mais resistentes que as do *20d. 8)

Ah, também tirei as minhas e não notei diferença absolutamente nenhuma no comportamento do motor.
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lude
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Re: FAmosas borboletas

Mensagem por lude »

cap Escreveu:Pedindo desde já desculpa pela sinceridade, comparar borboletas do motor *20d com qq borboleta de motor a gasolina é ridículo.
Estamos aqui todos para aprender...
cap Escreveu:Quando as do *20d fecham, é para o ar entrar todo pelos outros 4 canais do colector de admissão, quando uma (ou as) borboleta(s) de um carro a gasolina fecham, é para bloquear o fluxo de ar e criar vácuo entre ela(s) e os cilindros. Posto isto, é óbvio que as borboletas dos carros a gasolina têm obrigatoriamente que ser 100x mais resistentes que as do *20d. 8)
Também existem carros a gasolina em que existem 8 canais, uns mais curtos e outros mais longos, com o objectivo de optimizar o enchimento dos cilindros.
Num Honda com VTEC as borboletas não estão lá apenas para bloquear o fluxo de ar como dizes!

Repara neste mainfold de um motor de um Honda H22 (Prelude)
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diogogl
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Re: FAmosas borboletas

Mensagem por diogogl »

Estou a comparar as borboletas apenas em termos de rigidez, nada mais...

cap
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Re: FAmosas borboletas

Mensagem por cap »

lude: ok mas nesse caso haverá a principal que "doseia" o ar e talvez (pq n se vê na img) mais 4 então para optimizar a circulação já dentro do colector. O que eu referi foi que as borboletas que doseiam o ar nos carros a gasolina (caso do M que foi referido, onde são 6 borboletas que doseiam o ar) são de longe mais resistentes que estas dos 320d. Eu disse "qualquer borboleta de motor a gasolina" mas estava a pensar nas que servem de acelerador apenas. ;)
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lude
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Re: FAmosas borboletas

Mensagem por lude »

cap Escreveu:lude: ok mas nesse caso haverá a principal que "doseia" o ar e talvez (pq n se vê na img) mais 4 então para optimizar a circulação já dentro do colector. O que eu referi foi que as borboletas que doseiam o ar nos carros a gasolina (caso do M que foi referido, onde são 6 borboletas que doseiam o ar) são de longe mais resistentes que estas dos 320d. Eu disse "qualquer borboleta de motor a gasolina" mas estava a pensar nas que servem de acelerador apenas. ;)
Sim, é verdade que as borboletas do ///M são totalmente diferentes do 320d. Como foi falado, o ///M de 6 cilindros tem 6 borboletas enquanto que um 330d de 6 cilindros tem 12 borboletas! (2 borboletas por cilindro).

Mas, por não haver comparação possível é que dei o exemplo do Honda.
É um motor de 4 cilindros e como tal tem 8 borboletas! Mas, infelizmente não
consegui arranjar uma foto das ditas cujas, apenas do colector de admissão :(
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AcesHigh
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Re: FAmosas borboletas

Mensagem por AcesHigh »

Já retirei as malditas no meu 320td e nao notei nada de significante... apenas uma ligeira vibração a desligar o carro.

Notei sim uma ligeira melhoria na resposta do acelerador. Mas coisa pouca.



foi o que notei :fixe
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pmms_silva
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Re: FAmosas borboletas

Mensagem por pmms_silva »

330d com 12 Borboletas?? :lol1 Tem 6, nem mais uma.
Uma por cilindro, embora o colector tenha lá 12 "tubagens" que ligam à cabeça do motor, só as que ficam por baixo do colector é que tem borboletas.
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cap
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Re: FAmosas borboletas

Mensagem por cap »

lude Escreveu:Sim, é verdade que as borboletas do ///M são totalmente diferentes do 320d. Como foi falado, o ///M de 6 cilindros tem 6 borboletas enquanto que um 330d de 6 cilindros tem 12 borboletas! (2 borboletas por cilindro).

Mas, por não haver comparação possível é que dei o exemplo do Honda.
É um motor de 4 cilindros e como tal tem 8 borboletas! Mas, infelizmente não
consegui arranjar uma foto das ditas cujas, apenas do colector de admissão :(
O 330d tem 6 tal como foi dito, 6 canais de admissão sempre livres e outros 6 que fecham em baixas.

No tal prelude provavelmente serão 5, a principal que doseia o ar - o "acelerador" - e as tais 4 para canalizar o fluxo do mesmo. ITBs (independent throttle bodies) como têm os M são muito poucos os carros de origem que têm, só mesmo máquinas de alta performance.
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lude
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Re: FAmosas borboletas

Mensagem por lude »

pmms_silva Escreveu:Uma por cilindro, embora o colector tenha lá 12 "tubagens" que ligam à cabeça do motor, só as que ficam por baixo do colector é que tem borboletas.
Tens toda a razão! Olhei para a foto do ///M, vi lá aqueles ITB's e... Nem pensei, os dedos foram mais rápidos que o cérebro :lol1

Já agora, sabes a que rotação é que elas abrem e fecham?
No meu Honda Prelude, abrem às 4800rpm (até se nota pelo som do motor)
Mas, num diesel (320d, 330d) não faço a mínima ideia...
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Re: FAmosas borboletas

Mensagem por cap »

lude: A mudança do som do motor às 4800 não será do vtec? No colector que mostraste não se vêem borboletas e em conjunto com o vtec seriam um bocado redundantes. ;)
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lude
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Re: FAmosas borboletas

Mensagem por lude »

cap Escreveu:lude: A mudança do som do motor às 4800 não será do vtec? No colector que mostraste não se vêem borboletas e em conjunto com o vtec seriam um bocado redundantes. ;)
Os "runners" secundários abrem às 4800rpm, o sistema VTEC só abre às 5100rpm. O som que se ouve, que efectivamente todos atribuem ao VTEC é na realidade da admissão.

Há um artigo em http://blog.autospeed.com/2003/11/30/th ... o-intakes/ que comenta isso.
Induction noise is a major concern of new car engineers, who have to meet drive-by noise requirements that sometimes are easier to fail because of induction noise, rather than the more commonly considered exhaust noise. This is especially the case with four-cylinder engines.

The following techniques are used to suppress noise on intakes:
1) Expansion Chambers (câmaras e filtros grandes)
2) Absorption (isto explica o porquê do tubo do Prelude também ser assim)
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3) Cancellation (no Prelude existe um apêndice semelhante ao amarelo aparentemente sem função. Está visto para que serve!)
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Alguns dos BMW's a gasolina "normais" possuem colectores de admissão variáveis...
The latest BMW V8s are equipped with intake runners of continuously variable length. This system, called DIVA, is the first of its kind and is accurately described in the factory text reproduced below.
"The DIVA concept is both effective and compact in design: The four intake manifolds for each row of cylinders are shaped like a “p” or a “q”. In each case the straight section merges into the cylinder head intake duct, the circular sections forming a common drum serving as a collector. In this circular section the cross-section of the intake manifold is U-shaped and open to the inside. This opening is sealed by a flat, rotating rotor ring. Through an opening in the rotor ring, intake air is able to flow from inside the drum into the intake manifold. Turning the position of this opening, the intake manifold changes its effective length – and is shortest when the intake funnel merges directly into the intake duct. Then, with the rotor turning around its central pivot point, intake duct length is varied from 231 to 673 mm.
The two axles are adjusted by an electric motor and turn against one another. The adjustment angle depends primarily on engine speed, with the control process starting at 3500 rpm (beneath which the longest intake manifold position is maintained consistently). The total adjustment range is 236° takes less than one second."
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Mas, há muitos motores com borboleta, scomo por exemplo o bloco LS1 da GM
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Ou no bloco RB20DET. A Nissan designa o sistema por (NICS) Nissan Induction Control System
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Mas, borboletas que se desprendem, só conheço as da BMW... :( :(
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Re: FAmosas borboletas

Mensagem por cap »

Bons links/pics. :fixe

Pois, aparentemente só estas é que se armam em parvas. É mandá-las à vida e acabou a conversa. :lol:
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