pressao pneus
Moderador: Staff
- Dudex
- Membro Gold
- Registado: 29 mai 2009, 16:17
- O meu Carro:: BMW 325i E36
Re: pressao pneus
Defendo que se brinque com as pressões de pneus mas cuidado com isso. O maior problema é a chuva. Cuidado com o aumento de pressão, façam-no com cabeça.
Não esquecer que se ele diz 2.3 com 4 pax, significa que se forem sózinhos ele vai com excesso de pressão, portanto com pneus frios, à chuva e sózinhos no carro aliado a uma experiência de pressão extra pode dar asneira
Se exprimentarem sejam cautelosos, muita coisa muda começando pelo comportamento do carro
Exemplo, o nissan sunny da minha mãe lembro-me que dizia 2.2/2.0 e fartava-se de fugir de frente, com 2.1/2.1 passou a fugir às quatro :lol1 ficou uma maravilha!
Não esquecer que se ele diz 2.3 com 4 pax, significa que se forem sózinhos ele vai com excesso de pressão, portanto com pneus frios, à chuva e sózinhos no carro aliado a uma experiência de pressão extra pode dar asneira
Se exprimentarem sejam cautelosos, muita coisa muda começando pelo comportamento do carro
Exemplo, o nissan sunny da minha mãe lembro-me que dizia 2.2/2.0 e fartava-se de fugir de frente, com 2.1/2.1 passou a fugir às quatro :lol1 ficou uma maravilha!
- PaGonza
- Membro Juvenil
- Registado: 01 abr 2010, 18:11
- O meu Carro:: E36 318tds Collection '98
Boas metale.
Toda a razão, a medida é 185/65R15 :fixe
E tendo em conta o que o autocolante da porta indica a nível de pressões, só altero a da frente de 1.8 para 2.0.
Quando verifico a quente aumento 0.2 a 0.3, penso que seja essa a diferença indicada para o aumento da temperatura.
Mas vou brincar mais um bocado com isso, vou experimentar 2.3 à frente e 2.5 atrás. Mantém +/- o rácio da marca
Toda a razão, a medida é 185/65R15 :fixe
E tendo em conta o que o autocolante da porta indica a nível de pressões, só altero a da frente de 1.8 para 2.0.
Quando verifico a quente aumento 0.2 a 0.3, penso que seja essa a diferença indicada para o aumento da temperatura.
Mas vou brincar mais um bocado com isso, vou experimentar 2.3 à frente e 2.5 atrás. Mantém +/- o rácio da marca

Só charutos...
E36 318tds Collection '98
VW 1300 '72
VW 1300 '72
- metale
- Membro Gold
- Registado: 12 mai 2005, 12:17
- O meu Carro:: 318tds '95
Dudex, volto a repetir que muitas das pressões de origem são viradas para conforto. Achas 1.8bar à frente normal para um E36 a gasóleo? Era só fugir de frente e queimar pneus do lado de fora.
O alerta do Dudex é pertinente!
Quando tinha o Honda Civic fazia experiências e cheguei a um ponto em que gostava bastante da aderência dos pneus a seco (tinha mais de 2.5 bar) mas quando apanhei piso mais escorregadio com chuva apanhei uma surpresa, baixando as pressões com tempo de chuva. Felizmente vou apalpando terreno e não me atiro para uma curva logo rápido à primeira.
Quando tinha o Honda Civic fazia experiências e cheguei a um ponto em que gostava bastante da aderência dos pneus a seco (tinha mais de 2.5 bar) mas quando apanhei piso mais escorregadio com chuva apanhei uma surpresa, baixando as pressões com tempo de chuva. Felizmente vou apalpando terreno e não me atiro para uma curva logo rápido à primeira.

-
- Membro Juvenil
- Registado: 26 mar 2004, 15:09
- O meu Carro:: BMW 320d E46 - 04/2001
2.4 à frente??nlg Escreveu:no meu 320D/136 cv sedan.
Com pneu 205/R16/55 coloco 2.4 à frente e 2.5 atrás (BFGoodrich pneu muito macio). Antes colocava 2.2 em todos mas comecei achar pouco pq apesar de ficar um mais confortável faz mt mais atrito com o piso e o carro custava mais a desenvolver e depois como ando sempre com pessoal atrás.
Agora esta pressão sinto q o carro tem um arranque melhor, tá mais preparado para AE, etc, agarra bem à mesma só noto é pouco mas tb se deve ao mau estado dos amortecedores de trás é q bate um pouco mais qd nos buracos ou irregulariedades da estrada.
E a direcção não parece manteiga, a velocidades da ordem dos 130/140?
Eu, uma vez, mudei um braço de suspensão (nem me digam nada, só tinha pedido para mudar pneus e alinhar a direcção e, quando lá cheguei, tinha um pendural novo) e pneus. Então, o artista pôs-me ar a 2,5b à frente.
Eu juro que pensei que o gajo me tinha f.... a suspensão dianteira e a caixa da direcção, porque aos 130 deixava de sentir o carro. Para além de que parecia que estava em cima de óleo na estrada, tal a leveza da direcção.
Esvaziei et voilà!, tudo normal outra vez.
-
- Membro Senior
- Registado: 30 jun 2009, 12:42
- O meu Carro:: BMW Série 3 E90-320d(177cv)03/2009
Não, no meu não noto isso. Sinto o carro agarrado à estrada. É que os meus pneus são mesmo muito macios aderem muito à estrada (óptimos para tempo molhado) e se tiverem pouco ar o carro fica muito pesadão a arrancar bem como mais atrito (mais consumo). E além do mais é um carro pesado.Sotnas Escreveu:2.4 à frente??nlg Escreveu:no meu 320D/136 cv sedan.
Com pneu 205/R16/55 coloco 2.4 à frente e 2.5 atrás (BFGoodrich pneu muito macio). Antes colocava 2.2 em todos mas comecei achar pouco pq apesar de ficar um mais confortável faz mt mais atrito com o piso e o carro custava mais a desenvolver e depois como ando sempre com pessoal atrás.
Agora esta pressão sinto q o carro tem um arranque melhor, tá mais preparado para AE, etc, agarra bem à mesma só noto é pouco mas tb se deve ao mau estado dos amortecedores de trás é q bate um pouco mais qd nos buracos ou irregulariedades da estrada.
Eu, uma vez, mudei um braço de suspensão (nem me digam nada, só tinha pedido para mudar pneus e alinhar a direcção e, quando lá cheguei, tinha um pendural novo) e pneus. Então, o artista pôs-me ar a 2,5b à frente.
Eu juro que pensei que o gajo me tinha f.... a suspensão dianteira e a caixa da direcção, porque aos 130 deixava de sentir o carro. Para além de que parecia que estava em cima de óleo na estrada, tal a leveza da direcção.
- metale
- Membro Gold
Hein?Sotnas Escreveu:2.4 à frente??
Devo ser artista também, porque uso 2,5bar :wall
- PaGonza
- Membro Juvenil
Boas.
Qual é o espaço minimo que se pode percorrer para se considerar um pneu "frio"
Obrigado.
Cumps.
Qual é o espaço minimo que se pode percorrer para se considerar um pneu "frio"

Obrigado.
Cumps.
Só charutos...
VW 1300 '72
VW 1300 '72
- PaGonza
- Membro Juvenil
Com o tempo como está hoje se calhar 1km já é muito, hehehe
nfire
e viva o sol :dance
Ou seja, o melhor que temos a fazer é logo pela manhã ou numa saida à noite, não

e viva o sol :dance
Ou seja, o melhor que temos a fazer é logo pela manhã ou numa saida à noite, não

Só charutos...
VW 1300 '72
VW 1300 '72
- metale
- Membro Gold
Ideal ideal é ter um manómetro/bomba de pé fiável em casa.
Normalmente não são fiáveis, ou pior ainda têm a escala de 1 em 1 bar
Cheguei a ter uma muito boa, mas depois de 6 anos de uso já estava toda partida, tive que desistir dela.
Normalmente não são fiáveis, ou pior ainda têm a escala de 1 em 1 bar

Cheguei a ter uma muito boa, mas depois de 6 anos de uso já estava toda partida, tive que desistir dela.
- xm320D
- Membro Juvenil
- Registado: 25 set 2009, 14:14
- O meu Carro:: BMW 320D E46
Na minha opinião 1.8 bars é mais do que pouco e 2.5 já se torna demasiado, eu costumo andar nos 2.2/2.3 nos 4 pneus e nunca tive problemas.
Life Is Short.. Drive Hard!
- xm320D
- Membro Juvenil
- Registado: 25 set 2009, 14:14
- O meu Carro:: BMW 320D E46
Porque uma vez que mandei pintar umas jantes num carro com a mesma medida de pneu, encheram-me os pneus praí com 2.5/2.7, não me recordo precisamente, e o carro nem parecia andar na estrada como deve ser, andava aos saltos nos buracos e notava-se que estava super instável, no entanto, era a pressão recomendada para aqueles pneus, mas quem não andava com eles assim era eu...metale Escreveu:Torna-se demasiado porque...?
Life Is Short.. Drive Hard!
- metale
- Membro Gold
Não podes generalizar. Eu com menos de 2,5bar noto logo. Nesse caso quem não anda com o carro assim sou eu.