318is E36 entrar em Red-line de 5a pode danificar o motor?

Secção para modelos Série 3

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Caetanoe36
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Re: 318is E36 entrar em Red-line de 5a pode danificar o moto

Mensagem por Caetanoe36 »

Aquilo esta pintado de vermelho porque é racing andar la...lol

Essas velocidades nao sao para dar todos os dias com os carros. Vai muitas vezes c ele ao red line que cada vez lhe das mais saude...

Os cortes sao pensados por engenheiros que estudam as coisas horas e horas, se está naquele sitio é porque é o ideal para estar.

Mas é so uma opiniao.

Cumprimentos
Prazer é BMW /// BMW / 325td E36 / 320i E36 / 325i cabrio E36 / 328i E46 /
viewtopic.php?f=59&t=40182

Convívio BMW Zona Norte/Centro Sexta 22/07/2011 http://clubebmwportugal.com/forum/viewt ... 33&t=52144

NELSON
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Re: 318is E36 entrar em Red-line de 5a pode danificar o moto

Mensagem por NELSON »

Agradeço e respeito todas as vossas opiniões ;)
Já agora alguém sabe o resultado se tirar o catalizador do meu Bmw (tipo!alteração de Consumo, performance,fiabilidade,etc.etc:) :lovebmw
Cumprimentos... :driving

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Dudex
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Re: 318is E36 entrar em Red-line de 5a pode danificar o moto

Mensagem por Dudex »

NELSON Escreveu:Agradeço e respeito todas as vossas opiniões ;)
Já agora alguém sabe o resultado se tirar o catalizador do meu Bmw (tipo!alteração de Consumo, performance,fiabilidade,etc.etc:) :lovebmw
Cumprimentos... :driving
+ consumo
+ altas
- baixas
- médias

não compensa, os motores atmosféricos são bons é de origem a não ser que seja de uso exclusivo em pista.

A remoção do CAT desafina válvulas de escape. Enfim, é tudo pensado como tendo cat por isso se o tiras perdes mais do que o que ganhas.

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Alexandre Santos
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Re: 318is E36 entrar em Red-line de 5a pode danificar o moto

Mensagem por Alexandre Santos »

Boas!
Epa eu tenho um 318is o m42 e eu a fundo vou a 230 e ele ainda não corta.
Experimenta-lhe a por outro diferencial de rapor mais baixo. O que deves ter é um 3:45, e tenta alterar-lhe para um 3:28, ou 3:15. Vais sentir o carro a esticar mais a caixa. Podes é perder algum do desparo que tem. Mas vais sentir muito nos consumos e na velocidade de ponta.
Abraço

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E32-730i
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Re: 318is E36 entrar em Red-line de 5a pode danificar o moto

Mensagem por E32-730i »

Dudex Escreveu:
NELSON Escreveu:Agradeço e respeito todas as vossas opiniões ;)
Já agora alguém sabe o resultado se tirar o catalizador do meu Bmw (tipo!alteração de Consumo, performance,fiabilidade,etc.etc:) :lovebmw
Cumprimentos... :driving
+ consumo
+ altas
- baixas
- médias

não compensa, os motores atmosféricos são bons é de origem a não ser que seja de uso exclusivo em pista.

A remoção do CAT desafina válvulas de escape. Enfim, é tudo pensado como tendo cat por isso se o tiras perdes mais do que o que ganhas.
Não é tão linear assim.
Normalmente os iS são carros com alguns kilometros em cima, e o catalisador já não está nas devidas condições.
Eu ainda mantenho o meu devido ao facto de ser de 93, pois caso fosse de 92, já teria sido removido.

Se se retirar o cat, ganha-se em baixas, não em altas... :fixe
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samuel_20_
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Re: 318is E36 entrar em Red-line de 5a pode danificar o moto

Mensagem por samuel_20_ »

E32-730i Escreveu:
Dudex Escreveu:
NELSON Escreveu:Agradeço e respeito todas as vossas opiniões ;)
Já agora alguém sabe o resultado se tirar o catalizador do meu Bmw (tipo!alteração de Consumo, performance,fiabilidade,etc.etc:) :lovebmw
Cumprimentos... :driving
+ consumo
+ altas
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- médias

não compensa, os motores atmosféricos são bons é de origem a não ser que seja de uso exclusivo em pista.

A remoção do CAT desafina válvulas de escape. Enfim, é tudo pensado como tendo cat por isso se o tiras perdes mais do que o que ganhas.
Não é tão linear assim.
Normalmente os iS são carros com alguns kilometros em cima, e o catalisador já não está nas devidas condições.
Eu ainda mantenho o meu devido ao facto de ser de 93, pois caso fosse de 92, já teria sido removido.

Se se retirar o cat, ganha-se em baixas, não em altas... :fixe
concordo....

e outra a afinação das válvulas destes motores é hidráulico.
_____________________________________________________________________________
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Dudex
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Re: 318is E36 entrar em Red-line de 5a pode danificar o moto

Mensagem por Dudex »

E32-730i Escreveu:
Não é tão linear assim.
Normalmente os iS são carros com alguns kilometros em cima, e o catalisador já não está nas devidas condições.
Eu ainda mantenho o meu devido ao facto de ser de 93, pois caso fosse de 92, já teria sido removido.

Se se retirar o cat, ganha-se em baixas, não em altas... :fixe
Maior escapamento mais tarde surge o binário, é senso comum.

O meu tem 260 000 e o cat está óptimo!

-- Sexta Mai 14, 2010 4:11 pm --
samuel_20_ Escreveu: concordo....

e outra a afinação das válvulas destes motores é hidráulico.
E não tens ajuste fino? desafinas mesmo com hidráulicas. Os carros mesmo com afinação "automática" hidráulica também afinam válvulas.

-- Sexta Mai 14, 2010 4:13 pm --

Não misturem ganhos reais com ganhos psicológicos como aqueles filtros cónicos junto ao motor a chupar ar quentinho :lol1

NELSON
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Re: 318is E36 entrar em Red-line de 5a pode danificar o moto

Mensagem por NELSON »

Boas :fixe
Estou a gostar de saber as vossas opinioes!!
Eu realmente comparado com vocês não percebo nada de mecanica!! :wall
Mas confesso que ainda não sei o melhor a fazer a respeito do catalizador dado que as vossas opinioes dividem-se!!
Para que me possam dar uma opiniao mais concreta e acertada aqui ficam alguns detalhes do meu 318IS:lovebmw
Tenho um motor m42 com 184000km(gasolina\gpl)(filtro kone)(pneus225\50zr16)(consumo instantãnio quase sempre colado ao 30) o motor foi reparado a cerca de 1mês «dado ter partido 1valvula o mecanico substituiu as 8 da respectiva arvore de cames!!mandou rectificar a colaça !!!ljogo de descarbonizaçâo!!junta da colaça!!!oleo10\40 BP novo e liquido de refrigeraçâo novo!!deu-me garantia 6meses »Há cerca 10 meses meti uma panela nova e vi que o carro ainda tinha mais uma panela(silenciador)e o catalizador!!! o resto dos melhoramentos que fiz foi a nivel de suspençâo e estética por isso nâo interferem com o que pretendo aumentar que é a velocidade de ponta (sem gastar muito £ visto que pra estes lados é coisa que nâo abunda !!! :lol1

:winner :lovebmw :onfire

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Dudex
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Re: 318is E36 entrar em Red-line de 5a pode danificar o moto

Mensagem por Dudex »

Para fazeres ponta precisas de algum backpressure na linha de escape. Quando tens uma linha muito directa ganhas altas e perdes baixas tal como na competição e com isso ganhas acelaração e perdes ponta.
Isto a nível de escape. Quanto à admissão tem muita importância o tamanho do tubo que leva ar ao motor.
Tens 3 opções básicas:
- short ram
- CAI (cold air intake)
- Filtro KN na caixa e dependente dos casos tornar mais directa a entrada de ar na caixa.

Para ponta A caixa de ar original com filtro e induzida nos carros que não a têm e a CAI são as melhores soluções.

Para arranques short ram, não presta para rigorosamente mais nada. Tem um tubo muito curto e estando ao lado motor puxa ar quente. Ar quente = menor densidade = menos ar. Para além disto é a rainha dos cavalos psicológicos :lol1

A CAI implica que o cónico esteja na cava da roda o que tem a desvantagem de ao passares por uma poça em acelaração fazeres uma lavagem ao motor. E uma vez que o filtro fica perto do chão o rendimento do carro depende muito da temperatura do alcatrão, nota-se em muitos casos um aumento de performance de noite ou melhor, uma perda dela de dia.

Dito, uma caixa de ar bem projectada com filtro KN e induzida é sem dúvida a melhor solução.

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E32-730i
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Re: 318is E36 entrar em Red-line de 5a pode danificar o moto

Mensagem por E32-730i »

Dudex Escreveu:
E32-730i Escreveu:
Não é tão linear assim.
Normalmente os iS são carros com alguns kilometros em cima, e o catalisador já não está nas devidas condições.
Eu ainda mantenho o meu devido ao facto de ser de 93, pois caso fosse de 92, já teria sido removido.

Se se retirar o cat, ganha-se em baixas, não em altas... :fixe
Maior escapamento mais tarde surge o binário, é senso comum.

O meu tem 260 000 e o cat está óptimo!

-- Sexta Mai 14, 2010 4:11 pm --
samuel_20_ Escreveu: concordo....

e outra a afinação das válvulas destes motores é hidráulico.
E não tens ajuste fino? desafinas mesmo com hidráulicas. Os carros mesmo com afinação "automática" hidráulica também afinam válvulas.

-- Sexta Mai 14, 2010 4:13 pm --

Não misturem ganhos reais com ganhos psicológicos como aqueles filtros cónicos junto ao motor a chupar ar quentinho :lol1
Amigo, se não te importares ensina-me como se faz ajuste em touches hidraulicas, porque sinceramente, e aos anos que ando metido nisso, não conheço forma de as afinar, aliás, estão sempre afinadas.
Se se tens menos backpressure, ganhas em baixas, pois quando começa a haver um aumento de rotação, qualquer obstrução que tenhas no sistema de escape, devido a não teres um volume grande o suficiente de gases, impede muito mais o fluxo.
Em altas tens quantidade que te obrigatoriamente obriga aos gases a passar, não fazendo grande pastilha teres ou não o cat...

Acho que todos os que estamos a falar aqui já passou a fase dos conicos... :roll:

Mas para não haver duvidas ficas aqui com os dados da SuperSprint...

ImagemImagemImagem

1º Grafico: OEM
2º Grafico: Cat OEM, central e final SuperSprint
3º Grafico: Sem Cat, central e final SuperSprint

-- Domingo Mai 16, 2010 11:56 am --
NELSON Escreveu:Boas :fixe
Estou a gostar de saber as vossas opinioes!!
Eu realmente comparado com vocês não percebo nada de mecanica!! :wall
Mas confesso que ainda não sei o melhor a fazer a respeito do catalizador dado que as vossas opinioes dividem-se!!
Para que me possam dar uma opiniao mais concreta e acertada aqui ficam alguns detalhes do meu 318IS:lovebmw
Tenho um motor m42 com 184000km(gasolina\gpl)(filtro kone)(pneus225\50zr16)(consumo instantãnio quase sempre colado ao 30) o motor foi reparado a cerca de 1mês «dado ter partido 1valvula o mecanico substituiu as 8 da respectiva arvore de cames!!mandou rectificar a colaça !!!ljogo de descarbonizaçâo!!junta da colaça!!!oleo10\40 BP novo e liquido de refrigeraçâo novo!!deu-me garantia 6meses »Há cerca 10 meses meti uma panela nova e vi que o carro ainda tinha mais uma panela(silenciador)e o catalizador!!! o resto dos melhoramentos que fiz foi a nivel de suspençâo e estética por isso nâo interferem com o que pretendo aumentar que é a velocidade de ponta (sem gastar muito £ visto que pra estes lados é coisa que nâo abunda !!! :lol1

:winner :lovebmw :onfire
Já te tinha dado a minha opinião no post dos iS

Infelizmente o problema que tiveste foi mesmo derivado ao GPL.
Primeiro deverias pensar em trocar isso para um sistema sequencial e mandar o aspirados às coives!

Se queres mais ponta num iS, troca o diferencial.
O motor de origem tem força mais do que suficiente para tu puxares por um 1:3.25

Se queres mais força em baixas, tens opções, várias até, mas gastas algum...
BMW E36 318tds Touring
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Dudex
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Re: 318is E36 entrar em Red-line de 5a pode danificar o moto

Mensagem por Dudex »

E32-730i Escreveu:
Amigo, se não te importares ensina-me como se faz ajuste em touches hidraulicas, porque sinceramente, e aos anos que ando metido nisso, não conheço forma de as afinar, aliás, estão sempre afinadas.
Se se tens menos backpressure, ganhas em baixas, pois quando começa a haver um aumento de rotação, qualquer obstrução que tenhas no sistema de escape, devido a não teres um volume grande o suficiente de gases, impede muito mais o fluxo.
Em altas tens quantidade que te obrigatoriamente obriga aos gases a passar, não fazendo grande pastilha teres ou não o cat...

Acho que todos os que estamos a falar aqui já passou a fase dos conicos... :roll:

Mas para não haver duvidas ficas aqui com os dados da SuperSprint...

ImagemImagemImagem

1º Grafico: OEM
2º Grafico: Cat OEM, central e final SuperSprint
3º Grafico: Sem Cat, central e final SuperSprint
Foi o que um mecânico me vendeu, que embora fosse hidráulico tinha a possibilidade de um mini ajuste. Fui agora ver e não encontro isso em lado nenhum :lol1

Esquece tudo o que sabes de escapes porque está tudo ao contrário!

Basta veres como funciona o sistema EXUP para perceberes como funciona um escape.
http://en.wikipedia.org/wiki/Exhaust_ul ... ower_valve

A única coisa que esses gráficos revelam é a perda de linearidade em baixas.

NELSON
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Re: 318is E36 entrar em Red-line de 5a pode danificar o moto

Mensagem por NELSON »

E32-730i Escreveu:
Dudex Escreveu:
E32-730i Escreveu:
Não é tão linear assim.
Normalmente os iS são carros com alguns kilometros em cima, e o catalisador já não está nas devidas condições.
Eu ainda mantenho o meu devido ao facto de ser de 93, pois caso fosse de 92, já teria sido removido.

Se se retirar o cat, ganha-se em baixas, não em altas... :fixe
Maior escapamento mais tarde surge o binário, é senso comum.

O meu tem 260 000 e o cat está óptimo!

-- Sexta Mai 14, 2010 4:11 pm --
samuel_20_ Escreveu: concordo....

e outra a afinação das válvulas destes motores é hidráulico.
E não tens ajuste fino? desafinas mesmo com hidráulicas. Os carros mesmo com afinação "automática" hidráulica também afinam válvulas.

-- Sexta Mai 14, 2010 4:13 pm --

Não misturem ganhos reais com ganhos psicológicos como aqueles filtros cónicos junto ao motor a chupar ar quentinho :lol1
Amigo, se não te importares ensina-me como se faz ajuste em touches hidraulicas, porque sinceramente, e aos anos que ando metido nisso, não conheço forma de as afinar, aliás, estão sempre afinadas.
Se se tens menos backpressure, ganhas em baixas, pois quando começa a haver um aumento de rotação, qualquer obstrução que tenhas no sistema de escape, devido a não teres um volume grande o suficiente de gases, impede muito mais o fluxo.
Em altas tens quantidade que te obrigatoriamente obriga aos gases a passar, não fazendo grande pastilha teres ou não o cat...

Acho que todos os que estamos a falar aqui já passou a fase dos conicos... :roll:

Mas para não haver duvidas ficas aqui com os dados da SuperSprint...

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1º Grafico: OEM
2º Grafico: Cat OEM, central e final SuperSprint
3º Grafico: Sem Cat, central e final SuperSprint

-- Domingo Mai 16, 2010 11:56 am --
NELSON Escreveu:Boas :fixe
Estou a gostar de saber as vossas opinioes!!
Eu realmente comparado com vocês não percebo nada de mecanica!! :wall
Mas confesso que ainda não sei o melhor a fazer a respeito do catalizador dado que as vossas opinioes dividem-se!!
Para que me possam dar uma opiniao mais concreta e acertada aqui ficam alguns detalhes do meu 318IS:lovebmw
Tenho um motor m42 com 184000km(gasolina\gpl)(filtro kone)(pneus225\50zr16)(consumo instantãnio quase sempre colado ao 30) o motor foi reparado a cerca de 1mês «dado ter partido 1valvula o mecanico substituiu as 8 da respectiva arvore de cames!!mandou rectificar a colaça !!!ljogo de descarbonizaçâo!!junta da colaça!!!oleo10\40 BP novo e liquido de refrigeraçâo novo!!deu-me garantia 6meses »Há cerca 10 meses meti uma panela nova e vi que o carro ainda tinha mais uma panela(silenciador)e o catalizador!!! o resto dos melhoramentos que fiz foi a nivel de suspençâo e estética por isso nâo interferem com o que pretendo aumentar que é a velocidade de ponta (sem gastar muito £ visto que pra estes lados é coisa que nâo abunda !!! :lol1

:winner :lovebmw :onfire
Já te tinha dado a minha opinião no post dos iS

Infelizmente o problema que tiveste foi mesmo derivado ao GPL.
Primeiro deverias pensar em trocar isso para um sistema sequencial e mandar o aspirados às coives!

Se queres mais ponta num iS, troca o diferencial.
O motor de origem tem força mais do que suficiente para tu puxares por um 1:3.25

Se queres mais força em baixas, tens opções, várias até, mas gastas algum...
Boas :fixe
Acho que o meu sistema GPL é sequencial!!! o meu IS não deve ser o que estás a pensar!!
O IS que falas não é um vermelho que estava á venda no Standvirtual ? :naonao

-- Domingo Mai 16, 2010 11:13 pm --

Boas :fixe
Onde e como posso fazer pra saber qual é o diferencial que o meu carro tem?
É que eu comprei um diferencial etc de um IS acidentado e então pode ser que até seja algum desses que me estão aqui a aconselhar!!!Era muita sorte mas nada como ver!!
:lovebmw

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Re: 318is E36 entrar em Red-line de 5a pode danificar o moto

Mensagem por E32-730i »

Dudex, mas isso é para motos!
A curva é completamente diferente...
Google -> How Stuff Works...
Dá uma leitura sobre os sistemas de escape...

NELSON, sorry, tens razão...
Os diferencias nos iS são todos exactamente os mesmos, 3.45

Nos E36 tens dois tipos de diferenciais, caixa pequena e grande.
Caixa pequena tens todos os 4 cilindros e os usados nos 320i
Caixa grande, usam os 323, 325, 328 e M3.

Para se usar um de caixa grande, obrigatoriamente tem de se trocar os veios, ou melhor, comprar uma ponte completa.
BMW E36 318tds Touring
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Dudex
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Re: 318is E36 entrar em Red-line de 5a pode danificar o moto

Mensagem por Dudex »

E32-730i Escreveu:Dudex, mas isso é para motos!
A curva é completamente diferente...
Google -> How Stuff Works...
Dá uma leitura sobre os sistemas de escape...

NELSON, sorry, tens razão...
Os diferencias nos iS são todos exactamente os mesmos, 3.45

Nos E36 tens dois tipos de diferenciais, caixa pequena e grande.
Caixa pequena tens todos os 4 cilindros e os usados nos 320i
Caixa grande, usam os 323, 325, 328 e M3.

Para se usar um de caixa grande, obrigatoriamente tem de se trocar os veios, ou melhor, comprar uma ponte completa.
O princípio é o mesmo. A largura de um linha de escape é projectada para uma rotação ideal em que abaixo dela tens escape a mais e acima dela escape a menos, a partir dessa rotação tens o motor estrangulado daí a abertura da linha ou linha directa em competição. Depois pagas em baixas devido à curva de binário. Só em carros turbos especialmente com pressão é que podes ter quase o escape que quiseres, num n/a nunca na vida, matas o motor. Mas há muita info sobre isto por aí.

NELSON
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Re: 318is E36 entrar em Red-line de 5a pode danificar o moto

Mensagem por NELSON »

Boas :fixe
Bem nesse caso o diferencial que tenho não serve para o que pretendo mas pode sempre vir a fezer jeito!!!
Agradeço a todos a ajuda !!!

abraço :lovebmw

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