É possivel colocar 3 ou 4 valvulas por cilindro no motor 16i
Moderador: Staff
- Rprata
- Membro Juvenil
- Registado: 30 jul 2009, 10:15
- O meu Carro:: BMW 325i Coupe a cantar desde 1992
Re: É possivel colocar 3 ou 4 valvulas por cilindro no motor
Eu por exemplo pus 24 Válvulas no meu :lol1
Ricardo Gomes Escreveu:Era so mesmo curiosidade, porque tinha lido num sitio que num motor 8v era possivel colocar 16v facilmente, eu fiquei naquela, será que é possivel na mesma arvore de cams meter mais 8 cams e mais 8 valvulas no cabeçote????? pensei logo que não porque o cabeçote tinha de ser trocado por um 16v mas não pensem que era minha intenção fazer no meu, até porque o 18ti não demora muito a estar debaixo do capô :fixe
E obrigadao pelo esclarecimentonfire
CUmps
leste isso num forum PSA, e psa e outra malha
isso e no caso dos 106 rallye 1.6 de 8 v que pode levar cabeca CUP ( 16v )
agora pegares na cabeca e fazeres buracos e tudo mais , nao e possivel fazer ou ate pode ser mas nao compensa!
abraco e se for para meter mete outro motor que de origem tenha padrada!

- Dudex
- Membro Gold
- Registado: 29 mai 2009, 16:17
- O meu Carro:: BMW 325i E36
Este que eu tinha visto tinha sido uns maníacos que fizeram um molde à cabeça de 4v e criaram uma de 5 :susto Mas de qualquer maneira existiu no mercado a de 5!tiagoghost Escreveu:A certos motores que dá, porque existem no mercado cabeças compativeis, PSAs por exemplo, se n tiveres uma abeça compativel, nada feito!
Abraço
- samuel_20_
- Membro Senior
- Registado: 07 mar 2009, 01:07
- O meu Carro:: BMW 318is E36 - 10/1996
desculpem la mas este tópico é ridículo visto que o autor afirma dizer que sabe o que são válvulas e a sua função, mas o que duvido pelas sua intervenções.
já agora para esclarecer diz o que são, o que fazem e como fazem...
E já agora qual seria o objectivo de ter mais válvulas no motor, o que pensas que irias ganhar, e como irias utilizar os ganhos com mais válvulas??
já agora para esclarecer diz o que são, o que fazem e como fazem...
E já agora qual seria o objectivo de ter mais válvulas no motor, o que pensas que irias ganhar, e como irias utilizar os ganhos com mais válvulas??

E36 318is 10/96 M44

- Ricardo Gomes
- Membro Junior
- Registado: 26 jan 2010, 00:03
- O meu Carro:: BMW E36 318ti e BMW e46 320dT
Mas alguem disse que eu queria colocar mais valvulas no meu 16i por acaso? Só fiz uma pregunta porque vi escrito que dava, as valvulas controlam a estrada de ar e saida de gazes, o que ganhava? sinceramente não devia ser grande coisa, enquanto eu tenho 8 valvulas com um diametro rasuavel, no caso de colocar mais 8 iriam ter de ser mais pequenas, resultado, quase o mm, ter 8 grandes e 16 pequenas deve ir ter ao mesmo penso eu, a minha duvida é se é possivel colocar 16 valvulas numa só arvore de cams, isso é que eu nao sei
Cumps
Cumps
-
- Membro Gold
- Registado: 14 ago 2008, 18:10
- O meu Carro:: 320td 02/02
Há carros com essa configuração mas vem de origem. Abrir uma cabeça para pôr mais válvulas não dá em nada (sim, é teoricamente possível mas é uma asneira tremenda de qualquer maneira).
- Ricardo Gomes
- Membro Junior
Pronto, agora ja sei :lol1
Cumps
Cumps
- Dudex
- Membro Gold
Sim, e com VTEC e tudo, é a super árvore de cames dos motores D16 da Honda.Ricardo Gomes Escreveu:Mas alguem disse que eu queria colocar mais valvulas no meu 16i por acaso? Só fiz uma pregunta porque vi escrito que dava, as valvulas controlam a estrada de ar e saida de gazes, o que ganhava? sinceramente não devia ser grande coisa, enquanto eu tenho 8 valvulas com um diametro rasuavel, no caso de colocar mais 8 iriam ter de ser mais pequenas, resultado, quase o mm, ter 8 grandes e 16 pequenas deve ir ter ao mesmo penso eu, a minha duvida é se é possivel colocar 16 valvulas numa só arvore de cams, isso é que eu nao sei
Cumps
Anyway, 8 grandes ou 16 peq não é a mesma coisa. O maior número de válvulas vai-te dar mais cavalos porque torna o motor mais pontudo, a respirar melhor. Contudo perdes disponibilidade em baixas. Um motor de 2v por cilindro é mais redondo, mais agradável para a cidade.
No teu caso matavas o carro :lol1 Para ter um motor de 4v por cilindro e que seja utilizável convém ou que o carro seja leve ou potente. Ou então VANOS, VVTi, VTEC, etc... que permitem que um motor 16v opere como um 8v em baixas.
E não vale perguntar se é possível por VANOS no 16i :lol1
- samuel_20_
- Membro Senior
- Registado: 07 mar 2009, 01:07
- O meu Carro:: BMW 318is E36 - 10/1996
:lol1 :lol1 :lol1 :lol1 :lol1Dudex Escreveu: E não vale perguntar se é possível por VANOS no 16i :lol1

E36 318is 10/96 M44

dudex, correccao: motores B16 e B18 e nao serie D 
abraco

abraco

- Dudex
- Membro Gold
É para ficar prevenido :tellme
-- Quinta Set 23, 2010 8:17 pm --
B16 e B18 são DOHC, D16 tens DOHC sem VTEC e tens SOHC VTEC, uma árvore de cames a operar 16 válvula e a fazer variação de abertura mas só de um lado que julgo ser o de escape :fixe
As 24 válvulas subiram-lhe à cabeça e misturou tudo :lol1
Abr
-- Quinta Set 23, 2010 8:17 pm --
Não não não não!Manuel S. Escreveu:dudex, correccao: motores B16 e B18 e nao serie D
abraco

B16 e B18 são DOHC, D16 tens DOHC sem VTEC e tens SOHC VTEC, uma árvore de cames a operar 16 válvula e a fazer variação de abertura mas só de um lado que julgo ser o de escape :fixe
As 24 válvulas subiram-lhe à cabeça e misturou tudo :lol1
Abr
Última edição por Dudex em 23 set 2010, 20:18, editado 1 vez no total.
- Dudex
- Membro Gold
É o motor do ESi, o 1600 de 125 cv ou lá o que era!Manuel S. Escreveu:ha ok! sorryja aprendi mais uma hoje!
B16 é que era, tive um e gostei bastante, fazia 8500 todos os dias e nunca se queixava, sacanas dos japoneses! Para curvar é que era outra coisa, um verdadeiro trambolho

- Ricardo Gomes
- Membro Junior
Não falem em hondas pf, cada vez que ando no vti de um colega meu com 190cvs (alteradinho claro), é espetacular, o carro tem um andamanto super leve, muito suave em baixas, mas quando dipara o vtec :susto :ajuda deu ma libre que parece que vai sair o motor fora, mas não quero hondas, HONDA = Hoje, Ontem, Nunca, Deram, Alegrias,
BMW 4 EVER :lol1 :lovebmw
Cumps
BMW 4 EVER :lol1 :lovebmw
Cumps