,nanico Escreveu:A fiablidade é como em toda a electrónica, nunca se sabe. Normalmente os microprocessadores são desenhados para terem uma duração media de 20anos, portanto não deve dar problemas tão cedo.
A electrónica do carro também está protegida no caso de haver alguma avaria por parte do controlador, portanto não vejo que venha a ter algum problema.
Na questão do preço, também não foi por aí além. Cerca de 170 a 200euros no total para mim, o turbo já lá andava com uma valvula de pressão, mas não é a mesma coisa, foi temporário até ter o controlador. Reconstruído o turbo ficou em 500€.
Mas no geral eu penso que é um bom investimento, os consumos baixam para 5,5 6l/100 o que é muito bom para este tipo de carro.
Na auto-estrada não deixa ficar mal ninguém, mas em cidade a falta de potencia até ás 2000 complicam um pouco a situação e na maioria das vezes as pessoas desfazem-se deles por causa disso e ainda por cima dizem que o motor é que é mau e isso não é verdade.
É tão bom como o 325tds, o problema é mesmo o turbo e a programação dele. O meu de origem já veio com 112 por ser o M sport. Mas mesmo assim só se nota a diferença a partir das 3000rpm, alem de ter o corte ás 5500rpm, o de 90cv é ás 4500rpm se não estou em erro.
Viva nanico, está espectacular, se só mexeste no turbo e no resto descrito (com quantos cavalos ficaste?) sem trocar bicos, e que raio de motor M41(17 4T1) traz 112 cv de origem (90cv e 190nm às 2000rpm)? o M51 do 325td tem 115cv às 4800 rpm e 222 nmàs 2200 rpm, os 318tds ( e todos os E36) com Pack só altera o equipamento, e isto nas touring (CF50) não motor, e o corte dos M41 é as 4400 rpm, há por aí qualquer coisa que não bate certo........esclarece lá isso.