mais ou menos quanto me fica recondicionar o meu?rodrigues81 Escreveu:Dá para recondicionar o teu, não precisas de um novo!Bica Escreveu:boas. já agora, numa geometria presa, so há maneira de resolver trocando o turbo?
Asrafil então não há problema de tirar dum 150cv, meter no meu para testar e depois voltar a meter no 150cv!?
É que o meu cunhado tem um 150cv e posso tirar do dele só para fazer o teste.
geometria presa e46 136
Moderador: Staff
Re: geometria presa e46 136
-
- Membro Gold
- Registado: 14 ago 2008, 18:10
- O meu Carro:: 320td 02/02
O sensor do 150 tem q ser calibrado na electrónica para a ecu "saber" qual a pressão correcta que está a ser feita. Via repro.
- rodrigues81
- Membro Gold
- Registado: 16 fev 2010, 18:05
- O meu Carro:: bmw 320d e46

Não percebi, aquilo não é só tirar o meu e meter o de 150cv?
Se o meu do 136cv só consegue ler ate 1.5bar, e o meu turbo tiver a debitar 1.7, o sensor já não vai conseguir fazer a leitura.
Ao colocar o sensor do 150cv como já consegue fazer leituras acima dos 1.5, já vai ler os 1.7!
Não entendo porque se tem de acertar a repro?
-
- Membro Gold
- Registado: 14 ago 2008, 18:10
- O meu Carro:: 320td 02/02
Se um deles, para "x" intervalo de tensões lê "y" intervalo de pressões e o outro para o mesmo intervalo de tensão lê maior intervalo de pressão, a coisa não vai bater certo. Mas se houver dúvidas, montas um sensor de 300kPa no lugar do de 250Kpa (150 vs 136) e andas uns km, para poderes constatar que fará safe mode várias vezes, além de que a pressão lida em manómetro será muito maior que a pedida na electrónica.
Se for precisamente o sensor map do 150cvs substituído no 136cvs, segundo o que o cap diz e já testado aqui em "casa", o desvio de pressão em bar são cerca de 0,525. Se o carro original faz 1.1bar às 2750rpms (sensor 136), com o do 150cvs poderá "desviar" até 1,625. E tudo o que está para trás lê proporcionalmente uma diferença "positiva" pela explicação acima apresentada, portanto é obrigatório serem reprogramados os valores com o novo sensor. E por fiabilidade, obviamente que aconselho a trocar para o sensor 150 só se for linearizado de imediato via repro, e até lá andar com pressões sem ultrapassar o range do sensor original.
E46 320d Touring (M47)
- rodrigues81
- Membro Gold
OK, então só para esclarecer a duvida, o sensor MAP do 136cv lê até 2.5 bar, correcto?
O meu turbo é o original, penso que não deve chegar aos 2.5 bar, logo ai mesmo estando muito puxado(e está) a pressão que o turbo faz não atinge o range máximo do sensor!
O melhor é ligar um manómetro de pressão para ver que pressão faz o meu turbo!
O meu turbo é o original, penso que não deve chegar aos 2.5 bar, logo ai mesmo estando muito puxado(e está) a pressão que o turbo faz não atinge o range máximo do sensor!
O melhor é ligar um manómetro de pressão para ver que pressão faz o meu turbo!
Limite é por volta dos 2625mbar ~ 1,625bar. Só que até podes ter 1.4 ou 1.5bar pedidos e "estáveis" mas se tens picos acima disso, xegando ou ultrapassando o tal range máximo atrofia! Nada melhor que ligar manómetro e dares umas acelaradelas nisso desde baixos a altos regimes, largas e pisas a fundo para ver o que isso está a fazer de picos e estável pela faixa toda. Sem leituras de pressão é andar às escuras, portanto a malta reprogramar e não ler pressões não é nada favorável, até antes de o fazer convém verificar se está tudo direitinho com o carro..
E46 320d Touring (M47)
- rodrigues81
- Membro Gold
Então se tiver pressões acima do 1.5bar é provável que entre em safe, se forem só picos pode não entrar em safe, se forem estáveis já pode entrar em safe. É isto?
O meu só entra em safe em velocidade de ponta por volta das 5000rpm.
Vou ver se compro um manómetro de pressão para ver que pressões está a fazer!
Um manómetro de 2 Bar deve ser suficiente?
Desculpem a ignorância, mas a pessoa que me fez a repro não fiquei com muita confiança, e já foi a um bom tempo, por isso estou a tentar ver se resolvo a situação.
Sei que podia ir a outro reprogramador, mas custa-me estar a largar outra vez 200 ou 300 euros por uma repro.
O meu só entra em safe em velocidade de ponta por volta das 5000rpm.
Vou ver se compro um manómetro de pressão para ver que pressões está a fazer!
Um manómetro de 2 Bar deve ser suficiente?
Desculpem a ignorância, mas a pessoa que me fez a repro não fiquei com muita confiança, e já foi a um bom tempo, por isso estou a tentar ver se resolvo a situação.
Sei que podia ir a outro reprogramador, mas custa-me estar a largar outra vez 200 ou 300 euros por uma repro.
Mas o que acontece exactamente às 5000rpm? corta, OK, mas logo de seguida se baixar a rotação e se pisares a fundo, o carro responde outra vez? pode não ser safe mode e um limitador que não tenha a ver com a pressão de turbo! Já explicaste isso a quem te reprogramou? Pode ser por outros motivos... não é só pela pressão que aparecem os cortes!
E46 320d Touring (M47)
- rodrigues81
- Membro Gold
A pessoa que o reprogramou já não tenho contacto com ele!
Não é corte de rotação, é mesmo safe.
Quando vou a fundo (pelas 5000rpm) o carro sobe a rotação mais lentamente (normal aquela velocidade vai subir as rpm´s mais devagar) e depois de estar um ou dois minutos a essa velocidade ele entra em safe e baixa para as 2000 ou 3000rpm, se parar e desligar volta ao normal, ou então se esperar um tempo ele sai automaticamente de safe e fica com força novamente!
Não é corte de rotação, é mesmo safe.
Quando vou a fundo (pelas 5000rpm) o carro sobe a rotação mais lentamente (normal aquela velocidade vai subir as rpm´s mais devagar) e depois de estar um ou dois minutos a essa velocidade ele entra em safe e baixa para as 2000 ou 3000rpm, se parar e desligar volta ao normal, ou então se esperar um tempo ele sai automaticamente de safe e fica com força novamente!
Então é safe com certeza. Se calhar a solução seria mesmo conseguir falar com ele... Para até te poder testar com o ficheiro original e despistar melhor o problema. Mas liga um manómetro nisso de 2 bar que é suficiente e também já ficas a saber que boost faz isso a qualquer rotação e mesmo a fundo. Mas bem, se o problema nem for da eletrónica, é problema mecânico, precisarias de diagnosticar isso com cabo/ software e até junto do rapaz, porque só ele sabe o que te reprogramou!
E46 320d Touring (M47)
- rodrigues81
- Membro Gold
Eu tenho o DIS e o unico erro que tem é do injector piloto, mas funciona tudo bem, eu até acho que o meu carro jé vinha com bicos, pois está a debitar 169cv e 400 nm.
Pelo que sondei se tiver bicos aparece sempre esse erro, e para ter estes cv os bicos de origem não dão.
Pelo que sondei se tiver bicos aparece sempre esse erro, e para ter estes cv os bicos de origem não dão.
A minha com injetores stock acusava sempre esse erro só com reprogramação, e com a troca dos bicos também depois lol mas nunca me debrucei muito sobre isso... mas é sem stress penso. Agora essa potência para bicos originais é que não, ou tem bicos ou foi mal medido
, a velha conversa dos dynos 136. Onde mediste já agora?

E46 320d Touring (M47)
- rodrigues81
- Membro Gold
Eu penso que os bicos do meu carro já não devem ser de origem, pois apresenta indicios de já ter algumas alterações.
Dai não estar a dar muita atenção ao erro do injector, quase de certeza que já não devem ser os originais.
O dyno fiz na C2Racing, pois na altura fiz uma pesquisa e este éra o que o pessoal dizia ser mais certo!
Dai não estar a dar muita atenção ao erro do injector, quase de certeza que já não devem ser os originais.
O dyno fiz na C2Racing, pois na altura fiz uma pesquisa e este éra o que o pessoal dizia ser mais certo!
Se calhar então lol. Tens de ler as pressões disso então!
E46 320d Touring (M47)