Kual a melhor opçao para 1 aumento de potencia 320d 136cv

Secção para modelos Série 3

Moderador: Staff

GostoBastante
Membro Junior
Registado: 21 set 2005, 18:23

Mensagem por GostoBastante »

TdiSportR Escreveu:O 2000 Turbodiesel de 136cv utiliza uma bomba injectora VP44. É muito limitado na obtençao de ganhos face aos CR150 e 163cv. Por norma uma boa repro ronda os 145-155cv e nao mais que isso.
Nao sei se existe a possibilidade da troca do embolo da bomba injectora, mas possivelmente uns injectores de com bicos de maior diametro é capaz de se adaptar.
A melhor casa quando se fala em BMW é mesmo a VilautoCompetições.

O carro tem 136 cv, e gastar quase 500 euros para o por a 145 cv, só mais 9 cv? O que tenho lido por aí, é que sem se mexer no carro, a reprogramaçao pode ir com fiabilidade pelo menos e com facilidade até aos 160 cavalos, aqui sim, pelo menos já há um aumneto de 24 cv!

Mas sinceramente nao tenho a certeza!

TdiSportR
Membro Gold
Registado: 19 fev 2006, 04:44

Mensagem por TdiSportR »

Se deres uma vista de olho pelas parcerias o Eng. Manuel Pedro Fernandes da Vilauto explica bem a limitaçao da injecçao e os aumentos conseguidos com uma simples reprogramaçao. Mais que 150cv nesse modelo so com repro é dificil. Os aumentos referidos nao sao valores relativos, sao valores absolutos. É provavel que as 4300rpm tenhas 115cv stock e com repro andes por volta dos 145cv, ou seja, aqui tens um ganho relativo de 30cv!
Potencias de 160cv... :D depende dos bancos onde forem medidos!

rc
Membro Juvenil
Registado: 14 jul 2005, 13:09

Mensagem por rc »

TdiSportR Escreveu:Se deres uma vista de olho pelas parcerias o Eng. Manuel Pedro Fernandes da Vilauto explica bem a limitaçao da injecçao e os aumentos conseguidos com uma simples reprogramaçao. Mais que 150cv nesse modelo so com repro é dificil. Os aumentos referidos nao sao valores relativos, sao valores absolutos. É provavel que as 4300rpm tenhas 115cv stock e com repro andes por volta dos 145cv, ou seja, aqui tens um ganho relativo de 30cv!
Potencias de 160cv... :D depende dos bancos onde forem medidos!
Considero pelo que tenho lido que a VC será o sitio certo para levar um bmw a fazer uma repro, mas por outro lado a AC Schnitzer também não é o "zé da esquina" e se eles recorrnedo a uma tunning box dizem que conseguem 165cv... eh pá se calhar conseguem. Estes dados existem e estão ao alcance de qualquer um no site da ACS. Podes até descarregar o pdf e pedir a um qualquer "chispadeiro" para tentar fazer umas curvas semelhantes. E por uma questão de lógica se um "mentiroso" (leia-se tunning box) entre os sensores e a ECU da injecção consegue esses valores parece-me lógico que um mapa feito de raiz ainda possa melhorar um ou outro aspecto (e calhar piorar qq coisa, tb)

TdiSportR
Membro Gold

Mensagem por TdiSportR »

Com uma box normalmente alteras os sinais emitidos para a bomba injectora Bosch VP44, ou seja, so alteras valores de debito. Nao consegues controla avanço de injecção nem pressão de turbo, nem retirar limitadores.
Nao considero a AC Schnitzer enganador quando refere 165cv para uma box, mas talvez uma repro nesse mesmo banco onde sao aferidos os 165cv chega a valores na ordem os 170-175cv! É tudo uma questão do banco onde é medido.

JMGP
Membro Gold
Registado: 03 jan 2005, 01:01

Mensagem por JMGP »

Ouçam este homem que ele fala verdade.
Está visto que percebes disto, por isso mesmo parabéns.
Como já foi dito, o 136 por usar uma vp-44 é extremamente limitado na obtençao de cavalos.
Eu tenho um 136 com repro na vilauto e tenho um aumento de 10cv.
Estava na esperança que me desse 15, mas só deu 10.... temos pena.
Se valeu o dinheiro? SIM SIM SIM
Tive um aumento de 10cv e 70nm tenho agora 354nm as 2.500rpm.
Para um aumento para os tais 200cv só com injectores novos mais largos e o turbo do 150cv.
O que tenho é o vnt15 e o do 150cv 0 vnt17vb, acho :roll:

Valores na Vilauto para tudo o que referi andam na volta dos 2500€, ou seja repro injectores e turbo.

Se vale apena?
Devagarinho meus amigos, devagarinho :lol: :lol: :lol:

TdiSportR
Membro Gold

Mensagem por TdiSportR »

Vale sempre a pena, mas pensa tambem numa embraiagem e se possível na instalaçao do turbo do 330 de 204cv. Isso é que era serviço.
Abraço.

pedrogordo
Membro Juvenil
Registado: 26 out 2005, 12:13

Mensagem por pedrogordo »

Se pensas comprar uma 320d de 136CV, esquece os 180-200CV e as jantes de 18''. Eu tenho tenho pneus 225/45/17 e ca carrinha tem um excelente comportamento, mantendo algum conforto. 18'' é um exagero e vais arrepender-te, para não falar que o preço dos pneus sobre de elevado para exorbitante! Em relação à potência, eu reprogramei a minha carrinha e não chego a ter 160CV, pois isso duvido que existam reprogramações milagrosas. A marca anunciava 180CV para o motor 136, mas na realidade nem lá fica perto. Tal como está, dá 230km/h e mais do que isso só se for para partir o motor. Não fuma e consome o mesmo. Queres mais? Compra um 330d ou uma 320d de 150CV com caixa de 6V.

JMGP
Membro Gold

Mensagem por JMGP »

A embraiagem será talvez o proximo passo na GBS por 450€, ando a fazer contas a vida, depois o resto vem, como disse devagarinho.
Quanto ao turbo do 330cd acho que será demais para o que eu quero além de que é bem mais caro que o de 150.
Intercooler é que não sei nada do assunto, ou seja qual o indicado para por lá. Já para não falar das limitações do parachoques.
Alguma ideia?

TdiSportR
Membro Gold

Mensagem por TdiSportR »

Um intercooler podes sempre optar por tirar as dimensoes que pretendes, mas atençao que a dimensão do intercooler nao so pela litragem, mas tambem pelas forma como é idealizado requer alguns calculos. Mas podes mandar fazer na AllardMotorsport em UK. As tubagens mandas fazer em alumínio. Fica com um aspecto formidável e para cima dos 170cv é quase que obrigatório!

GostoBastante
Membro Junior

pedrogordo Escreveu:Se pensas comprar uma 320d de 136CV, esquece os 180-200CV e as jantes de 18''. Eu tenho tenho pneus 225/45/17 e ca carrinha tem um excelente comportamento, mantendo algum conforto. 18'' é um exagero e vais arrepender-te, para não falar que o preço dos pneus sobre de elevado para exorbitante! Em relação à potência, eu reprogramei a minha carrinha e não chego a ter 160CV, pois isso duvido que existam reprogramações milagrosas. A marca anunciava 180CV para o motor 136, mas na realidade nem lá fica perto. Tal como está, dá 230km/h e mais do que isso só se for para partir o motor. Não fuma e consome o mesmo. Queres mais? Compra um 330d ou uma 320d de 150CV com caixa de 6V.

Onde é que reprogramaste o teu carro?? 160 cv é optimo, era mesmo isso que eu queria! Modificas-te alguma coisa a nivel de motor com a reprogramaçao? Ou está tudo normal? Como sentes o comportamento da carrinha? diferenças? Quanto pagas-te?

metale
Membro Gold
Registado: 12 mai 2005, 12:17
O meu Carro:: 318tds '95

Mensagem por metale »

Há um "ditado" no mundo das corridas k diz "Velocidade(/potencia) custa dinheiro. Quanto tens?" ;)

"Tudo" é possivel... depende de quanto se pode gastar. E, neste país, depende também da DGV... :roll:
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

pedrogordo
Membro Juvenil
Registado: 26 out 2005, 12:13

Mensagem por pedrogordo »

Eu reprogramei a minha carrinha na www.s-tda.com, em Torres Vedras e custou-me 400€. Eles representam a marca O2, uma empresa reprogramações francesa. Primeiro, tens que te certificar que o teu 320d não tem problemas, pois o meu por exemplo tinha um sensor de pressão do turbo avariado e a repro só funcionou bem no fim de o trocar. Segundo, eles afinam a programação conforme o gosto, mas acho que o programa deles tem qualidade. Eu já experimentei 320d repro mais potentes que o meu, mas tinham sempre desvantagens. O repro O2 nota-se desde o ralenti com um binario que permite utilizar as 1200-2000rpm mesmo em 5ª, podendo recuperar facilmente. Depois acentua todo o comportamento de origem, ou seja, o ponto forte é as 2500rpm, notando-se ainda uma força extra a partir das 3500rpm, o que é notório na facilidade em que circula na casa 180-220. Em termos de velocidade máxima, a O2 optou por não deixar o ponteiro andar pela zona vermelha, pelo que atinge 180km em 4ª e a 5ª dá 225, indo aos 230 em condições favoráveis (no carro talvez mais qq coisa). O melhor de tudo, é que não consome mais e fuma pouco. Se usares gasoleo especial GForce o pouco desaparece! Eu irei sempre colocar repros nos carros que tiver para aproveitar pequenas margens dadas pelos fabricantes. Tem-se mais qq por pouco dinheiro. Grandes alterações só trazem é problemas. Segue esse conselho.

JMGP
Membro Gold

Mensagem por JMGP »

Desculpa la mas dizes que a tua 5 dá 225/230 e ainda não estás no red line?
Estranho. :scary

metale
Membro Gold
Registado: 12 mai 2005, 12:17
O meu Carro:: 318tds '95

Mensagem por metale »

Pode ter pneus com perfil mais alto... De resto não sei.

Ou então ele quer dizer é k não tá no limitador de red-line...
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

GostoBastante
Membro Junior

pedrogordo Escreveu:Eu reprogramei a minha carrinha na www.s-tda.com, em Torres Vedras e custou-me 400€. Eles representam a marca O2, uma empresa reprogramações francesa. Primeiro, tens que te certificar que o teu 320d não tem problemas, pois o meu por exemplo tinha um sensor de pressão do turbo avariado e a repro só funcionou bem no fim de o trocar. Segundo, eles afinam a programação conforme o gosto, mas acho que o programa deles tem qualidade. Eu já experimentei 320d repro mais potentes que o meu, mas tinham sempre desvantagens. O repro O2 nota-se desde o ralenti com um binario que permite utilizar as 1200-2000rpm mesmo em 5ª, podendo recuperar facilmente. Depois acentua todo o comportamento de origem, ou seja, o ponto forte é as 2500rpm, notando-se ainda uma força extra a partir das 3500rpm, o que é notório na facilidade em que circula na casa 180-220. Em termos de velocidade máxima, a O2 optou por não deixar o ponteiro andar pela zona vermelha, pelo que atinge 180km em 4ª e a 5ª dá 225, indo aos 230 em condições favoráveis (no carro talvez mais qq coisa). O melhor de tudo, é que não consome mais e fuma pouco. Se usares gasoleo especial GForce o pouco desaparece! Eu irei sempre colocar repros nos carros que tiver para aproveitar pequenas margens dadas pelos fabricantes. Tem-se mais qq por pouco dinheiro. Grandes alterações só trazem é problemas. Segue esse conselho.

Tentei abrir o site, mas dá erro! Como é que soubeste que o carro tinha o sensor de pressão do turbo avariado? Levaste-o á maquina antes de o reprogramar?

Responder

Voltar para “Série 3”