Albertoliveira Escreveu:Ao ter menos trabalho tem tambem menos aderencia, a aderencia adquire-se em esforço ou em peso e não em solto ou 0.
O melhor estado de aderência é com cerca de 5% de "deslize", isso é verdade. Mas "trabalho" no pneu faz perder aderência, não faz aumentar. É essa a diferença entre peso (lastro) e aerodinâmica: peso empurra o carro para o chão mas coloca "trabalho" nos pneus, ou seja, alé de terem k acelerar, virar, etc, ainda têm de agarrar o peso todo. Aerodinâmica empurra o carro para o chão mas não coloca esse trabalho nos pneus.
Senão não se punha ailerons, punha-se sacos de batatas no porta-bagagens.
Portanto não é tendo mais trabalho k um pneu funciona melhor. Não vemos as grandes marcas (super-carros, lamborgini, etc) a meter 185s ou 205s nos carros, ou vemos?
Ao ter menos trabalho, o pneu pode utilizar o seu "orçamento" para outras coisas. Ex: 1 pneu tem 300 de orçamento. Pode tar a usar num dado momento 125 para curvar e 125 para acelerar/travar. Sobra 50 para o peso que tem de aguentar. se aumentares o peso k tem de aguentar para 60, ele já não tem orçamento para isso, e portanto perde a aderência.
E sim, uns pneus mais finos
bons podem ter melhor aderência k uns mais largos médios. Mas comparando finos bons com largos bons (em piso seco), acho k não há argumentos k contrariem o facto de pneus mais largos agarrarem melhor. Mais borracha, mais atrito, mas aderencia.