AOS AMANTES DOS 320i/325i E36.

Secção para modelos Série 3

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Dudex
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Re: AOS AMANTES DOS 320i/325i E36.

Mensagem por Dudex »

navigator Escreveu:Então e...DIY disso? Era muito porreiro.
O meu motor, entre sensor de cambota, de massa de ar e válvula de ralenti, está a precisar de levar uma volta!
O bloco do meu há de ser semelhante e o trabalho igual :)
No teu é diferente, tens sensor lateral e não frontal. Para além disso o sensor é diferente!

28i com sensor de cambota marado e com os típicos sintomas associados é mais que normal por este mundo fora pelo que tenho verificado :fixe

A MAF vai com limpeza provavelmente assim o a válvula de relantim.

-- Sexta Nov 05, 2010 7:54 pm --
tiagoghost Escreveu: Dudex, a resistência n interessa muito nesse sensor porque ele mede são impulsos e n tensões.
O facto de estar sujo influencia o seu funcionamento porque adultera o sinal pretendido.

Abraço
É o que me diz o manual da Bentley, fazer essa verificação. Provavelmente ele precisará de ter a resistência original ou perto dela para que possa ser transmitido o sinal correctamente mas electricidade não é o meu forte :lol1

Ele não converte o impulso em tensão posteriormente? Aliás, o impulso não é recebido em forma de tensão pela ECU?

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tiagoghost
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Re: AOS AMANTES DOS 320i/325i E36.

Mensagem por tiagoghost »

Tens razão naquilo que disses-te!
Converte sim senhor, numa onda quadrada, por exemplo:

Imagem
E36 S50 Coupe

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Dudex
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Re: AOS AMANTES DOS 320i/325i E36.

Mensagem por Dudex »

Epah, mataste-me com isso da onda quadrada :lol1 Não consegui ver a foto que colocaste.

Que sugeres para checkar se o sensor estará a funcionar bem ou mal?

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Re: AOS AMANTES DOS 320i/325i E36.

Mensagem por JPimpao01 »

O meu projecto E61 530d ///M LCI by Imagem Trackday car E36 325i M50 by Jpimpao01 e bestkiller motorsport and PKE +30lts/100km :D
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Dudex
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Re: AOS AMANTES DOS 320i/325i E36.

Mensagem por Dudex »

Mas isso são pulsos como o tiago dizia. Talvez ele faça a medição da frequência e não da tensão.

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Geo
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Re: AOS AMANTES DOS 320i/325i E36.

Mensagem por Geo »

Boas.

Tenho sido um seguidor deste tópico desde o principio, não por ter um e36 mas por ter um 25i numa 34 Touring.

Como já foi dito atrás, este t+opico já se tornou no tópico dos 6L a gasolina, para mim os melhores motores que a BMW tem. Aliás, para mim BMW é 6 em linha e mai nada!!! Sem desprimor para os restantes!!! :lol:

Um videozito da minha 525iT de manhãzinha:

http://www.youtube.com/watch?v=AnczJmxALHA

Já aqui se falou dos escapes e respectivas sonoridades... a minha e34 tem 2 Cat, uma panela central e outra final sempre em circuito duplo. Já tenho uma fugazitas... :roll:

Cumprimentos
E34 525i Touring

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hugo_ti
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Re: AOS AMANTES DOS 320i/325i E36.

Mensagem por hugo_ti »

tirar uns colectores fora é complicado??
cuidados a ter??
cumps
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tiagoghost
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Re: AOS AMANTES DOS 320i/325i E36.

Mensagem por tiagoghost »

Bom dia!

A imagem é a que o JPimpao01 pos o link!

Para medir, utilizas o osciloscópio, e o que deves ter é uma onda igual a da imagem, onde geralmente a parte mais "rectangular" da onda, indica o PMS do cilindro 1.

Com o multímetro, ou medes uma média da tensão da onda, ou a resistência interna do sensor, mas n sei se isso chega para dizeres se está bom ou não.. O que dizia no manual da bentley para fazer?

Abraço
E36 S50 Coupe

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Dudex
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Re: AOS AMANTES DOS 320i/325i E36.

Mensagem por Dudex »

Faz todo o sentido o que dizes! Embora para fazer essa leitura dos pulsos teria que a fazer com o motor a trabalhar e com o sensor da cambota desligado, não sei como o motor reagiria. O manual da Bentley diz para verificar a resistência, sendo a ideal 1360 ou algo assim. Medi a do meu e deu 850.

O problema é que eu posso não saber medir a resistência :lol1

-- Segunda Nov 08, 2010 5:06 pm --
Geo Escreveu:Boas.

Tenho sido um seguidor deste tópico desde o principio, não por ter um e36 mas por ter um 25i numa 34 Touring.

Como já foi dito atrás, este t+opico já se tornou no tópico dos 6L a gasolina, para mim os melhores motores que a BMW tem. Aliás, para mim BMW é 6 em linha e mai nada!!! Sem desprimor para os restantes!!! :lol:

Um videozito da minha 525iT de manhãzinha:

http://www.youtube.com/watch?v=AnczJmxALHA

Já aqui se falou dos escapes e respectivas sonoridades... a minha e34 tem 2 Cat, uma panela central e outra final sempre em circuito duplo. Já tenho uma fugazitas... :roll:

Cumprimentos
Está como o meu então. Tenho de refazer o escape todo :duh

Bela carrinha :fixe

-- Segunda Nov 08, 2010 5:07 pm --
hugo_ti Escreveu:tirar uns colectores fora é complicado??
cuidados a ter??
cumps
Deve ser simples, o pior poderá ser mesmo as porcas dos colectores caso uses má ferramenta. Só pontas para roquete com seis lados, não mais. É um material que mói facilmente.

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tiagoghost
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Re: AOS AMANTES DOS 320i/325i E36.

Mensagem por tiagoghost »

O manual da bentley não diz quais são os pinos certos onde medir?
Eles dão uma resistência ideal ou uma margem de X a X ohms?

A meteres o carro a trabalhar com o sensor fora o maximo que pode acontecer é ele n pegar...


Para o escape o Dudex tem toda a razão, se não tens um grande bico de obra na mão... Um bocadinho de spray anti-ferrugem uns minutos antes de desapertar ajuda muito!

Abraço
E36 S50 Coupe

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Re: AOS AMANTES DOS 320i/325i E36.

Mensagem por Dudex »

A ficha do sensor tem 3 terminais, a resistência é medida entre o primeiro e o segundo. O que indica qual é o primeiro é que cada um dos 3 terminais têm um "chapéu" e eles ficam virados para cima.

O manual da Bentley diz:

Resistência do sensor entre os terminais 1 e 2 - 1280 +/- 10% ohms

Folta entre sensor e roda dentada 1.0 +/- 0.3 mm

Ele em principio sem sensor da cambota nem pega porque o não pegar é um sintoma avançado do sensor de cambota estragado tal como dizes.

Por acaso gostava de saber que valores medem os vossos! Isto são valores para motores não vanos.

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Re: AOS AMANTES DOS 320i/325i E36.

Mensagem por tiagoghost »

Na garagem tenho la 2 motores sem vanos parados e outro com vanos com a cabeça fora, logo ou amanha já te digo o que eles me dizem...

Tive a ler umas coisas interessantes acerca do M50 vanos e non-vanos, deixem-me elaborar aqui um resumo e já deixo aqui!

Abraço
E36 S50 Coupe

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Re: AOS AMANTES DOS 320i/325i E36.

Mensagem por Dudex »

Boa boa :fixe

Eu o meu vou tirar-lhe a cabeça brevemente e tenho visto que as cames são a parte sensível da montagem/desmontagem sendo que há um truque para a remoção das mesmas sem a peça própria da bmw.

Alguma sugestão/dica que tenhas a fazer/dizer?

Abr

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Re: AOS AMANTES DOS 320i/325i E36.

Mensagem por tiagoghost »

Antes de abrir o meu tb tinha essa duvida, mas aquilo éa a coisa mais simples do mundo de se fazer!

O teu é com ou sem vanos?
E36 S50 Coupe

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Dudex
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Re: AOS AMANTES DOS 320i/325i E36.

Mensagem por Dudex »

Sem vanos.

Pelo que li e vi, prender as cames numa posição em que só as válvulas do cilindro 1 estejam a exercer pressão na cam, soltar os apoios de trás para a frente e o do primeiro 1/4 de volta em cada alternado.

Quanto mais se lê mais receios se tem :lol1 Assim que puser mãos à obra vai tudo!

Tudo o que souberes é bem vindo :fixe

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