Esse ponto continua controverso. É que é mais peso não suspenso (jantes e pneus), com inercia rotacional, que os travões têm de fazer parar de rodar...tuningo Escreveu:Vantagens
(...)
Melhor poder de travagem - sem dúvida
Jante 18"
Moderador: Staff
Desculpa só responder agora, pois só agora é que reparei.metale Escreveu:O que é que tem de inseguro?Cebola_1 Escreveu:Assim até eu sou engenheiro![]()
![]()
![]()
meter um 318tds a puxar jante 17´ com medida do M3 é que é seguro :violinista
Há alturas em que precisas de acelarar para conseguires curvar melhor e mais rapido, onde o peso da jante vrs a potência do carro há roda influência.
Eu tenho 318tds e digo-te que com jante 15´com um bom pneu 205 chega e sobra para o carro. Nota-se perfeitamente o arrasto em relação aos 185 de origem, nem querendo imaginar como seria meter as jantes do meu carro nele...
Se tens duvidas podes fazer o seguinte teste:
"numa rotunda puxas de 3ª ou 4ª velocidade ás voltas até ele começar a fugir de frente e vez a velocidade que atinges. Depois fazes o mesmo mas em 2º velocidade onde a potencia consegue fazer diferença para fugir de traseira e ves (ou pedes a alguem para filmar ou dizer-te) a velocidade que conseguiste".
Se tiveres curva contra curva e outro tipo de situações ajuda o carro ter força para puxar a jante que tem e o 318tds não tem nem de sonhos força para 17´
M Powered
- metale
- Membro Gold
- Registado: 12 mai 2005, 12:17
- O meu Carro:: 318tds '95
Eu mudei para 225/45ZR17, e a melhor aderência lateral permite-me dar curvas a 100 que dantes só conseguia dar a 80. E transmite mais confiança e estabilidade.Cebola_1 Escreveu:o 318tds não tem nem de sonhos força para 17´
Falta de força, é saber em que mudança dar a curva. Regra geral, dou uma curva numa mudança que me permita acelerar com força na saida da curva (entre 2.600 e 3.100 rpms, mais ou menos).
Com que pneu ? Fedima ?metale Escreveu:Eu mudei para 225/45ZR17, e a melhor aderência lateral permite-me dar curvas a 100 que dantes só conseguia dar a 80. E transmite mais confiança e estabilidade.Cebola_1 Escreveu:o 318tds não tem nem de sonhos força para 17´
Falta de força, é saber em que mudança dar a curva. Regra geral, dou uma curva numa mudança que me permita acelerar com força na saida da curva (entre 2.600 e 3.100 rpms, mais ou menos).

M Powered
- metale
- Membro Gold
Ah, tavas-te a referir a slides de potência para rodar o carro. Isso não faço, obviamente que não tem força, o diferencial é 2,79, loooooongo.Cebola_1 Escreveu:Tens o carro alterado mecanicamente ?
É que eu não estou a ver o 318tds a ter força para dar de traseira sem ser em 1º e 2º em jante normal.
Quando preciso de o fazer rodar, faço muito jogo de massas para colocar o peso de carro onde quero. Para fazer fugir, "destabilizo-o". Mas prefiro curvar bem por ter aderência do que ter de a contrariar para dar a curva

As unicas modificações estão na assinatura.
Última edição por metale em 12 jul 2007, 19:44, editado 1 vez no total.
- 320d
- Membro Gold
- Registado: 26 nov 2004, 14:44
- O meu Carro:: BMW 320d E46-1999/08
eu dou mais valor á estectica, desde que nao prejudique a segurança. se pudesse tinha jante 18". pena que em 1999 nao se falava mt em 18". ir de 15 para 17" ja foi grande salto. so nao troco porque gosto muito das minhas jantes, e nao se vê por aí iguais, tambem ninguem me daria um justo valor por elas! isto porque em 99 custaram cerca de 800contos ao meu pai!
Bruno Linhares

clique na imagem para ver projeto
FordTaunusCoupe.blogspot.com
HondaCBF125.blogspot.com

clique na imagem para ver projeto
FordTaunusCoupe.blogspot.com
HondaCBF125.blogspot.com
Oki já percebi então a forma como gostas de conduzir, em situação limite não é a mais eficaz, mas até chegar ao limite é muito bom até o carro começar a fugir de frente.metale Escreveu:Ah, tavas-te a referir a slides de potência para rodar o carro. Isso não faço, obviamente que não tem força, o diferencial é 2,79, loooooongo.Cebola_1 Escreveu:Tens o carro alterado mecanicamente ?
É que eu não estou a ver o 318tds a ter força para dar de traseira sem ser em 1º e 2º em jante normal.
Quando preciso de o fazer rodar, faço muito jogo de massas para colocar o peso de carro onde quero. Para fazer fugir, "destabilizo-o". Mas prefiro curvar bem por ter aderência do que ter de a contrariar para dar a curva![]()
As unicas modificações estão na assinatura.
É que estava-me a fazer um pouco de confusão a forma de condução "normal" para o carro ter força para sair rapido de uma curva.
Eu continuo a dizer que mais vale um bom pneu numa jante pequena do que uma jante grande com um mau pneu.
M Powered
- metale
- Membro Gold
O bom é que o carro tá tão neutro que não o noto a fugir de frente. Escorrega às 4 rodas, e depois equilibro para sub ou sobre viragem, como quiser.Cebola_1 Escreveu:Oki já percebi então a forma como gostas de conduzir, em situação limite não é a mais eficaz, mas até chegar ao limite é muito bom até o carro começar a fugir de frente.
Tb concordo, mas não considero os eagle F1s que uso maus pneus.Cebola_1 Escreveu:Eu continuo a dizer que mais vale um bom pneu numa jante pequena do que uma jante grande com um mau pneu.
Sem dúvida que sim.metale Escreveu:O bom é que o carro tá tão neutro que não o noto a fugir de frente. Escorrega às 4 rodas, e depois equilibro para sub ou sobre viragem, como quiser.Cebola_1 Escreveu:Oki já percebi então a forma como gostas de conduzir, em situação limite não é a mais eficaz, mas até chegar ao limite é muito bom até o carro começar a fugir de frente.
Eu compreendi isso depois de confirmares que não fugia a traseira com a potência, jogas com o peso do carro para o equilibrar em curva como um todo e não com o acelerador para o ter entre o estável e o instável de forma a ser mais nervoso a curvar.... é quase como se tivesses num série 7 a tua forma de o corriguir. Quanto a isso cada um tem a sua condução e desde que se sinta bem com a mesma não há nada a acrescentar.
Tb concordo, mas não considero os eagle F1s que uso maus pneus.Cebola_1 Escreveu:Eu continuo a dizer que mais vale um bom pneu numa jante pequena do que uma jante grande com um mau pneu.
A minha intenção foi para o geral das pessoas que andam há procura de jantes maiores e depois se esquecem do mais importante e que faz o carro aderir á estrada que são os pneus.
M Powered
- metale
- Membro Gold
Tens toda a razão, e já vi muito disso.Cebola_1 Escreveu:A minha intenção foi para o geral das pessoas que andam há procura de jantes maiores e depois se esquecem do mais importante e que faz o carro aderir á estrada que são os pneus.
Eu por exemplo, quando comprei as jantes 17'', tive que pensar que pneus colocar com orcamento apertado. Em vez de pneus novos mas baratos, pus semi-novos mas melhores. menos rasto prá chuva, mas o composto da borracha agarra mais.
- Markx
- Membro Gold
- Registado: 24 abr 2005, 12:00
- O meu Carro:: BMW 320d E46
eu na altura k meti as 18 tb pensei em meter uns pneus mais baratos...mas dps pus-m a pensar na minha conduçao e resolvi meter uns goodyear f1... assim sinto segurança nas curvas... em piso seco e claro... porque em piso molhadoe melhor nem acelerar nas curvas senao a traseira passa-nos a frente ollolo
-
- Administrador do Fórum
- Registado: 24 jun 2003, 22:32
- O meu Carro:: BMW 320d E90 ///M
- Contacto:
Por essa ordem de ideias o E46 pode levar 19'Cebola_1 Escreveu: Ou seja, na série E36 o máximo é jante 17´ e os técnicos como não sabem para mais é copiar para todas as versões do E36 a mesma medida, no E46 é 18´ então é a mesma treta, no E90 já leva 19´..... pode ser que no próximo já possa levar jante 20´.......

Houve M3's E46 a sairem com 19'

Cá para mim o E36 não pode mesmo levar mais do que 17' :lol1 :lol1 :lol1
www.BMSolutionsPT.com
www.facebook.com/BMSolutionsPT2
BMW 320d LCi F31
Ex: BMW 320d LCi E90 ///M, BMW 320d E46
www.facebook.com/BMSolutionsPT2
BMW 320d LCi F31
Ex: BMW 320d LCi E90 ///M, BMW 320d E46
Ás de reparar na lista deles e percebes logo a logica extremamente dificil que é a homologação de medidas de pneu na BMW.Yasser Escreveu:Por essa ordem de ideias o E46 pode levar 19'Cebola_1 Escreveu: Ou seja, na série E36 o máximo é jante 17´ e os técnicos como não sabem para mais é copiar para todas as versões do E36 a mesma medida, no E46 é 18´ então é a mesma treta, no E90 já leva 19´..... pode ser que no próximo já possa levar jante 20´.......![]()
![]()
Houve M3's E46 a sairem com 19'
Cá para mim o E36 não pode mesmo levar mais do que 17' :lol1 :lol1 :lol1
Uma extrema treta é o que é.
A AC Schnitzer para o modelo E36 M3 vende até jante 19´, bem como a Breyton e Hamann.
Se ambos testaram o modelo de jantes no modelo de carro (principalmente a AC que é representada em exclusividade nos concessionários BMW), porque é que essas medidas não constam na lista de possiveis alterações ?
Não é só fazer parcerias a torto e a direito e depois não haver suporte.
M Powered