FAmosas borboletas

Secção para modelos Série 3

Moderador: Staff

Scud
Membro Juvenil
Registado: 14 jun 2007, 22:04
O meu Carro:: BMW 320CD E46 - 2004/09

Re: FAmosas borboletas

Mensagem por Scud »

Boas, mirandatdi,

Dava para postares o mail que utilizaste para falares com a BMW? Tb gostava de escrever para lá. Obrigado.

-- Terça Mar 10, 2009 10:33 pm --

Boas, mirandatdi,

Dava para postares o mail que utilizaste para falares com a BMW? Tb gostava de escrever para lá. Obrigado.
Imagem

SCUD | BMW 320CD | 150 CV
BMW on the red line

//M
Membro Senior
Registado: 19 abr 2005, 16:28

Mensagem por //M »

AS borboletas independentes de um ///Mpower não têm nada a ver com as de um 320 d nem o proposito é servir gases de escape ou admissões de comprimentso variaveis como as que o lude postou aí, deduzo que o objectivo desses motores é ter uma borboleta principal que é o acelerador e depois outras dentro do colector de admissão para diminuir ou aumentar a distançia que o ar têm que percorrer para entrar no motor.

As borboletas (ITB) de um ///M todas elas são comandadas directamente pelo pedal do acelerador, nos ///M mais recentes isso já n acontece visto n existir ligação fisica entre o pedal do acelerador e as borboletas (cabo), o mesmo é feito pela ecu após intrepretar e processar o que o condutor quer quando acelera.

Em relação ao vtec não é um sistema de outro mundo, apenas a arvores de cames têm 3 excentricos por cada par de valvulas de admissão , sendo que dois excentricos funcionam nas baixas e médias e o excentrico(com um perfil diferente dos outros 2) do meio actua apartir de certo regime através de um pino (comandado pela ecu) que engata o martelo, permitindo deste modo que no ciclo de admissão seja admitido mais ar no cilindro.
E= ///M*c²

lude
Membro Juvenil
Registado: 25 out 2005, 01:43
O meu Carro:: BMW 330Cd
Contacto:

Mensagem por lude »

//M Escreveu:...deduzo que o objectivo desses motores é ter uma borboleta principal que é o acelerador e depois outras dentro do colector de admissão para diminuir ou aumentar a distançia que o ar têm que percorrer para entrar no motor.
Exacto
//M Escreveu:Em relação ao vtec não é um sistema de outro mundo, apenas a arvores de cames têm 3 excentricos....
Realmente, o sistema VTEC é genialmente simples!

Mas, lembrem-se que:
Um mau engenheiro cria uma solução compelxa para um problema simples.
Um bom engenheiro cria uma solução simples para um problema complexo

Relativamente ao sistema VTEC, existem várias derivações.
Por exemplo, existem sistemas com 2 estágios e outros com 3, existem ainda alguns que incluem VTC
Imagem

Quanto ao VTC, tem uma função semelhante ao sistema VANOS da BMW:
Imagem

Podem ver um vídeo interessante no site da Honda, que explica muito bem :)
http://world.honda.com/HDTV/news/2003-4031127a/

Já agora... Eu fiz uma pergunta logo no início deste theread que até ao momento ninguém respondeu...
Nos Hondas, é muito fácil saber em que rotação é que as borboletas abrem e fecham.
Mas, eu nunca vi essa informação relativa aos BMW 320d, 330d, etc. Por acaso ninguém me consegue dar essa informação?
ٵԃє Ҏяѻנэ¢†s: ɯoɔ˙ɐʎ2˙ounu//:dʇʇɥ - ツ - http://nuno.2ya.com

BMW 330Cd Imagem
Honda Prelude 2.2 VTEC 4WS

Imagem
Imagem

rui santos
Membro Iniciado
Registado: 04 nov 2005, 08:58

Mensagem por rui santos »

boas,

a minha é de 2004 e tem neste momento 87 000 kms.

ficou sem as respectivas :roll: aos 70 000.

muito sinceramente n notei nada de diferente no motor.

Apenas fiquei , como já foi dito aki a dormir mais descansado 8)

Cumps

//M
Membro Senior
Registado: 19 abr 2005, 16:28

Mensagem por //M »

EU não faço a mininima ideia em que regime as borboletas de 320 d actuam .....
E= ///M*c²

JOFIMO
Membro Gold
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20

Mensagem por JOFIMO »

A Bm diz que só actuam em baixas agora regimes? nem vê-los
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

EDRS
Membro Iniciado
Registado: 19 nov 2007, 20:36
O meu Carro:: BMW 320D E46 Touring 2003/12

Mensagem por EDRS »

tb retirei as minhas aos 125.000 kms, notei uma ligeira perda do efeito travão do motor. de resto, tuido igual, até responde melhor, mas tb como limpei a EGR...não comento. mas recomendo a remoção das borboletas. :fixe

mirandatdi
Membro Juvenil
Registado: 01 nov 2007, 17:32

Mensagem por mirandatdi »

eu tb retirei as minhas ontem aos 77.500 kms, notei tb uma ligeira perda do efeito travão do motor. de resto, até responde melhor, mas tb como limpei a EGR.... mas recomendo vivamente a remoção das borboletas, assim ja acelero e durmo mais descansado

:winner
:fixe

BadGreG
Membro Juvenil
Registado: 26 mai 2009, 22:47
O meu Carro:: BMW 320d E46

Mensagem por BadGreG »

Ora sou mais um que retirei as ditas, tb ponderei em trocar o colector, mas como elas iriam la continuar decidi retira-las mesmo, para meu espanto quando o colector salta fora, tenho uma surpresa interessante, uma delas ja estava solta e apenas presa na crosta do lixo acumulado, podem ver na foto

:lol1

Imagem

:humm a qualidade não é a melhor, mas naquela altura só o telemovel estava a mão

JESUSDELCAMPO
Membro Iniciado
Registado: 20 fev 2008, 13:17
O meu Carro:: Bmw E-36 318tds 96

Mensagem por JESUSDELCAMPO »

realmente esse motor é muito bom mesmo 320dde 150cv vem no serie 3/5 e X-3 bom a quantidade de carros com o motor partido á conta das ditas borboletas ; È mesmo uma bomba relogio que ali está e de uma coisa podem tem certeza por volta dos 10000km vão partir , e com isso fica tambem o motor partido , e atenção mesmo os colectores que são agora comprados novos veem com as ditas chapeletas colocadas . a melhor coisa é mesmo retiralas, uma operação que fica em 100€ .

Jaime Costa Silva
Membro Iniciado
Registado: 12 dez 2007, 23:30
O meu Carro:: BMW E46- 318d - 2004

Mensagem por Jaime Costa Silva »

... ou então podem adquirir um E46 318d, que dispensou as ditas "borboletas" logo na linha de montagem da BMW. :wink1

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

Jaime Costa Silva Escreveu:... ou então podem adquirir um E46 318d, que dispensou as ditas "borboletas" logo na linha de montagem da BMW. :wink1
Boas de que motor falas? se for o M47N (2002/2005) e tiver cx auto tem "borboletas" se tiver caixa manual felizmente não usa. Cumps.
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

ovelhanegra
Membro Senior
Registado: 26 jul 2006, 20:38
O meu Carro:: 320 cd M

Mensagem por ovelhanegra »

eu no meu nao tenho borboletas mas os veios estao lá...nao haverá o risco de de se soltarem tambem?? :think

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

ovelhanegra Escreveu:eu no meu nao tenho borboletas mas os veios estao lá...nao haverá o risco de de se soltarem tambem?? :think
Bolas, com o trabalho que dá sacar só as borboletas, porque não tiraste tudo de uma vez? em principio os veios não se vão soltar mas eu não arriscava.................

ovelhanegra
Membro Senior
Registado: 26 jul 2006, 20:38
O meu Carro:: 320 cd M

Mensagem por ovelhanegra »

pois...nao fui eu...foi o mecanico...ele disse que tinha de ficar com os veio porque senao ficavam uns buracos abertos...
nao sei se é mesmo assim ou ele é que esteve a me dar musica... :violinista

Responder

Voltar para “Série 3”