mala m3 csl

Secção para modelos Série 3

Moderador: Staff

onibas96
Membro Gold
Registado: 15 jun 2009, 10:32
O meu Carro:: BMW 320Cd E46 '04 pack M

Re: mala m3 csl

Mensagem por onibas96 »

NunesTiago Escreveu:O ideal seria arranjar uma impressora 3D que imprima em plastico. Assim ficava um trabalho perfeito e relativamente barato
na Universidade de Aveiro criaram uma que custa 1000€ e "imprime" em plástico...só falta saber se já existe alguma instituição que a tenha e a alugue...
EXImagemEX2Imagem

NunesTiago
Membro Gold
Registado: 06 jun 2011, 16:02
O meu Carro:: Z4 23i E89 09 - 328ci e46 99

Mensagem por NunesTiago »

onibas96 Escreveu:
NunesTiago Escreveu:O ideal seria arranjar uma impressora 3D que imprima em plastico. Assim ficava um trabalho perfeito e relativamente barato
na Universidade de Aveiro criaram uma que custa 1000€ e "imprime" em plástico...só falta saber se já existe alguma instituição que a tenha e a alugue...
Pois mas a da U.Aveiro é muito pequena para isto :humm
Cumprimentos
Tiago Nunes

Imagem
BMW 328ci viewtopic.php?f=59&t=53543
BMW z4 23i viewtopic.php?f=15&t=51965

Ludwig
Membro Gold
Registado: 11 fev 2008, 00:17
O meu Carro:: Saí do forum

Mensagem por Ludwig »

Bem, o que eu queria dizer hoje de tarde era o seguinte:

A mala do csl nao é tão simples quanto parece. Nem é simples de a replicar para coupe, muito menos para sedan porque as medidas são todas diferentes e andar e encurtar de um lado e esticar do outro só vai fazer com que a mala perca as linhas originais e se transforme em mais uma replica. prova disso, está nestas duas imagens.

Original CSL:

Imagem

Replica para sedan (para coupe cai na mesma asneira):

Imagem

Reparem na curvatura da mala. a replica é quase recta ao meio, enquanto a do csl mantem uma curva ligeira e disfarçada. Reparem tambem no buraco da matricula. Uma tem puxador outra não. A do csl é um "buraco" com vinco a toda a volta. A do sedan/coupe é a disfarçar na parte de baixo.

Nesta foto tambem se vê que a réplica é mais ditada que a original e isso ve-se na inclinação do simbolo.

nesta foto podem ver que as replicas são "deitadas para tras":

replica
Imagem

original:
Imagem

nas replicas a mala é sempre a direito por cima e de repente sobe. ja na original essa subida do spoiler é mais progressiva.

Há 3 grandes problemas de adaptar um spoiler a dar no sedan. Para alem da altura da mala e da largura é tambem preciso saber quando é que o spoiler começa a subir, visto a mala do coupe ser mais profunda do que a do sedan....ahm...deu para compreender?

Eu hoje não estou muito bom para explicações...sei que nao me expliquei claramente.

No fundo, o que quero dizer, sem desvalorizar o trabalho de ninguem é que é impossivel ou quase impossivel fazer algo tão parecido com o original a partir de fotos, porque as medidas vão ser cruciais! Eu tenho um vizinho com um csl...mas tá complicado estar com ele. Dos 2 csl's que ha em portugal não estou a ver nenhum a emprestar a mala para tirar medidas...ou ate mesmo um molde.

contudo ha um vendedor na replublica chega que venda uma mala de fibra de vidro com o molde tirado da original por 240€ (portes incluidos). Eu estou tentado a compra-la para tirar molde ao spoiler e á parte da matricula. Daí para a frente queria ver o que conseguia fazer. O ideal era conseguir fazer essas aplicações em chapa para serem soldadas nas malas originais, ou então, no pior dos cenários em fibra de carbono que teria que ser colado e disfaçado na mala original.

ja comi muitas estrelitas com isto das malas do csl. ja dei muitas voltas, ja vi e li muiiiitttaaa coisa.

Se acham que a mala é uma dor de cabeça, nem queiram saber o que é o difusor do csl...é uma causa perdida :D

liquid
Membro Gold
Registado: 17 fev 2009, 13:14
O meu Carro:: BMW

Mensagem por liquid »

n estou a duvidar, nem por momentos das tua palavras, tens mt mais experiência nestas andanças de mala e de adaptações do que eu sem duvida!e ja tens uma mala, e do que me lembro esta quase no ponto!!Eu já tentei arranjar o modelo CAD da propria marca mas n é facil.... outra maneira era se o carro existice no Forza, pois os modelos foram scanizados e n modelados, tinha de fazer adaptações mas as medidas e curvaturas estariam lá mas por azar n existe o E46 CSL apenas o M3 GTR e o M3 normal!!Por isso no meu tempo livre e com fotos e ajudas tento fazer o melhor que posso, se der deu.... s não der arranjo outra opção!!Por enquanto estou confiante
Imagem

Jams
Membro Juvenil
Registado: 07 out 2011, 23:24
O meu Carro:: BMW M3 E46

Mensagem por Jams »

/// POWER

Carpe diem !!! A vida e curta !!!

Imagem

Jams
Membro Juvenil

Mensagem por Jams »

Ludwig Escreveu:Queres uma mala do csl? Compra mesmo a do csl. custa quase 800€

A unica replica bem feita é a da vorsteiner que custa o dobro da original por ser em carbono. Há na repuclica checa um vendedor que tem uma de fibra de vidro retirada do molde de uma original csl. Todas as outras têm aparencia da mala csl mas se vires lado a lado nao é a mesma coisa. A curvatura é diferente, o angulo é diferente, maior parte das replicas são de por puxador de mala e a original não...isto entre muitas outras coisas.

Se precisares de ajuda com essa mala diz-me.
http://katalaosport.pt/index.php?cPath= ... 10ad8e9b24

Pelos visto se a do csl custa isso mais vale comprar.
/// POWER

Imagem

Ludwig
Membro Gold

Mensagem por Ludwig »

esse anuncio do olx está bom. a mala se for essa é uma replica exacta.

Jams
Membro Juvenil

Mensagem por Jams »

Ludwing
fiz esta procura agora mesmo amigo apareceu isto do nada se e verdade ou nao eu nao sei.
/// POWER

Imagem

NunesTiago
Membro Gold
Registado: 06 jun 2011, 16:02
O meu Carro:: Z4 23i E89 09 - 328ci e46 99

Mensagem por NunesTiago »

Está em muito bom preço :assubiar :assubiar :assubiar

Ludwing, bom esclarecimento :fixe
Cumprimentos
Tiago Nunes

Imagem
BMW 328ci viewtopic.php?f=59&t=53543
BMW z4 23i viewtopic.php?f=15&t=51965

Marco c
Membro Senior
Registado: 23 mai 2011, 13:49
O meu Carro:: 320td 02 m3 e46 03

Mensagem por Marco c »

800 euros a brincadeira toda necessaria? excepto a pintura claro?

quanto às luzes, forros fechadura etc como é?

navigator
Membro Gold
Registado: 09 set 2009, 10:25
O meu Carro:: 328ci E46

Mensagem por navigator »

Bem, ainda não dediquei muito tempo a maturar esta ideia, confesso. Mas aquilo que acho que vale é:

A partir de uma mala feita fisicamente, pode-se:
- fazer um molde em fibra para fazer exterior de malas em fibra;
- fazer engenharia inversa, ou seja, cópia. Digitalizar e projectar uma estampagem.

A estampagem implica trabalho de engenharia para dar forma a um estampo (superior e inferior a colocar na prensa) que tenha em conta a deformação elástica e plástica do aço a usar, pois é preciso deformar um bocado extra para que a recuperação elástica ocorra e a peça vá parar à dimensão e geometria pretendida. Além disso, para não produzir uma coisa mais ou menos, há um valor de tolerância para que todas as malas feitas caibam , o estampo tem de ser feito com uma tolerância 3 a 4 vezes abaixo na classe IT de tolerância para cumprir isso. Mecânica cuidada a fazê-lo.
Eu não estou há vontade para isso, era bom arranjar quem fizesse a preço de amigo...isto pode ser um pouco iterativo, depois do molde feito faz-se uma tampa de mala e vê-se se precisa afinar algo.

Isto são coisas que me lembro de cabeça.

Agora, para poupar recursos, há coisas a definir, além de ser chapa ou fibra. Será fácil "descravar" o reforço interior de malas para os aproveitar? Assim só era preciso fazer a folha exterior.

Mais, será que se fazia a parte superior e acabava no spoiler, já que tem o vinco na parte vertical da mala...era fácil acabar ali.

O molde em fibra é francamente mais fácil, besunta-se a mala com desmoldante e fibra-se um molde lá, tem é de se ter cuidado com as formas para que a mala tenha sempre saída e não se tenha de abrir o molde para a sacar fora.

De realçar que o trabalho feito e interesse do Ludwig estão a ser fundamentais para que isto tenha pernas para andar.
Mas malta, quem puder dar um contributo ou conhecer quem possa, toca a colaborar.

Cumps
Imagem

Lion
Membro Gold
Registado: 11 fev 2012, 01:23
O meu Carro:: e46 coupe

Mensagem por Lion »

http://dpco2w.bay.livefilestore.com/y1p ... 8GT%29.jpg

Ludwig esta nao é mala , é aqueles spoilers de meter em cima da mala
***A perfeição da obra é a beleza em cada detalhe!***

Imagem

mircobio
Membro Juvenil
Registado: 25 jan 2012, 21:35
O meu Carro:: BMW 320d E46 - 2000/08
Contacto:

Mensagem por mircobio »

Boas, pessoal

Depois de muitos cálculos e de algumas PM's respondidas, de forma a não perder dinheiro, posso dispensar a minha mala CSL por 350eur com retoma da antiga.

Cumps e qq coisa enviem PM.

Ludwig
Membro Gold

Mensagem por Ludwig »

Então? O assunto caiu no esquecimento? Nem ideias...nem 3D...nem print screens...

Estou a ver que sou eu de novo sozinho na luta em replicar a mala do csl.

Responder

Voltar para “Série 3”