pressao pneus

Secção para modelos Série 3

Moderador: Staff

Dudex
Membro Gold
Registado: 29 mai 2009, 16:17
O meu Carro:: BMW 325i E36

Re: pressao pneus

Mensagem por Dudex »

metale Escreveu:Fair enough. Cada um usa o que quiser.

-- Terça Mai 25, 2010 1:24 pm --

Numa nota à parte, estamos todos aqui para discordar. Se concordássemos todos telepáticamente com tudo, não fazia sentido haver forum.

Como tal, acho perfeitamente saudável haver quem defenda tudo conforme foi especificado de origem, mas também acho saudável haver quem tente desmistificar o que consideram mitos (meu caso).

E admito que por vezes a minha insistência passe por arrogância, mas vejo tantas vezes coisas que EU considero definitivamente erradas (e não só a nível de pressões de pneus, mas também barras AA que diminuem rolamento lateral e aumentam o conforto, coilovers raceland que melhoram o comportamento, autocolantes que dão 20cv e neons que até fazem café) que acabo por expor as coisas de forma menos simpática.

Cumps

É verdade metale, há coisas que por serem tão repetidas chateiam um pouco, mas temos que ter calma porque senão não nos dão ouvidos :fixe

A culpa é da informação errada que vai sendo partilhada entre a malta e através das casas de peças.

Sotnas
Membro Juvenil
Registado: 26 mar 2004, 15:09
O meu Carro:: BMW 320d E46 - 04/2001

Mensagem por Sotnas »

Metale,

A ideia não é discordarmos todos, é partilharmos conhecimentos e experiências. De certeza que se disseres que meteste 3.0bar nos pneus, existirão foristas que o vão experimentar também.

A riqueza que daí pode resultar é, precisamente, a troca de impressões sobre determinada configuração.

Como disse antes, eu não gosto da direcção leve a velocidades da ordem dos 140km/h. Com 2,5bar experimentei essa sensação e não gostei. A medida é 205/60 R15.

Como termo de comparação, posso dizer-te que numa Skoda Octavia, com 225/45 R17, os 2,5 resultam bem. Troquei de pneus esta semana e, com esta pressão, a direcção parece-me com o "peso" correcto.

Presentemente, tenho o E46 com a pressão de origem por uma razão: tenho azoto nos pneus e não dá jeito andar a meter ou a tirar-lhes ar. Noto que o pneu me parece mais rijo. Não perde pressão há, pelo menos, 8 meses. Por outro lado, o pneu não me parece grande espingarda (nokian nre), mas não consigo perceber se é mesmo o pneu que não vale nada ou se é de ter azoto que o faz funcionar de forma diferente.

Neste chassis, ainda não experimentei medidas de pneus mais largas porque não quero ter jantes que me façam fazer slalom para fugir dos buracos, nem pretendo andar a desempenar jantes. Para já, mantenho as jantes de 15, embora esteja a ponderar passar para umas de 16 e, eventualmente, experimentar os 225/50 R16.

Por outro lado, a diferença de consumos faz-me hesitar. A Skoda gasta-me bastante mais em estrada, à mesma velocidade de cruzeiro. Para já, associo esse facto ao maior arrasto que os pneus mais largos proporcionam, mas não tenho base para dizer que o E46 gastaria bastante mais com a medida 225.

Como é fácil de perceber, tenho imensas dúvidas sobre a configuração que melhor me satisfaz, porque não posso andar a mudar de pneus todos os dias, nem tenho a oportunidade de fazer testes de pistas. Daí a importância que este fórum tem, pois permite cruzar as impressões de bastantes membros, com diferentes experiências.

PauloFerreira79
Membro Gold
Registado: 18 abr 2010, 22:43
O meu Carro:: 320d Touring

Mensagem por PauloFerreira79 »

Fiquei com uma dúvida agora...
O Ar na sua composição já conta com uma percentagem de 78% de Nitrogénio. Ao dizeres que tens os pneus com Azoto estás a dizer que acrescentaste cerca de 22% mais.
Fico com sérias dúvidas se realmente se nota essa percentagem em carros "normais", ou seja, na maioria dos nossos carros.
Cumprimentos

-- Quarta Mai 26, 2010 12:26 am --

Parece-me mais é um bom negócio para as recauchutagens que o vendem

Há dias de manhã, que um gajo à tarde, não pode sair à noite.

Imagem

metale
Membro Gold
Registado: 12 mai 2005, 12:17
O meu Carro:: 318tds '95

Mensagem por metale »

Sotnas Escreveu:Metale,

A ideia não é discordarmos todos, é partilharmos conhecimentos e experiências. De certeza que se disseres que meteste 3.0bar nos pneus, existirão foristas que o vão experimentar também.

A riqueza que daí pode resultar é, precisamente, a troca de impressões sobre determinada configuração.

Como disse antes, eu não gosto da direcção leve a velocidades da ordem dos 140km/h. Com 2,5bar experimentei essa sensação e não gostei. A medida é 205/60 R15.

Como termo de comparação, posso dizer-te que numa Skoda Octavia, com 225/45 R17, os 2,5 resultam bem. Troquei de pneus esta semana e, com esta pressão, a direcção parece-me com o "peso" correcto.

Presentemente, tenho o E46 com a pressão de origem por uma razão: tenho azoto nos pneus e não dá jeito andar a meter ou a tirar-lhes ar. Noto que o pneu me parece mais rijo. Não perde pressão há, pelo menos, 8 meses. Por outro lado, o pneu não me parece grande espingarda (nokian nre), mas não consigo perceber se é mesmo o pneu que não vale nada ou se é de ter azoto que o faz funcionar de forma diferente.

Neste chassis, ainda não experimentei medidas de pneus mais largas porque não quero ter jantes que me façam fazer slalom para fugir dos buracos, nem pretendo andar a desempenar jantes. Para já, mantenho as jantes de 15, embora esteja a ponderar passar para umas de 16 e, eventualmente, experimentar os 225/50 R16.

Por outro lado, a diferença de consumos faz-me hesitar. A Skoda gasta-me bastante mais em estrada, à mesma velocidade de cruzeiro. Para já, associo esse facto ao maior arrasto que os pneus mais largos proporcionam, mas não tenho base para dizer que o E46 gastaria bastante mais com a medida 225.

Como é fácil de perceber, tenho imensas dúvidas sobre a configuração que melhor me satisfaz, porque não posso andar a mudar de pneus todos os dias, nem tenho a oportunidade de fazer testes de pistas. Daí a importância que este fórum tem, pois permite cruzar as impressões de bastantes membros, com diferentes experiências.
O importante é que cada um esteja contente como está.

Em relação aos pneus, estou com 225/50R16, e ando em estradas bastante más. Ainda não tive problemas. Quando pus estes pneus novos perdi muito em consumo. No entanto, 5.000km depois, com o principio do desgaste dos mesmos, o consumo está a voltar ao normal (na ordem dos 5,5L/100km).

Em relação à marca, tenho andado também com um mercedes com pneus dessa gama (nankang), e a pressão não interessa. São maus todos os dias, com qualquer tipo de piso e de temperatura. Nokian nunca experimentei, mas desejo-te que sejam algo melhores que os nankang.

Podes sempre tentar 205/55R16. Aumentas um tamanho de jante, e mantens a largura. Com essa medida num E46 150cv e pressão a 2,5bar, num depósito fiz média de 4,6L/100km em autoestrada (em cruise control a 130) com comportamento irrepreensível.

Cumps
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

Sotnas
Membro Juvenil

Mensagem por Sotnas »

PauloFerreira79 Escreveu:Fiquei com uma dúvida agora...
O Ar na sua composição já conta com uma percentagem de 78% de Nitrogénio. Ao dizeres que tens os pneus com Azoto estás a dizer que acrescentaste cerca de 22% mais.
Fico com sérias dúvidas se realmente se nota essa percentagem em carros "normais", ou seja, na maioria dos nossos carros.
Cumprimentos

Não faço ideia de quanto é a densidade do que tenho dentro dos pneus. Mas posso garantir que não perco pressão nos pneus, desde que lhes foi introduzido o azoto. Dizem que os pneus duram mais e, mantendo a pressão estável por mais tempo, acredito que isso seja verdade.

Como também disse antes o pneu parece-me mais rijo, mas não tenho como garantir esta minha afirmação. Rolei poucos kms com os pneus sem azoto e já não tenho percepção de como era antes.

PauloFerreira79
Membro Gold
Registado: 18 abr 2010, 22:43
O meu Carro:: 320d Touring

Mensagem por PauloFerreira79 »

Digo-te que o Azoto é bom para aqueles utilizadores de carros que não se preocupam ou simplesmente se esquecem de ir verificar as respectivas pressões do pneu.
Se andares sempre com as pressões certas, podes utilizar Ar que o pneu vai ter a mesma durabilidade, pois como já te disse antes o Ar é constituido por 78% de azoto.
Mas cada um utiliza o que acha mais correcto.
Abraços

:lovebmw
Há dias de manhã, que um gajo à tarde, não pode sair à noite.

Imagem

Sotnas
Membro Juvenil

Mensagem por Sotnas »

PauloFerreira79 Escreveu:Digo-te que o Azoto é bom para aqueles utilizadores de carros que não se preocupam ou simplesmente se esquecem de ir verificar as respectivas pressões do pneu.
É o meu caso. :oops:

Só pus azoto porque o preço é irrisório. Ou seja, mesmo que não exista nenhum efeito positivo, é dinheiro que podemos dispôr, a bem da ciência.

Metale,

Referes a possibilidade de passar a 205/55 R16. Para além de poder meter discos de travão mais generosos, que vantagens poderiam justificar o dispêndio de dinheiro?

Já agora, qual a diferença de consumos com pneu 205 e 225? (Na Skoda, faço 7,3l/100, Lisboa-Covilhã, a 140km/h no CC... No BMW, faço 6,5l e com A/C ligado....é perto de 1litro. Posso tomar este valor como referência para o que iria gastar com 225?)

metale
Membro Gold

Mensagem por metale »

Sotnas Escreveu:Metale,

Referes a possibilidade de passar a 205/55 R16. Para além de poder meter discos de travão mais generosos, que vantagens poderiam justificar o dispêndio de dinheiro?

Já agora, qual a diferença de consumos com pneu 205 e 225? (Na Skoda, faço 7,3l/100, Lisboa-Covilhã, a 140km/h no CC... No BMW, faço 6,5l e com A/C ligado....é perto de 1litro. Posso tomar este valor como referência para o que iria gastar com 225?)
As vantagens de mudar para 205/55R16, além de poderes meter os travões do 320d 150cv, é a estética e o facto de teres acesso a muitos modelos de pneus bons que não existem em 15'' (potenza RE050A, continental sportcontact, eagle f1, etc etc etc).

Os 225 quando tiverem menos rasto vão-me estar a gastar tanto consumo como os 205 gastavam. Nota-se mesmo é se a borracha for boa, quando os pneus forem novos ainda. No meu caso aumentou-me 1,5L/100km.
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

Dudex
Membro Gold

Mensagem por Dudex »

metale Escreveu:
As vantagens de mudar para 205/55R16, além de poderes meter os travões do 320d 150cv, é a estética e o facto de teres acesso a muitos modelos de pneus bons que não existem em 15'' (potenza RE050A, continental sportcontact, eagle f1, etc etc etc).
É o que vou fazer, já cá moram os travões faltando assim a jantola que teima em não apareçer ao preço certo :lol1 E nunca mais de 205.

metale
Membro Gold

Mensagem por metale »

Dudex, cheguei a passar de 225/45R17 para 205/60R15, e digo muito sinceramente que, com os pneus certos (índice 95H e bons) e a minha pressão habitual tem uma agilidade excelente. Os primeiros C220 são mais pesados que os nossos, e vinham com pneus 195mm, portanto os 205 não são muito estreitos para os nossos 8)

Em relação a jantes 16'', a melhor hipótese barato é procurares jantes de E46 ou E90, que existem aos pontapés. Mas procura primeiro os pesos, porque jantes originais bmw em 16x7'' tanto podem ter 7kg cada uma como quase 11kg.

Cumps
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

Dudex
Membro Gold

Mensagem por Dudex »

205 ja chega e sobra, o problema é os meus serem /60.
Sim, o peso é uma coisa investigar, tanto da jante como do pneu. Há pneus que pesam metade dos outros :fixe

Sotnas
Membro Juvenil

Mensagem por Sotnas »

E onde é que podemos investigar os pesos de pneu e jante?

metale
Membro Gold

Mensagem por metale »

Sotnas, dos pneus não tenho a certeza. Das jantes BMW, tens o site www.bmwfans.info que é tipo o realoem.com mas tem a informação dos pesos nas jantes.
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

Sotnas
Membro Juvenil

Mensagem por Sotnas »

Já agora, qual o offset máximo e mínimo admissível para o E46?

metale
Membro Gold

Mensagem por metale »

Máximo eu não iria acima dos 46, mas não dou certeza.

Mínimo (jante mais para fora) 34 com pneu 225.
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

Responder

Voltar para “Série 3”