Sotnas Escreveu:Metale,
A ideia não é discordarmos todos, é partilharmos conhecimentos e experiências. De certeza que se disseres que meteste 3.0bar nos pneus, existirão foristas que o vão experimentar também.
A riqueza que daí pode resultar é, precisamente, a troca de impressões sobre determinada configuração.
Como disse antes, eu não gosto da direcção leve a velocidades da ordem dos 140km/h. Com 2,5bar experimentei essa sensação e não gostei. A medida é 205/60 R15.
Como termo de comparação, posso dizer-te que numa Skoda Octavia, com 225/45 R17, os 2,5 resultam bem. Troquei de pneus esta semana e, com esta pressão, a direcção parece-me com o "peso" correcto.
Presentemente, tenho o E46 com a pressão de origem por uma razão: tenho azoto nos pneus e não dá jeito andar a meter ou a tirar-lhes ar. Noto que o pneu me parece mais rijo. Não perde pressão há, pelo menos, 8 meses. Por outro lado, o pneu não me parece grande espingarda (nokian nre), mas não consigo perceber se é mesmo o pneu que não vale nada ou se é de ter azoto que o faz funcionar de forma diferente.
Neste chassis, ainda não experimentei medidas de pneus mais largas porque não quero ter jantes que me façam fazer slalom para fugir dos buracos, nem pretendo andar a desempenar jantes. Para já, mantenho as jantes de 15, embora esteja a ponderar passar para umas de 16 e, eventualmente, experimentar os 225/50 R16.
Por outro lado, a diferença de consumos faz-me hesitar. A Skoda gasta-me bastante mais em estrada, à mesma velocidade de cruzeiro. Para já, associo esse facto ao maior arrasto que os pneus mais largos proporcionam, mas não tenho base para dizer que o E46 gastaria bastante mais com a medida 225.
Como é fácil de perceber, tenho imensas dúvidas sobre a configuração que melhor me satisfaz, porque não posso andar a mudar de pneus todos os dias, nem tenho a oportunidade de fazer testes de pistas. Daí a importância que este fórum tem, pois permite cruzar as impressões de bastantes membros, com diferentes experiências.
O importante é que cada um esteja contente como está.
Em relação aos pneus, estou com 225/50R16, e ando em estradas bastante más. Ainda não tive problemas. Quando pus estes pneus novos perdi muito em consumo. No entanto, 5.000km depois, com o principio do desgaste dos mesmos, o consumo está a voltar ao normal (na ordem dos 5,5L/100km).
Em relação à marca, tenho andado também com um mercedes com pneus dessa gama (nankang), e a pressão não interessa. São maus todos os dias, com qualquer tipo de piso e de temperatura. Nokian nunca experimentei, mas desejo-te que sejam algo melhores que os nankang.
Podes sempre tentar 205/55R16. Aumentas um tamanho de jante, e mantens a largura. Com essa medida num E46 150cv e pressão a 2,5bar, num depósito fiz média de 4,6L/100km em autoestrada (em cruise control a 130) com comportamento irrepreensível.
Cumps