É possivel colocar 3 ou 4 valvulas por cilindro no motor 16i

Secção para modelos Série 3

Moderador: Staff

Avatar do Utilizador
Ricardo Gomes
Membro Junior
Mensagens: 562
Registado: 26 jan 2010, 00:03
O meu Carro:: BMW E36 318ti e BMW e46 320dT
Localização: Braga

Re: É possivel colocar 3 ou 4 valvulas por cilindro no motor

Mensagem por Ricardo Gomes »

Que lavagem do raio, dicidam-se :humm
Imagem

ENCONTRO BMW TODAS AS SEXTAS FEIRAS EM BRAGA

projecto viewtopic.php?f=59&t=49279

Avatar do Utilizador
tiagoghost
Membro Gold
Mensagens: 1002
Registado: 27 jan 2008, 19:41
O meu Carro:: E36 Coupe S50
Localização: Seixal

Re: É possivel colocar 3 ou 4 valvulas por cilindro no motor

Mensagem por tiagoghost »

Vê o filme, lá explica bem....

A cames de admissão, para cada cilindro, tem 3 excentricos, 2 do tamanho normal, e um grande, para cada excentrico, tens um martelo que é o que vai abrir a valvula. A baixa rotação, só os 2 martelos de tamanho normal é que estão a funcionar, a partir de uma certa rotação(controlada electronicamente) um selenoide "abre" e deixa passar pressão de oleo para o martelo do maior exentrico, fazendo-o atracar aos outros 2. Assim as valvulas em vez de Xmm durante X tempo, abrem um pouco mais, durante mais tempo, permitindo assim maior entrada de ar!

Por isso é que ouves dizer, o VTEC "abre" as 5000,é qd o martelo é atracado
E36 S50 Coupe

Avatar do Utilizador
Dudex
Membro Gold
Mensagens: 1916
Registado: 29 mai 2009, 16:17
O meu Carro:: BMW 325i E36
Localização: Loures

Re: É possivel colocar 3 ou 4 valvulas por cilindro no motor

Mensagem por Dudex »

Tal e qual como o tiago disse, na realidade o VTEC faz um crossover a uma determinada rotação.

É como um motor de competição que tem umas boas altas mas com umas baixas más e um relantim incerto. Se lhe colocares um sistema VTEC ficas com o motor com relantim certo e com baixas e médias utilizáveis que foi o que a honda fez no S2000, vti, etc...

Para um motor ter altas tem que ter pulmão, tem que ter escape, admissão, cabeça com cames e válvulas para isso, etc... ou seja, as altas são do motor em si, não se faz nada para ganhar altas. O que se faz é para conseguir recuperar baixas devido ao carácter pontudo do motor e é aí que entram os sistemas de variação de abertura e duração das válvulas.

Avatar do Utilizador
tiagoghost
Membro Gold
Mensagens: 1002
Registado: 27 jan 2008, 19:41
O meu Carro:: E36 Coupe S50
Localização: Seixal

Re: É possivel colocar 3 ou 4 valvulas por cilindro no motor

Mensagem por tiagoghost »

É como se de origem o carro tivesse umas cames agressivas, que em baixas sao um pouo mais pequenas...

dudex, já viste as cames da toda racing VTEC KILLER?
E36 S50 Coupe

Avatar do Utilizador
Dudex
Membro Gold
Mensagens: 1916
Registado: 29 mai 2009, 16:17
O meu Carro:: BMW 325i E36
Localização: Loures

Re: É possivel colocar 3 ou 4 valvulas por cilindro no motor

Mensagem por Dudex »

Yap, essas cames são a prova de que o VTEC é para baixas :lol1

As VTEC KILLER dão um andamento em altas impressionante :fixe

Avatar do Utilizador
Rprata
Membro Juvenil
Mensagens: 349
Registado: 30 jul 2009, 10:15
O meu Carro:: BMW 325i Coupe a cantar desde 1992
Localização: Setúbal

Re: É possivel colocar 3 ou 4 valvulas por cilindro no motor

Mensagem por Rprata »

Como sempre , esta-mos sempre a aprender ... eu pensava que o Vtec so entrava em altas mesmo, mas parece que não, mas se não .... Então porque que ha donos de Vtec's que dizem que " o meu Vtec tá sempre aberto " ?!
ImagemImagemImagemImagem
"taz-me a ouvir?!....Atão sai da frente..."

Avatar do Utilizador
Dudex
Membro Gold
Mensagens: 1916
Registado: 29 mai 2009, 16:17
O meu Carro:: BMW 325i E36
Localização: Loures

Re: É possivel colocar 3 ou 4 valvulas por cilindro no motor

Mensagem por Dudex »

Dizem por dizer, ou por desconhecimento ou porque caiu na gíria dizer que o VTEC abre e fecha tipo gaveta :lol1

Avatar do Utilizador
samuel_20_
Membro Senior
Mensagens: 801
Registado: 07 mar 2009, 01:07
O meu Carro:: BMW 318is E36 - 10/1996
Localização: Almeirim

Re: É possivel colocar 3 ou 4 valvulas por cilindro no motor

Mensagem por samuel_20_ »

o que esses dizem é k "como andam sempre em altas, o vtec esta sempre aberto"...enfim...
_____________________________________________________________________________
E36 318is 10/96 M44
Imagem

Avatar do Utilizador
Rprata
Membro Juvenil
Mensagens: 349
Registado: 30 jul 2009, 10:15
O meu Carro:: BMW 325i Coupe a cantar desde 1992
Localização: Setúbal

Re: É possivel colocar 3 ou 4 valvulas por cilindro no motor

Mensagem por Rprata »

Eu sou sincero , desconhecia o funcionamento do Vtec :oops:
ImagemImagemImagemImagem
"taz-me a ouvir?!....Atão sai da frente..."

Avatar do Utilizador
Ricardo Gomes
Membro Junior
Mensagens: 562
Registado: 26 jan 2010, 00:03
O meu Carro:: BMW E36 318ti e BMW e46 320dT
Localização: Braga

Re: É possivel colocar 3 ou 4 valvulas por cilindro no motor

Mensagem por Ricardo Gomes »

Por acaso ja tinha visto esse video e mesmo ao te-lo visto fiquei a pensar que o vtec só disparava em altas rotaçoes, como vi ele a trabalhar normal só com duas cams e a terceira só abria mais tarde para a passagem de mais durante mais tempo, pensava que era aí que o vtec disparava! Ora esta agora :lol1 desconhecia que o vtec funcionava com dizem

Cumps
Imagem

ENCONTRO BMW TODAS AS SEXTAS FEIRAS EM BRAGA

projecto viewtopic.php?f=59&t=49279

cap
Membro Gold
Mensagens: 3811
Registado: 14 ago 2008, 18:10
O meu Carro:: 320td 02/02
Localização: lx & arredores

Re: É possivel colocar 3 ou 4 valvulas por cilindro no motor

Mensagem por cap »

Sim, o VTEC "abre" por volta das 5500rpm (mais coisa menos coisa, não me lembro do valor ao certo) para o 1.6 de 160cv, por exemplo.
Imagem

Avatar do Utilizador
tiagoghost
Membro Gold
Mensagens: 1002
Registado: 27 jan 2008, 19:41
O meu Carro:: E36 Coupe S50
Localização: Seixal

Re: É possivel colocar 3 ou 4 valvulas por cilindro no motor

Mensagem por tiagoghost »

Quem diz que o VTEC "abre" não está enganado de todo! Ele "abre" quando deixa passar a pressão de oleo! A uma rotação que pode ser controlada electronicamente.

Agr quem diz que o VTEC está sempre aberto é que não está a dizer a verdade, porque antes das 3000 não tinha carro.

O VTEC KILLER mete aquilo a puxar mesmo a sério, e um motor mais linear a partir de média rotação!
E36 S50 Coupe

Avatar do Utilizador
Rprata
Membro Juvenil
Mensagens: 349
Registado: 30 jul 2009, 10:15
O meu Carro:: BMW 325i Coupe a cantar desde 1992
Localização: Setúbal

Re: É possivel colocar 3 ou 4 valvulas por cilindro no motor

Mensagem por Rprata »

Os Vtec's São mentirosos :lol1 :lol1
ImagemImagemImagemImagem
"taz-me a ouvir?!....Atão sai da frente..."

Avatar do Utilizador
Ricardo Gomes
Membro Junior
Mensagens: 562
Registado: 26 jan 2010, 00:03
O meu Carro:: BMW E36 318ti e BMW e46 320dT
Localização: Braga

Re: É possivel colocar 3 ou 4 valvulas por cilindro no motor

Mensagem por Ricardo Gomes »

:lol1 :lol1 :lol1
Imagem

ENCONTRO BMW TODAS AS SEXTAS FEIRAS EM BRAGA

projecto viewtopic.php?f=59&t=49279

Avatar do Utilizador
navigator
Membro Gold
Mensagens: 1445
Registado: 09 set 2009, 10:25
O meu Carro:: 328ci E46

Re: É possivel colocar 3 ou 4 valvulas por cilindro no motor

Mensagem por navigator »

Não querendo continuar o offtopic, no VTEC pode ser ajustada a rotação de comutação.
Para o motor ser o mais eficiente, deve-se sujeitar o motor a banco de potência com 2 configurações: 1 com VTEC a entrar em acção só no fim do regime do motor e 1 a entrar em acção o mais perto da baixa RPM.
Depois, juntar as curvas de potência e binário e ver onde cruzam. Esse ponto é onde se tem máxima eficácia na comutação. Isto é interessante de se fazer quando já se tenham mods no motor.

Conclusão: Os VTEC que dão "stickada" a entrar nas altas, é porque estão mal afinados e a perder rendimento um pouco antes de comutar. Faz sentido?

Cumps
Imagem

Responder

Voltar para “Série 3”