É possivel colocar 3 ou 4 valvulas por cilindro no motor 16i
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- Ricardo Gomes
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Re: É possivel colocar 3 ou 4 valvulas por cilindro no motor
Que lavagem do raio, dicidam-se :humm
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Re: É possivel colocar 3 ou 4 valvulas por cilindro no motor
Vê o filme, lá explica bem....
A cames de admissão, para cada cilindro, tem 3 excentricos, 2 do tamanho normal, e um grande, para cada excentrico, tens um martelo que é o que vai abrir a valvula. A baixa rotação, só os 2 martelos de tamanho normal é que estão a funcionar, a partir de uma certa rotação(controlada electronicamente) um selenoide "abre" e deixa passar pressão de oleo para o martelo do maior exentrico, fazendo-o atracar aos outros 2. Assim as valvulas em vez de Xmm durante X tempo, abrem um pouco mais, durante mais tempo, permitindo assim maior entrada de ar!
Por isso é que ouves dizer, o VTEC "abre" as 5000,é qd o martelo é atracado
A cames de admissão, para cada cilindro, tem 3 excentricos, 2 do tamanho normal, e um grande, para cada excentrico, tens um martelo que é o que vai abrir a valvula. A baixa rotação, só os 2 martelos de tamanho normal é que estão a funcionar, a partir de uma certa rotação(controlada electronicamente) um selenoide "abre" e deixa passar pressão de oleo para o martelo do maior exentrico, fazendo-o atracar aos outros 2. Assim as valvulas em vez de Xmm durante X tempo, abrem um pouco mais, durante mais tempo, permitindo assim maior entrada de ar!
Por isso é que ouves dizer, o VTEC "abre" as 5000,é qd o martelo é atracado
E36 S50 Coupe
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Re: É possivel colocar 3 ou 4 valvulas por cilindro no motor
Tal e qual como o tiago disse, na realidade o VTEC faz um crossover a uma determinada rotação.
É como um motor de competição que tem umas boas altas mas com umas baixas más e um relantim incerto. Se lhe colocares um sistema VTEC ficas com o motor com relantim certo e com baixas e médias utilizáveis que foi o que a honda fez no S2000, vti, etc...
Para um motor ter altas tem que ter pulmão, tem que ter escape, admissão, cabeça com cames e válvulas para isso, etc... ou seja, as altas são do motor em si, não se faz nada para ganhar altas. O que se faz é para conseguir recuperar baixas devido ao carácter pontudo do motor e é aí que entram os sistemas de variação de abertura e duração das válvulas.
É como um motor de competição que tem umas boas altas mas com umas baixas más e um relantim incerto. Se lhe colocares um sistema VTEC ficas com o motor com relantim certo e com baixas e médias utilizáveis que foi o que a honda fez no S2000, vti, etc...
Para um motor ter altas tem que ter pulmão, tem que ter escape, admissão, cabeça com cames e válvulas para isso, etc... ou seja, as altas são do motor em si, não se faz nada para ganhar altas. O que se faz é para conseguir recuperar baixas devido ao carácter pontudo do motor e é aí que entram os sistemas de variação de abertura e duração das válvulas.
- tiagoghost
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Re: É possivel colocar 3 ou 4 valvulas por cilindro no motor
É como se de origem o carro tivesse umas cames agressivas, que em baixas sao um pouo mais pequenas...
dudex, já viste as cames da toda racing VTEC KILLER?
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Re: É possivel colocar 3 ou 4 valvulas por cilindro no motor
Yap, essas cames são a prova de que o VTEC é para baixas :lol1
As VTEC KILLER dão um andamento em altas impressionante :fixe
As VTEC KILLER dão um andamento em altas impressionante :fixe
- Rprata
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Re: É possivel colocar 3 ou 4 valvulas por cilindro no motor
Como sempre , esta-mos sempre a aprender ... eu pensava que o Vtec so entrava em altas mesmo, mas parece que não, mas se não .... Então porque que ha donos de Vtec's que dizem que " o meu Vtec tá sempre aberto " ?!
- Dudex
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Re: É possivel colocar 3 ou 4 valvulas por cilindro no motor
Dizem por dizer, ou por desconhecimento ou porque caiu na gíria dizer que o VTEC abre e fecha tipo gaveta :lol1
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Re: É possivel colocar 3 ou 4 valvulas por cilindro no motor
o que esses dizem é k "como andam sempre em altas, o vtec esta sempre aberto"...enfim...
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Re: É possivel colocar 3 ou 4 valvulas por cilindro no motor
Eu sou sincero , desconhecia o funcionamento do Vtec 

- Ricardo Gomes
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Re: É possivel colocar 3 ou 4 valvulas por cilindro no motor
Por acaso ja tinha visto esse video e mesmo ao te-lo visto fiquei a pensar que o vtec só disparava em altas rotaçoes, como vi ele a trabalhar normal só com duas cams e a terceira só abria mais tarde para a passagem de mais durante mais tempo, pensava que era aí que o vtec disparava! Ora esta agora :lol1 desconhecia que o vtec funcionava com dizem
Cumps
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Re: É possivel colocar 3 ou 4 valvulas por cilindro no motor
Sim, o VTEC "abre" por volta das 5500rpm (mais coisa menos coisa, não me lembro do valor ao certo) para o 1.6 de 160cv, por exemplo.
- tiagoghost
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Re: É possivel colocar 3 ou 4 valvulas por cilindro no motor
Quem diz que o VTEC "abre" não está enganado de todo! Ele "abre" quando deixa passar a pressão de oleo! A uma rotação que pode ser controlada electronicamente.
Agr quem diz que o VTEC está sempre aberto é que não está a dizer a verdade, porque antes das 3000 não tinha carro.
O VTEC KILLER mete aquilo a puxar mesmo a sério, e um motor mais linear a partir de média rotação!
Agr quem diz que o VTEC está sempre aberto é que não está a dizer a verdade, porque antes das 3000 não tinha carro.
O VTEC KILLER mete aquilo a puxar mesmo a sério, e um motor mais linear a partir de média rotação!
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Re: É possivel colocar 3 ou 4 valvulas por cilindro no motor
Os Vtec's São mentirosos :lol1 :lol1
- Ricardo Gomes
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Re: É possivel colocar 3 ou 4 valvulas por cilindro no motor
:lol1 :lol1 :lol1
Re: É possivel colocar 3 ou 4 valvulas por cilindro no motor
Não querendo continuar o offtopic, no VTEC pode ser ajustada a rotação de comutação.
Para o motor ser o mais eficiente, deve-se sujeitar o motor a banco de potência com 2 configurações: 1 com VTEC a entrar em acção só no fim do regime do motor e 1 a entrar em acção o mais perto da baixa RPM.
Depois, juntar as curvas de potência e binário e ver onde cruzam. Esse ponto é onde se tem máxima eficácia na comutação. Isto é interessante de se fazer quando já se tenham mods no motor.
Conclusão: Os VTEC que dão "stickada" a entrar nas altas, é porque estão mal afinados e a perder rendimento um pouco antes de comutar. Faz sentido?
Cumps
Para o motor ser o mais eficiente, deve-se sujeitar o motor a banco de potência com 2 configurações: 1 com VTEC a entrar em acção só no fim do regime do motor e 1 a entrar em acção o mais perto da baixa RPM.
Depois, juntar as curvas de potência e binário e ver onde cruzam. Esse ponto é onde se tem máxima eficácia na comutação. Isto é interessante de se fazer quando já se tenham mods no motor.
Conclusão: Os VTEC que dão "stickada" a entrar nas altas, é porque estão mal afinados e a perder rendimento um pouco antes de comutar. Faz sentido?
Cumps
