Mods de motor - o que mudar num 320d (150cv) e preços?

Secção para modelos Série 3

Moderador: Staff

Avatar do Utilizador
DJ Drum`n
Membro Juvenil
Mensagens: 274
Registado: 05 dez 2007, 10:41
O meu Carro:: BMW 320Cd Facelift
Localização: Pelo mundo
Contacto:

Re: Mods de motor - o que mudar num 320d (150cv) e preços?

Mensagem por DJ Drum`n »

cap Escreveu:Se não queres altas velocidades, em baixa rotação é precisamente onde o turbo original brilha. Aliás arrisco a dizer q não deve haver turbo nenhum montado neste motor que supere a performance do original na faixa 2000-3000rpm. Já foi dito 1000x mas pronto, uma repro e não ias reconhecer o carro.

Meter 2 turbos claro que n é impossível mas é ridiculamente trabalhoso e dispendioso.. Para no fim ter algo que pouco supera um bom turbo normal de geometria variável de 3ª geração (por exemplo um garrett da série gtb).
Muito obrigado pelo esclarecimento! :D

Já agora, algum em concreto que sugiras? Eu estive a ver e os GTB segundo percebi é para motores mais potentes. Estou certo?

Ou seja, se for esse o caso, não será um GTB um pouco abusado? Isto é, para um motor de 150cv, não ficará com algum lag?

PS: Se eu estiver a dizer uma grande asneira, desculpem-me. É que estou agora a começar a informar-me acerca de turbos, coisa que ainda não percebo "patavina". :scary
Imagem

http://www.MaiDot.pt - Consultoria de gestão e marketing digital.
http://www.MaiLayout.com - Desenvolvimento web, APPs e software.
http://www.MaiFix.pt - Precisa de pedir orçamentos? Só precisa da MaiFix, e mai'nada!

cap
Membro Gold
Mensagens: 3811
Registado: 14 ago 2008, 18:10
O meu Carro:: 320td 02/02
Localização: lx & arredores

Re: Mods de motor - o que mudar num 320d (150cv) e preços?

Mensagem por cap »

O facto de ser gtb só significa que tem geometria de 3ª geração.. As alhetas são concavas e têm ângulos melhorados, o que faz com que se consiga ter melhores baixas que os gt (vnt 1ª geração). Depois dentro dessa "classe" há as várias familias, como 17, 20, 22. Seja como for, montar mesmo só um gtb já é uma chatice jeitosa, este motor tem muito pouco espaço entre ele e a longarina/apoio, torna complicada a montagem de turbos maiores.
Imagem

Avatar do Utilizador
DJ Drum`n
Membro Juvenil
Mensagens: 274
Registado: 05 dez 2007, 10:41
O meu Carro:: BMW 320Cd Facelift
Localização: Pelo mundo
Contacto:

Re: Mods de motor - o que mudar num 320d (150cv) e preços?

Mensagem por DJ Drum`n »

cap Escreveu:O facto de ser gtb só significa que tem geometria de 3ª geração.. As alhetas são concavas e têm ângulos melhorados, o que faz com que se consiga ter melhores baixas que os gt (vnt 1ª geração). Depois dentro dessa "classe" há as várias familias, como 17, 20, 22. Seja como for, montar mesmo só um gtb já é uma chatice jeitosa, este motor tem muito pouco espaço entre ele e a longarina/apoio, torna complicada a montagem de turbos maiores.
Obrigado cap e obrigado também a todos os restantes.

Conclusão, para alterar estes motores a sequência "deve" ser qualquer coisa do género:

1. Repro;
2. EGR off;
3. IC XL;
4. Turbo (ex: Garrett GTB 17, 20 ou 22);
5. Arvores de cames.

Falha-me alguma coisa? :P
Imagem

http://www.MaiDot.pt - Consultoria de gestão e marketing digital.
http://www.MaiLayout.com - Desenvolvimento web, APPs e software.
http://www.MaiFix.pt - Precisa de pedir orçamentos? Só precisa da MaiFix, e mai'nada!

Avatar do Utilizador
PauloFerreira79
Membro Gold
Mensagens: 2291
Registado: 18 abr 2010, 22:43
O meu Carro:: 320d Touring
Localização: Nortenho

Re: Mods de motor - o que mudar num 320d (150cv) e preços?

Mensagem por PauloFerreira79 »

Então isso de por no quadrante a informação da pressão do turbo não dá?
Também gostava de colocar na touring.
Há dias de manhã, que um gajo à tarde, não pode sair à noite.


Imagem

cap
Membro Gold
Mensagens: 3811
Registado: 14 ago 2008, 18:10
O meu Carro:: 320td 02/02
Localização: lx & arredores

Re: Mods de motor - o que mudar num 320d (150cv) e preços?

Mensagem por cap »

Dar, dá sempre. Conforme referi mais atrás, basta colocar um lcd a receber informação de uma placa com microcontrolador (que terá que ser programado, obviamente) como um arduino.

A leitura até pode ser feita directamente no sensor, o output do mesmo é analógico e linear 0,5-4,5v (tal como o da pressão de rail).

Um dia q ganhe coragem e implemente isso, partilho a informação.
Imagem

Avatar do Utilizador
mlg
Membro Gold
Mensagens: 1898
Registado: 03 abr 2008, 09:38
O meu Carro:: 320td
Localização: Lx

Re: Mods de motor - o que mudar num 320d (150cv) e preços?

Mensagem por mlg »

Podemos fazer isso em java

Jk =p
Imagem
Castrol SLX Powerflow 0w30 LL04 - 12€/L
Total Quartz 9000 5W40 LL01 -10€/L

cap
Membro Gold
Mensagens: 3811
Registado: 14 ago 2008, 18:10
O meu Carro:: 320td 02/02
Localização: lx & arredores

Re: Mods de motor - o que mudar num 320d (150cv) e preços?

Mensagem por cap »

Para a malta q tem carpc até era legit. :lol:
Imagem

Avatar do Utilizador
DJ Drum`n
Membro Juvenil
Mensagens: 274
Registado: 05 dez 2007, 10:41
O meu Carro:: BMW 320Cd Facelift
Localização: Pelo mundo
Contacto:

Re: Mods de motor - o que mudar num 320d (150cv) e preços?

Mensagem por DJ Drum`n »

PauloFerreira79 Escreveu:Então isso de por no quadrante a informação da pressão do turbo não dá?
Também gostava de colocar na touring.
Pelo que pude apurar até agora existem duas hipóteses, sendo que a mais fácil deve realmente ser a adaptação do painel de instrumentos conforme já foi referido e tal como disse o cap.

Contudo, conforme eu também indiquei, existe uma outra hipótese para personalizar a imagem dos manómetros digitais, sendo que nesse caso será necessário também programação, módulo TV e o monitor 16:9.

Ou seja, a ideia é ter uma peça programada em Arduino que ligada ao módulo de TV e activando depois, por exemplo, da mesma forma que se activa a câmara de marcha-atrás mas num botão definido por nós, umas imagens com actualização em tempo real onde mostre uns manómetros no monitor. :)

Eventualmente corre-se é o risco de existir algum "lag" na informação pois algo a correr em tempo real pode causar lentidão no sistema.
Imagem

http://www.MaiDot.pt - Consultoria de gestão e marketing digital.
http://www.MaiLayout.com - Desenvolvimento web, APPs e software.
http://www.MaiFix.pt - Precisa de pedir orçamentos? Só precisa da MaiFix, e mai'nada!

Avatar do Utilizador
PauloFerreira79
Membro Gold
Mensagens: 2291
Registado: 18 abr 2010, 22:43
O meu Carro:: 320d Touring
Localização: Nortenho

Re: Mods de motor - o que mudar num 320d (150cv) e preços?

Mensagem por PauloFerreira79 »

A do ecrã 16:9 está fora de hipótese para mim.
Vou estudar a outra forma melhor, apesar de não perceber nada disso :lol:
Há dias de manhã, que um gajo à tarde, não pode sair à noite.


Imagem

Avatar do Utilizador
Kasmafan
Membro Juvenil
Mensagens: 123
Registado: 01 dez 2008, 23:33
O meu Carro:: BMW 320D E46 - 2004/11

Re: Mods de motor - o que mudar num 320d (150cv) e preços?

Mensagem por Kasmafan »

Boas, quanto custa um arduino?
Podem sempre usar um Raspberry PI não sei o valor compensa, mas o desenvolvimento penso que seria mais fácil pois sendo um processador ARM já com vários distro Linux suportadas daria para programar C, C++ ou java por exemplo.
O Rasp já trás saída video composto e hdmi, e com jeitinho até dá para fazer um carpc (eu tenho um a fazer de media center em casa)

Avatar do Utilizador
DJ Drum`n
Membro Juvenil
Mensagens: 274
Registado: 05 dez 2007, 10:41
O meu Carro:: BMW 320Cd Facelift
Localização: Pelo mundo
Contacto:

Re: Mods de motor - o que mudar num 320d (150cv) e preços?

Mensagem por DJ Drum`n »

SIm aliás, eu até acho que ele falou em Raspberry precisamente.
Imagem

http://www.MaiDot.pt - Consultoria de gestão e marketing digital.
http://www.MaiLayout.com - Desenvolvimento web, APPs e software.
http://www.MaiFix.pt - Precisa de pedir orçamentos? Só precisa da MaiFix, e mai'nada!

cap
Membro Gold
Mensagens: 3811
Registado: 14 ago 2008, 18:10
O meu Carro:: 320td 02/02
Localização: lx & arredores

Re: Mods de motor - o que mudar num 320d (150cv) e preços?

Mensagem por cap »

Kasmafan: €25 ou €30, já n me lembro ao certo. Isto preço já com os shields necessários.

Sim, um raspberry pi permite outras possibilidades mas a linguagem de programação do arduino é muito simples.
Imagem

Avatar do Utilizador
Kasmafan
Membro Juvenil
Mensagens: 123
Registado: 01 dez 2008, 23:33
O meu Carro:: BMW 320D E46 - 2004/11

Re: Mods de motor - o que mudar num 320d (150cv) e preços?

Mensagem por Kasmafan »

Já cá não está quem falou :P

Marco c
Membro Senior
Mensagens: 713
Registado: 23 mai 2011, 13:49
O meu Carro:: 320td 02 m3 e46 03

Re: Mods de motor - o que mudar num 320d (150cv) e preços?

Mensagem por Marco c »

estou inspirado por certas ideias aqui deste topico :fixe

1º um turbo fixolas mas sem perder baixas ...provavelmente gtb 17

2º o manometro digital discreto :assubiar

alguem sabe se dá para aplicar um IC maior com saidas para tras? ( em vez de fazer curva larga como a maior parte dos after market) para aproveitar as curvas oem e deixar os plasticos todos de origem? desde o caso do user steven que eu sou paranoico com o que faço nos carros...

Whity
Membro Juvenil
Mensagens: 95
Registado: 18 nov 2008, 22:29
O meu Carro:: BMW 530D E39
Localização: Lisboa

Re: Mods de motor - o que mudar num 320d (150cv) e preços?

Mensagem por Whity »

http://item.mobileweb.ebay.co.uk/viewit ... 0836744268
http://item.mobileweb.ebay.co.uk/viewit ... 0850130447
http://item.mobileweb.ebay.co.uk/viewit ... 0815445753

Boas.
Destes tres ic's para aplicar num 136cv qual seria melhor?
O parachoques dm causa é o do m. Penso que isso tem impacto dizer, devido ao local de refrigeracao do mesmo, ou tou enganado???

Cumprimentos

Responder

Voltar para “Série 3”