borboletas...
Moderador: Staff
-
- Membro Iniciado
- Registado: 14 jul 2008, 22:57
Re: borboletas...
[quote="bmwtc"]Pessoal hoje tive a falar com um colega e ele aconselhou a retirar as minhas borboletas... deverei faze-lo?? o carro e um E46 de 136cv[/
oi ppl ...
eu tenho um de 99 e tem as ditas borboletas...
oi ppl ...
eu tenho um de 99 e tem as ditas borboletas...
-
- Membro Gold
- Registado: 28 dez 2005, 19:13
- O meu Carro:: BMW G 31 09/20
Boas a função das borboletas no colector é haver sempre muita pressão no colector de admissão porque elas fecham em desaceralação e mantém portanto o \colector mais "cheio", e também fazem de travão motor, por isso falei no caso das caixas automáticas, aí pode-se por vezes sentir isso, ou seja a falta "dele", e outras coisas que elas fazem é partir motores, espero ter ajudado às vossas qustões e dúvidas. Cumps.
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder
Tenho um 320d E46 de 2002 com 153 MK.
Muito se fala neste tema do colector de admissão. Durante alguns meses li muito em sites e fóruns internacionais e nacionais. De facto o problema é real, existe uma forte probabilidade que depende de diversos factores, das borboletas se soltarem ou partirem dos seus veios, provocando elevados danos no motor.
Numa última revisão na BMW mandei verificar as borboletas e as mesmas já estavam com alguma folga nos veios, a oficina recomendou-me a sua substituição.
Depois de muito ler e estudar o assunto resolvi escrever para a BMW Portugal, dado que até hoje sempre assisti o meu carro nas oficinas BMW oficiais.
A resposta inicial não foi nada animadora, embora a BMW reconheça que existem casos ( falta saber a percentagem) desta avaria. A função das referidas borboletas é de reduzir o consumo e reduzir as emissões de gases, isto afirmado pela BMW.
Bem, a nova referencia dos colectores de admissão, que existe desde 2005, vem resolver o problema. A referida peça está alterada de diversas formas, a válvula de comando que funciona através de vácuo é diferente, os veios das borboletas tem um diâmetro superior em 0,5 mm, os parafusos de aperto das borboletas são mais pequenos e finos ( para que o furo no veio seja menor ) evitando a fractura do veio, outra das alterações cuja informação obtive foi de que, o material do colector é mais resistente para evitar criar folga no apoio oposto ao comando dos veios ( faz todo o sentido, mas esta alteração não é de fácil verificação ).
Resumindo e após enviar nova carta para a BMW Portugal, alegando a fragilidade do produto (componente) e a minha fidelidade com a Marca e com todas as manutenções na rede da BMW, finalmente obtive uma comparticipação, ou seja 40% tive de pagar ( cerca de 220€ com IVA ) e os restantes 60% foram pagos pela BMW.
Como conclusão entendo que se deve substituir o colector, nem que para tal se tenha de pagar a totalidade da reparação. Embora seja crítico com a postura da BMW casa Mãe, porque devia fazer um programa de substituição destes colectores, gostei da atitude final da BMW Portugal em comparticipar em Garantia Comercial a referida reparação numa viatura com 153 MK e mais ou menos com 6 Anos de idade.
Entendo que a minha experiencia vivida sobre este caso, pode ajudar alguns membros a tomar uma decisão.
Parabéns ao fórum.
Muito se fala neste tema do colector de admissão. Durante alguns meses li muito em sites e fóruns internacionais e nacionais. De facto o problema é real, existe uma forte probabilidade que depende de diversos factores, das borboletas se soltarem ou partirem dos seus veios, provocando elevados danos no motor.
Numa última revisão na BMW mandei verificar as borboletas e as mesmas já estavam com alguma folga nos veios, a oficina recomendou-me a sua substituição.
Depois de muito ler e estudar o assunto resolvi escrever para a BMW Portugal, dado que até hoje sempre assisti o meu carro nas oficinas BMW oficiais.
A resposta inicial não foi nada animadora, embora a BMW reconheça que existem casos ( falta saber a percentagem) desta avaria. A função das referidas borboletas é de reduzir o consumo e reduzir as emissões de gases, isto afirmado pela BMW.
Bem, a nova referencia dos colectores de admissão, que existe desde 2005, vem resolver o problema. A referida peça está alterada de diversas formas, a válvula de comando que funciona através de vácuo é diferente, os veios das borboletas tem um diâmetro superior em 0,5 mm, os parafusos de aperto das borboletas são mais pequenos e finos ( para que o furo no veio seja menor ) evitando a fractura do veio, outra das alterações cuja informação obtive foi de que, o material do colector é mais resistente para evitar criar folga no apoio oposto ao comando dos veios ( faz todo o sentido, mas esta alteração não é de fácil verificação ).
Resumindo e após enviar nova carta para a BMW Portugal, alegando a fragilidade do produto (componente) e a minha fidelidade com a Marca e com todas as manutenções na rede da BMW, finalmente obtive uma comparticipação, ou seja 40% tive de pagar ( cerca de 220€ com IVA ) e os restantes 60% foram pagos pela BMW.
Como conclusão entendo que se deve substituir o colector, nem que para tal se tenha de pagar a totalidade da reparação. Embora seja crítico com a postura da BMW casa Mãe, porque devia fazer um programa de substituição destes colectores, gostei da atitude final da BMW Portugal em comparticipar em Garantia Comercial a referida reparação numa viatura com 153 MK e mais ou menos com 6 Anos de idade.
Entendo que a minha experiencia vivida sobre este caso, pode ajudar alguns membros a tomar uma decisão.
Parabéns ao fórum.
- AcesHigh
- Membro Senior
- Registado: 16 fev 2008, 19:09
- O meu Carro:: BMW F10 520d - 07/2015
O meu tirei as 'malditas' há um mês na revisão anual e só paguei mão de obra. O mecânico nem estranhou nada porque já conhece bem o defeito das borboletas...
Apenas notei o tal travão de motor que já não se sente nada... levanta-se o pé e flui muito bem.
Lag no arranque não notei nada... muito por contrário
Consumos estão exactamente igual a antes.
De resto apenas... consciencia mais tranquila
cumps
Apenas notei o tal travão de motor que já não se sente nada... levanta-se o pé e flui muito bem.
Lag no arranque não notei nada... muito por contrário

Consumos estão exactamente igual a antes.
De resto apenas... consciencia mais tranquila

cumps
actual: F10 520d '15 Auto M-Sport
520d:
...
...
anterior: E46 320td '03 M-Sport
320td:
520d:

...
...
anterior: E46 320td '03 M-Sport
320td:

Ja tirei as minhas e já fiz 10.000km e impecavel
-
- Membro Juvenil
- Registado: 18 set 2008, 19:10
- O meu Carro:: 320d Touring 150cv E46 12.2004
Boas, tb tirei as do meu 320d e até agora sem arrependimento algum, pelo contrario, consciência tranquila, e de resto tb não noto diferença alguma.
Estive no fim de ano de férias nos Alpes onde apanhei temperaturas de 15 negativos o carro ficava ao ar livre toda a noite coberto de neve e no dia seguinte pegava que era uma maravilha e sempre a andar certinho sem falha alguma.
Aconselho a quem tiver na duvida que avance sem hesitação alguma, vale a pena.
Cumpts
Estive no fim de ano de férias nos Alpes onde apanhei temperaturas de 15 negativos o carro ficava ao ar livre toda a noite coberto de neve e no dia seguinte pegava que era uma maravilha e sempre a andar certinho sem falha alguma.
Aconselho a quem tiver na duvida que avance sem hesitação alguma, vale a pena.
Cumpts
- bmwtc
- Membro Juvenil
- Registado: 20 set 2007, 00:19
- O meu Carro:: BMW 320D E46 - 1998/09
mas os 136cv de 98 tem ou nao as borboletas?
- Br][nK
- Membro Gold
- Registado: 12 jan 2006, 16:10
- O meu Carro:: 320td MB POWER
Esses não têmbmwtc Escreveu:mas os 136cv de 98 tem ou nao as borboletas?

320TD MB POWER
- Wolf_II
- Membro Juvenil
- Registado: 29 nov 2008, 05:29
- O meu Carro:: BMW 320D E90
Ora boas.
Eu já tive esse problema no meu... +/- aos 80 000 Km
Na BMW resolveram me esse problema.
Se eu mandar retira las, o que se irá ganhar, isto é, se é que se ganha alguma coisa
Eu já tive esse problema no meu... +/- aos 80 000 Km
Na BMW resolveram me esse problema.
Se eu mandar retira las, o que se irá ganhar, isto é, se é que se ganha alguma coisa
- nikamiguel
- Membro Iniciado
- Registado: 03 mar 2008, 03:26
- O meu Carro:: BMW 320 touring 2002
Boas na zona de V.N.Famalicão existe alguem/oficina especializado para as retirar...
Alguem conhece???
Alguem conhece???
-
- Membro Juvenil
- Registado: 20 nov 2008, 00:08
- O meu Carro:: BMW 320d E91 2006/07
já agora faço a mesma pergunta tenho uma 320d e91 de 2006 e gostava de saber ´se ela tem a dita borboleta e se é necessario e aconselhavel tirar .
obrigado
obrigado
Última edição por tubarao em 17 jan 2009, 22:48, editado 1 vez no total.
-
- Membro Gold
- Registado: 28 dez 2005, 19:13
- O meu Carro:: BMW G 31 09/20
Boas as 320d E91 têm ,e estripa isso o mais rápido possível, vê aqui viewtopic.php?f=78&t=30807 se não souberes fazer tu o serviço.-tubarao Escreveu:já agora faço a mesma pergunta tenho uma 320d e91 e gostava de saber ´se ela tem a dita borboleta e se é necessario e aconselhavel tirar .
obrigado
Cumps. :lovebmw
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder
- pedrosousa
- Membro Gold
- Registado: 29 ago 2006, 13:33
- O meu Carro:: E46 320d
Eu saco-te isso!!nikamiguel Escreveu:Boas na zona de V.N.Famalicão existe alguem/oficina especializado para as retirar...
Alguem conhece???
-
- Membro Juvenil
- Registado: 20 nov 2008, 00:08
- O meu Carro:: BMW 320d E91 2006/07
tenho na minha carrinha o filtro de particulas para trocar isso é caro ?