320i e30 vs 316i e30

Secção para modelos Série 3

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Beemer_fan
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320i e30 vs 316i e30

Mensagem por Beemer_fan »

Bem pessoal estou neste momento com bastantes dúvidas relativamente à compra de entre um destes maquinões :lol: para finalmente me juntar ao clube de uma vez por todas mas n sei qual a melhor escolha :(

Tenho em hipótese os dois modelos abaixo descritos sendo que :

320i

1985
120.000km
2 portas
verde metalizado (para pintar em preto em principio)
chapa impecável nunca bateu
um dono
Tecto de abrir
Jantes especiais (embora n saiba quais pois ainda n vi o carro)

1100 euros negociáveis

316i

1989
145.000km
2 portas
cinza claro
Tecto abrir
alarme
fecho central
jantes especiais de origem
direcção assist.
A/C

1500 não negociáveis


Sendo que o carro será 2o carro e não pretendo fazer mts kms com ele e que aprecio mt o prazer de condução qual seria o que me aconselhariam e quais os problemas mais comuns em ambos os modelos?
Tenham em conta que o 320i seria para pintar de outra cor por isso adicionem o valor de uma pintura ao valor do carro .

O meu patamar máximo será 1500 euros que no caso do 320 seria para fazer uma espécie de restauro parcial.

Mais uma coisa.....pelo que sei em 1985 coexistiram 2 versões do motor M20.....como é que consigo destinguir a versão de 125 para a de 129cv ?

Abraço a todos e desculpem o testamento tão longo....assim que chego já tou a ser um chato :oops:
BMW 320/6 e21 ´82

_picaman_
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Mensagem por _picaman_ »

320i...
ex:
E30 320i
E36 318is preto
E36 318is azul
E36 325 tds verde
E36 325 tds bordeaux
E46 320ia
E34 524td
E36 M3

actualmente:
E36 320i
E36 325i coupé
E36 316i
E36 318is coupé
E38 730i
E38 725tds aut
E38 725 tds

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Scania
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Mensagem por Scania »

Na minha opinião, preferia o 316i sem duvida por vários motivos, entre os quais os extras que descreveste, por ser mais recente pois já é a carroçaria da fase 2, logo é mais bonito que o da fase 1, é muito mais económico que o 320i, mas tambem perde nas prestações, nada que não se resolva com umas modificações simples e eficazes...
Quanto ao 320i, não te sei dizer muita coisa porque nunca andei em nenhum, já é um motor de 6 cilindros, mas o que te posso dizer é que ainda pertence á carroçaria da fase 1 que para mim é um bocado feia... Os extras que dizes que tem, são insignificantes perante o 316i, alem de ainda teres de o pintar que vai sempre para cima dos 1000 euros...
Desculpa a confusão. 8)
"Real boys, don´t need a TDI..."

_picaman_
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Mensagem por _picaman_ »

para mim, um 6 cilindros sempre... mas claro, dependendo do estado dos dois... tambem aos poucos podes mete-lo bonito como o 316...
se é para segundo carro, suponho que os consumos nao seja factor de decisao...
ex:
E30 320i
E36 318is preto
E36 318is azul
E36 325 tds verde
E36 325 tds bordeaux
E46 320ia
E34 524td
E36 M3

actualmente:
E36 320i
E36 325i coupé
E36 316i
E36 318is coupé
E38 730i
E38 725tds aut
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Beemer_fan
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Mensagem por Beemer_fan »

Picaman podias dizer só quais as razões que te levam a achares melhor o 320i ?

Scania concordo ctg em relação à carroçaria da fase 2 , tb prefiro , mas o 6 cilindros é um argumento mesmo mt forte e estava disposto a abdicar do aspecto pra ter performance e acho q consigo pintar o carro todo por 500 euros desde que seja eu a desmontá-lo o que seria até um divertimento devo dizê-lo mas ainda n sei....antes de decidir tenho de ver os 2 carros a fundo.

Se me puderem ajudar na questão do motor M20 seria óptimo

Obg pelas respostas até agora dadas :P
BMW 320/6 e21 ´82

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brunominis
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Mensagem por brunominis »

320I por ser mais potente e penso que deve haver menos do que o 316 I

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WCGSAF
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Mensagem por WCGSAF »

Mto sinceramente....ia buscar o 316i....pk em termos de potência e prestações....não ficas mto a perder...além de teres uma carroçaria mais moderna...tens mais equipamento...consumos mais baixos...e não precisas de fazer uma restauro tão profundo.
O 320i é bom para fazer grandes viagens...mas de resto n tiras grande partido dos 6 cilindros...só os vais notar no barulho e no consumo.
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Beemer_fan
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Mensagem por Beemer_fan »

Acho que a minha decisão vai acabar por ser tomada na base de qual carro esteja em melhor estado até porque o dinheiro não cai das árvores e eu tb n tenho mt pa investir se ficar com o 320i....mas os 6 cilindros cantam tão bem :lol: ...já agr sabem dizer-me se na eventualidade de no futuro me der na mona querer trocar de motor se o do 318is serve na caixa do 316i e se as alterações serão mt profundas?

Ab a todos
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WCGSAF
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Mensagem por WCGSAF »

A caixa do 316i é mais curta...ias ficar com um 318is bastante rápido...mas com menos velocidade de ponta...
Imagem
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_picaman_
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Mensagem por _picaman_ »

preferia o 320i por ser um 6cilindros, por ser mais raro, e só o cantar desse 6cilindros... 8)
quem compra um E30, acho que é por ser um carro espectacular, mas não para tentar mantê-lo actual, tipo carro com pouca idade. nesse 320i, pintadinho, todo original, como quando saiam novos, podes dizer que tens um classico!!! com um cantar tão lindo... :)
ex:
E30 320i
E36 318is preto
E36 318is azul
E36 325 tds verde
E36 325 tds bordeaux
E46 320ia
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E36 M3

actualmente:
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Pedro///Menezes
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Mensagem por Pedro///Menezes »

Lembrem-se:

316i 105cv

320i 125cv

Por apenas mais 20cv tens mais consumos e mais peso no carro. :scary Se queres 6 cilindros opta por um 323i ou 325i que de vez em quando aparecem pelo mercado dos usados. No caso do 325i sempre são 174cv, mais 50cv que o 320i.

outro factor importante aqui é que o 320i por ser de 1985 (21 anos) já se pode inscrever como clássico nalguns clubes mesmo á justa.

Conclusão: Pondera bem a tua escolha. São carros de aparência algo diferentes (num predomina os cromados e o guarda lamas alto atrás) Noutro tem um look mais moderno com plásticos pretos.

Se possivel faz um test-drive a ambos antes de comprares um e decide por ti mesmo. Se conseguires tira fotos e mostra ao pessoal (não te preocupes que não roubamos o negócio :D) mas serve para quem é experiente nestes carros ver se os detalhes batem todos certos.

--//--

Mais raro que um 320i é o 318i (não o is, que esse é outro campeonato) quantos 318i E30 se vê por aí actualmente? Só conheço um, o do JPereira...
BMW 2002 '71; 1602 '75; 735i E23 '81
325ix Touring E30 '89; 320is E30 '89; 316i Edition E30 '90
520i Vanos Touring E34 '93; 318is E36 '93; 318tds Touring E36 '98

Imagem

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Beemer_fan
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Mensagem por Beemer_fan »

Pois é pessoal tanto me demoro a escolher que ainda perco os negócios em vista...espero bem que não mas acho que se tiver que escolher ia para o 316i não devido aos consumos mas sim devido aos seguros , manutenção , o facto do 320i ter a pintura estragada e numa cor que n aprecio (logo ter de gastar ainda mais dinheiro) e ao look que prefiro o fase 2 sem falar no equipamento que já traz.

Se me arrepender acho que será mesmo por ter 4 cilindros e não 6....enfim a vida é feita de escolhas e eu tenho de me despachar :D
BMW 320/6 e21 ´82

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Scania
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Mensagem por Scania »

Quanto a mim fizeste ou vais fazer uma excelente escolha...
Estou ansioso por ver fotos desse 316i :lol:
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Rulex
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Mensagem por Rulex »

Boas,
´
Eu posso responder com conhecimento de causa pois ja tive os 2 carros. :evil: Tudo depende para que queres o carro, se queres o carro para dar umas voltas de vez em quando o 316i é o ideal na medida em que se torna mais suave em utilizar e não tens um motor de 6 cilindros que te pede sempre par puxar, (sim, porque ouvir um 6 cilindros ´lá em cima... Não há palavras) Se por outro lado queres um carro para curtires umas curvas, dar umas atravessadelas e teres um pouco de prazer a conduzir compra o 320i, de acto tem a caixa mto longa para os 125 cv, mas resolves com um diferencial mais curto.

Se quiseres ir mais longe com o 320i é mto simples, fazes como eu, motor de um 325i la para dentro ;)

Agora uma coisa te posso dizer, o 320i tem 125 cv, mas são uns senhores cavalos a partir das 4500 rpm, acrdita no que te digo!

Boa escolha ;)

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Beemer_fan
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Mensagem por Beemer_fan »

Boas ,

Hoje fui ver o 316i e de modo geral gostei do que vi. A estrutura do carro está intacta o tecto de abrir funciona bem ,amortecedores , motor tb me parece bem e quase toda a mecânica com excepção dos pontos que passo a descrever:

-espelho retrovisor esquerdo partido e n funciona
-grelha da frente partida com uma das ópticas mal segura
-ar condicionado n tem gás (desprezável)
-pastilhas no fim
-alguns pontos de ferrugem na frente por baixo da grelha
-almofada dos assentos dos bancos da frente rotos (retira 100euros ao preço inicial)
-pega do tecto do passageiro da frente partida
-económetro funciona só nos extremos , ou seja, ou marca zero ou o máximo
-parece estar a babar óleo pela coluna de direcção provavelmente terá os tubos ressequidos do depósito da direcção assistida no entanto notei q a direcção nunca perdia assistência

tudo isto por 1400 euros.....se alguém souber mais ou menos quanto terei de gastar ainda para reparar o carro que chegue à frente porque tenho de fechar o negócio até amanhã e tenho de fazer uma contra-proposta ao dono :scary

Espero num futuro mt próximo poder mostrar já fotos do carro em meu poder :D

Obrigado a todos desde já pela ajuda
BMW 320/6 e21 ´82

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