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Arrefecimento, Nitro? Azoto?

Enviado: 10 set 2006, 16:34
por bmw240cv
Olá pessoal!


Gostava que me pudessem ajudar, tenho duas dúvidas...

O meu carro Um 320 Compact e46 caixa de 5

1ª --- O meu carreto da 5ª "corta" aos 238km/h gostava de o alongar, alguém aqui já o fez? há alguma forma de o fazer? Mudar para outro carreto mais longo? pelo que sei todas as caixas de 5 da bm a diesel nos série 3 cortam a esta velocidade, alguém me poderia dizer se há algum carreto compatível que seja mais longo?

Ps: n quero caixa de 6 pelas minhas razões...


2ª --- Estou a pensar isolar a minha admissão de ar e caixa com o filtro, e por um tubo maior a vir buscar ar ao choques frontal.

A minha pergunta é qual seria o material (tubagens) mais neutral relativamente à tempratura... numa das hipóteses...

Outra das hipóteses, era as tubagens e a caixa do filtro serem o mais voláteis possíveis à tempratura (novamente qual o material que acham ser o melhor), e anexar um circuito fechado de azoto líquido, ou nitrogénio, em tubos flexiveis, (alguém conhece algum sistema que possa ser usado??) para arrefecer as tubagens da admissão e a cobrir tudo, um bom isolador térmico, o ar frio como todos sabem é muito mais denso, provocando assim uma melhor combustão e uma mistura mais rica... que acham?

Tb se pode injectar o gás frio directamente para o motor mas aí ocorrem diferenças de tempratura muito bruscas, e a fiabilidade é comprometida....

Sei que provavelmente n vou ganhar cv´s nenhums, mas na teoria pelo menos acho que o carro respondia melhor e como o incremento de potência com a repro foi aumentado assim como o débito de gasóleo, o fluxo de ar também deveria ser maior... Logo Ar frio=Denso, Mesmo que entre a mesma massa de ar a densidade será muito maior compensando assim a defeciência presente no caudal de ar...

Agradecia toda a ajuda, sugestões, correcções, neste mini-projecto!

Um abraço à família!

Enviado: 10 set 2006, 18:31
por E21Craze
Imaginas a pressão a que tens que ter o azoto para que ele se mantenha líquido? E o isolamento que terias de ter?

Enviado: 10 set 2006, 18:57
por metale
Quanto à velocidade máxima, não tens de mexer na caixa de velocidades. Trocas só o diferencial por um mais longo.

Acontece que acho que o do teu é um 2,35... Não sei se existem muito mais longos que isso. Por medida tudo se faz... ;)

Nota: quando não dá para alongar mais as relações, podes sempre aumentar o perfil do pneu. Exemplo: trocar 205/55R16 para 205/60R16.

Enviado: 10 set 2006, 19:27
por Nuno Moreira
O dinheiro que gastas num sistema de nitro ou de azoto , mais vale investires num intercooler melhor e ai consegues uns bons valores de potencia.

Enviado: 10 set 2006, 23:05
por pedrosousa
Se esses 238 são reais já é muito bom...
Podes sempre pedir a quem te fez a repro para te aumentar o limitador umas RPM.

Deve haver alguma casa especializada em caixas que te meta um carreto de quinta maior, mas depois isso fica mais complicado de circular devagar em 5ª, tens que puxar muito + a 4ª para meter a 5ª...
Mas é muito caro efectuar esta reparação...

Ou arranjas uma cx de 6v na sucata em bom estado ou deixa estar assim, não mexas nos pneus senão o carro deita-se nas curvas, ou então mudas de jante e fazes as contas...

O diferencial torna-te as mudanças todas mais longas acho que não pertendes o carro só para picas...
Tens que pensar nisso.

Enviado: 10 set 2006, 23:29
por bmw240cv
o diferencial é um caso a pensar :D quanto ao carreto da 5ª posso mandar fazer num torneiro? alguém conhece alguém capaz?

Muda o carreto da 5ª no meu carro 320 e46 td é necessário desarmar a caixa?

Sugestões para a minha indução de ar?

Enviado: 10 set 2006, 23:50
por E21Craze
bmw240cv Escreveu:Sugestões para a minha indução de ar?
Yep. Esquece. Pelo menos com azoto líquido.

Enviado: 10 set 2006, 23:56
por bmw240cv
O diferencial torna-te as mudanças todas mais longas acho que não pertendes o carro só para picas...
Tens que pensar nisso.
Basicamente sim, é o meu carro dos picas... :lol:
Nota: quando não dá para alongar mais as relações, podes sempre aumentar o perfil do pneu. Exemplo: trocar 205/55R16 para 205/60R16.
Já fiz isso, é a minha medida de pneu actual...

Enviado: 10 set 2006, 23:59
por bmw240cv
Yep. Esquece. Pelo menos com azoto líquido.
E que achas daquele gás (desculpa n sei o nome) que actua nos frigoríficos comuns? achas que esse dava?

Que gás aconselhas ou sistema de arrefecimento que seja abaixo de 0 graus...?

Enviado: 11 set 2006, 02:01
por pedrovale
E que tal algo menos complicado, tipo uns esguichos no intercooler a deitar agua?

Penso que tambem ja existem no mercado sistemas parecidos com azoto, mas mt + caros de certeza...

Quanto à caixa, tens k ver se da para adaptar um carreto maior, porque tambem depende do pinhao de ataque...

Os 330d q teem caixa de 5 teem as relacoes mais longas devido aos carretos ou ao diferencial?

Cumps

Enviado: 11 set 2006, 10:42
por E21Craze
bmw240cv Escreveu:E que achas daquele gás (desculpa n sei o nome) que actua nos frigoríficos comuns? achas que esse dava?
Freon. Não, não dava. Estavas a instalar outro sistema de ar condicionado no carro, com as consequentes perdas de potência e aumento de peso.
bmw240cv Escreveu:Que gás aconselhas ou sistema de arrefecimento que seja abaixo de 0 graus...?
Nada destes sistemas marados. O que o pedrovale sugeriu, esguichos de água no intercooler é a tua melhor opção. Ou, se quiseres mesmo inventar, um intercooler ar/líquido, mas fica pesado e tem riscos óbvios.

Enviado: 11 set 2006, 13:10
por bmw240cv
Freon. Não, não dava. Estavas a instalar outro sistema de ar condicionado no carro, com as consequentes perdas de potência e aumento de peso.

quanto pesa? um sistema de ar condicionado? tb posso instalar uma bateria suplente para dar carga alternativa, sem tirar potência ao alternador... mesmo que o conjunto todo pese 50 kg, posso compensar o peso retirando outra coisa do carro, tb m ponta que é quando o carro anda mais, n interessa muito o peso...

Ab

Enviado: 11 set 2006, 14:55
por E21Craze
Um sistema desses necessitaria de um compressor accionado por correia, a partir da polie da cambota, não consegues evitar as perdas de potência.

Se queres mesmo arrefecer o ar da admissão, investe em sistemas já provados, não te ponhas a inventar a roda: intercooler maior, correctamente dimensionado com esguicho de água ou água/metanol. Se queres ser radical, já tinha mencionado o intercooler ar/água.

Ah, e um certo gajo chamado Colin Chapman dizia sempre que "Weight is the enemy". 8)

Enviado: 11 set 2006, 15:01
por filsantuz
Kt ao arrefecimento a melhor solução é msm um intecooler maior, e tb tens a hipotese de esguicho de agua, k sei k existe... pelo menos para o mini cooper s...

Para o Mini S tb existe intercoolers ar/likido, pelo k imagino k se procurares na net tb deve existir para BMW....

Enviado: 11 set 2006, 19:12
por Pedro///Menezes
E21Craze Escreveu:Ah, e um certo gajo chamado Colin Chapman dizia sempre que "Weight is the enemy". 8)
E também:

"To add speed, add lightness"

"Any car which holds together for more than a race is too heavy."