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Catalisador 320ci E46
Enviado: 26 set 2006, 00:28
por PBranco
Boas a todos,
Já vi alguns tópicos mas nenhum (q eu visse) respondeu a isto. O meu catalisador tá a dar o berro, faz aqueles barulhos metálicos insuportáveis a baixas rotações e então a frio é de perder a cabeça....
Estava a pensar em comprar um novo. O meu pai até é chefe de oficina na BMW, mas isso nem sempre é uma vantagem (ah e tal... não podes tirar pq isto e aquilo...)
As alternativas são:
1- substituir por um novo original
2- substituir por um novo da concorrecia
3- colocar um supressor de cat. (supersrprint por ex.)
4- Tirar totalmente o catalisador ou tirar apenas a ceramica
Agora, a minha duvida é: mas a gestão/afinação do carro não é feita via centralina que lê os valores pela sonda lambda? e a sonda lambda não está a seguir ao catalisador? então, tirar o catalisador não vai atrufiar os valores da sonda e logo levar a uma má gestão do motor? (esta é opnião do meu pai para não irar o catalisador) e fazer mais ruido. Ja muita gente me disse que não é possivel tirar por isto mesmo, mas pelo que ja li aqui no forum os resultados são bons...
Sinceramente, de todas as opções estava mais inclinado pelo supressor da supersrint, pq elemina tb os ruidos (dizem eles), agora, se isso atrufiar a gestão do motor não o posso fazer.
Peço então a vossa opinião sobre esta duvida e o vosso conselho na sua resolução.
Obrigado e cumprimentos,
Enviado: 26 set 2006, 00:34
por EngBMW
Pedro Menezes...
Enviado: 26 set 2006, 07:30
por pedrosousa
O carro é de que ano?
Se tiveres duas sondas lambdas, uma antes e outra depois do catalizador, vais passar a andar sempre com a luz amarela (aquela com o motor) acesa.
Eu no teu caso comprava um da concorrência e ficava com o problema resolvido.
Enviado: 26 set 2006, 10:24
por //M
Boas
o que quer que faças tens que ter sempre lá os buracos para enroscar as sondas lambda.
Os supressores de cat especificos já trazem isso.
Cumps
Enviado: 26 set 2006, 10:39
por PBranco
Boas, Obrigado pelas vossas respostas.
O carro é de que ano?
Se tiveres duas sondas lambdas, uma antes e outra depois do catalizador, vais passar a andar sempre com a luz amarela (aquela com o motor) acesa.
Eu no teu caso comprava um da concorrência e ficava com o problema resolvido.
É um E46 de 2001 - 320ci, tem duas sondas. Será que com o supressor a luz do motor de mantem acesa?
Boas
o que quer que faças tens que ter sempre lá os buracos para enroscar as sondas lambda.
Os supressores de cat especificos já trazem isso.
Os da Superprint são especificos. Mas isso resolve o problema da gestão do motor?
Cumprimentos e obrigado
Enviado: 26 set 2006, 13:11
por pedrosousa
Não, a luz fica sempre acesa a não ser que tenham algum truque para enganar a electronica.
Isto porque as sondas medem os gazes antes e depois do catalizador e o resultado obtido tem que ser diferente, se tiras o cat passa a ser igual nas duas sondas....
Logo a luz acende!!
Enviado: 26 set 2006, 13:28
por Pedro///Menezes
Nem todos os carros acendem a tal luz atenção!
Quando me aparece umc aso destes eu sou sempre sincero com o cliente e digo que a luz provavelmente vai acender.
Há tempos um cliente com um Mitsubishi Lanver 1.3 armado em Evo

disse que POR SUA CONTA E RISCO para eu o fazer. E nunca chegou a acender. Mas repito que foi por conta dele, e que na maioria dos casos acender.
Outra coisa a ter atenção é verificar se esses supressores são homologados para IPO. Alguns não são (normalmente no catálogo ou site vem lá uns simbolos para se ver nas legendas) e se não forem homologados, tens de ter lá um catalisador nas IPOs. Se forem homologados já te consegues safar.
Enviado: 26 set 2006, 14:06
por PBranco
Então qual a melhor hipotese para solucionar o problema?
Retirar o miolo do catalisador? E depois não vou ter problemas com as leituras da centralina e logo a afinação do motor?
Obrigado,
Enviado: 26 set 2006, 16:05
por //M
Não conheço o sistema de escape.
Mas já viste se as sondas são antes do catalisador?? Se assim for n deves ter problemas.
Agora se têm antes e depois secalhar a luz já vai acender.
É uma questão de veres e experimentares.
Cumps
Enviado: 26 set 2006, 19:13
por Pedro///Menezes
PBranco, a melhor solução a meu ver é mandares fazer uma peça de substituição ou então essa tal da SS.
Mas guardares sempre a ORIGINAL sem a danificar para as IPOs...
É o método que uso nos meus carros.
//M, o mitsubishi que falei tinha uma sonda antes e outra depois.
Enviado: 26 set 2006, 19:46
por pedrosousa
Só faz sentido uma sonda antes e uma depois o resto não faz sentido...
Tira essa foto de avatar...
Enviado: 26 set 2006, 20:01
por Pedro///Menezes
pedrosousa Escreveu:Tira essa foto de avatar...
Está um bocadinhooooo grande. O limite é 155 pixels largura x 115 pixels altura
Enviado: 30 set 2006, 14:21
por PBranco
Boas,
Após uma ida à BMW, descobri qual a peça avariada. Ao contrário do desconfiado primeiramente, a peça que está a fazer barulho é um pre-catalisador que se encontra logo à saída do motor,
http://www.realoem.com/bmw/showparts.do ... g=11&fg=50
É a peça nº 1. Já alguem teve de substituir esta peça? O Orçamento é de 900 Euros + mão-de-obra....
Já pensei em ir a uma casa de escapes e mandar tirar de lá a ceramica, mas não deve ser fácil e primeiro tenho de ir à BMW mandar desmontar o cat. porque está num sitio muito F&$&$o....

Enviado: 30 set 2006, 15:10
por pedrosousa
PBranco Escreveu:Boas,
Após uma ida à BMW, descobri qual a peça avariada. Ao contrário do desconfiado primeiramente, a peça que está a fazer barulho é um pre-catalisador que se encontra logo à saída do motor,
http://www.realoem.com/bmw/showparts.do ... g=11&fg=50
É a peça nº 1. Já alguem teve de substituir esta peça? O Orçamento é de 900 Euros + mão-de-obra....
Já pensei em ir a uma casa de escapes e mandar tirar de lá a ceramica, mas não deve ser fácil e primeiro tenho de ir à BMW mandar desmontar o cat. porque está num sitio muito F&$&$o....

Podes ir a uma casa de escapes e até podes pedir um orçamento para substituição desse cat. vais ver que o custo da reparação é muito diferente...
Enviado: 30 set 2006, 16:11
por Pedro///Menezes
Mas ele tem 2 (um para cada 3 cilindros conforme se vê na foto) mais o grande cá em baixo no carro. Este então são 3 catalisadores, o triplo dos problemas
Aqui se pode ver o outro catalisador:
http://www.realoem.com/bmw/showparts.do ... g=18&fg=10
Se tiverem os 2 partidos, talvez fosse melhor tirares o miolo deles e ires á IPO (quando chegar essa altura) e experimentar a ver se passa. Isto porque:
-» De qualquer forma está um ou os dois já estragados (Pelo que dizes)
-» Como tens outro cá em baixo grande pode ser que esse seja suficiente para baixar o Co. Se o for, escusas de gastar mais €
-» Se não for aí tens mesmo de meter um, mas já o tinhas de por de qualquer forma...
P.S.- Se for preciso ir á BMW para desmontar uns colectores

Se o metes lá para desmontar isso eles vão-te perguntar porquê e se dizes que vais tirar o cat inventam 1001 desculpas a dizer que isso vai estragar o carro. Afinal de contas eles querem que gastes lá os 900€ + mão de obra
