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Turbo partido!!!!! A quem já lhe aconteceu?

Enviado: 25 out 2006, 18:19
por Paulo Gonçalves
tenho um 320d de jan de 2002.

Ia na auto-estrada e dei uma assapadela, como costumo fazer de vez em quando para o motor não ficar preso.

Quando desacelero o carro por causa de um carro que ia à minha frente, torno a acelerar e já não dispara o turbo.

O carro começa a fazer um bocado de fumo branco mas nada de exagerado, ele ainda andava e eu estava a uns 5 km de casa tentei pelo menos chegar a casa para depois chamar o reboque.

Quando chego a casa o carro começa a fazer mesmo muito fumo e o motor dispara as rotações ao máximo. Para evitar o pior tirei a chave da ignição à espera que ele desligasse.

Se julgam que desligou, estão enganados!!!!

O carro não desligou e continuou a funcionar à rotação máxima. Já não sabia o que havia de fazer!!!

Resultado: turbo partido, bomba de oleo foi ao ar, deposito do liquido de refrigeração estourou (literalmente), fora outras coisas que me custa estar a dizer.

A reparação vai para mais de 2000 €, nesta altura já está em 1.600 e ainda falta a bomba de oleo que custa uns módicos 500€.

A quem já lhe aconteceu e quanto ficou a reparação?
Alguém sabe a razão de partir o turbo nestes carros?

Abraço

Enviado: 25 out 2006, 18:24
por motard
Uma dica para quem lhe aconteça o mesmo que te aconteu a ti....se o carro nao desligar mesmo ja sem a chave na igniçao, o que tem a fazer é engrenar uma mudança com ele parado e tirar o pe da embraiagem!!! Ele vai logo abaixo
Sei que agora ja nao te vai servir de nada mas fica aqui uma dica muito util

Enviado: 25 out 2006, 18:36
por m compact
o motor devia ter desalvorado :? :? que cena,nunca me aconteceu mas conheço 2 casos iguais com carros novos em folha :shock: os HONDA a diesel quando sairam :|

Enviado: 25 out 2006, 18:44
por El_Capitan
Boas;

O que te aconteceu é o motor alvorar, é tipico de quem parte um turbo ou estala a cabeça, o que acontece é que o motor em vez de trabalhar
por combustão de gasoleo começa a trabalhar com a combustão do oleo, e embora desligues a chave, a unica coisa que acontece é cortar o
gasoleo...mas como o motor está a trabalhar com oleo, é indiferente, isso acontece porque partiu a casca do turbo e começou a entrar oleo para a
admissao, o melhor a fazer é encostar logo engatar a primeira e tirar o pe derrepente da embraiagem com o pedal do travao a fundo, se
exprimentares numa mudança mais alta por vezes a embraiagem
começa a patinar e o motor n para.

Quanto a esse problema, acontece frequentemente nos turbos de primeira geraçao 150cv, 320d e 320td, muitos partiram ainda em
garantia, outros aguentaram até passar, prende-se com o facto de o turbo prender a geometria e puff...rebenta, uns partem do os veios e as pás,
o que faz so com que o carro nao puxe, mas nada demais.

Queres um conselho? Abre esse motor, eu apostava mais num motor reconstruido, também nao foge muito desses valores e é novo, um motor
alvorado chega a fazer 9, 10.000rpm, danifica todos os componentes do motor, e so desliga quando se embrulha ou quando acaba o oleo,
atinge temperaturas altissimas, podes depois vir a ter mais tarde problemas de
bielas, cambota, cabeça, etc...etc...


Cumprimentos,

Enviado: 25 out 2006, 19:34
por Marcio
procura na sucata um motor sempre fica mais barato, no outro dia sustitui um dum landrover freelander (dequeles que têm motor bmw) com 30.000 klm e so custou 1500€ com turbo e injectores, mas estes foram pro lixo. fica bem e boa sorte.

Enviado: 25 out 2006, 20:03
por Silver Surfer
El_Capitan Escreveu:Boas;

O que te aconteceu é o motor alvorar, é tipico de quem parte um turbo ou estala a cabeça, o que acontece é que o motor em vez de trabalhar
por combustão de gasoleo começa a trabalhar com a combustão do oleo, e embora desligues a chave, a unica coisa que acontece é cortar o
gasoleo...mas como o motor está a trabalhar com oleo, é indiferente, isso acontece porque partiu a casca do turbo e começou a entrar oleo para a
admissao, o melhor a fazer é encostar logo engatar a primeira e tirar o pe derrepente da embraiagem com o pedal do travao a fundo, se
exprimentares numa mudança mais alta por vezes a embraiagem
começa a patinar e o motor n para.


Quanto a esse problema, acontece frequentemente nos turbos de primeira geraçao 150cv, 320d e 320td, muitos partiram ainda em
garantia, outros aguentaram até passar, prende-se com o facto de o turbo prender a geometria e puff...rebenta, uns partem do os veios e as pás,
o que faz so com que o carro nao puxe, mas nada demais.

Queres um conselho? Abre esse motor, eu apostava mais num motor reconstruido, também nao foge muito desses valores e é novo, um motor
alvorado chega a fazer 9, 10.000rpm, danifica todos os componentes do motor, e so desliga quando se embrulha ou quando acaba o oleo,
atinge temperaturas altissimas, podes depois vir a ter mais tarde problemas de
bielas, cambota, cabeça, etc...etc...


Cumprimentos,
A mim disseram-me exactamente o contrário.. :roll: :| disseram-me para encostar o carro e engrenar a mudança mais alta! pq com a rotação q o motor vai a 1ª ou 2ª n aguenta e passa logo!!! :shock:

Enviado: 25 out 2006, 20:58
por kes_oner
tive um caso de turbo partido...mas nada de fumos nem acelaracoes maradas...!!! o meu motor apenas deixou de puxar!!! e comecei a ouvir um barulho metalico..principalmente qd tentava acelarar...pq ficei parvo na altura...puxei uma mundanca e tive k travar a fundo por causa dum xanato que se pos a minha frente....reduzi qd voltei a pisar po ultrapassar bye bye turbo....so o turbo novo foram 800eur mais mao de obra 100eur aproveitei o carro tar na oficina e fiz a revisao factura total 1800 eur ja com iva!! tudo arranjado na baviera de cascais....

tenho um 320d 08/2002.....mto boa gente me falou/ avisou de turbos e injectores po lixo nestes carros.... mas uma coisa é certa com o turbo novoo...upa upa!!!!

lolol

cmtps a todos.....

Enviado: 25 out 2006, 21:09
por Anusko
Mais um para o grupo dos turbos partidos com um 320d de 2002... mas felizmente nada dessas maluqueiras, simplesmente deixou de puxar, foi mto bom andar a 60 na AE lol

Enviado: 25 out 2006, 21:11
por pedrosousa
O meu também é dessa fornada, qualquer dia é dia... Mas não vou à bmw trocar de turbo a não ser que seja na vilauto para o meter com 250cv...

Enviado: 25 out 2006, 21:57
por El_Capitan
Silver Surfer Escreveu: A mim disseram-me exactamente o contrário.. :roll: :| disseram-me para encostar o carro e engrenar a mudança mais alta! pq com a rotação q o motor vai a 1ª ou 2ª n aguenta e passa logo!!! :shock:

Entao disseram mal...basta pensares em 3 coisas...por exemplo:
1- tu de bicicleta em que posiçao da cremalheira da frente te custa mais pedalar?
2- Quando dás um toque de embraiagem em que mudança patina mais?
3- Quando as embraiagens começam a patinar é em que mudança :)

hehe

Cumps,

Enviado: 25 out 2006, 22:07
por PBranco
É uma situação que não me imagino a passar, acho que ficava imovel a olha pra isso..... :scary

Boa sorte!

Enviado: 25 out 2006, 22:11
por El_Capitan
PBranco Escreveu:É uma situação que não me imagino a passar, acho que ficava imovel a olha pra isso..... :scary

Boa sorte!

Ja me aconteceu ir em Plena A1 sentido Sul/Norte e depois de Aveiras, em plena fase de alargamento quando nao havia berma, uma Laguna com 1 ano alvorar a minha frente e a mulher sair da carrinha a gritar com o cartão de igniçao na mao...tive de parar e ir la desligar a carrinha...LoooooL


Cumps

Enviado: 26 out 2006, 07:39
por pedrosousa
El_Capitan Escreveu:
PBranco Escreveu:É uma situação que não me imagino a passar, acho que ficava imovel a olha pra isso..... :scary

Boa sorte!

Ja me aconteceu ir em Plena A1 sentido Sul/Norte e depois de Aveiras, em plena fase de alargamento quando nao havia berma, uma Laguna com 1 ano alvorar a minha frente e a mulher sair da carrinha a gritar com o cartão de igniçao na mao...tive de parar e ir la desligar a carrinha...LoooooL


Cumps
Nos Lagunas II 1.9 DCI de 120cv é um problema crónico :(

Enviado: 26 out 2006, 12:37
por Paulo Gonçalves
Obrigado pelas opiniões amigos...

Quem souber de algo mais que anuncíe.

O mecânico abriu o motor e disse que não tinha sofrido grandes danos, As bielas não tinham dilatado, os pistões estavam impecáveis, assim como a cabeça do motor, cambota, etc...
O motor só parou mesmo quando acabou o óleo.

Com a reparação que vai fazer o motor vai ficar novo. O que vai fazer é praticamente reconstruir o motor aproveitando as peças que estão sem qualquer dano.

O que não sei é se mais tarde irei ter o mesmo problema com este turbo.

A BMW devia ter vergonha de acontecer isto aos seus carros... Carros carissimos, que tinham obrigação de não apresentarem qualquer problema e dão problemas constantes....

Digo-vos uma coisa, eu sou advogado e sinceramente estou a pensar que se tornar a acontecer a mesma situação irei processar a BMW por venda de material com defeito de fabrico.

Tantos problemas só acontecem quando existem defeitos de fabrico...

E o pior, é que já ouvi situações em que os carros vão para a BMW para reparar e eles não conseguem resolver este tipo de problemas de uma vez por todas.

Enviado: 26 out 2006, 13:34
por El_Capitan
Paulo Gonçalves Escreveu:Obrigado pelas opiniões amigos...

Quem souber de algo mais que anuncíe.

O mecânico abriu o motor e disse que não tinha sofrido grandes danos, As bielas não tinham dilatado, os pistões estavam impecáveis, assim como a cabeça do motor, cambota, etc...
O motor só parou mesmo quando acabou o óleo.

Com a reparação que vai fazer o motor vai ficar novo. O que vai fazer é praticamente reconstruir o motor aproveitando as peças que estão sem qualquer dano.

O que não sei é se mais tarde irei ter o mesmo problema com este turbo.

A BMW devia ter vergonha de acontecer isto aos seus carros... Carros carissimos, que tinham obrigação de não apresentarem qualquer problema e dão problemas constantes....

Digo-vos uma coisa, eu sou advogado e sinceramente estou a pensar que se tornar a acontecer a mesma situação irei processar a BMW por venda de material com defeito de fabrico.

Tantos problemas só acontecem quando existem defeitos de fabrico...

E o pior, é que já ouvi situações em que os carros vão para a BMW para reparar e eles não conseguem resolver este tipo de problemas de uma vez por todas.

Boas;


O problema foi teres mandado reparar o carro à revelia da BMW, ja vi eles fazerem extenções de garantia a 525tds ja com 250.000km, embora nao pagassem na totalidade pagaram 50% de um motor novo, penso que se te tivesses dirigido à bmw, poderia suceder a mesma situaçao, ainda para mais esses turbos vieram com alguns defeitos.Mas é uma questao de te informares, não mandes as peças velhas fora, senao nada feito...


Cumps,