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INTERCOOLER
Enviado: 27 mar 2007, 17:16
por Rbras
Boas pessoal
Vinha tirar aqui umas duvidas quanto a um upgrade de um Intercooler.
O meu 320d 136cv ta com repro, e tenho visto aqui post em que dissem que a colocação de um IC "diferente", elemina o prob do fumo e da maior fiabilidade ao funcionamento do carro.
As minhas questoes sao:
1- Deve se trocar o IC, para eleminar o prob do fumo??
2- Que tipo de IC colocar e onde??
4- Preços desta brincadeira??
Gostava que me ajudassem nesta minha pequena, GRANDE duvida...
Peço a vossa colaboração
Enviado: 27 mar 2007, 17:24
por El_Capitan
Boas;
Essa historia do IC maior eliminar o fumo é um bocado relativa.
Tens de fazer uma experiencia a ver se realmente precisas ou nao de um IC maior, dependendo muito do tipo de repro que tenhas.
Através dos menús escondidos, vais vendo a que temperatura anda o teu Ar de Admissao em relaçao a temperatura exterior, se houver uma diferença
de 2 ou 3 graus, o IC nao se justifica. (para aceder a esses menus vais secção serie 3 e tens la o post).
Cumprimentos,
Enviado: 27 mar 2007, 17:27
por pedrosousa
Sim o IC nos carros a diesel resolve os problemas de fumo e até pode ser que ganhes mais alguma potência.
Tu tens o IC no sitio certo, ou seja na frente do carro.
A Allard vende um kit que custa +- 650 euros + montagem. O IC do teu carro é muito semelhante ao do 320d(150)/330d mas existem diferenças se essas diferenças fossem em termos de rendimento então bastava passares para o IC do 320d 150/ 330d de 204cv. Se de resto as diferenças forem a nivel de fixações então não compensa pois se ele aguenta 204cv muito mais aguenta essa potência.
Se tens muitos quilometros podes sempre lavar o IC que é capaz de estar todo porco e tira-te rendimento. É uma operação que tem que ser executada com muito cuidado e dá trabalho, pois tens que desmontar o parachoques e algumas protecções da parte de baixo do carro.
Em resposta ao El_Captian, que escreveu quando eu estava a escrever
Acho que 2 o 3 ºC de diferença é muito ambicioso, o ideal era medir a temperatura à entrada do IC e à saída e ver qual a queda de temperatura.
Em todo o caso acho que se limpares (por dentro e por fora) o IC ganhas rendimento a um custo reduzido!
Enviado: 27 mar 2007, 17:33
por El_Capitan
pedrosousa Escreveu:Sim o IC nos carros a diesel resolve os problemas de fumo e até pode ser que ganhes mais alguma potência.
Tu tens o IC no sitio certo, ou seja na frente do carro.
A Allard vende um kit que custa +- 650 euros + montagem. O IC do teu carro é muito semelhante ao do 320d(150)/330d mas existem diferenças se essas diferenças fossem em termos de rendimento então bastava passares para o IC do 320d 150/ 330d de 204cv. Se de resto as diferenças forem a nivel de fixações então não compensa pois se ele aguenta 204cv muito mais aguenta essa potência.
Se tens muitos quilometros podes sempre lavar o IC que é capaz de estar todo porco e tira-te rendimento. É uma operação que tem que ser executada com muito cuidado e dá trabalho, pois tens que desmontar o parachoques e algumas protecções da parte de baixo do carro.
Em resposta ao El_Captian, que escreveu quando eu estava a escrever
Acho que 2 o 3 ºC de diferença é muito ambicioso, o ideal era medir a temperatura à entrada do IC e à saída e ver qual a queda de temperatura.
Em todo o caso acho que se limpares (por dentro e por fora) o IC ganhas rendimento a um custo reduzido!
Boas;
com 3 graus ja estou a dar um desconto, no meu BC, nunca passo mais de 2 graus da temp exterior

se andar normal a velocidade constante, anda sempre 0.5Cº acima do exterior.
Cumps,
Enviado: 27 mar 2007, 17:44
por Rbras
1- Limpar o IC?? COMO?
2- Os IC dos 330d ou 320d 150cv, nao sao plug and play no meu??
Alguem que ja tenha trocado o IC, pode se prenunciar???
Enviado: 27 mar 2007, 17:45
por pedrosousa
Estou a achar esses valores estranhos, tens a certeza que isso é medido depois do IC??
É que há carros que fazem a medição da temperatura do ar de admissão pela MAF e aí a diferença em relação à temp. ambiente é minima.
[EDIT]:
Acho estranho as temperaturas porque isso obrigava a que o rendimento do IC fosse perto dos 100% o que não me acredito que seja verdade....
[EDIT-2]:
Limpar o IC por fora pois as alhetas devem estar cheias de mosquitos e poeiras e por dentro lavando-o com gasoleo e àgua e secando-o muito muito muito bem.
Sei que existe uma pequena diferença desse teu IC para o do 320d 150cv mas pode ser só em termos de fixações.
[EDIT-3]:
Dá uma vista de olhos por aqui:
viewtopic.php?t=13579&postdays=0&postorder=asc&start=0
Enviado: 27 mar 2007, 18:10
por El_Capitan
pedrosousa:
os valores do BC penso que serão medidos atravez do sensor que envia os valores para a centralina, que está montado no tubo de admissao depois do IC.
Até andei a fazer orçamento e a tirar medidas para mandar fazer um IC maior, mas face aos valores medidos, nao se justificou.
Atenção que estes valores que falei foi com temperaturas exteriores entre os 10 e 20Cº. Em cidade custuma andar 2 ou 3 graus acima.
Cumprimentos,
Enviado: 27 mar 2007, 20:30
por Rbras
Mas eu ganho em mudar o intercooler, para algo maior???
Enviado: 27 mar 2007, 20:35
por pedrosousa
Rbras Escreveu:Mas eu ganho em mudar o intercooler, para algo maior???
Só ganhas se estiveres com temperaturas de admissão altas, senão esquece.
Limpa o teu que és capaz de ver uma redução de fumo com baixo custo, pois o IC vai acumulando oleo devido ao respiro do motor que mete oleo na admissão.
Enviado: 27 mar 2007, 20:51
por Rbras
Tou com receio de fazer essa limpeza.
Nao deve ser tao facil como limpar a EGR, lol
Enviado: 27 mar 2007, 20:57
por pedrosousa
Acredita que não é, aliás eu tenho o IC cheio de oleo pois o turbo ando a comer oleo e o sitio onde o oleo para todo é logo no IC, troquei de turbo e fiquei de limpar o IC mas foi até hoje....
Isto convem ser feito com o tempo muito quente para que o interior do IC fique seco a 100%
E dá muito trabalho, pois tens que sacar o parachoques fora, deixo-te um link que encontrei ms que ainda não li:
http://tdiclub.com/articles/Intercooler_Cleaning/
Enviado: 27 mar 2007, 21:01
por Rbras
vou dar uma espreitadela...
Pedrosousa alias a semana passada quando retirei o resguardo do motor, notei que o meu turbo estava a verter umas gotas de oleo, na parte de baixo...
O meu Mec disse que era normal devido a pressao.
Pergunto é normal, é que a mim nao me parece...
Enviado: 27 mar 2007, 21:04
por pedrosousa
Nem sei o que te responder, tenho que meter o meu carro nas rampas e vericar as fugas de oleo após mudança de oleo. Acho que não deviamos ter fugas de oleo.
Enviado: 27 mar 2007, 21:06
por Rbras
Pois eu tambem penso que nao...
Sera que alguem nos pode ajudar???
Enviado: 27 mar 2007, 21:12
por pedrosousa
Eu sei que antes de trocar de turbo tinha para lá umas fugas de oleo, agora após troca quero ver se está tudo em ordem mas algo me diz que tenho uma fuga, vamos lá ver!!