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mod's 320td
Enviado: 02 mai 2007, 12:51
por carlos_xr2
Ora bem,eu tenho um problema que é não conseguir estar quieto,tenho de estar sempre a inventar nos carros...
adquiri recentemente um 320td,queria começar com aquelas pequenas mods que se pode fazer antes da repro,mas antes de começar queria opniões...
o que tenho em mente para já é:
filtro de caixa K&N
vavula EGR(segundo vi no forum compensa deslifar esta,gostaria de saber melhor como se faz e o pk de o fazer)
Alterar linha de escape
tudo isto antes de fazer repro
em relação a repro vejo que muitos users falam na vilauto,serve quase como de referençia eplo que vejo! o que tem a vilauto para ser assim tão falada pela positiva? dão algum tipo de garantia? qual o preço da repro lá neles??
Tenho ouvido falar numa casa perto da ericeira que faz repros muito boas tambem,alguem conheçe?
Abraço e agradeço todas as ajudas possiveis

Enviado: 02 mai 2007, 15:05
por Anusko
Boas! Antes de mais, parabéns pela máquina

Respondendo às tuas questões, digo já para não te meteres em filtros de caixa K&N pq é um só um gasto de dinheiro, não vais ganhar rendimento. Vai substituindo o de papel q ficas melhor servido.
Quanto à EGR tens um tópico na secção modificações sobre a sua anulação, tudo bastante bem explicado.
Quanto à repro, a Vilauto é de facto a referência devido à sua experiência e provas dadas nos BMW diesel, não só na estrada como em competição. Se a casa q referes na Ericeira é do João, eu fiz lá a minha repro e não tenho nada a apontar, já lá vão 7 meses.
Espero ter ajudado.
Abraço,
João
Enviado: 02 mai 2007, 15:14
por metale
Subscrevo tudo o que foi dito pelo
Anusko, menos da "casa do João", a qual não conheço
Repro e tá a andar.
Enviado: 02 mai 2007, 19:13
por pedrosousa
Bem eu sou daqueles que tem um K&N, o escape alterado, a EGR desligada e...
Em primeiro lugar o que o
Anusko, diz é verdade o K&N em termos de potência não dá nada...
O que noto com o K&N é menos barulho de escape quando não o estou a usar, porque é que o uso?? Porque assim não tenho que andar a comprar filtros de ar, lavo-o e pronto fica em ordem...
Quanto ao escape a minha opinião é que tens várias hipoteses:
- Trocar a panela final e deixar tudo o resto.
- Tirar os catalizadores e deixar a panela final (Já tive o carro assim, só se ouve mais o silvo do turbo de resto continua a não fazer barulho).
- Tirar os catalizadores e usar uma panela tipo moto (Há pelo menos duas pessoas no forum com o carro assim).
- Tirar os catalizadores e usar duas panelas tipo moto, uma a fazer de silenciador e depois a panela final, setup que eu uso.
- Tirar os catalizadores e usar duas panelas uma silenciadora e outra de duas ponterias, setup que ainda vou colocar.
Silenciador:
http://www.escapes-escorpiao.com/escape ... co/scr.jpg
Panela final:
http://www.escapes-escorpiao.com/catalo ... 20DOMA.jpg
Podes ver toda a info aqui:
http://www.escapes-escorpiao.com/catalogo.html
Quanto à EGR tens um tópico no DIY que explica tudo, lê tudo até ao fim.
Enviado: 02 mai 2007, 19:42
por metale
pedrosousa, não te chateiam nas IPO por causa do assunto dos escapes?
Enviado: 02 mai 2007, 20:16
por pedrosousa
metale Escreveu:pedrosousa, não te chateiam nas IPO por causa do assunto dos escapes?
Claro que sim, não há nada como ter a linha de origem em casa intacta, por acaso a minha não está intacta.
O primeiro catalizador dá para sacar sem problemas pois está debaixo das protecções e não se vê nada, o problema é o segundo e a panela de escape. O segundo pode ser que passe pois nem todos os carros diesel têm 2 a panela de escape se fôr tipo moto não escapa.
O Yasser passou sem primeiro catalizador e com o resto da linha de origem.
Enviado: 03 mai 2007, 09:11
por carlos_xr2
pedrosousa, a ideia do escape agrada-me,pois a meu ver um carro com repro vai mandar o catalizador a vida mais depresa,a minha ideia é tirar a linha de origem e guardar,e então por uma linha directa desde o turbo ate a panela final,mantendo esta claro,no meio colocar um ressonador(silenciador),para o carro não ficar a fazer aquele barulho tipo tratcor!! tambem já me aconselharam a tirar só a panela do meio que nota-se o carro bem mais solto em altas!!!
Tudo directo só com panela final está fora de questão embora seja um motor turbo de certeza que iria faltar compresão de gases de escape e iria perder ponta!
A casa na ericeira sinceramente não sei se é o João,mas não deve haver muitas para ali a fazer repros,possivelmente é mesmo essa do João!
Obrigado a todos pela ajuda...

Enviado: 03 mai 2007, 17:47
por the_killer
o joao na ericeira
não é uma casa de repros
é particular
a minha tb foi lá feita
201cv algum fumo
se não queres fumo,
mete box
muito mais barato
e ficas com 180cv
mas os 20cv de diferença da box pra repro notam-se..
Enviado: 03 mai 2007, 19:41
por pedrosousa
carlos_xr2 Escreveu:
Tudo directo só com panela final está fora de questão embora seja um motor turbo de certeza que iria faltar compresão de gases de escape e iria perder ponta!
Se o carro é o de cx 5v acredita que não perdes ponta nenhuma pois o problema dos carros cx 5v é a falta de mais uma, com repro engatas nos 238/239 (+-4800 rpm) reais com muita facilidade.... A caixa torna-se curta.
Os carros turbo não têm tanto problema com a falta de back pressure pois as pás da turbina ajudam a criar essa back pressure mas não convem abusar muito, acho que te deves centrar no problema do barulho.
O carro sem catalizadores e com uma panela final de origem fica exactamente igual a de origem mas passas a ouvir o silvo do turbo, já tive o meu assim e o Yasser também e penso que o Anusko tem o dele assim.
Sem catalizadores com uma panela silenciadora e com uma tipo daquelas que coloquei aí em cima não deve fazer muito ruido e não perdes muita back pressure, pois os sistema tem algumas obstruções...
Se é que a back pressure interessa pois nos carros diesel que andam em pista eles nem panela usam e os gajos nem querem saber da back pressure para nada, desde que o tubo esteja bem dimensionado.
Se vais tirar só um catalizador tira o primeiro tende a reduzir as EGT's (temperatura dos gazes de escape) prejudiciais à saude do turbo.
Enviado: 04 mai 2007, 20:22
por carlos_xr2
ok,estou a perceber onde queres chegar,nos motores atmosfericos onde tenho mais conheçimentos (honda) tive um problema de back pressure ,dai não querer ter no bimmer...
Sou um iniciado nestes mundos dos "fumarentos",e "turbos",dai estar a pedir algumas dicas antes de fazer porcaria!!! foi funcionam de maneiras diferentes!!!
O que me aconselharam foi a tirar uma panela do meio que supostamente melhoraria bastante em altas!! concordas??
Abraço e obrigado por toda a ajuda

Enviado: 07 mai 2007, 13:43
por carlos_xr2
este fds tive com um dono de 320Td que diz que meteu um K&N de caixa e o carro ficou a andar menos!!
é possivel? não tem muita logica,mas...
alguem tem???
Enviado: 07 mai 2007, 14:12
por metale
carlos_xr2 Escreveu:este fds tive com um dono de 320Td que diz que meteu um K&N de caixa e o carro ficou a andar menos!!
é possivel? não tem muita logica,mas...
O filtro anda bem limpo? Ou então oleou demais e começou a matar a MAF...
Enviado: 07 mai 2007, 14:31
por Anusko
papel...
Enviado: 07 mai 2007, 15:02
por Sub
Se vais tirar só um catalizador tira o primeiro tende a reduzir as EGT's (temperatura dos gazes de escape) prejudiciais à saude do turbo.
Então se a gente tirar o 1º catalizador "ganhamos" mais saúde para o turbo?
E em andamento? Q é q se ganha?
Enviado: 07 mai 2007, 15:07
por metale
Sub Escreveu:Então se a gente tirar o 1º catalizador "ganhamos" mais saúde para o turbo?
Mais saúde não ganhas, pode é não perder tanta
