Duvida acerca da transmissão automática "steptronic&quo

Secção para modelos Série 3

Moderador: Staff

chino.320td
Membro Juvenil
Registado: 06 mar 2007, 13:06
O meu Carro:: BMW 320td Compact 07/2002

Duvida acerca da transmissão automática "steptronic&quo

Mensagem por chino.320td »

Boas pessoal!!

A minha dúvida prende-se com a transmissão automatica dos bmw. Aquele tipo de transmissao é puramente automatica ou tem opção para fazer a mudança de velocidade, atraves da alavanca de mudanças, para cima e para baixo (reduzindo e aumentando)?

Desde já, muito obrigado.

Over n' Out.
Bmw e46 320td Compact - 150cv

fa1kon
Membro Senior
Registado: 04 mar 2007, 14:42
O meu Carro:: E46 323ci

Mensagem por fa1kon »

Boas.
É possivel nessa caixa seres tu a fazer mudanças de caixa. Tem 3 modos, D(modo normal), S(desportivo) e "manual". Se bem que tem algo que n gosto, se o carro chega ao corte, mesmo em manual ele muda...ou parando em 4º por exemplo, ele vai automaticamente pa 2º...sem ser em modo desportivo o carro arranka em segunda, pelo menos o meu é assim.Mas como tas em "manual" podes sempre por em primeira e arrancar.
cumprimentos.
Imagem

E46 323Ci

GT2
Membro Juvenil
Registado: 26 jun 2007, 18:19
O meu Carro:: BMW 320D E46 07/2000

Mensagem por GT2 »

é uma caixa ate bastante boa, eu tenho uma e o fa1kon ja disse tudo...melhor so manual

chino.320td
Membro Juvenil
Registado: 06 mar 2007, 13:06
O meu Carro:: BMW 320td Compact 07/2002

Mensagem por chino.320td »

Humm ok, tou a ver. E problemas comuns dessa caixa? Existem?

Obrigado.

Over n' Out.
Bmw e46 320td Compact - 150cv

fa1kon
Membro Senior

Mensagem por fa1kon »

O meu carro n tem mts kilometros, 70 mil...mas nao tem tido qualquer problema. Agora , sim, ha casos da transmissao a ir a vida mas penso que poucos.Nisso acho que podes tar descansado.
Cumprimentos.
Imagem

E46 323Ci

GT2
Membro Juvenil
Registado: 26 jun 2007, 18:19
O meu Carro:: BMW 320D E46 07/2000

Mensagem por GT2 »

A minha ja vai com 170000Km, e acho que esta OK

rmrego
Membro Iniciado
Registado: 27 out 2007, 11:15

Mensagem por rmrego »

Boas.

Estou a considerar adquirir um e46 320d de 2004 com a caixa steptronic mas nunca tive a oportunidade de conduzir um carro com caixa automática e gostava de saber a opinião de quem tem uma destas.

saudações

fa1kon
Membro Senior

Mensagem por fa1kon »

No transito é xlente, em viagens grandes é mt bom mas em termos de performance a manual é melhor, mais rapida e tem mais resposta...
Tens que ver que tipo de uso que vais dar ao carro.
cumps.
Imagem

E46 323Ci

Rbras
Membro Junior
Registado: 25 dez 2006, 16:37

Mensagem por Rbras »

Eu tenho manual, mas espero que no meu proximo consiga comprar automatica, pois o conforto é outro.
As caixas automaticas a meu ver são muito melhores...
...BMW Rules the ROAD....
O projecto do meu 320d...Agora Com 16:9 em Portugues...
viewtopic.php?t=15279&highlight=

fa1kon
Membro Senior

Mensagem por fa1kon »

Em conforto n tenhas duvidas que sao as melhores, e cada vez tao melhores...
Mas para puro divertimento é manual sem duvida.
Imagem

E46 323Ci

rmrego
Membro Iniciado

Mensagem por rmrego »

Eu sempre tive uma opinião algo negativa relativamente a caixas automáticas.
Eu adoro conduzir (daí a motivação pra comprar este carro e não um renault por exemplo) e poder ser eu a meter as mudanças, fazer ponta-tacão nas reduções... tudo me dá gozo. :driving
Daí que estou um bocado apreensivo qt a esta caixa de velocidades. Sei que faz o carro andar menos, gastar MUITO mais e retira algum divertimento da condução.
Gostava de saber era se ao menos não costuma dar problemas.

Schummy
Membro Juvenil
Registado: 17 out 2007, 20:02

Mensagem por Schummy »

Confirmo todas as opiniões que aí estão mas há factores a ter em conta, nomeadamente:
- CONSUMOS: o carro vai consumir mais de um litro acima da média normal. A minha 320d n baixava dos 9/10 nem à lei da bala e sem abusar. O conta-rotações dificilmente anda abaixo das 2000 rpm e só a partir dos 80/100 kms é que deixa de ter aquela desmultiplicação maluca.
- PRAZER DE CONDUÇÃO: em traçados sinuosos vais à loucura porque a caixa obriga o motor a andar em alta rotação, és "obrigado" a usar o sequencial se não quiseres que o carro entre completamente solto nas curvas. Em pouco tempo deixas de utilizar esses traçados só para não ouvir o motor a "ganir" o tempo todo, ou sobes o volume do rádio.
- SENSIBILIDADE: a caixa transmite muito pouca sensibilidade, ao contrário das SMG e das novas da BMW pois as passagens de caixa não são imediatas e tens sempre a tal desmultiplicação que, mesmo no modo sport, tem muito pouco de desportivo.
Esta é a minha opinião em relação às caixas que se montavam nos carros de 2002, não sei se estamos a falar de modelos idênticos.
Acho que falta coração ao 320D para explorar aquela caixa.
A nível de conforto no pára-arranca é muito bom, à excepção de teres de colocar sempre em N ou teres o pé no travão para o carro não tar sempre a andar.
Última edição por Schummy em 11 nov 2007, 23:00, editado 1 vez no total.
320d E90 Sedan (07/07 ---> ) - Preto 'Saphire' Metalizado/New M3 Wheels 18''/Vidros com protecção Solar BMW Individual/Sport SuspensionBancos desportivos em Pele Dakota Terra/Xenon
320d E46 Touring (04/06 ---> 07/07)

fa1kon
Membro Senior

Mensagem por fa1kon »

Disseste tudo schummy, em sequencial é mt mais divertido e controlas mais o carro...o problema é que os consumos sobem.
Eu no meu quando conduzo em D(drive) faço consumos bem melhores que quando conduzo em sequencial.
As passagens de caixa que falaste, é verdade, sao mais lentas mas agora as caixas auto estao bem melhores, quase como as manuais nesse aspecto.
cumps.
Imagem

E46 323Ci

rmrego
Membro Iniciado

Mensagem por rmrego »

Vocês estao de acordo com o que tenho andado a ler pela net.

Raios, eu queria tanto aproveitar este negócio... :shock:

Como é que está a cotação de usados com caixa automática em relação aos manuais? Pergunto isto porque fiz agora uma pesquisa rápida no google e 320d automaticos sao raros de encontrar e gostava de saber o que posso contar caso me arrependa no futuro.

Já agora outra questão, como é a manutenção da caixa, isto é, basta trocar óleo? com que regularidade? é coisa pra quantos €?
(...) A minha 320d n baixava dos 9/10 (...)
O quê?!?! Eu sabia que gastava mais 1 ou 2L que o normal, e considerando que vejo pessoal a dizer que gasta cerca de 6L/100km eu contava com consumos na ordem dos 7 e pouco, agora 10 :shock: :shock:

Confirmam?

Schummy
Membro Juvenil
Registado: 17 out 2007, 20:02

Mensagem por Schummy »

Hoje em dia a procura de carros com cx automática tem vindo a aumentar, no entanto, acho que ainda é mais fácil vender um carro com cx manual que automática.
Não pagues mais pelo factode ter cx automática.
A manutenção é idêntica às outras, não tens nada de especial.
Em relação aos consumos, ouve-se muita coisa e muita gente com valores surpreendentes (mtos erros de cálculo) mas não esperes 6l mesmo na manual, a não ser que andes a pisar ovos.
É um carro com 1,5 ton. de peso, uma carrçaria longa, o motor tem de puxar por ele portanto não há milagres.
Eu tenho agora o E90 e o melhor consumo médio que consegui foram 7,3lts/100 com muitos percursos de estrada. O CB marcava 6,7lts/100.
Também não tenho uma condução muito económica mas acho que menos de 7 lts não contes, se conseguires melhor mas pensa sempre nestes valores. A automática menos de 8 lts não acredito que alguém aqui afirme que consegue e o real são os 9/10 quase de certeza e se pisares em cidade acima dos 12lts.
320d E90 Sedan (07/07 ---> ) - Preto 'Saphire' Metalizado/New M3 Wheels 18''/Vidros com protecção Solar BMW Individual/Sport SuspensionBancos desportivos em Pele Dakota Terra/Xenon
320d E46 Touring (04/06 ---> 07/07)

Responder

Voltar para “Série 3”