luisinho Escreveu:eu tenho um 177 e nao faz isso
desligar o carro?
mas desliga totalmente
O teu deve ser das primeiras versões de 177 cv e ainda não traziam o start/stop. Só depois é que introduziram esse sistema para reduzir consumos e emissões poluentes.
A função Auto Start Stop é um sistema que desliga e liga novamente o motor automaticamente - de acordo com as situações e as necessidades (semáforos vermelhos, engarrafamentos, passagens de nível - inúmeras situações em que o motor trabalha a vazio e consome combustível desnecessariamente).
Consiste essencialmente em desactivar o funcionamento do motor quando a viatura se imobiliza, se coloca a caixa de velocidades em posição neutra e se retira o pé da embraiagem. O motor recomeçará a funcionar logo que se restabeleça uma acção básica como a de accionar a embraiagem para engrenar uma velocidade.
Um meio confortável de poupar combustível e reduzir as emissões de CO2 na condução em cidade.
Na consola central existe um comando que activa/desactiva este sistema identificado com a letra A. No entanto, esta função é automaticamente desactivada sempre que as necessidades de refrigeração do motor o desaconselhem (no arranque a frio ou quando a temperatura exterior é muito elevada), quando a carga da bateria atinge valores demasiado baixos ou quando a temperatura no habitáculo ainda não tenha atingido o nível definido pelo condutor.
Os condutores gastam muito tempo em engarrafamentos e situações de pára-arranca na cidade. O ralenti e o acto de arrancar de novo são um fardo desnecessário na sua carteira e no ambiente. A resposta é o novo sistema Start/Stop da Bosch. Esta tecnologia inovadora está já instalada na produção de séries da BMW, assegurando emissões e consumo de combustível mais baixos.
A Bosch desenvolveu um sistema Electrónico Inteligente Start/Stop, que desliga o motor caso o veículo esteja parado, por ex. num engarrafamento ou num semáforo vermelho. Para se mover novamente, o condutor simplesmente prime a embraiagem e o motor arranca automaticamente.
Sistemas únicos de know-how da Bosch
Parece fácil o suficiente, mas é o resultado de um jogo de cooperação entre a unidade de controlo e variados sensores. Na fracção de um segundo, o gestor do motor verifica se o motor está ao ralenti, se as rodas estão paradas e se a bateria tem carga suficiente para o arranque Caso esses factores se apliquem, o motor é desligado. Premir a embraiagem é suficiente para o motor arrancar de forma rápida, silenciosa e segura. Neste novo sistema, a Bosch incorporou a sua transmissão combinada, gestão de energia e know-how de tecnologia de arranque.
Cortar no consumo de combustível e nas emissões
Num teste de estrada de 7 km com doze paragens de 15 segundos cada, o novo sistema da Bosch corta no consumo de combustível e nas emissões de CO2 até 8%, dependendo do tipo de veículo. Caso as paragens sejam mais longas, a percentagem de poupança de combustível e de emissões de CO2 podem ser maiores. Já está nas estradas um sistema personalizado Start/Stop da Bosch em veículos BMW: Os BMW de série 1 e 3 têm este sistema desde Março de 2007. E a Bosch entrega o componente principal: um arrancador especificamente desenvolvido para esta tecnologia.
Económico e eficaz
Os investigadores na Bosch construíram um arrancador especial para o processo Start/Stop – o motor de arranque Start/Stop. O tempo de utilização do arrancador aumentou consideravelmente para esta aplicação. Além disso, um motor de arranque eléctrico com mais energia e um mecanismo de engrenagem reforçado e de baixo ruído garante um arranque de motor seguro, rápido e silencioso. Além das suas funções expandidas, o arrancador é compacto e muito fácil e rápido de incorporar em veículos de outros modelos. Não são necessários outros ajustes à transmissão ou ao compartimento do motor. A excelente taxa de custo-benefício do sistema, compara-se de forma muito impressionante a produtos alternativos.