Página 1 de 7

E36 318IS vs E36 320I

Enviado: 19 mai 2008, 23:19
por tiagoghost
Boa noite!

Brevemente irei ter a carta, e já ando a juntar uns trocos para um maquinão!

A minha ideia inicial era um 318IS, tem um bom motor, e pelo o que li, e pelo o que já me disseram, é um carro brutal de se conduzir.

Por outro lado, já tive a olhar tb para uns 320I, a difrença de preços não é muita, tem mais 10cv, mais 2 cilindros, e existem muitas mais peças para perfomance no mercado( isto para mim intressa, porque seja um ou seja outro, o motor vai obrigatoriamente ter uns pozinhos!

o quero saber é qual acham que é o melhor, tanto na condução, a curvar e etc, e o motor, de qual é que podemos tirar mais partido!


Obrigado!

Abraço!

Enviado: 20 mai 2008, 00:52
por Anusko
É uma escolha difícil, por um lado tens um fantástico motor de 4 cilindros para o qual mods não faltam e do outro lado, o mais que reconhecido equilibrado 6 cilindros otto. Estou mais por dentro do 4 cilindros e para "projecto" seria a minha escolha. Se fosse carro para o dia-a-dia escolheria o 320i.

Enviado: 20 mai 2008, 20:57
por tiagoghost
A minha opinião é parecida a tua, mas em relação ao projecto, eu já fiz muita procura mesmo, e olha que existe muito mais para o 6 cilindros do que para o de 4!

Também segundo o que ouvi dizer, em competição, a BMW já arrecadou mais premios com o 4 cilindros do que com o de 6!
Ora vejamos:
<object width="425" height="355"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/H8_usOvpbz8&hl ... ram><param name="wmode" value="transparent"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/H8_usOvpbz8&hl=en" type="application/x-shockwave-flash" wmode="transparent" width="425" height="355"></embed></object>

Este é 320, mas é devido a alteração da cambota! Porque o motor continua a ter 4 cilindros!

Mas em termos de comportamento, qual acham que se porta melhor?

Enviado: 21 mai 2008, 01:04
por Anusko
Para o M50/52 tens muita coisa mas principalmente para sobrealimentar, não tanto em preparações NA. O M42 tem imenso potencial quando NA mas infelizmente, tuning NA é caro comparativamente com a sobrealimentação. Mas ter uma coisa destas à frente a puxar...
Imagem
Um S42, a versão Motorsport do M42 q debitava cerca de 315cv... é muita fruta ;)

Enviado: 21 mai 2008, 01:31
por JARA
315cv é mta fruta mesmo... :lol:

Enviado: 21 mai 2008, 14:19
por tiagoghost
Mas para por 315cv aspirados num m42, quase dava para comprar um M3,
e seja um ou seja outro, o projecto passa por sobrealimentar, em principio turbinar, porque o compressor é mt caro!

E em relação ao comportamento, Jara, tu tens um 318IS, o que tens a dizer?

Enviado: 21 mai 2008, 14:34
por tiagoghost
Vi agora num forum um rapaz que com um m42 normal esta a fazer uma replica do s42! ta a ficar maquinão, mas agora estou no trabalho e a hora do almoço acabou!
Abraço, logo ponho aqui o link!

Enviado: 21 mai 2008, 20:08
por David
Boas tiagoghost,

Para sobrealimentar ía para o 320i...

O 318is tem a vantagem ser mais leve no geral, o motor fica bem atras do eixo frontal o que ajuda na agilidade e distribuição de peso (em travagem e curva).

O 6cilindros tem um som mais rouco...o IS é mais metalico (tal como os M, mas numa escala inferior, claro :D )

Para o dia a dia o IS sempre gasta um bocado menos.
Performance em stock não vale a pena comparar pois vai dar ao mesmo..nestes carros, caso exista grande diferença entre ambos, é causada por falta de manutenção ou desgaste.
Melhor mesmo é andares nos 2 para te decidires.

Enviado: 21 mai 2008, 20:19
por Anusko
Para turbinar vai para o 320i, arranjas material muito mas facilmente. O q não faltam são kits turbo para 6 cilindros BMW no ebay.

Enviado: 21 mai 2008, 20:21
por tiagoghost
David, disses-te mesmo o que eu queria ouvir, agilidade e distribuição de peso!

E vendo tambem que o mesmo turbo enche mais depressa o 320I do que o 318IS.

mas o principal já me foi explicado, so ainda n sei é como se porta o 320.

Se fosse escolher pelo barulho do carro, comprava um uno e tirava-lhe os colectores :lol: :lol: :lol:
Eu estou a brincar mas tb gosto de ouvir os bichos a cantar!

mas em principio, acho que vou para o 318IS Turbinado:D

Obrigado pela ajuda de todos!

Abraço!

Enviado: 21 mai 2008, 20:24
por tiagoghost
Anusko, eu n sei bem porque não vou muito a bola com esses kits, já tive a ver uns e torço um bocado o nariz, parece tudo muito facilitado mas dps...
Perfiro arranjar o turbo que quero, fazer os colectores, um GRANDE Intercooler, e umas tubagens a maneira, e assim tenho confiança naquilo que tenho, porque fui eu que fiz!

Enviado: 21 mai 2008, 22:16
por David
Procura no youtube por 318is turbo e vais ver alguns exemplos...
Não te esqueças é de fazer um upgrade ao material, camisas, bielas, etc com alguns anos e kms não sei se aguentam essas aventuras... :D

320i ou 318is, quero ver esse projecto a andar e ao vivo. :evil:

AB

Enviado: 22 mai 2008, 00:49
por bimmer pms
epa pensa bem e fala kom tecnicos da bmw ke logo te dizem o melhor deels todos e arranajs ao mesmo preços .... 325i gasolina 6 cilindros, o 318is na minha opinião deixa o 320i de lado pois e tipo um motor sapalhão por assim dizer agora o 325i esses sim tem jarda ja exeperimentei um e aconselho, agora tens de ver os gastos ai ke bebe, bebe

Enviado: 22 mai 2008, 01:16
por Anusko
tiagoghost, se tens capacidade técnica para fazer/arranjar tu mesmo tudo para um kit turbo melhor! Referi q há muito material na ebay pq para pessoas como eu q pouco percebem de mecânica e de poucos recursos dispõem é um método fácil, não deixando de concordar ctg na questão da fiabilidade, não se até q ponto ela vai.
O M42 parece-me uma excelente escolha para turbinar até pq quanto sei, grande parte do motor já é forjado.

Enviado: 22 mai 2008, 11:48
por luispaz
Existem kits para o 320i cuja finalidade é precisamente retirar peso ao motor. Tenho conhecimento de causa que é um motor excepcional (especialmente com sistema vanos) no débito dos seus 150cv. Mas o motor 318is é muito mais leve e rápido por isso mesmo, são 140cv para 1200kg (aproximadamente 1 CV para cada 9 Kg de peso), além do binário ser bem melhor no 318is. A relação peso potência é muito importante.
Abraço!