Página 1 de 1

Vávula EGR/Soluços

Enviado: 05 mar 2009, 15:56
por pmms_silva
Boas pessoal,

Então é assim, o meu carro á uns tempos começou a ficar com um comportamento um bocado esquisito.

Sempre que ia a meia carga de acelerador ao passar pelas 1700-2200 rpm o bicho simplesmente começa a soluçar, se acelerar a fundo ele anda bem, se tirar o pé do acelerador também resolve.

Depois de algumas trocas consegui resolver o problema desligando a EGR. Só que noto que o carro fica mais "áspero" e queria saber se realmente o problema será da vávula, eu já a limpei, ela estava muito suja. Já troquei o conversor de pressão pelo do turbo e fica na mesma. Por isso só me leva a querer que será da vávula, mas dar quase 200€ pela vávula sem saber se realmente é de lá o problema. A maf já foi trocada e programada só para que conste. :)

Se alguém tiver por aí uma EGR que esteja a funcionar e queira emprestar para testar se é daí o problema era porreiro. :D

Em alternativa se alguém já passou pelo mesmo que diga como resolveu o problema.

Obrigado.

Re: Vávula EGR/Soluços

Enviado: 06 mar 2009, 14:45
por rhv
Boas,
Eu tambem tenho o mesmo problema, mas o meu é um 325 tds. No meu caso é a bomba injectora que foi á vida, ou melhor, o controlador electronico do acelerador, como o acelerador nao é por cabo, é electronico, quando vou a andar entre as 1500 e 2300 +ou- ele anda sempre a dar solavancos, até enjoa. Não sei se será o teu caso.
Cumps

Re: Vávula EGR/Soluços

Enviado: 06 mar 2009, 15:07
por pmms_silva
O meu é Commom-rail, portanto acho que nao deve ter muito a ver com a bomba, até pq já foram testadas as pressões do combustível e nada acusou. Agora isso do acelerador eléctrónico é que não sei, mas por acaso ainda há dias com o DIS vi se o pedal estava a passar a informação correcta e pareceu-me que sim, pois assim que toco o pedal a centraliza acusa logo percentagem e se acelerar um pouco a fundo ele vai aos 100%, portanto à partida o pedal estará bom.

Cumps

Re: Vávula EGR/Soluços

Enviado: 07 mar 2009, 00:09
por rhv
Viva,
Pois visto que se encontra tudo ok deve ser algo mais, mas como os "sintomas" são os mesmos...
Isto da mecanica tem que se lhe diga.
Espero que resolvas o prob pk eu bem sei o atrofiante que é andar como so nos tivessem a abanar o carro pa frente e pa traz :roll: :scary
Cumps

Re: Vávula EGR/Soluços

Enviado: 30 jun 2009, 17:12
por nlg
Boa tarde,
Eu também já tive o mesmo o problema. O carro estava intragável soluçava em todas mudanças, qualquer rotação. Cheguei quase a ficar apeado em auto-estrada. viewtopic.php?f=4&t=32634#
:?
Foi levando à oficina e foi diagnosticado o problema que a válvula EGR entupida de residuos e particulas resultantes da combustão. Esta vávula é para reter e reaproveitar os gases para melhorar as emissões de C02. No entanto sempre q se faz uma revisão ou tipo de 15000 em 15000 deverá ser toda limpa para evitar que entupa e se engasgue dando origem a estes problema dos soluços.
Solução apenas limpar e desentupir essa vávula periodicamente.
Espero ter ajudado. No meu resultou.

Re: Vávula EGR/Soluços

Enviado: 30 jun 2009, 19:40
por JOFIMO
pmms_silva Escreveu:Boas pessoal,

Então é assim, o meu carro á uns tempos começou a ficar com um comportamento um bocado esquisito.

Sempre que ia a meia carga de acelerador ao passar pelas 1700-2200 rpm o bicho simplesmente começa a soluçar, se acelerar a fundo ele anda bem, se tirar o pé do acelerador também resolve.

Depois de algumas trocas consegui resolver o problema desligando a EGR. Só que noto que o carro fica mais "áspero" e queria saber se realmente o problema será da vávula, eu já a limpei, ela estava muito suja. Já troquei o conversor de pressão pelo do turbo e fica na mesma. Por isso só me leva a querer que será da vávula, mas dar quase 200€ pela vávula sem saber se realmente é de lá o problema. A maf já foi trocada e programada só para que conste. :)

Se alguém tiver por aí uma EGR que esteja a funcionar e queira emprestar para testar se é daí o problema era porreiro. :D

Em alternativa se alguém já passou pelo mesmo que diga como resolveu o problema.

Obrigado.
Boas não será mais fácil fazeres um teste em vez de andares a "inventar" para gastares dinheiro no que não será preciso, existe tanta boa gente com DIS no fórum , eu também tenho e caso estejas interessado diz. Cumps.

Re: Vávula EGR/Soluços

Enviado: 01 jul 2009, 09:19
por pmms_silva
Boas Jofimo, eu também tenho o DIS, e tal como tu que tb tens deves saber que há coisas que um simples teste não descobre ou até mesmo um teste mais detalhado. Mas obrigado pela disponibilidade.

Cumps

Re: Vávula EGR/Soluços

Enviado: 01 jul 2009, 09:23
por Notlim
Se o problema for da EGR mais vale montar um supressor...

Re: Vávula EGR/Soluços

Enviado: 01 jul 2009, 11:46
por fireblade
boas pessoal...

ja tive este tipo de problema, mas o meu resolveu-se com a limpeza da EGR....agora eu acho que o teu problema podera ser dos calculos que faz a MAF, porque se a MAF nao tem os calculos correctos para a entrada de ar para o turbo, acontece um vazio na compressao e depois volta ao normal.

espero ter ajudado

cumps

Re: Vávula EGR/Soluços

Enviado: 01 jul 2009, 14:22
por Notlim
Ele diz que a MAF foi trocada e calibrada por isso não deve ser...

Re: Vávula EGR/Soluços

Enviado: 01 jul 2009, 14:31
por pmms_silva
sim, foi reposto os valores de adaptação da Nova MAF a 0 com o DIS.

Mas neste momento o carro está bom, e puxa bastante bem... só ando com a EGR desligada, mas isso não me afecta mt pelo contrário. :lovebmw

Cumprimentos.