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Agua Radiador

Enviado: 02 jun 2009, 17:34
por tauber
Caros Amigos, hoje desliguei o motor e passados alguns minutos (3ou 4) abri a tampa do onde se ve a boia (espero que não haja problemas de abrir a tampa com o motor ainda quente), a minha duvida é ver o nivel, pois em carrequei na boia e ela desceu e depois subiu quando tirei o dedo, mas sempre abaixo do nivel da tampa. Gostaria que me explicassem se devo colocar o liquido (com o motor frio e desligado, certo?) até a boia sair para fora do nivél onde se coloca a tampa. Obrigado Não vi o nivel ha 20000 km´s.

Re: Agua Radiador

Enviado: 02 jun 2009, 18:58
por anatolpiupiu
ehh la, certamente deverá ter falta de liquido, 20000 mil sem olhar as vezes pode ser muito mau.. mas se gastou é normal.. podes meter em quente como em frio, ou até mesmo com ele a trabalhar.. o mais certo é com o motor parado atestar, meter a trabalhar a ver se ainda se encontra fora do nivel, se sim entao é so acrescentar

ja agora que carro é ?

Re: Agua Radiador

Enviado: 02 jun 2009, 21:02
por tauber
e 46 320 d tourind de 150 CV (2004). Já agora diz-me vou enchendo até a boia sair para fora, e que liquido ponho. obrigado peçla atenção

Re: Agua Radiador

Enviado: 02 jun 2009, 22:44
por David
Boas,

com o carro quente não se deve de adicionar agua fria ou de temperatura muito inferior sobre risco de haver choque termico (se tiver a trabalhar essa agua metida recentemente vai directa para o motor podendo causar fisuras)

o ideal é com ele em frio ou com baixa temperatura (perto do azul), se for a com o motor a trabalhar vai adicionando devagar, aos poucos, para ir circulando.

Re: Agua Radiador

Enviado: 02 jun 2009, 23:07
por pedromcbarbosa
David Escreveu:Boas,

com o carro quente não se deve de adicionar agua fria ou de temperatura muito inferior sobre risco de haver choque termico (se tiver a trabalhar essa agua metida recentemente vai directa para o motor podendo causar fisuras)

o ideal é com ele em frio ou com baixa temperatura (perto do azul), se for a com o motor a trabalhar vai adicionando devagar, aos poucos, para ir circulando.
Exactamente :fixe

Re: Agua Radiador

Enviado: 03 jun 2009, 00:16
por Kasmafan
Tive esse problema recentemente, e como não sei que liquido refrigerante lá tem dentro acrescentei água até a bóia ultrapassar a tampa, e penso que devias fazer o mesmo pois se não sabes que líquido lá tens, juntares outro qualquer pode dar mau resultado, pois os seus compostos químicos podem não ser compatíveis.
Água é á confiança, mas os entendidos na matéria que se prenunciem.

Re: Agua Radiador

Enviado: 03 jun 2009, 09:39
por anatolpiupiu
David Escreveu:Boas,

com o carro quente não se deve de adicionar agua fria ou de temperatura muito inferior sobre risco de haver choque termico (se tiver a trabalhar essa agua metida recentemente vai directa para o motor podendo causar fisuras)

o ideal é com ele em frio ou com baixa temperatura (perto do azul), se for a com o motor a trabalhar vai adicionando devagar, aos poucos, para ir circulando.

fala-se em acrescentar, nao jogar um balde de gelo, e logo quando acrescentas, nem sequer 1/3 da agua vai para o bloco, a nao ser que nao tenha agua nenhuma... nas lavagens sim ai estas correcto, agora estares a dizer que nao se pode acrescentar agua fria, nao sei onde te baseias.. ja que todas as oficinas fazem este procedimento, entao se chega um carro com falta de liquido, nao se mete por esta quente.. tem que esperar até arrefecer.. :lol1

podes acrescentar a vontade com ele quente ou frio que nao afecta em nada, de certeza. :wink1

Re: Agua Radiador

Enviado: 03 jun 2009, 17:10
por tauber
Fui à Baviera e adicionaram meio litro de liquido (com o carro quente mas desligado) e disseram-me que em 20000 km um carro que anda sempre na cidade é normal. O que acham é normal ?

Re: Agua Radiador

Enviado: 03 jun 2009, 17:14
por anatolpiupiu
eu acho completamente normal.. esses niveis têm que ser vistos com regularidade :wink1

Re: Agua Radiador

Enviado: 03 jun 2009, 17:44
por Notlim
Mas a água não de todo desaconselhada? No mínimo água destilada...

Re: Agua Radiador

Enviado: 03 jun 2009, 18:37
por anatolpiupiu
sim agua é termo de falar.. é liquido, ou agua destilada, ou entao a mistura dos 2..

Re: Agua Radiador

Enviado: 03 jun 2009, 19:25
por 525_tds
Exacto agua destilada, mas o aconselhavel é anti-congelante que tenha glycol no seu composto.

Re: Agua Radiador

Enviado: 04 jun 2009, 00:04
por David
anatolpiupiu Escreveu:
David Escreveu:Boas,

com o carro quente não se deve de adicionar agua fria ou de temperatura muito inferior sobre risco de haver choque termico (se tiver a trabalhar essa agua metida recentemente vai directa para o motor podendo causar fisuras)

o ideal é com ele em frio ou com baixa temperatura (perto do azul), se for a com o motor a trabalhar vai adicionando devagar, aos poucos, para ir circulando.

fala-se em acrescentar, nao jogar um balde de gelo, e logo quando acrescentas, nem sequer 1/3 da agua vai para o bloco, a nao ser que nao tenha agua nenhuma... nas lavagens sim ai estas correcto, agora estares a dizer que nao se pode acrescentar agua fria, nao sei onde te baseias.. ja que todas as oficinas fazem este procedimento, entao se chega um carro com falta de liquido, nao se mete por esta quente.. tem que esperar até arrefecer.. :lol1

podes acrescentar a vontade com ele quente ou frio que nao afecta em nada, de certeza. :wink1
Não disse que "não se pode" mas sim "não se deve", é algo de diferente :)

Se um carro chega sem agua ou com muita falta dela o bloco vai tar extremamente quente, mais quente que a temperatura da agua num bom percentual. se lhe meteres 30% de agua á temperatura ambiente não vai fazer bem á cabeça de motor, principalmente se for de aluminio que não aceita tão bem transferencia de temperatura.

Mas como foi dito, podem fazer como entendem, adicionar agua em qualquer situação (até porque cada um sabe de si), se for numa oficina então será o mecanico a avaliar o que deve de fazer.
;)

Re: Agua Radiador

Enviado: 04 jun 2009, 00:38
por ricao.s3
o meu foi radiador de oleo... e nao so :evil: