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Instabilidade / Pneus
Enviado: 09 jun 2009, 12:29
por HildaFuracao
Boas pessoal!
De volta à estabilidade / pneus.
Sempre achei o meu carro estranho, mas agora não preciso de ler mais para ter a certesa do problema.
Comprei o meu carro com os seguintes "sapatos":
Frente: Pirelli 255/40 ZR 18
Trás: Bridgestone 255/45 R18
O que acontece é que mais facilmente tenho um acidente a 50/60km/h do que a 210km/h. Parece brincadeira, mas é a sério. O carro é completamente instável com um destes destes pares de pneus, a baixa velocidade + piso irregular. O volante mexe-se sozinho e há vezes que chega mesmo a fugir de rota.
Vou este fim de semana mudar jantes/pneus para os de origem, 16"... pois também "fiquei com eles" quando comprei o carro. Tenho pena... fica realmente mais bonito com jantes/pneus que tem neste momento, mas... não consigo conduzi-lo!
Outra coisa interessante é que um dos pneus da frente parece estar montado ao contrário. Isto porque, apesar de na parte de fora do pneu estar escrito que é realmente a parte de fora, um deles tem os rasto em sentido contrário e o outro (supostamente bem montado) nota-se que está a pisar mal. Mais, um deles nota-se que é ligeiramente mais para dentro da jante que outro.
De qualquer maneira, e como referi, o problema talvez esteja só, num dos dois pares de pneus (frente ou tras). De referir que não faço puto de ideia do que são pneus RFT e como ver se são ou não.
A questão que gostava de colocar é, se têm algo a apontar em:
1 - marca de pneus.
2 - a diferença de altura deles.
3 - apesar de ter levado para casa os de origem, se há algo a fazer perante o stand.
Só terei a certesa quando conduzir com os pneus de origem, mas muito provavelmente vou desfazer-me deles (pneus/jantes), agora com 15.000 km. As jantes podem velas na minha foto de apresentação aqui no fórum. Se alguém estiver interessado que me diga depois.
Obrigado pelo apoio e tomem este post como forma de desabáfo e informação, pois tenho quase a certesa que tudo irá passar com os pneus de origem
Abraço
Re: Instabilidade / Pneus
Enviado: 09 jun 2009, 13:18
por Beerz
Para já, o que salta à vista é que, além de teres os pneus de trás maiores do que os da frente em diâmetro da roda (e tens todos maiores do que o que devia ser), nenhuma dessas medidas é a correcta para o E46.
255 à frente?
O que é costume ver em jante 18" nos E46 é:
Frente: 225/40R18
Trás: 255/35R18
O que falas do volante a mexer sozinho é, até certo ponto, normal quanto maior for a jante e menor o perfil do pneu (se bem que os teus por serem maior do que deviam acabam por não ter um perfil assim tão baixo).
Já mandaste alinhar o carro às 4 rodas? Um alinhamento às vezes faz milagres. O meu tem as medidas que escrevi em cima, e andava-me a fugir de frente que nem um doido até eu ir ver o que se passava e era o alinhamento, não precisou de mais nada para ficar com a frente incisiva e precisa como era antes.
Podes também ter as pressões erradas nos pneus, o que faz com que ele não se comporte como devia a velocidades normais, e especialmente em mau piso.
Mas acima de tudo, essas medidas não são as correctas para o E46. :naonao
Re: Instabilidade / Pneus
Enviado: 09 jun 2009, 13:51
por quimbarreiros
HildaFuracao, grande tópico!
Eu tb tenho o mesmo problema: instabilidade a baixas velocidades e em maus piso com lombas longitudinais na estrada o que faz com que pareça que a direcção tem vida própria.
1º mudei os cinoblocos dianteiros + braços de suspensão e depois mudei os pneus de trás que estavam em mau estado. Fiz o alinhamento à frente mas o problema mantém-se, embora atenuado. Os meus pneus são semi-novos, vindos da Alemanha pelo que não posso assegurar que não será mesmo dos pneus pois nunca andei com a carrinha com 4 sapatas mesmo novas.
Os meus pneus são:
frente - 225/45R17, Potenza RE05 II RFT
trás - 225/45R17, Continental Sport (para o desenrasque). Antes tinha tb 2 Potenza RE05 II
O que me aconselham fazer para tornar o carro mais estável?
- 4 pneus novos na próxima muda?
- alinhar eixo traseiro?
- cinoblocos traseiros?
- verificar suspensão?
Já me ando a passar com isto...
Um abraço a todos e desculpem o testamento.
Re: Instabilidade / Pneus
Enviado: 09 jun 2009, 15:09
por JOHNY-320D
ola HildaFuracao e assim, como diz o Beerz e bem tems medidas erradas de peneus para os e46.
1º Poe peneus com as Medidas Corretas para os E46 225/40/18 pra frente e 255/35/18 para trás, Depois manda alinhar a direcção numa casa que saiba alinhar BMW porque os alinhamentos dos Bimmers e diferente dos Outros Carros.
E ve se tens os Sinobolocos Boms sem folgas.
E normal que sintas mais um pouco de vibração com esta medida de Peneus devido a Sua Largura onde apanha mais irregularidades da estrada.
O Alinhamento bem feito fas a Diferenlça eu ja passei por isso, mandei alinhar num sitio e ficou uma bela Me*%&$# e mandei alinhar numa casa aqui em Viseu que e especialista em Alinhar BIMMERS ficou do Dia Pra Noite.
E meter Sempre a Pressão correcta como manda o Fabricante com as pessões que estão no Pilar Central do lado da Porta do Condutor
E vais ver que vai Notar bem as Diferenças.
Apesar de eu nunca ter andado com Jante 16 sempre andei com jante 18" desde os 0Km.
Quimbarreiros o teu problema pela discrição que fazes e qua andas com peneus RunFlat a Frente que nao são indicados para os nosso Bimmers E46 que não estão preparados para Tal devido ao nosso tipo de suspenção.
Por isso toca a calçar o menino com 4 peneus normais. meter a pressão correcta alinhar a direcção que vai ver que notas logo a diferença.
Espero qter Ajudado
Saudações
JOHNY
Re: Instabilidade / Pneus
Enviado: 09 jun 2009, 15:24
por HildaFuracao
Obrigado pessoal!
As minhas desculpas Beerz, as medidas correctas são: Frente: 225/40R18 | Trás: 255/45R18
@Beers, quando falas em alinhar às 4 rodas, falas em alinhamento de direcção certo ?
Vou fazer o teste do alinhamento antes de passar à mudança de pneus.
@quimbarreiros, disseste a palavra chave: "lombas longitudinais"... não os buracos propriamente.
Em relação aos meus pneus, nada mais posso dizer senão que eram novos e que tenho a folha de calibração deles ( penso que não terá nada haver com isto ). Também tenho cinoblocos novos e em princípio as suspensões são as de origem.
É realmente um comportamento irritante. Já nem posso largar o volante para acender um cigarro

Re: Instabilidade / Pneus
Enviado: 09 jun 2009, 15:29
por Beerz
Exactaqual.
Alinhamento às quatro rodas sempre, e pressões correctas nos pneus.
Pneus nas medidas correctas (de certeza que essas não constam em nenhum livrete de um E46).
Pneus RFT pura e simplesmente não funcionam nos E46 (excepto M3, mas isso é um caso à parte).
Aliás, eu ando há algum tempo a tentar arranjar dois para trás para substituir os meus, porque além de serem RFT (mais rijos, trepidam mais e perde-se conforto, são mais pesados e perde-se em prestações, e basicamente a suspensão não funciona como devia), e estão a ficar vidrados, rabeia que nem um doido.
Já me experimentaram na DM o carro tal e qual como está, mesmo com os da frente que tem agora, e foi só trocar os traseiros para uns correctos e o carro parecia uma lapa em qualquer sítio, independentemente da velocidade.

nfire
Re: Instabilidade / Pneus
Enviado: 09 jun 2009, 15:39
por HildaFuracao
Obrigado JOHNY, já corrigi o erro das medidas, mas então segundo a tua descrição continuam erradas
Sim, tenho os sinobolocos bons e sem folgas.
De qualquer maneira, vou sem dúvida fazer o alinhamento às 4 rodas primeiro.
@Beerz, recebi o livrete recentemente e não... não estão lá essas medidas. Nem 18" sequer lá vem
Também já reparei que é muito fácil virar o meu carro ao contrário. Com chuva então...
Bem... instável como disse.
Re: Instabilidade / Pneus
Enviado: 09 jun 2009, 15:54
por JOHNY-320D
HildaFuracao alinha as 4 Rodas, mete as Medidas Correctas dos peneus e tratar mas e de mudar esse Livrete se não levas Multa pela Certa.
Vai a BMW Pedir um Comprovativo com as medidas para Jante 18 e vai ao IMITT averbar as medidas de Jante 18.
E ve se os Amortecedores estão em Boas Condições
Va e Depois Conta aqui o Comportamento da carrinha como ficou.
Poque isso e muito estranho.
Eu uma Vez andei com Jante 16 Jasus nem parecia o mesmo Carro Bailarina Autentica parecia um Barco :lol1 .
Abituado a Peneu de Baixo Perfil e sentir o carro agarrado a estrada como uma lapa, nã nunca mais jante 18 sempre, Segurança acima de Tudo.
E amortecedores sempre em condições que e o elemento mais importante juntamente com os peneus de ligação carro asfalto.
Saudações
JOHNY
Re: Instabilidade / Pneus
Enviado: 09 jun 2009, 15:54
por JOHNY-320D
HildaFuracao alinha as 4 Rodas, mete as Medidas Correctas dos peneus e tratar mas e de mudar esse Livrete se não levas Multa pela Certa.
Vai a BMW Pedir um Comprovativo com as medidas para Jante 18 e vai ao IMITT averbar as medidas de Jante 18.
E ve se os Amortecedores estão em Boas Condições
Va e Depois Conta aqui o Comportamento da carrinha como ficou.
Poque isso e muito estranho.
Eu uma Vez andei com Jante 16 Jasus nem parecia o mesmo Carro Bailarina Autentica parecia um Barco :lol1 .
Abituado a Peneu de Baixo Perfil e sentir o carro agarrado a estrada como uma lapa, nã nunca mais jante 18 sempre, Segurança acima de Tudo.
E amortecedores sempre em condições que e o elemento mais importante juntamente com os peneus de ligação carro asfalto.
Saudações
JOHNY
Re: Instabilidade / Pneus
Enviado: 09 jun 2009, 16:21
por jmbfs
O melhor conselho é deslocar a um bom profissional e pedir um diagnostico, quanto ao teu caso especifico, nunca fui de andar com marcas e medidas diferentes de pneus, alem de apesar de ficar mais bonito, ser um exagero medidas 18 nos nossos E46. Tenho uns Michelin montados nas quatro jantes em 17 e nao quero mais nada.
Mas é so a minha opnião, espero ter ajudado........... :fixe :lovebmw
Re: Instabilidade / Pneus
Enviado: 09 jun 2009, 16:58
por samuel_20_
boas..
estas regras aplicam-se aos e36? ou so aos e46?
Re: Instabilidade / Pneus
Enviado: 09 jun 2009, 17:19
por Beerz
Penso que nos E36 o mesmo princípio se aplica: medidas correctas, nada de RFT's, pressões correctas e alinhamento às 4 rodas.
Re: Instabilidade / Pneus
Enviado: 09 jun 2009, 17:53
por JOHNY-320D
jmbfs Escreveu:O melhor conselho é deslocar a um bom profissional e pedir um diagnostico, quanto ao teu caso especifico, nunca fui de andar com marcas e medidas diferentes de pneus, alem de apesar de ficar mais bonito, ser um exagero medidas 18 nos nossos E46. Tenho uns Michelin montados nas quatro jantes em 17 e nao quero mais nada.
Mas é so a minha opnião, espero ter ajudado........... :fixe :lovebmw
Boas jmbfs, porque achas um exagero tens de ter uma explicação pra isso. Referes-te a que nao puxam estas Jantes se for isso tas enganado puxam bem e se forem Originais Melhor Claro que se forem Replicas são muito mais pesadas e nota-se que ja andei cim uma replicas 18 e olah que nem parecia o mesmo carro Digo-te.
Ao menos podias dara tua opinião poruq eachas um exagero.
Eu e que nao troco por 17 por nada deste Mundo e ficam muito mais bonitos os nosso Bimmers eu vejo por mim os meus Patrões tem Jante 17 e eu 18 e nao tem nada a ver o carro Fica muito mais agressivo.
Mas Prontos são pontos de Vista so tenho de te respeitar.
Saudações
JOHNY
Re: Instabilidade / Pneus
Enviado: 09 jun 2009, 18:35
por JPimpao01
Vai à liderpneu junto ao retailpark em Sintra e pedes para falara com o Vitor. Ele alinhou-me o carro 5***** tinha o mesmo problema que tu e foi so alinhamento, mas foi o unico sítio em que me souberam alinahr o carro. Dizes que vais a parte do Crow e do João Pimpão e que és do clube

Re: Instabilidade / Pneus
Enviado: 09 jun 2009, 18:39
por cmp
HildaFuracao Escreveu:Obrigado pessoal!
As minhas desculpas Beerz, as medidas correctas são: Frente: 225/40R18 | Trás: 255/45R18
@Beers, quando falas em alinhar às 4 rodas, falas em alinhamento de direcção certo ?
Vou fazer o teste do alinhamento antes de passar à mudança de pneus.
@quimbarreiros, disseste a palavra chave: "lombas longitudinais"... não os buracos propriamente.
Em relação aos meus pneus, nada mais posso dizer senão que eram novos e que tenho a folha de calibração deles ( penso que não terá nada haver com isto ). Também tenho cinoblocos novos e em princípio as suspensões são as de origem.
É realmente um comportamento irritante. Já nem posso largar o volante para acender um cigarro

boas...
pois essas medidas que dizes ter no teu n são as correctas no E46
as correctas são as q o beers,já postou!
pneus RFT no E46,tb não é correcto,e se não tens a certesa dos teus...basta veres na lateral do pneu se diz RFT
de qualquer das maneiras não é nada normal o q dizes sobre o comportamento da tua touring,
eu já tive um e46 mas o coupé,com as medidas d fabrica em jante 18,e o comportamento é exemplar
sem qualquer tipo de insegurança,seja em q velocidade fosse!algo esta mal com a tua carrinha,e não creio q tudo se deva aos pneus...
dá novidades depois!