Ajuda, Tablier . . .

Secção para modelos Série 3

Moderador: Staff

Responder
Andre R
Membro Juvenil
Registado: 21 jan 2009, 13:37
O meu Carro:: BMW 318is e36 coupé

Ajuda, Tablier . . .

Mensagem por Andre R »

Boas pessoal,

No meu e36 318is coupé, gostaria de retirar todo o tablier, pergunto a alguém se me esplica como desmontá-lo ou então um DIY!

Eu quero desmontar pois no Inverno entra água para dentro do carro e disseram-me que deveria ser do radiador da saufagen e que para isso é preciso desmontar todo o tablier e que sai caro, então eu isso poderia fazer em casa com tempo, só peço que me ajudem e me digam por onde hei de começar a desmontar e aspectos a ter em atenção.

Já pesquisei e não encontro nada.

Obrigado, espero que me possam ajudar, é um e36 mas tenho-o por gosto.

moreira_89
Membro Gold
Registado: 08 jun 2009, 12:50
O meu Carro:: BMW 320d E46 99/03 E92 320d 2011/06

Re: Ajuda, Tablier . . .

Mensagem por moreira_89 »

eu só vi o meu tablie sem os frisos e fiquei a saber o mesmo mas acho que por baixo dos frisos tem parafusos que dá para tirar o tablie isto é no e46 no e36 não sei como sera mas o principio deve ser o mesmo
BMW pelo prazer de conduzir

Imagem

Moreira_89 E92 viewtopic.php?f=1&t=59596
Moreira_89 E46 viewtopic.php?f=1&t=36738

Andre R
Membro Juvenil

Mensagem por Andre R »

Hum, pois parafusos para tirar a parte de baixo sei qe tem, agora em cima não sei se não será mais complicado, e depois a montar tenho um pouco medo de não saber montar, mas obrigado na mesma!

Cumps!

Caetanoe36
Membro Junior
Registado: 30 abr 2009, 11:06
O meu Carro:: 328i E46

Mensagem por Caetanoe36 »

Tas desgraçado para depois o voltares a montar, mas ainda hoje tive de desmontar a parte do porta luvas e o forro dos pes do condutor, muito simples, basta desapertares parafusos, estao todos a mostra excepto 2 que estao dentro das grelhas da saufagem do lado do passageiro. Basta tirares as grelhas que ja lhes acedes.

Consola central é tudo por encaixe, começas a tirar pelas gavetas de cima sempre...

Isto foi o que desmontei para ja do meu... o resto nao posso ajudar que nao tive d saber p ja
Prazer é BMW /// BMW / 325td E36 / 320i E36 / 325i cabrio E36 / 328i E46 /
viewtopic.php?f=59&t=40182

Convívio BMW Zona Norte/Centro Sexta 22/07/2011 http://clubebmwportugal.com/forum/viewt ... 33&t=52144

Andre R
Membro Juvenil

Mensagem por Andre R »

E será que a água entra mesmo pelo radiador? não to memo a ver o radiador, muita gente fala mas não imagino como é que a água entra por lá, no outro dia a lavar o carro pingou água mesmo por cima dos pedais do lado do condutor, não sei de onde virá.

Agradeço a todos pela ajuda

pmms_silva
Membro Juvenil
Registado: 19 jan 2009, 09:40
O meu Carro:: BMW 320d E46 - 2002/01

Mensagem por pmms_silva »

Não me parece que a água venha do radiador, senao estava sempre molhado e o liquido de refrigeração andava a baixar. Eu num carro que tive o radiador da sofagem tinha uma fuga e até dar por ela andava sempre com o chao do carro todo molhado. para o substituir é que foi preciso quase desmontar o tablier. Agora no teu caso parece-me que tens é uma infiltração de água pelo exterior. Por onde é que ela entra é que já nao sei. Vê as borrachas e se o vidro aparenta estar bem colado. Ás vezes um vidro mal colado também dá nisso.
Imagem

jmbfs
Membro Gold
Registado: 27 mar 2007, 23:21
O meu Carro:: BMW 320d E46

Mensagem por jmbfs »

Boas, essa operaçao é algo dificil pra quem nao é da arte e sinceramente nao te aconselho a faze-lo. Quanto ao problema que indicas se so acontece de Inverno, nao é de certeza o radiador da chaufagem........ :fixe :lovebmw
Imagem
BMW 320d 136 CV Sport

Luis Ribau
Membro Juvenil
Registado: 17 out 2006, 14:34

Mensagem por Luis Ribau »

boas amigo... penso k sei por onde entra a agua para dentro do carro...
abre o capot... e vais dar com uns tubos grossos pretos k levam a água do liquido refrigerador lá dentro ao interior do carro... esses tubos ficam +/- ao meio do motor do carro encostados á xapa e fazem a ligação com o interior do carro atraves de uma borracha.... antes de vedares bem esses tubos com por ex: silicone, faz a experiencia de pegares numa mangueira com a água pouco aberta e mete nesses tubos, e pede a algúem k por dentro verifique se não entra umas gotas de água... ou se até não xega mesmo a pingar de vez enquando para os pés.... isso claro se for muita água.... se entrar água... veda bem com o silicone... deixa secar 1 dia.... e no dia seguinte faz o mesmo a ver se continua igual... ou se tens o problema resolvido....Boa sorte........
**Bmw 325Tds**

Andre R
Membro Juvenil

Mensagem por Andre R »

Luis Ribau Escreveu:boas amigo... penso k sei por onde entra a agua para dentro do carro...
abre o capot... e vais dar com uns tubos grossos pretos k levam a água do liquido refrigerador lá dentro ao interior do carro... esses tubos ficam +/- ao meio do motor do carro encostados á xapa e fazem a ligação com o interior do carro atraves de uma borracha.... antes de vedares bem esses tubos com por ex: silicone, faz a experiencia de pegares numa mangueira com a água pouco aberta e mete nesses tubos, e pede a algúem k por dentro verifique se não entra umas gotas de água... ou se até não xega mesmo a pingar de vez enquando para os pés.... isso claro se for muita água.... se entrar água... veda bem com o silicone... deixa secar 1 dia.... e no dia seguinte faz o mesmo a ver se continua igual... ou se tens o problema resolvido....Boa sorte........

Muito obrigado pela dica esta semana que vem vou fazer essas várias hipoteses de que o pessoal me falou e ajudou, agradeço a todos!

Mas olhe peço desculpa esses tubos são em que zona? é preciso desmontar alguma coisa?

Veja aqui uma foto do motor (não é o meu motor mas é igual):

Imagem

Já agora, também me falaram do tejadilho, mas se fosse do tejadilho a água cairia do tablier pos tapetes do condutor e passageiro?

Cumps!

-- Domingo Jun 28, 2009 12:32 am --

A imagem tá pequena se for preciso meto em maior resolução

jmbfs
Membro Gold

Mensagem por jmbfs »

Se tens tecto de abrir, manda primeiro desentopir os tubos de escoamento de água do mesmo com pressao de ar,,,,,,,,, :fixe :lovebmw
Imagem
BMW 320d 136 CV Sport

Andre R
Membro Juvenil

Mensagem por Andre R »

jmbfs Escreveu:Se tens tecto de abrir, manda primeiro desentopir os tubos de escoamento de água do mesmo com pressao de ar,,,,,,,,, :fixe :lovebmw

Os tubos de escoamento estão dentro to tecto de abrir? e vão fazer ligação onde?

Obrigado

jmbfs
Membro Gold

Mensagem por jmbfs »

Sim estao colocados aos quatro cantos do tecto e tem saida pelas caves das rodas......... :fixe :lovebmw
Imagem
BMW 320d 136 CV Sport

Andre R
Membro Juvenil

Mensagem por Andre R »

Obrigado :fixe

-- Segunda Ago 17, 2009 11:52 pm --

Boas pessoal!

Só agora é que vi mesmo que a água entra pelos escorredores do tecto de abrir, desmontei a forra dos pilares da frente onde passa o tubo que vem de cima do tecto de abrir e a água afinal sai logo cá em cima junto ao tecto de abrir, mas aquilo está tudo fechado em chapa, como é que resolvo o problema?
Parece me que o tubo de borracha desencaixou logo junto do buraco que faz a ligaçao ao tubo de borracha, em cima no tecto de abrir, e eu a pensar que a borracha tava furada, mas afinal não está, parece me sim desencaixada cá em cima, eu admirava-me de os pilares não ficarem molhados o forro, quando desmontei o forro dos pilares é que vi que eram em plástico logo a água só aparecia em baixo e os pilares estavam sempre secos, por isso pensava que não era do tecto de abrir, afinal é :s e agora não sei como resolver aquilo..

Desculpem o testamento, aguardo a vossa simpática ajuda

Obrigado a todos

Responder

Voltar para “Série 3”