O meu bimmer veio de frança dai ter o sistema webasto.marco pires Escreveu:se tem 16:9 é lá que se configura todo o funcionamento do sistema.
não é no auxiliar da ventilação (aux vent.), é onde diz auxiliar de aquecimento (aux heating).
o auxiliar da ventilação só faz vento, nada mais, não aquece nem arrefece o interior, apenas manda vento para dentro do carro à temperatura que estiver no exterior.
o auxiliar de aquecimento é que liga o webasto, essa função tem que estar no painel principal do menu, e depois ao clicares lá vai aparecer um outro quadro para configurares a que horas queres que ligue, etc.
vê a imagem abaixo:
se por acaso não tiver a função de aquecimento auxiliar, então é porque o carro não está equipado com o webasto, aliás, até estou admirado que tenha dito que o teu tem esse equipamento, é que a maioria dos carros que traziam isso eram os E39 e E38 e mesmo assim não eram todos, os E46 é muito raro virem com isso e quase sempre os que tem são os importados do norte da europa.
tens a certeza que o teu tem aquecimento auxiliar?
é que se não tiver essa função no menu é porque não tem.
rodrigues81, o sistema de climatização é de facto bastante complexo e permite uma serie de ajustes personalizados, é um sistema muito avançado e posso-te dizer que quando a bmw comprou a rolls-royce, a climatização que meteram nesses carros era a mesma dos E38/E39, os E46 em relação a estes só não tem o bi-zona e as saidas atrás com selecção da temperatura, de resto são muito semelhantes.
isto tudo para dizer que em função de um sistema tão avançado, a existencia da roda ao centro das saidas é o sistema chamado de estratificação do ar, significa que a bmw concebeu o sistema de forma a que o ar quente fosse direccionado prioritariamente para os pés e vidros laterais e para-brisas, enquanto ao centro o ar sai menos quente ou quase frio.
a ideia é que manter os ocupantes em conforto, mas mantendo sempre alerta ao que se passa, já que está provado que ar quente directamente para a cara provoca sonolência.
ao teres a roda ao centro podes seleccionar a temperatura a que queres que o ar saia pelas condutas superiores, isso em nada afecta a temperatura seleccionada no painel.
se por exemplo tiveres 21º no painel, o sistema vai trabalhar para que o interior do carro alcance essa temperatura tenhas a roda de cima no azul ou no vermelho, o que acontece é que se tiveres a roda no azul, o ar vai sair frio pela grelhas mas para os pés e para os vidros vai sair quente e durante mais tempo para compensar e assim conseguir atingir a temperatura seleccionada no painel, se tiveres a roda no vermelho, vai sair ar mais quente pelas grelhas e tambem nas restantes saidas (pés e vidros), mas o ar tanto para os pés como para os vidros vai estar menos tempo a mandar calor para compensar o calor extra que está a sair pela grelhas frontais, caso contrário o carro ficaria um forno.
espero que tenhas mais ou menos entendido a explicação, claro que tudo isto se aplica no caso de teres o botão em "auto", se tiveres a função "auto" desligada a maioria dos ajustes automáticos não vão ser feitos e podes seleccionar de forma independente dos os itens da climatização.
pessoalmente eu ando sempre em auto, seja no verão seja no inverno, no verão claro apenas carrego no botão do AC quando está calor, de resto não mexo em mais nada e tenho a temperatura para os dois lados (bi-zona), em 21º no inverno e 20º no verão, e reciclagem do ar em automático.
atrás nem lhe mexo porque quase sempre ninguem vai lá, mas tenho as condutas abertas para uma melhor distribuição do ar.
estas são na minha opinião as configurações ideais e que garantem o máximo de conforto no verão e inverno.
Quando o adquiri em segunda mão veio com o sistema 4:3 com Mk2 e ja nessa altura nao aparecia nada em relaçao ao aquecimento, apenas me aparece as opcoes de GPS, TV, Telefone, computador de bordo, defenicoes e a opcao para desligar o monitor.
Agora gostava de perceber o porque de nao me aparecer essa opcao uma vez que certamente veio tudo de origem.
Mais uma vez obrigado pela explicação :fixe