dúvidas da sofagem de parque

Secção para modelos Série 3

Moderador: Staff

Avatar do Utilizador
Quick190
Membro Iniciado
Mensagens: 50
Registado: 22 abr 2008, 17:20
O meu Carro:: 320d E46 - 1999/05
Localização: Ponte de Lima

Re: dúvidas da sofagem de parque

Mensagem por Quick190 »

marco pires Escreveu:se tem 16:9 é lá que se configura todo o funcionamento do sistema.

não é no auxiliar da ventilação (aux vent.), é onde diz auxiliar de aquecimento (aux heating).

o auxiliar da ventilação só faz vento, nada mais, não aquece nem arrefece o interior, apenas manda vento para dentro do carro à temperatura que estiver no exterior.

o auxiliar de aquecimento é que liga o webasto, essa função tem que estar no painel principal do menu, e depois ao clicares lá vai aparecer um outro quadro para configurares a que horas queres que ligue, etc.
vê a imagem abaixo:

Imagem

se por acaso não tiver a função de aquecimento auxiliar, então é porque o carro não está equipado com o webasto, aliás, até estou admirado que tenha dito que o teu tem esse equipamento, é que a maioria dos carros que traziam isso eram os E39 e E38 e mesmo assim não eram todos, os E46 é muito raro virem com isso e quase sempre os que tem são os importados do norte da europa.

tens a certeza que o teu tem aquecimento auxiliar?
é que se não tiver essa função no menu é porque não tem.

rodrigues81, o sistema de climatização é de facto bastante complexo e permite uma serie de ajustes personalizados, é um sistema muito avançado e posso-te dizer que quando a bmw comprou a rolls-royce, a climatização que meteram nesses carros era a mesma dos E38/E39, os E46 em relação a estes só não tem o bi-zona e as saidas atrás com selecção da temperatura, de resto são muito semelhantes.

isto tudo para dizer que em função de um sistema tão avançado, a existencia da roda ao centro das saidas é o sistema chamado de estratificação do ar, significa que a bmw concebeu o sistema de forma a que o ar quente fosse direccionado prioritariamente para os pés e vidros laterais e para-brisas, enquanto ao centro o ar sai menos quente ou quase frio.
a ideia é que manter os ocupantes em conforto, mas mantendo sempre alerta ao que se passa, já que está provado que ar quente directamente para a cara provoca sonolência.

ao teres a roda ao centro podes seleccionar a temperatura a que queres que o ar saia pelas condutas superiores, isso em nada afecta a temperatura seleccionada no painel.

se por exemplo tiveres 21º no painel, o sistema vai trabalhar para que o interior do carro alcance essa temperatura tenhas a roda de cima no azul ou no vermelho, o que acontece é que se tiveres a roda no azul, o ar vai sair frio pela grelhas mas para os pés e para os vidros vai sair quente e durante mais tempo para compensar e assim conseguir atingir a temperatura seleccionada no painel, se tiveres a roda no vermelho, vai sair ar mais quente pelas grelhas e tambem nas restantes saidas (pés e vidros), mas o ar tanto para os pés como para os vidros vai estar menos tempo a mandar calor para compensar o calor extra que está a sair pela grelhas frontais, caso contrário o carro ficaria um forno.

espero que tenhas mais ou menos entendido a explicação, claro que tudo isto se aplica no caso de teres o botão em "auto", se tiveres a função "auto" desligada a maioria dos ajustes automáticos não vão ser feitos e podes seleccionar de forma independente dos os itens da climatização.

pessoalmente eu ando sempre em auto, seja no verão seja no inverno, no verão claro apenas carrego no botão do AC quando está calor, de resto não mexo em mais nada e tenho a temperatura para os dois lados (bi-zona), em 21º no inverno e 20º no verão, e reciclagem do ar em automático.
atrás nem lhe mexo porque quase sempre ninguem vai lá, mas tenho as condutas abertas para uma melhor distribuição do ar.

estas são na minha opinião as configurações ideais e que garantem o máximo de conforto no verão e inverno.
O meu bimmer veio de frança dai ter o sistema webasto.
Quando o adquiri em segunda mão veio com o sistema 4:3 com Mk2 e ja nessa altura nao aparecia nada em relaçao ao aquecimento, apenas me aparece as opcoes de GPS, TV, Telefone, computador de bordo, defenicoes e a opcao para desligar o monitor.

Agora gostava de perceber o porque de nao me aparecer essa opcao uma vez que certamente veio tudo de origem.

Mais uma vez obrigado pela explicação :fixe
Imagem

Avatar do Utilizador
marco pires
Moderador do Fórum
Mensagens: 5336
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)

Re: dúvidas da sofagem de parque

Mensagem por marco pires »

é impossivel, se tem o sistema tem que aparecer no menu, a menos que alguem tenha mexido nalguma programação e tenha feito desaparecer essa função.

mas quando dizes que o carro tem webasto, é porque te disseram quando o compraste ou já viste mesmo que tem?
marcopires@clubebmwportugal.com


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

Avatar do Utilizador
Quick190
Membro Iniciado
Mensagens: 50
Registado: 22 abr 2008, 17:20
O meu Carro:: 320d E46 - 1999/05
Localização: Ponte de Lima

Re: dúvidas da sofagem de parque

Mensagem por Quick190 »

Sim, tem a caldeira webasto, fica no canto superior esquerdo.

Quando o carro foi adquirido no stand eu nem estava presente pois foi o meu pai que o adquiriu, e eu é que la foi descobrindo os extras que tinha.

E é possível fazer desaparecer assim essa função?
Imagem

Avatar do Utilizador
rodrigues81
Membro Gold
Mensagens: 1197
Registado: 16 fev 2010, 18:05
O meu Carro:: bmw 320d e46
Localização: Lisboa

Re: dúvidas da sofagem de parque

Mensagem por rodrigues81 »

marco pires obrigado pela info, fiquei esclarecido!
O melhor site de pneus!
Experimentem!

http://www.toopneus.com/?parrain=RR180244H

Avatar do Utilizador
Vfilipe
Membro Juvenil
Mensagens: 79
Registado: 07 abr 2008, 12:22
O meu Carro:: 20d E46
Localização: Soure/Coimbra

Re: dúvidas da sofagem de parque

Mensagem por Vfilipe »

Os E46 não têm o menu de climatização aux no monitor de bordo. Só os E38, E39 e E53 é que têm esse menu. É como o menu Code.
Isso normalmente é ligado por um comando à distância ou uma pequena consola de comando instalada no interior do carro ou até mesmo por telemóvel.
http://www.realoem.com/bmw/showparts.do ... 95&lang=pt

Avatar do Utilizador
marco pires
Moderador do Fórum
Mensagens: 5336
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)

Re: dúvidas da sofagem de parque

Mensagem por marco pires »

poderá ser sim.

pelo menos a questão da chave eu sabia que tinha um comando próprio para ligar/desligar o sistema.
marcopires@clubebmwportugal.com


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

Avatar do Utilizador
Quick190
Membro Iniciado
Mensagens: 50
Registado: 22 abr 2008, 17:20
O meu Carro:: 320d E46 - 1999/05
Localização: Ponte de Lima

Re: dúvidas da sofagem de parque

Mensagem por Quick190 »

Sendo assim esta percebido o porque de nao aparecer nada no ecra com essa opcao.

Obrigada pela explicação.

Entao se eu quiser colocar aquilo a funcionar com o carro desligado nao tem forma de o fazer?
Imagem

Avatar do Utilizador
Vfilipe
Membro Juvenil
Mensagens: 79
Registado: 07 abr 2008, 12:22
O meu Carro:: 20d E46
Localização: Soure/Coimbra

Re: dúvidas da sofagem de parque

Mensagem por Vfilipe »

Tens que comprar um comando. É a única forma de por isso a funcionar

Avatar do Utilizador
marco pires
Moderador do Fórum
Mensagens: 5336
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)

Re: dúvidas da sofagem de parque

Mensagem por marco pires »

mas nesse caso provavelmente terá que ser codificado para que o sistema receba e reconheça o comando.
marcopires@clubebmwportugal.com


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

Avatar do Utilizador
Vfilipe
Membro Juvenil
Mensagens: 79
Registado: 07 abr 2008, 12:22
O meu Carro:: 20d E46
Localização: Soure/Coimbra

Re: dúvidas da sofagem de parque

Mensagem por Vfilipe »

O comando é capaz de ter alguma forma de codificação, para que o sistema de aquecimento o reconheça. Tipo a codificação das chaves para abrir e fechar as portas

Avatar do Utilizador
Quick190
Membro Iniciado
Mensagens: 50
Registado: 22 abr 2008, 17:20
O meu Carro:: 320d E46 - 1999/05
Localização: Ponte de Lima

Re: dúvidas da sofagem de parque

Mensagem por Quick190 »

Não percebo porque diferenciarem entre o e46 e o e39 neste aspecto.
Tal como o CODE, tambem poderia ter no E46.

Mas pelo menos ja fica explicado o porque de nao aparecer.

Obrigados pela explicação .

Cumprimentos
Imagem

Jorge Coelho
Membro Iniciado
Mensagens: 6
Registado: 03 jan 2018, 01:48
O meu Carro:: Bmw 525 E61 12/2009

Re: dúvidas da sofagem de parque podem mandar uma foto dessa peça é que programo para aquecer e só dá frio obrigado pela

Mensagem por Jorge Coelho »

moreira_89 Escreveu:
21 jul 2009, 20:52
ahhhhhhhhhh já sei o que é. geralmente isso liga quando está muito frio

germanii
Membro Gold
Mensagens: 7092
Registado: 15 jun 2007, 23:56
O meu Carro:: M6 .325d E93 .320i E36 .Mob 50
Localização: PORTUGAL (frança)

Re: dúvidas da sofagem de parque

Mensagem por germanii »

:icon_think:
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+

Jorge Coelho
Membro Iniciado
Mensagens: 6
Registado: 03 jan 2018, 01:48
O meu Carro:: Bmw 525 E61 12/2009

Re: dúvidas da sofagem de parque

Mensagem por Jorge Coelho »

moreira_89 Escreveu:
21 jul 2009, 20:52
Pode mandar fotos da tal peça?

germanii
Membro Gold
Mensagens: 7092
Registado: 15 jun 2007, 23:56
O meu Carro:: M6 .325d E93 .320i E36 .Mob 50
Localização: PORTUGAL (frança)

Re: dúvidas da sofagem de parque

Mensagem por germanii »

Jorge Coelho Escreveu:
11 mai 2020, 17:26
moreira_89 Escreveu:
21 jul 2009, 20:52
Pode mandar fotos da tal peça?
Boas , nao està a responder corretamente :icon_think:
Tem que clicar em responder :icon_think:
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+

Responder

Voltar para “Série 3”