dúvidas da sofagem de parque

Secção para modelos Série 3

Moderador: Staff

Avatar do Utilizador
bmwtc
Membro Juvenil
Mensagens: 320
Registado: 20 set 2007, 00:19
O meu Carro:: BMW 320D E46 - 1998/09
Localização: Guimaraes

Re: dúvidas da sofagem de parque

Mensagem por bmwtc »

Entao pessoal ninguem sabe como funciona aquilo por dentro??? e para desligar pk so s tira aquela ficha da foto e nao s tira as 2????

Avatar do Utilizador
jmbfs
Membro Gold
Mensagens: 1628
Registado: 27 mar 2007, 23:21
O meu Carro:: BMW 320d E46
Localização: Maia - Porto - Portugal

Re: dúvidas da sofagem de parque

Mensagem por jmbfs »

Todos tem, ate os pós 2000, a diferença é que a partir dessa data sao eletronicos.............. :fixe :lovebmw
Imagem
BMW 320d 136 CV Sport

Márcio Silva
Membro Juvenil
Mensagens: 128
Registado: 21 jul 2009, 20:09
O meu Carro:: BMW 320d - 1998/09

Re: dúvidas da sofagem de parque

Mensagem por Márcio Silva »

cheira-me que aquilo para rebentar com a bateria é porque ela ja nao estava nos seus melhores dias

Avatar do Utilizador
Quick190
Membro Iniciado
Mensagens: 50
Registado: 22 abr 2008, 17:20
O meu Carro:: 320d E46 - 1999/05
Localização: Ponte de Lima

Re: dúvidas da sofagem de parque

Mensagem por Quick190 »

Sei que vou desenterrar este topico, mas o meu esta com o mesmo problema que muitos referiram aqui.
Inicialmente aquilo mandava uns estalos que parecia que ia rebentar e agora faz uma fumarada que parece que vai pegar fogo.

Alguem conseguiu resolver este problema?
Imagem

Avatar do Utilizador
bmwtc
Membro Juvenil
Mensagens: 320
Registado: 20 set 2007, 00:19
O meu Carro:: BMW 320D E46 - 1998/09
Localização: Guimaraes

Re: dúvidas da sofagem de parque

Mensagem por bmwtc »

Resolver axo que ninguém resolveu ate agora mas o meu já morreu há algum tempo e ate agora não vi diferença nenhuma no carro.. por isso não te incomodes muito com isso!!!

Avatar do Utilizador
Quick190
Membro Iniciado
Mensagens: 50
Registado: 22 abr 2008, 17:20
O meu Carro:: 320d E46 - 1999/05
Localização: Ponte de Lima

Re: dúvidas da sofagem de parque

Mensagem por Quick190 »

É o que estou a ver. Mas eu ja ando com aquilo desligado a muito tempo.
Como vi este topico perguntei para saber qual o problema daquilo.

Continuara desligado.
Imagem

Bica
Membro Juvenil
Mensagens: 327
Registado: 19 jun 2012, 18:44
O meu Carro:: BMW 118d

Re: dúvidas da sofagem de parque

Mensagem por Bica »

O meu bmw tambem tem a dita solfagem de parke. Nunca me meti de volta daquilo para a por a trabalhar. Mas penso que seja no botao auto do climatronic

nlg
Membro Senior
Mensagens: 992
Registado: 30 jun 2009, 12:42
O meu Carro:: BMW Série 3 E90-320d(177cv)03/2009
Localização: Cruz de Pau - Amora

Re: dúvidas da sofagem de parque

Mensagem por nlg »

Eu tenho no meu E90 e já experimentei mas deixei pouco tempo entre acionar e entrar po carro, pois não se notava, quente, pois um 15 min antes é pouco penso teria que ser se calhar para aí 1 h antes. No entanto fico curioso pois será que deixar aquilo assim toda noite programado e quando acciona sem o motor a trabalhar, a bateria não foi indo po maneta? Só usei 2 vezes para experimentar, mas em zonas onde faz realmente frio e se usa isso para se chegar ter o carro quente, a bateria não dura kuase nada?!!

Avatar do Utilizador
rodrigues81
Membro Gold
Mensagens: 1197
Registado: 16 fev 2010, 18:05
O meu Carro:: bmw 320d e46
Localização: Lisboa

Re: dúvidas da sofagem de parque

Mensagem por rodrigues81 »

No e46 isso regula-se naquele botão(rodinha) que se situa no centro das condutas da sofagem?
O melhor site de pneus!
Experimentem!

http://www.toopneus.com/?parrain=RR180244H

Avatar do Utilizador
marco pires
Moderador do Fórum
Mensagens: 5336
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)

Re: dúvidas da sofagem de parque

Mensagem por marco pires »

grande confusão que para aqui vai nestes ultimos posts.

existem dois tipos de sofagem que funcionam com o carro parado: um tipo de sofagem que utiliza o calor do motor para mandar ar quente para dentro, e que funciona por meio de um botão no painel que está identificado como "rest", ou então nos pós 2000 o botão deixa de dizer reste e passa a ter escrito "MAX" com o simbolo do AC, neste caso o botão serve para temperaturas abaixo dos 15º para utilizar o tal calor do motor para aquecer ou manter quente o habitaculo, ou então serve para temperaturas acima dos 15º, ligar o AC e o ventilador no máximo para arrefecer o habitaculo com á máxima performance.

seja como for este sistema quando é para fazer calor, só funciona tal como eu disse a temperaturas abaixo dos 15º e só com o motor quente e só funciona o máximo de 15 minutos desligando-se depois automáticamente, isso deve-se ai facto de o sistema não ter nenhum dispositivo para fazer calor, mas apenas estar a usar o calor do liquido da refrigeração, a juntar a isso tambem utiliza a bateria pelo que os 15 minutos são o máximo admitidos para salvaguarda da bateria e tambem porque à medida que o motor vai ficando frio o sistema perde eficácia.

botão pré 2000
Imagem

botão pós 2000 com dupla funcção de calor abaixo dos 15º e máximo de frio acima dos 15º
Imagem

o segundo sistema e que é um opcional que a maioria dos carros em PT não tem, é o sistema webasto que não tem nada a ver com o sistema que descrito em cima, trata-se de um esquentador se assim o quiserem chamar, que está colocado na parte esquerda do carro junto à roda, e que faz calor usando o gasoleo que está no depósito, é um motor que funciona a diesel e portanto não utiliza a bateria, e pode ser programado para ligar a qualquer hora, é perfeitamente audivél quando está a trabalhar e tem um escape e um silenciador que sai na parte da frente logo abaixo da porta do condutor.
a bateria é apenas usada para o ventilador, mas numa gestão económica pelo que garante que o seu funcionamento não vai afectar a durabilidade da mesma.
a programação é feita no painel multifunções ou então nos mais modernos, no ecran da consola.
só funciona tambem a temperaturas abaixo dos 15º.
marcopires@clubebmwportugal.com


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

Avatar do Utilizador
Quick190
Membro Iniciado
Mensagens: 50
Registado: 22 abr 2008, 17:20
O meu Carro:: 320d E46 - 1999/05
Localização: Ponte de Lima

Re: dúvidas da sofagem de parque

Mensagem por Quick190 »

Agora ja passei a perceber mais como funciona.

Pois o meu como tem o sistema webasto nao tem a tal tecla do max ou do rest.

Agora so para tirar mais umas duvidas, quando te referes ao painel multifunções é ao painel onde regulamos a temperatura certo?

E já agora como é feita essa programação? Apesar da "caldeira" não estar a funcionar correctamente como disse atrás no tópico apenas tenho curiosidade em saber como funciona, ou neste caso, como se programa.

Cumprimentos
Imagem

Avatar do Utilizador
marco pires
Moderador do Fórum
Mensagens: 5336
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)

Re: dúvidas da sofagem de parque

Mensagem por marco pires »

não, não é onde se regula a temperatura, é no rádio.

no rádio tens lá uma função de temporizador em que podes selecionar a hora a que queres que ligue, ou então se tiveres o ecran 16:9 ou o outro mais pequeno é directamente no ecran.
marcopires@clubebmwportugal.com


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

Avatar do Utilizador
Quick190
Membro Iniciado
Mensagens: 50
Registado: 22 abr 2008, 17:20
O meu Carro:: 320d E46 - 1999/05
Localização: Ponte de Lima

Re: dúvidas da sofagem de parque

Mensagem por Quick190 »

marco pires Escreveu:não, não é onde se regula a temperatura, é no rádio.

no rádio tens lá uma função de temporizador em que podes selecionar a hora a que queres que ligue, ou então se tiveres o ecran 16:9 ou o outro mais pequeno é directamente no ecran.

É na função que diz auxiliar de ventilação?

O meu tem 16:9 mas nao tem la essa função :?
Imagem

Avatar do Utilizador
rodrigues81
Membro Gold
Mensagens: 1197
Registado: 16 fev 2010, 18:05
O meu Carro:: bmw 320d e46
Localização: Lisboa

Re: dúvidas da sofagem de parque

Mensagem por rodrigues81 »

OK, então para que serve aquela rodinha que fica no meio das condutas de sofagem, uma vez que se regula a temperatura no automático!?
O melhor site de pneus!
Experimentem!

http://www.toopneus.com/?parrain=RR180244H

Avatar do Utilizador
marco pires
Moderador do Fórum
Mensagens: 5336
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)

Re: dúvidas da sofagem de parque

Mensagem por marco pires »

se tem 16:9 é lá que se configura todo o funcionamento do sistema.

não é no auxiliar da ventilação (aux vent.), é onde diz auxiliar de aquecimento (aux heating).

o auxiliar da ventilação só faz vento, nada mais, não aquece nem arrefece o interior, apenas manda vento para dentro do carro à temperatura que estiver no exterior.

o auxiliar de aquecimento é que liga o webasto, essa função tem que estar no painel principal do menu, e depois ao clicares lá vai aparecer um outro quadro para configurares a que horas queres que ligue, etc.
vê a imagem abaixo:

Imagem

se por acaso não tiver a função de aquecimento auxiliar, então é porque o carro não está equipado com o webasto, aliás, até estou admirado que tenha dito que o teu tem esse equipamento, é que a maioria dos carros que traziam isso eram os E39 e E38 e mesmo assim não eram todos, os E46 é muito raro virem com isso e quase sempre os que tem são os importados do norte da europa.

tens a certeza que o teu tem aquecimento auxiliar?
é que se não tiver essa função no menu é porque não tem.

rodrigues81, o sistema de climatização é de facto bastante complexo e permite uma serie de ajustes personalizados, é um sistema muito avançado e posso-te dizer que quando a bmw comprou a rolls-royce, a climatização que meteram nesses carros era a mesma dos E38/E39, os E46 em relação a estes só não tem o bi-zona e as saidas atrás com selecção da temperatura, de resto são muito semelhantes.

isto tudo para dizer que em função de um sistema tão avançado, a existencia da roda ao centro das saidas é o sistema chamado de estratificação do ar, significa que a bmw concebeu o sistema de forma a que o ar quente fosse direccionado prioritariamente para os pés e vidros laterais e para-brisas, enquanto ao centro o ar sai menos quente ou quase frio.
a ideia é que manter os ocupantes em conforto, mas mantendo sempre alerta ao que se passa, já que está provado que ar quente directamente para a cara provoca sonolência.

ao teres a roda ao centro podes seleccionar a temperatura a que queres que o ar saia pelas condutas superiores, isso em nada afecta a temperatura seleccionada no painel.

se por exemplo tiveres 21º no painel, o sistema vai trabalhar para que o interior do carro alcance essa temperatura tenhas a roda de cima no azul ou no vermelho, o que acontece é que se tiveres a roda no azul, o ar vai sair frio pela grelhas mas para os pés e para os vidros vai sair quente e durante mais tempo para compensar e assim conseguir atingir a temperatura seleccionada no painel, se tiveres a roda no vermelho, vai sair ar mais quente pelas grelhas e tambem nas restantes saidas (pés e vidros), mas o ar tanto para os pés como para os vidros vai estar menos tempo a mandar calor para compensar o calor extra que está a sair pela grelhas frontais, caso contrário o carro ficaria um forno.

espero que tenhas mais ou menos entendido a explicação, claro que tudo isto se aplica no caso de teres o botão em "auto", se tiveres a função "auto" desligada a maioria dos ajustes automáticos não vão ser feitos e podes seleccionar de forma independente dos os itens da climatização.

pessoalmente eu ando sempre em auto, seja no verão seja no inverno, no verão claro apenas carrego no botão do AC quando está calor, de resto não mexo em mais nada e tenho a temperatura para os dois lados (bi-zona), em 21º no inverno e 20º no verão, e reciclagem do ar em automático.
atrás nem lhe mexo porque quase sempre ninguem vai lá, mas tenho as condutas abertas para uma melhor distribuição do ar.

estas são na minha opinião as configurações ideais e que garantem o máximo de conforto no verão e inverno.
marcopires@clubebmwportugal.com


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

Responder

Voltar para “Série 3”