Long-story short, não. Potência e binário estão intrinsecamente relacionados e o aumento de um leva ao aumento do outro, uma vez que o que se consegue medir nos carros é o binário e a partir calcula-se a potência.
Para quem estiver com pachorra para ler, aqui vai, com alguns atalhos...
Potência (que erradamente usamos em cv) em kilowatts é um valor que não se consegue medir directamente, sendo calculado a partir do binário. Ambos estão directamente ligados embora a grande maioria das pessoas esteja habituada apenas a associar muitos cavalos a carros com muita força.
Enquanto isso é de certa forma verdade, na realidade é graças ao binário que ficamos "colados" ao assento.
Binário (torque) é a força necessária para colocar algo em movimento rotativo em torno de um eixo. No sistema universal mede-se em Newton/Metro (N/M) e no sistema imperial em "footpounds" (ft lb). 1ftlb corresponde a 1.35581794833nm (ou inversamente, 1nm é aproximadamente 0.75ftlb).
Trabalho é basicamente - simplificando... - a mesma coisa que o binário, com a diferença de que trabalho só existe quando existe movimento ou deslocação. Como trabalho é uma medida da transferência de energia entre sistemas, no sistema carro-asfalto se a roda estiver a patinar sem sair do mesmo sítio, o trabalho é nulo.
Potência é a taxa a que Trabalho é feito. No sistema universal mede-se em kilowatts (kW) e no sistema imperial em "break horsepower" (bhp). 1kW corresponde a 1.341BHP (ou inversamente, 1BHP é aproximadamente 0.75kW).
Antes das primeiras máquinas e motores, quem fazia trabalho eram os desgraçados dos cavalos. Então quando James Watt criou o primeiro motor e o queria vender, o que fez foi arranjar maneira de o comparar com o que existia na altura: os cavalos.
Estudou o trabalho médio de um cavalo de boa saúde e calculou que este era capaz de fazer Trabalho equivalente a aproximadamente 550lbft/second ou 33000lbft/minute - o gajo era escocês, usava o sistema imperial. Ele considerou este valor 1 Cavalo.
Juntando tudo e tentando fazer algum sentido, potência (ou taxa de trabalho executado) de um motor é igual a
binário x 2pi x rpm
... que significa
binário x velocidade de rotação
...convertendo a potência nos bhps do senhor Watt
potência (bhp) = (binário (ftlb por minuto) x 2pi x revoluções (por minuto, rpm)) / 33000
...simplificando (fazendo 33000/2x3.14)
potência (bhp) = binário(ftlb) x rpm / 5252
...ou no nosso sistema
potência (kW) = binário(nm) x rpm / 9549
Exemplo:
Se o pico de binário de um carro for 391NM às 2860rpm, ele tem 117kW (~160PS) de potência (às 2860rpm).
Inversamente, se um carro tem 142.5kW (193PS) de potência às 4030rpm, então "virando" a equação em ordem ao binário, tiramos que o torque aí é de 337NM.
Conclusão:
Como o que tu sentes quando aceleras é o efeito do binário, a partir do pico sentes o carro a "puxar com menos força".
A potência ainda consegue subir até atingir o seu pico, mas eventualmente o binário será tão baixo que nem as elevadas rotações conseguem manter a potência em cima.
Como os motores a gasolina geram binário inferior significa que conseguem puxar menos peso, daí não existirem veículos pesados a gasolina.
No caso dos veículos ligeiros, como o peso não é grande problema, o que se faz é aumentar a rotatividade dos motores a gasolina para ganhar potência - consequentemente reduzindo a sua durabilidade.
Curiosidades:
- O "break" de bhp é porque antigamente (contrariamente ao que se faz hoje em dia) o binário de um motor era medido através da força que era necessária para o travar;
- PS, a medida europeia de potência, é PferdeStarke, alemão para "horse power". Na realidade é apenas 98.6% de um BHP. A razão do erro tem a ver com a arrendondamentos de medidas do sistema imperial para o internacional. Portanto quando os nossos carros europeus são anunciados com 200 cavalos (200PS) têm na realidade cerca de 196BHP - o que não quer dizer que nos estejam a roubar cavalos, porque os kW estão lá na mesma
