Andamento!!!.....

Secção para modelos Série 3

Moderador: Staff

nlg
Membro Senior
Registado: 30 jun 2009, 12:42
O meu Carro:: BMW Série 3 E90-320d(177cv)03/2009

Andamento!!!.....

Mensagem por nlg »

Boas,
Somente respondam pessoal que tenham 320D de 136 cv ou quem já tenha conduzido estes carros muitas vezes.
Este fim de semana fui e andei pelo algarve de ponta a ponta. O meu carro carregado com 5 pessoas e algumas coisas na mala.
O que lanço aqui e noto é o seguinte:

Sentia o carro a puxar bem e forte já kuase perto das 3000 rpm e acima disso em alta velocidade quando atingia a partir dos 140 Km/h para cima. Mas por vezes se se metia algum a frente e voltar a pisar sentia que ele demorava algum tempo a progredir novamente.

Em baixas o carro fica amorfo. Por vezes na Nacional,IC1, para ultrapassar se não levasse o carro forte ali nas 3000 rpm o carro demorava tanto tempo a ultrapassar.
A questão é que não percebo há carros audi A4, BMW 320D dos outros que passam por mim que dão a sensação que nem precisam de reduzir e eu por vezes tinha que ate por 3ª e puxar.

A sensação que mais tenho é q o acelerador é uma tábua que pisamos e tem pouca sensibilidade. Os poços já não dou conta deles mas parece-me o carro lento por vezes.

Não seria destes 136 cv serem mais um energicos, não sei. Na oficina dizem que já não podem fazer nada pq não há nada a fazer pq tá tudo bom, pressões, vácuos, turbo, EGR, MAF, etc.., etc.. que mecânicamente e electronicamente está tudo 100%.

Não sei se calhar fui eu que criei demasiadas expectativas por gostar tantos dos modelos da BMW e ter saído de um Opel Corsa B .
A nível de consumos estou mt contente fiz média total da ida e volta ao algarve de 5.9 feitos em auto-estrada, nacional, localidades.

Mas enfim gosto bue do carro e pq é mt confortável e mesmo um carro de viagem e de familia em que não fiquei nada cansado.

Digam de vossa justiça
Obrigado pela atenção ao meu testamento
.posting.php?mode=post&f=4#
:wink1

JMGP
Membro Gold
Registado: 03 jan 2005, 01:01

Re: Andamento!!!.....

Mensagem por JMGP »

5 pessoas e mala carregada com um consumo de 5.9 é antes de mais um optimo exercicio.

Os 136cv não são nenhum canhão longe disso, é um carro estradista de cariz familiar e que cumpre na perfeição o seu papel com algum conforto apenas beliscado quando as molduras dos vidros decidem fazer barulho.

De resto a serenidade é a palavra de ordem.

Não é um carro com muita disponibilidade pois tem apenas 280nm logo carregado não podes esperar que ele responda no imediato. Ou demora a desenvolver ou então metes uma quarta.

Pergunta: tu conduziste o carro antes de o comprar?

É que pelas tuas dúvidas (não só nesta questão mas em outras que tenha reparado) parece que não sabias o que estavas a comprar e agora estas desiludido com aquilo que o carro te está a dar.

nlg
Membro Senior

Mensagem por nlg »

JMGP Escreveu:5 pessoas e mala carregada com um consumo de 5.9 é antes de mais um optimo exercicio.

Os 136cv não são nenhum canhão longe disso, é um carro estradista de cariz familiar e que cumpre na perfeição o seu papel com algum conforto apenas beliscado quando as molduras dos vidros decidem fazer barulho.

De resto a serenidade é a palavra de ordem.

Não é um carro com muita disponibilidade pois tem apenas 280nm logo carregado não podes esperar que ele responda no imediato. Ou demora a desenvolver ou então metes uma quarta.

Pergunta: tu conduziste o carro antes de o comprar?

É que pelas tuas dúvidas (não só nesta questão mas em outras que tenha reparado) parece que não sabias o que estavas a comprar e agora estas desiludido com aquilo que o carro te está a dar.

Em alguma parte tens razão, ou seja nunca tinha conduzido nenhum BMW destes ou de qualquer espécie. Tive um Opel Corsa B de 1.2 com 45 cv durante 11 anos.
No entanto smp gostei mt deste modelo em particular e de outros modelos (exterior e interiores) mas quando passavam por mim na estrada davam-me a sensação q era um carro + rápido do que aquilo q na verdade é.
Desiludido?? Não, apenas tenho andado melindrado pelos probleminhas dos poços que tive. Mas no geral continuo a gostar mt do carro é um carro de modelo apesar de 9 anos ainda actual, bonito, com presença, robusto, e mt bem equipado e confortável em que não ouço barulhos parasitas nenhuns (e podes acreditar), familiar, e BMW claro. É assim ele anda bem se puxar e pisar bem no acelerador e em altas parece um touro, só estranho é nos arranques, em baixas e nas recuperações que demora tempo.
E consumos para o carro que é faz-me consumos na minha opinião muito bons para um 2.0 e pesado como é.
Mas continuo na minha, não me arrependo do carro e tá mt bem estimado (comprei-o usado) e enquanto ele durar para estar na rua (sem garagem) está mt bom. Um dia se a vida me correr muitooo bem compro outro e será BMW pq modelos bonitos e motores duradouros é sem sombras de dúvidas um dos emblemas a ter em conta. Por exemplo os interiores do A4 já não acho tão bonitos como os do BMW e até o exteriores é mais matacão
Obrigado pela paciencia ao ler o meu testamento.
cpts

JMGP
Membro Gold
Registado: 03 jan 2005, 01:01

Mensagem por JMGP »

Ainda bem que estás contente.

Pois, a tua experiencia de ver por fora os outros a passar não te podia dar um retrato fiel do que o carro é.

Enquanto tu esperas que ao pisar uma quinta ele saia disparado não sabes se o outro que vias a passar estava com uma quarta às 3.000rpm.

É complicado explicar a percepção que nós temos ao conduzir e aquilo que esperavamos que ele desse.

É fazer kms nisso e o passar do tempo vai-te ensinar qual a maneira melhor de tirares o máximo de partido do carro.

Onde pisar, onde reduzir, como fazer para melhores consumos, e por ai fora.

O importante é estares satisfeito e como já te disseram que está tudo ok com o carro é por gasóleo nisso e esperar que nunca dê problemas.

Uma boa manutenção a tempo e horas e muita das vezes o suficiente para evitarmos males maiores. Outras pintelhices mais pequenas (mas que custam algum dinheiro) nunca temos forma de as evitar mas isso é um mal menor.

Bons kms :fixe

ovokinder
Membro Iniciado
Registado: 11 jul 2009, 05:43
O meu Carro:: BMW 320d E46 LCI Sedan '04

Mensagem por ovokinder »

nlg, como já te tinha dito em outros tópicos, esse carro é um pouco amorfo em baixas; só começa mesmo a desenvolver bem a partir das 2000 e tal, 3000rpm.

A solução é simples: reprogramação... nem vais acreditar na diferença ;)

BTW, 5.9 é grande média, eu não consigo fazer isso nem com o 150cv :silenced

nlg
Membro Senior

Mensagem por nlg »

ovokinder Escreveu:nlg, como já te tinha dito em outros tópicos, esse carro é um pouco amorfo em baixas; só começa mesmo a desenvolver bem a partir das 2000 e tal, 3000rpm.

Nessa reprogramação fica melhor porquê? Simplesmente pelo aumento de cavalos (e não diminui a vida util do carro) ou por optimização de parâmetros mantendo na mesma os 136 cv.

A m*rda das repros são caras como caraças. Uma coisa que é só ligar um computador ao carro, e passa para cá 200 euros e mais, depende, ainda sujeitos a metermos os carros em mãos de curiosos.

Por acaso consigo, não é para me gabar mas consigo fazer no meu carro consumos mt bons, mesmo de vez qd dando-lhe uns apertões, embora claro possa haver um erro de +- 0.1l/100

richardcop
Membro Junior
Registado: 27 abr 2008, 22:23
O meu Carro:: BMW 520da E60 - 2008/01

Mensagem por richardcop »

Estou a ver que temos alguns problemas em comum :!:
O meu também ainda tem os tais poços, e por isso é muito lento abaixo das 3000rpm.
Está a precisar de uma boa revisão, tubagens, valvulas, maf, turbo.... :scary
Mas antes de o raio dos poços era muito rápido e nunca tive essas queixas, se bem que o carro cheio já lhe corta um andamentozinho.
Imagem

nlg
Membro Senior

Mensagem por nlg »

richardcop Escreveu:Estou a ver que temos alguns problemas em comum :!:
O meu também ainda tem os tais poços, e por isso é muito lento abaixo das 3000rpm.
Está a precisar de uma boa revisão, tubagens, valvulas, maf, turbo.... :scary
Mas antes de o raio dos poços era muito rápido e nunca tive essas queixas, se bem que o carro cheio já lhe corta um andamentozinho.
O meu os poços já se foram!! Tem a afinação que penso que é a de origem! Já vi que é mesmo assim andam bem e rápidos em altas.

richardcop
Membro Junior
Registado: 27 abr 2008, 22:23
O meu Carro:: BMW 520da E60 - 2008/01

Mensagem por richardcop »

Não é um carro muuuuuuiinto rápido, mas desenrasca muito bem, não estou desiludido com ele, a não ser agora desde que tem....poços :evil: esses malvados :D tenho de resolver isso.
Imagem

nlg
Membro Senior

Mensagem por nlg »

richardcop Escreveu:Não é um carro muuuuuuiinto rápido, mas desenrasca muito bem, não estou desiludido com ele, a não ser agora desde que tem....poços :evil: esses malvados :D tenho de resolver isso.
Pensa logo e pede pa verem logo se é uma das electrovávulas gémeas (ou é a que controla a EGR ou a que controla o turbo). No meu era a que comanda a EGR, pq foi trocada a bomba injectora, maf, limpeza da EGR e nada dava. Era essa porra da vávula. Agora não há poços. Puxo desde as 2000 ate é 3000 rpm e depois (caracteristico destes carros) 3000 e picos amortece um pouco a rotação e depois continua a puxar.

ovokinder
Membro Iniciado

Mensagem por ovokinder »

nlg Escreveu:
ovokinder Escreveu:nlg, como já te tinha dito em outros tópicos, esse carro é um pouco amorfo em baixas; só começa mesmo a desenvolver bem a partir das 2000 e tal, 3000rpm.

Nessa reprogramação fica melhor porquê? Simplesmente pelo aumento de cavalos (e não diminui a vida util do carro) ou por optimização de parâmetros mantendo na mesma os 136 cv.

A m*rda das repros são caras como caraças. Uma coisa que é só ligar um computador ao carro, e passa para cá 200 euros e mais, depende, ainda sujeitos a metermos os carros em mãos de curiosos.

Por acaso consigo, não é para me gabar mas consigo fazer no meu carro consumos mt bons, mesmo de vez qd dando-lhe uns apertões, embora claro possa haver um erro de +- 0.1l/100
Tens aqui uma explicação do que é que são os cavalos e binário (que é do que tu na realidade te queixas).
Resumindo, a força com que o carro puxa é o binário, cavalo é uma unidade que mede o trabalho efectuado pelo carro, que é tirada em função do binário.

Na reprogramação nesse carro não consegues metê-lo com muito mais que 150cv sem mudar bicos de injectores, o que já dá uma brincadeira cara. A questão é que mesmo que ele só fique com mais 15cv no pico da potência (o carro não tem 136cv em todas as rotações), vais ganhar até 20cv nos regimes mais baixos de rotação, e é aí que eles são precisos. E o aumento do binário acredita que se nota.

A reprogramação, desde que seja bem feita e não seja a esticar os limites fiáveis do material de stock do carro, oferece outro comportamento completamente diferente sem dar cabo da longevidade.
Agora, naturalmente que sujeita o carro a mais desgaste mas isso também depende do pé... No teu caso, que consegues fazer médias de 5.9 com isso de stock, não me cheira que alguma vez fosses ter problemas derivado da reprogramação.

Há muitos tópicos no fórum sobre reprogramações vs stock aqui no fórum. Procura e lê um bocado. Vais ver que não é voodoo nenhum.

Ah e... repro por €200 eu desconfiava :)

nlg
Membro Senior

Mensagem por nlg »

Desconfiava de repros por 200 euros, pq?
Por serem baratas demais, é? Pouco fiáveis??

nelson rocha
Membro Juvenil
Registado: 16 out 2006, 14:40
O meu Carro:: 325i 86/ M3 E36 93/525tds 98/330d

Mensagem por nelson rocha »

tens sempre a hipotese de vender esse e comprar um 330d... ai notas a diferença :lol1 :lol1
Imagem

ovokinder
Membro Iniciado

Mensagem por ovokinder »

nlg Escreveu:Desconfiava de repros por 200 euros, pq?
Por serem baratas demais, é?
Sim. A fazer faz em casas que já tenham fama aqui no fórum. Vilauto, TWE, MB, etc... não te metas com artistas que fazem e acontecem por €100 ou €200 que ainda acabas a pé.

Quanto ao 330d... bom, esse com repro, jazus xD

MarcosFonseca
Membro Gold
Registado: 12 out 2008, 01:42
O meu Carro:: BMW 320d E46 - 1999/01

Mensagem por MarcosFonseca »

O valor não tem nada a ver..Eu paguei 250€ na Vilauto, num Repro Day...Normalmente é 400€, e ai sim, é muito!

Agora, se queres fazer repro, vÊs onde o pessoal aqui do forum fez, e experimentas..Vais lá, testas..Gostas, pagas, não gostas, vais a outro..simples ;)

Em relação ao teres o carro lento, é dificil dizer-te que isso é normal, pois não testei. Mas o que te aconcelho VIVAMENTE é a pedires aqui a alguem do forum, e que seja de perto de ti, que tenha um 320d 136cv de origem, e vês como está...e ai já podes verificar alguma coisa..

outra coisa, com esses consumos o carro tem que andar devagar :assubiar :assubiar :lol1

se calhar tá entupido...

vai dar uma volta com o pé sempre a fundo..de maneira a que fiques com medias de 10, 11..isso sim é que é saudavel! limpar o carvão do escape.. :lol1
Marcos Fonseca
320d e46 My PrOjEkT

Responder

Voltar para “Série 3”