Bmw 320i e36 coupe
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- Bordalinho
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Bmw 320i e36 coupe
Boas a todos!
Antes de mais peço imensas desculpas por ainda não me ter apresentado nem postado fotos do meu carro. Amanha sem falta já o farei oficialmente.
Abri este topico, para pedir algumas informações visto que já dei a volta ao forum e encontrei pouca informação sobre o 320i e36 assim como em toda a internet no geral.
Tenho um projecto de carro em mente, desde miudo, nao para me meter em maluqueiras na estrada (até porque o tempo não é muito), mas para cada vez que andar, andar com gosto se é que me entendem.
Neste momento tenho umas alterações que queria fazer, mas, uma opinião de fora dá sempre jeito.
Ontem recebi o certificado de averbamento de pneumaticos que no máximo só me deixaram RT 245/40/17 e FT 225/45/17. Em relação a isto já tenho ideia fixa e encomendei umas jantes Eagle 040 17''.
Queria tambem meter umas molas/amortecedores Bilstein, aqui começam as duvidas.. Qual referencia se encaixava melhor?
Quanto aos discos pensei em uns Brembo, mas apenas me estou a guiar pelas marcas conceituadas..
Podiam dar-me uma luzinha quanto a este projecto, já que estou a começar pelo exterior/segurança e depois sim, pela mecânica.
(Conforme faça as alterações, irei postar fotos)
Obrigado desde já, um abraço a todos.
Antes de mais peço imensas desculpas por ainda não me ter apresentado nem postado fotos do meu carro. Amanha sem falta já o farei oficialmente.
Abri este topico, para pedir algumas informações visto que já dei a volta ao forum e encontrei pouca informação sobre o 320i e36 assim como em toda a internet no geral.
Tenho um projecto de carro em mente, desde miudo, nao para me meter em maluqueiras na estrada (até porque o tempo não é muito), mas para cada vez que andar, andar com gosto se é que me entendem.
Neste momento tenho umas alterações que queria fazer, mas, uma opinião de fora dá sempre jeito.
Ontem recebi o certificado de averbamento de pneumaticos que no máximo só me deixaram RT 245/40/17 e FT 225/45/17. Em relação a isto já tenho ideia fixa e encomendei umas jantes Eagle 040 17''.
Queria tambem meter umas molas/amortecedores Bilstein, aqui começam as duvidas.. Qual referencia se encaixava melhor?
Quanto aos discos pensei em uns Brembo, mas apenas me estou a guiar pelas marcas conceituadas..
Podiam dar-me uma luzinha quanto a este projecto, já que estou a começar pelo exterior/segurança e depois sim, pela mecânica.
(Conforme faça as alterações, irei postar fotos)
Obrigado desde já, um abraço a todos.
- jpsilence
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Re: Bmw 320i e36 coupe
Acho que uma apresentaçãozinha faz com que o pessoal se mostre mais colaborador em ajudar!! LOL
Eu disso não percebo grande coisa, senão ajudava.
Mas acho que sim, deves começar pela segurança. Em vez das molas/amortecedores Bilstein eu meteria uns Coilovers... =)
Quanto aos discos talvez os do 330 (segundo ouvi dizer cabem à justa na jante 17''
Se pesquisares no forum há quem tenha feito este upgrade.
Cumps
Eu disso não percebo grande coisa, senão ajudava.
Mas acho que sim, deves começar pela segurança. Em vez das molas/amortecedores Bilstein eu meteria uns Coilovers... =)
Quanto aos discos talvez os do 330 (segundo ouvi dizer cabem à justa na jante 17''

Se pesquisares no forum há quem tenha feito este upgrade.
Cumps
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Re: Bmw 320i e36 coupe
eu pelo que fiz no meu embora o Portugues so ve 2 marcas ao contrario de mim que estou mais aberto ao mundo exterior ,meti molas Ultimate (posso te dar o Mail )com os amortecedores de origem e ficou-me barato e fiavel !quanto aos discos ainda nao me posso prenunciar ,claro que Brembo è uma boa marca ,mas nao faltam outras marcas por ai fora è questao que faça uma procura aqui nas revistas que compro da BMW vem publicidade como ex:discos Zimmermann Perfurados! à frente 179€+- a Tras 189€+- 

Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+
- frazaorB
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Re: Bmw 320i e36 coupe
Boas Bordalinho
Bem vindo.
RT 245/40/17 atrás num 320i?
Não estou a meter em questão que o carro fica mais bonito etc e tal, mas não é demasiado pneu ??
Experimenta antes.. isso vai te fazer o carro muito agarrado de trás... sub viragem aos montes. No fundo depende para que é que queres o carro
( mas olha que a minha opinião não é consensual :lol1 geralmente a malta encosta os carros ao chão e mete pneus grandes )
Abraço e vai colocando fotos do projecto
Bem vindo.
RT 245/40/17 atrás num 320i?
Não estou a meter em questão que o carro fica mais bonito etc e tal, mas não é demasiado pneu ??
Experimenta antes.. isso vai te fazer o carro muito agarrado de trás... sub viragem aos montes. No fundo depende para que é que queres o carro

( mas olha que a minha opinião não é consensual :lol1 geralmente a malta encosta os carros ao chão e mete pneus grandes )
Abraço e vai colocando fotos do projecto
- jpsilence
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Re: Bmw 320i e36 coupe
Possivelmente sendo um e36 tens como opção 215/** R17 a frente e 225/** R17 atrás....
Penso que seria melhor para não aumentares demasiado o consumo :X
Apesar de ser um 2.0 e mexer bem, depois também bebe mais!!
Cumps
PS: Coloca aí umas fotos do maquinão!!
Penso que seria melhor para não aumentares demasiado o consumo :X
Apesar de ser um 2.0 e mexer bem, depois também bebe mais!!
Cumps
PS: Coloca aí umas fotos do maquinão!!
- E32-730i
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Re: Bmw 320i e36 coupe
As medidas homologadas para BMW e36 em 17" são:
225/45R17 F-T
ou
225/45R17 F e 245/40R17 T
Isto tanto para um 316i como para um M3.
225/45R17 F-T
ou
225/45R17 F e 245/40R17 T
Isto tanto para um 316i como para um M3.
BMW E36 318tds Touring

- jpsilence
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Re: Bmw 320i e36 coupe
Não querendo discordar tenho um documento da Auto Informa (emite certificados de homologação de pneus)E32-730i Escreveu:As medidas homologadas para BMW e36 em 17" são:
225/45R17 F-T
ou
225/45R17 F e 245/40R17 T
Isto tanto para um 316i como para um M3.
E as medidas para E36 são:
185/65R15
205/60R15
225/55R15
205/55R16
225/50ZR16
215/45ZR17
225/45R17
225/45ZR17
FT225/45ZR17, RT245/40ZR17
Portanto inclui os 215/45ZR 17 a que me referia para o carro não ficar muito pesado.
- Bordalinho
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Re: Bmw 320i e36 coupe
Realmente depois de ter reflectido um pouco, secalhar 245/40 atrás é abusar um pouco.
De certo que vou optar por 225/45 r17 apenas. Penso que assim já deve dar para umas curvas!
Em relação aos amortecedores, uma oficina falou-me de uns eibach que sao completamente homologados, apenas rebaixam o carro +3cm que o original.
Quanto aos discos ainda não tenho nem ideia... Por acaso alguem ja alterou os seus?
De certo que vou optar por 225/45 r17 apenas. Penso que assim já deve dar para umas curvas!
Em relação aos amortecedores, uma oficina falou-me de uns eibach que sao completamente homologados, apenas rebaixam o carro +3cm que o original.
Quanto aos discos ainda não tenho nem ideia... Por acaso alguem ja alterou os seus?
- frazaorB
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Re: Bmw 320i e36 coupe
Bordalinho Escreveu:Realmente depois de ter reflectido um pouco, secalhar 245/40 atrás é abusar um pouco.
De certo que vou optar por 225/45 r17 apenas. Penso que assim já deve dar para umas curvas!
Em relação aos amortecedores, uma oficina falou-me de uns eibach que sao completamente homologados, apenas rebaixam o carro +3cm que o original.
Quanto aos discos ainda não tenho nem ideia... Por acaso alguem ja alterou os seus?
Boa !
Não tenho dicas sobre suspensão, porque estou stock. Mas eibach é muito bom !
Em relação aos discos, não compres BMW pq são fracotes ( embora sejam muito baratos para bmw ).
Empenam muito.
Eu coloquei Brembo e estou satisfeito. Mas de certeza que se escolheres uma marca conhecida não te vais dar mal.
Se fizeres montanha ou track frequentemente, arranja umas pastilhas xpto... ( tarox tem muito boa fama ), para uso normal as pastilhas OEM dão na boa.
E se não sabes a idade do oleo dos travoes aproveita e muda ! E o oleo da caixa e dif tb não eram nada mal de mudar !
- E32-730i
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Re: Bmw 320i e36 coupe
A questão é que ele tem um 320i, logo segundo a tabela da autoinforma, os 215 não estão incluídos como afirmas.jpsilence Escreveu:Não querendo discordar tenho um documento da Auto Informa (emite certificados de homologação de pneus)E32-730i Escreveu:As medidas homologadas para BMW e36 em 17" são:
225/45R17 F-T
ou
225/45R17 F e 245/40R17 T
Isto tanto para um 316i como para um M3.
E as medidas para E36 são:
185/65R15
205/60R15
225/55R15
205/55R16
225/50ZR16
215/45ZR17
225/45R17
225/45ZR17
FT225/45ZR17, RT245/40ZR17
Portanto inclui os 215/45ZR 17 a que me referia para o carro não ficar muito pesado.
Apenas os 316i estão homologados para usar 215...
Convém ler antes de bater o pé...
Para tirar as duvidas, aqui está a tabela com todas as medidas homologadas para BMW's.
Confirma nos E36 Coupe...
Código: Selecionar todos
http://www.autoinforma.pt/suporte/documentos/{137586783-20090505-120558}_BMW_Lista_Pneumaticos_Net.pdf
Não serão os 2cm a mais que vai influenciar o desempenho do carro.
Agora, a jante que ele escolher para alojar estes pneus, isso sim vai influenciar!
A nível de travões, uns Zimmerman são a escolha mais convencional.
Praticamente ao mesmo preço e um conjunto original BMW, juntando um bom set de pastilhas e ficas com um bom sistema de travagem.
Se quiseres, podes ainda fazer o up-grade para o sistema do 330ci como já te foi dito.
Na suspensão, depende sempre do teu orçamento.
Queres só molas, molas mais amortecedores ou coilovers?
A tua carteira é que dita as normas...
BMW E36 318tds Touring

- jpsilence
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- O meu Carro:: BMW 316i E36 - 1995/05
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Re: Bmw 320i e36 coupe
A questão é que ele tem um 320i, logo segundo a tabela da autoinforma, os 215 não estão incluídos como afirmas.
Apenas os 316i estão homologados para usar 215...
Convém ler antes de bater o pé...
Para tirar as duvidas, aqui está a tabela com todas as medidas homologadas para BMW's.
Confirma nos E36 Coupe...
Eu uso 225 num 318iS, ele tem um 320, ou seja, mais 10cv's...
Não serão os 2cm a mais que vai influenciar o desempenho do carro.
Agora, a jante que ele escolher para alojar estes pneus, isso sim vai influenciar!
A nível de travões, uns Zimmerman são a escolha mais convencional.
Praticamente ao mesmo preço e um conjunto original BMW, juntando um bom set de pastilhas e ficas com um bom sistema de travagem.
Se quiseres, podes ainda fazer o up-grade para o sistema do 330ci como já te foi dito.
Na suspensão, depende sempre do teu orçamento.
Queres só molas, molas mais amortecedores ou coilovers?
A tua carteira é que dita as normas...[/quote]
Não estava a bater o pé. Apenas afirmei o que me foi respondido por e-mail confrontando com o facto de teres dito que era indiferente ser um 316i ou um M3.
Calculei que as medidas fossem iguais para todos os e36.
Pelos vistos calculei mal
:wall :wall
Apenas os 316i estão homologados para usar 215...
Convém ler antes de bater o pé...
Para tirar as duvidas, aqui está a tabela com todas as medidas homologadas para BMW's.
Confirma nos E36 Coupe...
Código: Selecionar todos
http://www.autoinforma.pt/suporte/documentos/{137586783-20090505-120558}_BMW_Lista_Pneumaticos_Net.pdf
Não serão os 2cm a mais que vai influenciar o desempenho do carro.
Agora, a jante que ele escolher para alojar estes pneus, isso sim vai influenciar!
A nível de travões, uns Zimmerman são a escolha mais convencional.
Praticamente ao mesmo preço e um conjunto original BMW, juntando um bom set de pastilhas e ficas com um bom sistema de travagem.
Se quiseres, podes ainda fazer o up-grade para o sistema do 330ci como já te foi dito.
Na suspensão, depende sempre do teu orçamento.
Queres só molas, molas mais amortecedores ou coilovers?
A tua carteira é que dita as normas...[/quote]
Não estava a bater o pé. Apenas afirmei o que me foi respondido por e-mail confrontando com o facto de teres dito que era indiferente ser um 316i ou um M3.
Calculei que as medidas fossem iguais para todos os e36.
Pelos vistos calculei mal

:wall :wall
- Bordalinho
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- O meu Carro:: BMW 320i E36
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Re: Bmw 320i e36 coupe
Zimmermann até estão a um preço bastante razoavel.. Tenho que investigar melhor.A nível de travões, uns Zimmerman são a escolha mais convencional.
Praticamente ao mesmo preço e um conjunto original BMW, juntando um bom set de pastilhas e ficas com um bom sistema de travagem.
Se quiseres, podes ainda fazer o up-grade para o sistema do 330ci como já te foi dito.
Na suspensão, depende sempre do teu orçamento.
Queres só molas, molas mais amortecedores ou coilovers?
Coilovers esta fora de questão para não andar com tretas sempre que for para a inspecção. Em principio meto um kit completo de molas + amortecedor da Eibach, disseram-me que nao tinha nenhum problemas com elas.
Além disso o gajo da oficina tambem me disse que me metia lá 200cv sem andar com muitas tretas tipo fazendo as alterações basicas.
Obrigado pelas sugestoes.
- frazaorB
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Re: Bmw 320i e36 coupe
200cvs ?? boa, depois partilha o que ele fizer 
Geralmente os atmosfericos não conseguem ganhos de cvs assim tão pronunciados, mas pode ser que ele tenha algum truque na manga.
Em relação ao kit molas + amotecedor, qual é o modelo que te aconselharam ?
O meu carro satisfaz-me ao nivel de comportamento, e prefiro-o um pouco mais mole visto que faço muita cidade.
Mas realmente adorna um pouco... sempre tive duvida de como melhorar.. umas molas um pouco mais baixas ajudavam mas se calhar fica muito baixo para os buracos de lisboa. Tambem pensei em powerflex nas barras estabilizadoras, mas não sei se resultará. E a barra entre as torres de suspensão ao dar rigidez à frente, tb deve ajudar a manter o carro nivelado...
O que é que notas no teu ? as estradas por onde andas são boas ou mais esburacadas ?

Geralmente os atmosfericos não conseguem ganhos de cvs assim tão pronunciados, mas pode ser que ele tenha algum truque na manga.
Em relação ao kit molas + amotecedor, qual é o modelo que te aconselharam ?
O meu carro satisfaz-me ao nivel de comportamento, e prefiro-o um pouco mais mole visto que faço muita cidade.
Mas realmente adorna um pouco... sempre tive duvida de como melhorar.. umas molas um pouco mais baixas ajudavam mas se calhar fica muito baixo para os buracos de lisboa. Tambem pensei em powerflex nas barras estabilizadoras, mas não sei se resultará. E a barra entre as torres de suspensão ao dar rigidez à frente, tb deve ajudar a manter o carro nivelado...
O que é que notas no teu ? as estradas por onde andas são boas ou mais esburacadas ?
- Bordalinho
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Re: Bmw 320i e36 coupe
Não sei mas acho que precisa de mais qualquer coisa para ficar no ponto.
Não me mete 200cv... apenas mete 50cv, que no total o carro fica com 200cv.
Não me mete 200cv... apenas mete 50cv, que no total o carro fica com 200cv.
- David
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Re: Bmw 320i e36 coupe
Boas,
foi isso que consideraram, normalmente num atmosferico para ganhar +50cv so mesmo com turbo. Não te deixes iludir facilmente, questiona como te vai dar esses CV todos e a que custo...
Discos para mim zimmermann será uma boa opção, sempre podemos mandar vir em conjunto : http://cgi.ebay.de/ZIMMERMANN-SPORTBREM ... 7C294%3A50
Pneus 245 tb já pensei nisso mas vai prender muito o carro, a meter seria por uma questão de estetica. Pneus mais largos representa mais esforço para o diferencial e todos os restantes componentes.
mete ai fotos do bixo
1ab
foi isso que consideraram, normalmente num atmosferico para ganhar +50cv so mesmo com turbo. Não te deixes iludir facilmente, questiona como te vai dar esses CV todos e a que custo...
Discos para mim zimmermann será uma boa opção, sempre podemos mandar vir em conjunto : http://cgi.ebay.de/ZIMMERMANN-SPORTBREM ... 7C294%3A50
Pneus 245 tb já pensei nisso mas vai prender muito o carro, a meter seria por uma questão de estetica. Pneus mais largos representa mais esforço para o diferencial e todos os restantes componentes.
mete ai fotos do bixo
1ab