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Duvida motor 325i com e sem vanos
Enviado: 03 jan 2010, 12:59
por warlok
Bom dia pessoal!
Estou para comprar um motor e36 325i sem vanos para aplicar num e36 compact.
A minha duvida é se existe muita diferença em termos de performance do modelo com vanos para o modelo sem vanos!
A unica coisa que sei é que se o motor não tem vanos, não vou ter avaria desse mesmo sistema :lol1
Alguem me pode ilucidar a diferença entre os dois motores?
Re: Duvida motor 325i com e sem vanos
Enviado: 03 jan 2010, 13:51
por Manuel S.
existe penso eu.
o vanos é o vtec da bmw, portanto sem vanos deve ter mt menos cavalos e binaro a partida!
mas alguem que saiba melhor que te explique.
um abraco!
Re: Duvida motor 325i com e sem vanos
Enviado: 03 jan 2010, 14:29
por Andresilva
Manuel S. Escreveu:existe penso eu.
o vanos é o vtec da bmw
A tecnologia Vanos serviu de inspiração para a Honda criar a tecnologia VTec.
:lol1
Re: Duvida motor 325i com e sem vanos
Enviado: 03 jan 2010, 14:51
por Manuel S.
Andresilva Escreveu:Manuel S. Escreveu:existe penso eu.
o vanos é o vtec da bmw
A tecnologia Vanos serviu de inspiração para a Honda criar a tecnologia VTec.
:lol1
nao digo o contrario, mas a honda fez 50 milhoes de hondas com vtec fora os de competição e nenhum deu problemas. e os bmw tem o vanos que cada vez que se estraga orings etc sao cerca de 5000eur o arranjo e esta sujeito a estragar novamente

Re: Duvida motor 325i com e sem vanos
Enviado: 03 jan 2010, 19:53
por frazaorB
warlok Escreveu:Bom dia pessoal!
Estou para comprar um motor e36 325i sem vanos para aplicar num e36 compact.
A minha duvida é se existe muita diferença em termos de performance do modelo com vanos para o modelo sem vanos!
A unica coisa que sei é que se o motor não tem vanos, não vou ter avaria desse mesmo sistema :lol1
Alguem me pode ilucidar a diferença entre os dois motores?
Boas
Em termos de "feeling" posso te falar dos 2 325i que experimentei
Um sedan de 91 ( sem vanos ) e um coupe de 94 ( com vanos ).
Ambos com mais de 250000.
Em medias e baixas achei muito identicos, mas em altas o coupe era mais.. estridente.
( o meu 320i com vanos é igual, muito suave e lento até às 4500 depois acorda e fica todo nervoso )
Esse coupe não tinha o forro do capot, por isso fazia um som mais alto..
se calhar as diferenças são minimas, um ligeiro kick ali no meio tipo honda.. eu escolheria com vanos
E os problemas são mais nos m3s.
Eu pessoalmente não conheço nenhum não-m3 que tenha avariado ( mas tb não sou mecanico lol ). Em geral, se o vanos faz barulho é porque o oleo está velho, ou é o oleo errado.
Seja como for existe o Dr vanos ( procura na net ) e eles fornecem por um preço muito mais razoavel. E as sucatas claro
Espero que ajude e desculpa o testamento.
Abc
Re: Duvida motor 325i com e sem vanos
Enviado: 03 jan 2010, 20:08
por HangaS
Já agora.. o Valvetronic também sofre dos mesmos "males" que o Vanos? Nomeadamente os barulhos, etc?
Re: Duvida motor 325i com e sem vanos
Enviado: 03 jan 2010, 21:11
por majinboo
ja agora quais sao os modelos de motores E36 que teem esse tal de vanos? Abraço!
Re: Duvida motor 325i com e sem vanos
Enviado: 03 jan 2010, 21:28
por HangaS
Ve aqui:
http://www.unixnerd.demon.co.uk/enumber.html
Julgo que o primeiro E36 foi o 320i com o motor M50TU e o primeiro Double Vanos foi o 323i (M52TU)
O primeiro a ter valvetronic foi um E46 com o motor N42 (318i e 320i)
Re: Duvida motor 325i com e sem vanos
Enviado: 04 jan 2010, 00:22
por fa1kon
nao digo o contrario, mas a honda fez 50 milhoes de hondas com vtec fora os de competição e nenhum deu problemas. e os bmw tem o vanos que cada vez que se estraga orings etc sao cerca de 5000eur o arranjo e esta sujeito a estragar novamente

Podes muda-los. Para uns mais fortes.
Re: Duvida motor 325i com e sem vanos
Enviado: 04 jan 2010, 00:29
por HangaS
Manuel S. Escreveu:
nao digo o contrario, mas a honda fez 50 milhoes de hondas com vtec fora os de competição e nenhum deu problemas. e os bmw tem o vanos que cada vez que se estraga orings etc sao cerca de 5000eur o arranjo e esta sujeito a estragar novamente

Apesar de o principio ser o mesmo, o VTec é um sistema mais simples. O VTec é tipo liga/desliga enquanto que o Vanos é linear em todo o regime de rotações. O VTec dá aquele pico de power do "meio" até ao redline e o Vanos permite atingir uma linha de potencia quase recta.
Re: Duvida motor 325i com e sem vanos
Enviado: 04 jan 2010, 10:33
por Rprata
O meu nao tem Vanus.
Vanus = Dor de cabeça! :lol1 :lol1
Re: Duvida motor 325i com e sem vanos
Enviado: 04 jan 2010, 22:47
por Caetanoe36
Motores e36 com ou sem vanos nao têm diferença nas potencias anunciadas, se tiverem sao minimas. Mas o que é certo é que o esticao do vanos se nota apesar do avanço na cames ser dado linearmente.
Re: Duvida motor 325i com e sem vanos
Enviado: 04 jan 2010, 23:07
por JPimpao01
Voltando ao assunto, eu tenho dois sem vanos e ambos são do assssuuuuu, ainda que o do E36 é mais duro ainda
Penso que o Manel já disse tudo, o Vanos permite mais binário e alguns cv extra, mas a fiabilidade é mttttoooo maior no sem vanos....
O E36 levou já um grande prego e continua a rular, quer é calor

Se tivesse vanos, não sei não

Re: Duvida motor 325i com e sem vanos
Enviado: 06 jan 2010, 12:53
por warlok
Bom dia!
Obrigado a todos pelas respostas!
Já encontrei o motor que procurava. Comprei sem VANOS porque vou aplicar esse motor num compact que estou a preparar para rally.
Acho que foi a escolha acertada pois procuro alguma fiabilidade num motor que vai andar em altos regimes.
Re: Duvida motor 325i com e sem vanos
Enviado: 06 jan 2010, 16:06
por JPimpao01
Então compraste o certo, eu tenho o E36 325i para o autodromo e aguenta-se à "bomboca"

sem problemas....