OK, aqui vao umas infos sobre oleos.
Q: Qual a diferença entre mineral e sintetico?
A: Mineral é basicamente o que sobra de petroleo quando o destilamos para fazer gasolina. Todas as moleculas sao diferentes, umas grandes, outras pequenas. MAs o oleo sintetico é fabricado de proposito para o efeito, e todas as moleculas sao de mesmo tamanho.
Q: Se ha um oleo sintetico 15x40 e outro sintetico 15x40, teoricamente sao iguais. Como é que un pode ser diferente de outro?
A: Obviamente as marcas nao uniformizam o tamanho das moleculas entre elas, so cada marca entre as suas gamas de oleos. Portanto 15x40 duma marca tem simplesmente moleculas maiores que doutra marca (ou que outra variedade 15x40 da mesma marca).
Q: Mas o que é que o tamanho das moleculas tem a ver com assunto?
A: Nos momentos da grande fricçao e esforço, o distancia MINIMA entre duas peças de motor é igual ao tamanho de maior obstaculo entre elas. Neste caso - o diametro duma molecula de oleo.
Claro que os engenheiros de motor desenharam-no a contar com este espaço. Durante a "rodagem" de carro o motor e as peças lubrificadas estabelecem essas "distancias" ou folgas, entre as peças.
Se formos usar oleo mineral num motor que esta feito para oleo sintetico muito fino - o motor pode nao aguentar - custa imenso "mastigar" esse oleo com as suas moleculas grnades e irregulares. Depois da sua "segunda rodagem" o motor ganha mais folgas entre as peças e se voltarmos para sintetico - deparamos rapidamente com juntas todas "babadas" e peças a folgar no motor. Oleo pode ja nao subir como deve ser pois todos os canais de lubrificaçao vao ser muito maiores (no nivel molecular).
Ao contrario - igualmente perigoso. Podem deduzir os resultados.
Q: Entao o que pode acontecer se usar um 15x40 sintetico "errado" num carro que precisa de 15x40 sintetico diferente? Vejo por ai pessoal a fazer isto e nada lhes acontece!
A: Um pouco de sorte e tecnologias parecidas de fabrico de oleo fazem com que a diferença entre o "certo" e o "errado" que a pessoa usou nao foi muita. Se formos errar de um extremo para outro (de oleo de moleculas mais pequenas para as maiores que ha) - podem esperar problemas garantidos passado algum tempinho.
---------------------
Por isso oleo Norauto - talqual como oleo Repsol, talqual como Galp, talqual como Shell ou Selenia ou seja o que for - nao ha nada mais indicado de que o fabricante de motor usou para o criar.
So existe um oleo perfeito para cada carro. Outros oleos podem ter moleculas com o mesmo tamanho (ou quase, la esta), mas nunca serao perfeitas. Esta gente anda a experimentar com a sua sorte, usando o motor de carro proprio para a brincadeira.
Por isso o meu conselho é usarem exactamente o tal oleo que o fabricante de motor indicou. Seja esse oleo caro, barato, ou se cheira mal - acreditem que é disso que o vosso bicho gosta, e nao de outro oleo qualquer. Deem-lhe isso e ele nao vos deixa ficar mal.