[Dúvida] Tirar cat's ou não? (e46 150hp Diesel)

Secção para modelos Série 3

Moderador: Staff

Avatar do Utilizador
Ricardo J
Membro Senior
Mensagens: 749
Registado: 28 ago 2007, 15:19
O meu Carro:: BMW 320cd E46 Facelift - 2004
Contacto:

[Dúvida] Tirar cat's ou não? (e46 150hp Diesel)

Mensagem por Ricardo J »

Boas

Esta é uma das dúvidas que tenho agora e apesar de já ter falado com entendidos na matéria daqui ;) gostaria de saber as opiniões de quem já fez e que resultados teve. Vamos por o fórum ao servido da ciência 8)


Nos e46 de 150hp diesel qual é a solução mais vantajosa, tanto em termos de fiabilidade para o turbo como de rendimento em si?


Ficam aqui os opções e o que já me disseram...


- Tirar só pré-kat

. É a melhor solução, as temps. descem bastante, o turbo ganha fiabilidade, ganho arranque.
. O carro fica atrofiado devido à geometria (?), depois tem que levar toque na electrónica e mais não sei quê... Não rende e é a pior solução.


- Tirar só o kat de baixo.

. É a melhor solução. Menos trabalhosa


- Tirar os 2 kats.

. É a melhor solução. Ganho arranque
. Não faz barulho porque a final está lá


- Tirar tudo (final incluído)

. Perde ponta e faz barulho
. Não rende


Vamos ouvir as opiniões...


(edit: acrescentei uma opção)

Avatar do Utilizador
JPimpao01
Membro Gold
Mensagens: 4232
Registado: 08 set 2006, 16:27
O meu Carro:: E61 LCI 530d E36 325i F20 LCI 120d
Localização: https://www.facebook.com/BmTechCoding/
Contacto:

Re: [Dúvida] Tirar cat's ou não? (e46 150hp Diesel)

Mensagem por JPimpao01 »

Eu kat's nunca mais tiro, tirei no A4 com a T#$% do mijo, depois sempre que estava na garagem (e tu sabes bem o que é!!) era impossível ter o carro a trabalhar..... eu nunca mais tiro seja pq razão for!

Só estraga o ambiente e temos as situações como as da Madeira (sim porque todos contribuimos para isso) e porquê?!?!? Capricho?!?!?! Moda?!?! Dizerem que dá mais 5, 10, 15cv's?!?!?

Não quero dar uma de moralista, pois se fosse assim tão preocupado comprava um hibrido e andava mais devagar :lol1 mas temos que ter isso entre outras coisas em conta....

Ricardo, fica a minha modesta opinião! Se queres o meu conselho não tires!
O meu projecto E61 530d ///M LCI by Imagem Trackday car E36 325i M50 by Jpimpao01 e bestkiller motorsport and PKE +30lts/100km :D
ImagemImagemImagem

Respondo a todas as PM's logo que me seja possível!

Avatar do Utilizador
Andresilva
Membro Juvenil
Mensagens: 238
Registado: 16 mai 2009, 21:09
O meu Carro:: 95' E36 318 Tds
Localização: Portimão / Seixal

Re: [Dúvida] Tirar cat's ou não? (e46 150hp Diesel)

Mensagem por Andresilva »

JPimpao01 Escreveu:Eu kat's nunca mais tiro, tirei no A4 com a T#$% do mijo, depois sempre que estava na garagem (e tu sabes bem o que é!!) era impossível ter o carro a trabalhar..... eu nunca mais tiro seja pq razão for!

Só estraga o ambiente e temos as situações como as da Madeira (sim porque todos contribuimos para isso) e porquê?!?!? Capricho?!?!?! Moda?!?! Dizerem que dá mais 5, 10, 15cv's?!?!?

Não quero dar uma de moralista, pois se fosse assim tão preocupado comprava um hibrido e andava mais devagar :lol1 mas temos que ter isso entre outras coisas em conta....

Ricardo, fica a minha modesta opinião! Se queres o meu conselho não tires!
:palmas :palmas :palmas :palmas :palmas
______________________________________________________________________________
Imagem
Alpine IVA W520R + PXA H701 / JL Audio C5 / JL Audio XD 400/4 / JL Audio XD 600/1 / JL Audio W6

nlg
Membro Senior
Mensagens: 992
Registado: 30 jun 2009, 12:42
O meu Carro:: BMW Série 3 E90-320d(177cv)03/2009
Localização: Cruz de Pau - Amora

Re: [Dúvida] Tirar cat's ou não? (e46 150hp Diesel)

Mensagem por nlg »

Também conncordo. É uma panca ou mania por causa de mais 5 ou 10 cv ou por modas sei lá, tirar componentes ao carro e ai e tal "não faz lá falta" que atrofia, que naõ sei q?!!

Na minha opinião se agora os carros e caso dos nosso bimmers vêm com componentes para reduzir poluição, consumos e melhor gestão mesmo q isso custa um pouco menos de arranque ou ponta ou q for, se lá estão é pq fazem falta pois para isso voltavamos aos carros do tempo dos nossos pais e avós.

Há q isso sim, tentar ter estes componentes e no geral o carro , nas melhores condições possíveis e isso sim. E se algum problema procurar assistência e voltar a colocar essas peças a bombar com eficácia desejável.

Acreditem não há nada melhor do que ter e o gosto de ter o carro de stock o mais possivel, afinadinho com manutenções em dia e olhar e conduzi-lo ao fim de alguns anos e dizernmos assim: "Parece q saio agora do stand!!!"

Mas prontos como n podemos andar todos de amarelo!!!
Cpts

Avatar do Utilizador
Notlim
Membro Gold
Mensagens: 4250
Registado: 18 nov 2006, 17:47
O meu Carro:: E46 320D TOURING
Localização: Norte

Re: [Dúvida] Tirar cat's ou não? (e46 150hp Diesel)

Mensagem por Notlim »

nlg Escreveu:Acreditem não há nada melhor do que ter e o gosto de ter o carro de stock o mais possivel, afinadinho com manutenções em dia e olhar e conduzi-lo ao fim de alguns anos e dizernmos assim: "Parece q saio agora do stand!!!"Cpts
Esta fez-me rir, deves ser o único... :lol1

Também estou interessado no tema visto ter intenção de fazer repro. Pelo que apurei convém para baixar as EGT's mas deixemos os "homens do assuu" passar por cá e exporem o ponto de vista deles. Pessoalmente se pudesse não tirava mas ao fazer repro se tiver de saltar salta...

Avatar do Utilizador
liquid
Membro Gold
Mensagens: 1119
Registado: 17 fev 2009, 13:14
O meu Carro:: BMW

Re: [Dúvida] Tirar cat's ou não? (e46 150hp Diesel)

Mensagem por liquid »

JPimpao01 Escreveu:Eu kat's nunca mais tiro, tirei no A4 com a T#$% do mijo, depois sempre que estava na garagem (e tu sabes bem o que é!!) era impossível ter o carro a trabalhar..... eu nunca mais tiro seja pq razão for!

Só estraga o ambiente e temos as situações como as da Madeira (sim porque todos contribuimos para isso) e porquê?!?!? Capricho?!?!?! Moda?!?! Dizerem que dá mais 5, 10, 15cv's?!?!?

Não quero dar uma de moralista, pois se fosse assim tão preocupado comprava um hibrido e andava mais devagar :lol1 mas temos que ter isso entre outras coisas em conta....

Ricardo, fica a minha modesta opinião! Se queres o meu conselho não tires!
:palmas :palmas :palmas :palmas :palmas :palmas :palmas :palmas :palmas :palmas :palmas :palmas
Imagem

ribeiro25
Membro Iniciado
Mensagens: 30
Registado: 06 jan 2010, 11:14
O meu Carro:: BMW 320Cd

Re: [Dúvida] Tirar cat's ou não? (e46 150hp Diesel)

Mensagem por ribeiro25 »

Eu vou por repro, daí vou marcar no Escapes Scorpiao para por linha em inox de 60 , tiro pré-catalizador, tiro catalizador e ponho uma panela final feita por eles, assim não perco ponta e ganho força.
Abraço

Avatar do Utilizador
wurth
Membro Gold
Mensagens: 1409
Registado: 01 out 2006, 13:07
O meu Carro:: E46 320td '02
Localização: Cartaxo

Re: [Dúvida] Tirar cat's ou não? (e46 150hp Diesel)

Mensagem por wurth »

JPimpao01 Escreveu:sempre que estava na garagem (e tu sabes bem o que é!!) era impossível ter o carro a trabalhar.....

Ficava a cheirar a gases?? o meu faz isso será k n tenho os kat? (o carro foi importado o antigo dono podia tirado) :think

Avatar do Utilizador
Sub
Membro Senior
Mensagens: 810
Registado: 28 fev 2005, 16:29
O meu Carro:: BMW 330d Touring E46
Localização: S.João da Talha/Lisboa/Mira de Aire

Re: [Dúvida] Tirar cat's ou não? (e46 150hp Diesel)

Mensagem por Sub »

Notlim Escreveu:Pessoalmente se pudesse não tirava mas ao fazer repro se tiver de saltar salta...
Mas é obrigatório tirar os catalisadores pra pôr uma repro?
Imagem

ribeiro25
Membro Iniciado
Mensagens: 30
Registado: 06 jan 2010, 11:14
O meu Carro:: BMW 320Cd

Re: [Dúvida] Tirar cat's ou não? (e46 150hp Diesel)

Mensagem por ribeiro25 »

Não ,não é obrigatório.
Simplesmente o carro fica mais livre, respira mt melhor.
ex: Beber um sumo por uma palha :D

Abraço
Última edição por ribeiro25 em 25 fev 2010, 15:06, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
Sub
Membro Senior
Mensagens: 810
Registado: 28 fev 2005, 16:29
O meu Carro:: BMW 330d Touring E46
Localização: S.João da Talha/Lisboa/Mira de Aire

Re: [Dúvida] Tirar cat's ou não? (e46 150hp Diesel)

Mensagem por Sub »

Já "uso" repro há 40 ou 50000 km, com vários ficheiros com mais e menos carga e nunca se queixou..
Imagem

ribeiro25
Membro Iniciado
Mensagens: 30
Registado: 06 jan 2010, 11:14
O meu Carro:: BMW 320Cd

Re: [Dúvida] Tirar cat's ou não? (e46 150hp Diesel)

Mensagem por ribeiro25 »

Também sei de colegas que andavam assim .
Não estou a dizer que há algum problema.
Simplesmente com repro vou por o carro a deitar mais fumo, isto é, os catalizadores vão começar a ganhar crosta não vão facilitar a saída do ar .
Cada um com a sua mania, eu como acima já referi vou por linha de 60 e retirar os catalizadores como me aconselharam e no fim uma panela pequena
Abraço

Avatar do Utilizador
Ricardo J
Membro Senior
Mensagens: 749
Registado: 28 ago 2007, 15:19
O meu Carro:: BMW 320cd E46 Facelift - 2004
Contacto:

Re: [Dúvida] Tirar cat's ou não? (e46 150hp Diesel)

Mensagem por Ricardo J »

Gostava de saber a opinião de alguém que realmente já tirou e fez uma ou varias da opções das que dei lá em cima num de 150cv.

ribeiro25
Membro Iniciado
Mensagens: 30
Registado: 06 jan 2010, 11:14
O meu Carro:: BMW 320Cd

Re: [Dúvida] Tirar cat's ou não? (e46 150hp Diesel)

Mensagem por ribeiro25 »

Boas Ricardo J
Pesquisei pelo forum e fui a 2 ou 3 casas de escapes e por amigos meus com BMWs a melhor opção será tirar os catalizadores e deixar uma panela atrás .
Mas nada como alguém que já tenha feito... :lovebmw
Abraços

Eman...3
Membro Senior
Mensagens: 771
Registado: 01 jun 2008, 00:15
O meu Carro:: BMW 320d e46

Re: [Dúvida] Tirar cat's ou não? (e46 150hp Diesel)

Mensagem por Eman...3 »

Ricardo J, No meu (320d 136) o que fiz foi tirar somente a panela final...Fica um

barulho bem disfarçado e só ronca a partir das 2500-3000, portanto se quiseres passar

discretamente é na boa. Quanto a força ganhou ligeiramente em baixas e perdeu

proporcionalmente em altas...Mas não se nota quase nada.

Responder

Voltar para “Série 3”