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Circuito de àgua

Enviado: 09 mar 2010, 16:55
por richardcop
Boas pessoal. Ontem deitei mãos à obra para mudar a peça nº5 (diga-se desde já que dá uma trabalheira geitosa)
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É claro que derramou algum liquido de referigeração, no entanto acrescentei depois de ter montado tudo, mas o que me esqueci de fazer foi sangrar o circuito, pelo que depois de ter andado cerca de 15 km acendeu uma luz amarela no painel com a imagem do radiador de àgua. Abri a tampa do radiador e tinha pouca àgua (claro :duh , depois de ter feito a circulação), acrescentei e ficou ao nivel. Mas o problema é que a luz continua acesa. Gostava que me ajudassem e me dissessem com sangrar bem o sistema todo. Será que agora a luz só apaga com ó DIS?
Obrigado.
Cumps :lovebmw

Re: Circuito de àgua

Enviado: 09 mar 2010, 21:38
por JOFIMO
Boas faz uma pesquisa que existe matéria de como purgar o sistema.

Re: Circuito de àgua

Enviado: 09 mar 2010, 23:23
por richardcop
JOFIMO Escreveu:Boas faz uma pesquisa que existe matéria de como purgar o sistema.
Fiz antes do post mas não encontrei. Talvez não tenha colocado as palavras certas...vou tentar outra vez.
De qualquer forma se alguem puder ajudar por aqui agradeço.

Re: Circuito de àgua

Enviado: 09 mar 2010, 23:30
por VHL
No tubo, junto à tampa do radiador, tens um sangrador, (parafuso plástico), retiras e pões o motor a trabalhar, o liquido de refrigeração vai começar a sair aos solavancos devido ao ar que está no circuito, vais adicionando no radiador até que o mesmo saia pelo sangrador de forma contínua, nessa altura sem parares o motor colocas o "parafuso tampão do sangrador" e colocas o liquido no nível, tá o serviço feito!

Atenção ao apertares o parafuso do sangrador, aquilo fica ressequido com o calor e parte com facilidade!

Abraço

Re: Circuito de àgua

Enviado: 10 mar 2010, 01:44
por richardcop
JOFIMO Escreveu:Boas faz uma pesquisa que existe matéria de como purgar o sistema.
Já encontrei, faltava-me a palavra "purgar". Obrigado

-- Quarta Mar 10, 2010 1:46 am --
VHL Escreveu:No tubo, junto à tampa do radiador, tens um sangrador, (parafuso plástico), retiras e pões o motor a trabalhar, o liquido de refrigeração vai começar a sair aos solavancos devido ao ar que está no circuito, vais adicionando no radiador até que o mesmo saia pelo sangrador de forma contínua, nessa altura sem parares o motor colocas o "parafuso tampão do sangrador" e colocas o liquido no nível, tá o serviço feito!

Atenção ao apertares o parafuso do sangrador, aquilo fica ressequido com o calor e parte com facilidade!

Abraço
Obrigado VHL, já fiz isso. Só há um problema...a luz continua acesa, será que tenho de fazer uns km´s com o carro?? Assim até tenho receio de andar com ele.

Re: Circuito de àgua

Enviado: 10 mar 2010, 09:04
por JOFIMO
Se a luz de falata de liquido continua acesa das duas uma; ou saltou fora a ficha do sensor oo o mesmo avariou, já purgaste o sistema conforme indicado pela bmw? não se purga com o motor a trabalhar senão não deixa de entrar ar no circuito, vê aqui como se faz:

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Cumps. :wink1

Re: Circuito de àgua

Enviado: 11 mar 2010, 14:22
por richardcop
JOFIMO Escreveu:Se a luz de falata de liquido continua acesa das duas uma; ou saltou fora a ficha do sensor oo o mesmo avariou, já purgaste o sistema conforme indicado pela bmw? não se purga com o motor a trabalhar senão não deixa de entrar ar no circuito, vê aqui como se faz:

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Cumps. :wink1
Mas nas imagens diz para por o motor em marcha. Já fiz como diz aqui, tem àgua ao nivel, mas a luz continua ligada. :?
A fixa é aquela que está do lado esquerdo do radiador? Essa tá ligada.

Re: Circuito de àgua

Enviado: 11 mar 2010, 21:34
por JOFIMO
Desculpa richarcop faltou esta parte, e faz-se com o motor parado como vais ver, com o motor a trabalhar é o 2º procedimento a fazer.
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Já agora algum moderador que possa fixar o post para consulta de todos os que necessitem de trocar o liquido do sistema de refrigeração (troca-se 4 em e anos).
Cumps. :lovebmw

Re: Circuito de àgua

Enviado: 11 mar 2010, 21:38
por richardcop
Mais uma vez obrigado. :fixe
Fica bem

Re: Circuito de àgua

Enviado: 12 mar 2010, 10:01
por Rui_318TDS
Será que é possível colocarem imagens do processo para o 318tds?
Cumps

Re: Circuito de àgua

Enviado: 12 mar 2010, 10:24
por JOFIMO
Rui_318TDS Escreveu:Será que é possível colocarem imagens do processo para o 318tds?
Cumps
Viva o teu tem depósito de expansão separado (se tiver na fase de enchimento do sistema este purga sózinho) ou junto com o radiador? se for o caso tem um parafuso de purga, vê a baixo como fazer:
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Espero ter ajudado, cumps. :lovebmw

Re: Circuito de àgua

Enviado: 12 mar 2010, 11:49
por Rui_318TDS
Viva Jofimo,

Sim ajudaste, o meu tem um deposito de expansão. Já agora todos os carros com deposito de expansão não necessitam de purga?

Já agora aproveito e pergunto se a caixa da direcção dos E36 têm parafuso de afinação?

Cumps e obg

Re: Circuito de àgua

Enviado: 12 mar 2010, 16:51
por richardcop
Boas. Bem, está resolvido este problema, a luz apagou depois de alguns km´s.
Obrigado a quem se disponibilizou para ajudar, sempre presentes :fixe
Abraço :lovebmw

Re: Circuito de àgua

Enviado: 12 mar 2010, 21:45
por JOFIMO
Rui_318TDS Escreveu:Viva Jofimo,

Sim ajudaste, o meu tem um deposito de expansão. Já agora todos os carros com deposito de expansão não necessitam de purga?

Já agora aproveito e pergunto se a caixa da direcção dos E36 têm parafuso de afinação? Não existe parafuso de afinação podes é ter folga no cardã de ligação da coluna à caixa.
Cumps e obg
Cumps. :lovebmw

Re: Circuito de àgua

Enviado: 15 mar 2010, 18:26
por Shadow
utilizando o post do JOFIMO,

Significa então que basta esvaziar o radiador e atestar novamente ao nível que não é necessário purgar o circuito correcto??

Isto falando num 318TDS com vaso/deposito de expansão